Aquário 20L de camarões- Dúvidas


Brunomcc2000

Recommended Posts

Boas pessoal tou farto de comprar camarões, retirá-los do aquário mortos e ter vontade de comprar mais eu bem que tento comprender mas não consigo já tentei no pH 8,5 já tentei nos 7 e nos 6,5 e sempre morreram já tentei mete-los com guppy's, Néons, sozinhos e morreram a temperatura já foi 30°C já foi 25°C já foi 18°C e também morriam á cerca de 2 meses não me morre nenhum camarão sendo que agora só tenho 1 que desde que os outros morreram ele aguentou-se a temperatura está nos 18 o pH está nos 7 o aquário tem 20L o filtro é um filtro interno de 170 L/H nunca meti ração para os camarões será esse o problema sendo que com peixes no aquário há smp flocos que caiem ficando no substrato e que supostamente seriam comidos pelos camarões, também já tive musgo de Java muito mesmo mas nessa altura também tinha muitos camarões será que o problema é a alimentação? É porque contínuo a querer mas não sei que não vai ser dinheiro posto no lixo

Aquário 20L

 

Filtro 170L/H

 

Iluminação 8w(mesma do outro aqua)

Hardscape

Tronco
Areia da praia(não eleva pH)
Pedras(não calcárias)
Folhas de limoeiro secas

Flora

Elódias
Anubia nana
Valisnéria nana

Fauna

7 néons
1 red cherry

Contínuo sem fertilizações

pH - 6,5

Temperatura - 20°C

(*não tem a certeza do tamanho do aquário em cms)

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oh, Bruno é que tal pesquisares o que as espécies precisam para a seguir fazeres uma compra acertiva...

30° de temperatura???? Ph's de 8.5???

Nem sei o que te diga...Fica para amanhã que tenho de ir dormir...

E que tal manteres um mesmo tópico para as dúvidas todas? Preenche o formulário, que está nos "primeiros passos", faz copy/ paste e coloca fotos.

Assim não vais a lado nenhum, nem tu nem a fauna que queres manter.

 

Completa o teu perfil, já agora. SFF.

 

Enviado do meu GETAWAY através de Tapatalk

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim Vera foi quando comecei a mexer com aquários meti água no aquário filtro esperei pelo ciclo e camarões para dentro estávamos na altura do verão e a temperatura havia dias que chegava a 30°C o pH era da água da torneira saia a 8,5 e os coitados lá se aguentavam agora tenho mais cuidados mas aqui vai os dados do meu antigo aquário de camarões onde tive problemas cerca de 10 camarões e 7 baixas em 1 mês e meio

 

Material

 

Aquário 20L(tenho a certeza dos centímetros embora já tenha sido medido)

Filtro Interno 170L/h

 

Hardscape

 

Cascalho de granulametria média

Tronco

Pedras(não calcárias)

 

Flora

 

Elódia

Musgo de Java

 

Fauna

 

Red Cherry's

 

Fertilições

(Não faço)

 

Temperatura 24°C, 25°C

 

pH - 7

 

Neste momento o camarão aguenta já desde essa última montagem e agora está noutra montagem que usa o filtro do outro aquário etc etc aqui vai outra vez o formulário do aquário recente

 

Material

 

Aquário 20L

Filtro 170L/H

Iluminação 8w(mesma do outro aqua)

 

Hardscape

 

Tronco

Areia da praia(não eleva pH)

Pedras(não calcárias)

Folhas de limoeiro secas

 

Flora

 

Elódias

Anubia nana

Valisnéria nana

 

Fauna

 

7 néons

1 red cherry

 

Contínuo sem fertilizações

 

pH - 6,5

 

Temperatura - 20°C

 

Enviado do meu LENNY2 através de Tapatalk

Relembro que 30°C e pH a 8,5 já foi á muito tempo foi o meu primeiro aquário

 

Enviado do meu LENNY2 através de Tapatalk

 

(*não tem a certeza do tamanho do aquário em cms) enganei-me no primeiro formulário

 

Enviado do meu LENNY2 através de Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno,

1ª pergunta algo pertinente:

onde estás a comprar os reds? não poderão vir com doenças?

 

eu mantenho os meus nos 24/25º com ph's 6/7 e estão nas 7quintas... afinal os reds são das especies mais resistentes de neocaridina...

já tive um colega a fazer criação em garrafões de agua for god sake... :chair:

 

ah... e filtros internos para neocaridinas,cuidado para elas não ficarem presas no filtro...

de resto, não estou a ver grandes falhas,mas espera pelos entendidos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só se for isso os camarões que até se aguentaram bem(em pH 8,5)foram comprados numa loja que tem bons aquários bonitos dá gosto ver aqueles aquários, esta que vou agora tem menos cuidados talvez seja doença mas este aguentou e eles vieram do mesmo aquário

 

Enviado do meu LENNY2 através de Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ph de 8.5 no meu entender é exagerado para neocaridinas, ainda vá que não entre 7/8, e mesmo assim perto de 8...enfim.

 

Então olha lá, tens arei da praia e dizes que não eleva o ph, claro que eleva. Arei de praia tenho eu num aquario com ciclideos africanos, onde preciso que o ph seja alto entre 8 /8.5.

 

Porque é que não mudas a areia para um substrato próprio para camarões, tens várias opções. Há alguns que até ajudam a baixar o ph.

 

Eu no meu aquário de neocaridinas e caridinas, neste momento até faço tpa's de 10 a 15l, com água do garrafão, porque aqui onde moro, a água da torneira sai a 8.5 de pH.

 

Se no verão tens a água a essa temperatura tens necessariamente que refrigerar com uma ventuinha, senão eles não aguentam, imagina que a temperatura ideal tem de andar á volta dos 23/25º.

 

Obviamente que podem ter vindo com doença, mas então explica lá melhor, primeiro quando montaste o aqua tinhas adicionado quantos camarões?

 

E depois voltaste a colocar mais quantos, e quando.

 

Coloca ai uma foto do aquario, sempre ajuda a ver algumas coisas que possas melhorar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois daí eu ter tentado arranjar opções para descer o pH(folhas tronco etc)

 

É assim eu tenho o pH a 8,5 da torneira também é quando adicionei a areia o pH não se alterou daí dizer que não altera.

 

Boas não tenho substrato próprio para camarões á mão mas tenho um que usava antigamente são pedrinhas pequenas talvez possa trocar por esse não?

Já agora estava a pensar em fazer um aqua só para camarões

 

Pois vou pensar no que posso arranjar para o verão porque realmente 30 já se torna muito elevado mas quando os tinha não sabia como descer a temperatura por isso tiveram de aguentar

 

Olhe para lhe falar verdade já não sei bem porque já tive mais de 30 camarões á vontade...

Por isso os primeiros não me recordo muito bem mas neste último aqua tinha 10 camarões sobrou me 1 desses todos e apartir daí acabou estou a pensar comprar mais mas se calhar nesta loja camarões é melhor não né?

 

Enviado do meu LENNY2 através de Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno

A onde fostes buscar a ideia de colocares folhas

de limoeiro,eu sei que folhas de carvalho,de amieiro,

de amoreiras,e outras que agora não me lembro,

agora de limoeiro nunca li,nem soube que alguém

tenha usado,não será por esse motivo que os teus

camarões morrem !!???

 

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem, sintetizando o que li(e com toda a lógica) bruno:

-se possível pensa em trocar essa areia;

-folha de limoeiro: possível bad ideia;

-bota mais troncos?;

-não compres mais camarões no mesmo sitio,tenta adquirir de criação a alguém até mesmo aqui do forum,por norma são bem resistentes...

 

força nisso e vai dando noticias,

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Li algures que se podia meter folhas de limoeiro e nespereira são as que arranjo com mais facilidade acham mal este tipo de folhas?

 

Enviado do meu LENNY2 através de Tapatalk

Boas Álvaro Silva tenho as folhas de limoeiro á uma semana e meia mais coisa menos coisa é o camarão que tenho ainda não morreu e na altura em que tinha camarões a morrer não tinha folhas

 

Enviado do meu LENNY2 através de Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vê lá se está bem o teu primeiro post neste tópico, se estiver algo errado que eu não tenha percebido diz que altero.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

C'um catano! O que para aí vai! :tapfoot:

 

Vou fazer uns comentários (construtivos, espero!)... mesmo correndo o risco de repetir o que já te disseram.

 

Como a Vera já disse, areia da praia não é o ideal para neocaridinas, principalmente se tens água da torneira com pH 8.5. A areia vai-te aumentar o efeito tampão e não vai deixar o pH da água baixar;

 

Filtro interno não é a melhor opção. Como está a saída de água do filtro? Provoca agitação na superfície para oxigenar a água?

 

Como foi feito o ciclo do aquário? Quantos animais colocaste logo de inicio? Mesmo que faças um mês de "ciclo", se colocares de uma vez só uma grande quantidade de animais no aquário não vai dar bom resultado.

 

Red cherrys com neons ou guppys? Má combinação... para além do stress causado, se por acaso reproduzissem as crias iam virar petisco.

 

Esquece as folhas ou qualquer outro produto para meter no aquário (essa parte fica para mais tarde... mas mesmo assim, também nunca ouvi falar de folhas de limoeiro para os camarões). Mais vale um pH de 8 (não é o ideal, note-se!) do que um pH que ora está nos 7 ora está nos 8.5. O mesmo é válido para a temperatura... Os neocaridina habituam-se bem a condições extremas, mas não a oscilações bruscas. Para começar, quanto mais simples melhor.

 

Como é a rotina de manutenção do aquário? Frequência e volume de TPA's? Frequência de limpeza do filtro? Mais uma vez, quanto maior a diferença de parâmetros entre a água do aquário e a água de reposição, maior deve ser a frequência e menor o volume nas TPA's para que os parâmetros não oscilem muito.

 

Musgo de java é sempre bom para os camarões, quer para fornecer alimentação, quer para esconderijos.

 

Que tal umas fotos? Dava jeito para vermos exactamente do que estamos a falar.

 

Ah... e já agora, não culpes a loja que, provavelmente, não tem culpa nenhuma! :sorry:

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou desistir dos camarões vou tratar do aquário com tempo voltar a meter o aquário como deve ser e vou estudar os caranguejos que também me atraiem á muito tempo e talvez meta antes um caranguejo e esqueço os camarões mais vale optar por algo que consigo manter do que deixar os animais a sofrer até uma possível morte..Talvez mais tarde quando puder gastar dinheiro nestas coisas volte a fazer um aquário com boas condições

 

Enviado do meu LENNY2 através de Tapatalk

*Vou tratar do aquário que tenho com vermes que era o aquário onde estava a pensar por os camarões para por um caranguejo

 

Quem segue o meu tópico dos vermes vai entender

 

Enviado do meu LENNY2 através de Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Um caranguejo? Aconselho-te a pensar bem antes de o fazeres. As necessidades em termos de espaço, filtragem, co-habitantes e até layout do aquário são bem específicas.

  • Votar + 1

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas pessoal decidi voltar com este tópico porque realmente estou farto pensar sem chegar a nenhuma conclusão vou relatar o caso que me aconteceu recentemente o camarão red cherry que tinha no aquário qnd abri este tópico esteve vivo até á uma semana mais coisa menos coisa e acham normal que ele morreu 2 dias depois de ter colocado mais um camarão no aquário? Smp que tenho mais do que 1 camarão morrem todos até ficar só 1 que depois vive bem sozinho isto normal? O que se passa? Pk que morrem quando estão em grupo estou mesmo a pensar que seja problemas na alimentação será?

 

Enviado do meu LENNY2 através de Tapatalk

É impressionante como este camarão anda pelo aquário vê se que está saudável e assim que meto mais um, um desses morre..pk?

 

Enviado do meu LENNY2 através de Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tens a certeza que o que morreu é o que já tinhas e não o que introduziste?

 

Como está o setup e os parâmetros do aquário agora?

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De certeza absoluta um era red cherry e o outro neocaridina palmata o red cherry já á meses que estava vivo sozinho assim que meti o neocaridina palmata morreu o red cherry e o Neo.palmata está visivelmente saudável

 

Enviado do meu LENNY2 através de Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O substrato é areia.

A água não tem problema absolutamente nenhum á muito tempo que tenho a amónia controlada a temperatura está nos 24 o pH a 7 mas se o problema fosse a água n teriam morrido os 2? Acho que está tudo bom em termos de pH e temperatura não está?

 

Enviado do meu LENNY2 através de Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas se o problema fosse a água n teriam morrido os 2?

 

Não. O camarão que tinhas teve um longo período para se ir habituando às condições específicas do teu aquário. Quando introduzes um camarão novo, vai ter um choque brusco... daí que perguntei se não teria sido o que introduziste a morrer.

 

Continuas a ter areia como substrato... areia é calcária e vai-te subir o pH, a dureza e sabe-se lá mais o quê. Suponho que continues a ter um pH de 8.5 na água da torneira... como é que conseguiste ter um pH de 7 no aquário?

 

Proponho-te um desafio:

  • retiras tudo o que tens no aquário;
  • lavas o aquário, as pedras e o filtro;
  • voltas a montar o aquário só com as pedras, bastante musgo (ou as plantas que tens se não tiveres musgo), filtro, resistência e iluminação (sem substrato);
  • colocas o filtro de forma a que faça agitação na superfície (não precisa ser muita);
  • não colocas troncos, nem folhas, nem pinhas nem coisa nenhuma para mexer nos parâmetros da água;
  • enches o aquário com 2/3 de água engarrafada (pH baixo) e 1/3 de água da torneira;
  • deixas estabilizar a temperatura por volta dos 22º e colocas lá 5 red cherry (com a devida aclimatização) e mais fauna nenhuma;
  • colocas dia sim dia não metade da comida que achas que eles precisam por dia;
  • 2x por semana retiras 1.5l da água do aquário e trocas por água engarrafada (a mesma que usaste inicialmente e reposta lentamente).

Depois diz-me se te morreu algum camarão.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK posso experimentar só uma questão tiro tudo do aquário e monto o aquário sem substrato certo?

 

Enviado do meu LENNY2 através de Tapatalk

Pois esqueça a questão re li o que escreveu e vi que disse para montar sem substrato

 

Enviado do meu LENNY2 através de Tapatalk

Tenho um acidificante da Nutrafin que costumo aplicar na água quando a deixo a descansar para perder o cloro e assim vou baixando o pH no aquário nunca reparei numa mudança de pH entre tpa's

 

Enviado do meu LENNY2 através de Tapatalk

Sei que o acidificante não é a melhor opção em termos de saúde dos camarões mas é a mais económica

 

Enviado do meu LENNY2 através de Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um acidificante da Nutrafin que costumo aplicar na água quando a deixo a descansar para perder o cloro e assim vou baixando o pH no aquário nunca reparei numa mudança de pH entre tpa's

 

Esquece os acidificantes (água engarrafada não é assim tão cara para um aquário de 20l). Se estás preocupado com o cloro usa o Seachem Prime na água da torneira.

 

Se usas uma série de produtos, substratos, comidas e produtos naturais de toda a espécie tudo ao mesmo tempo... quando tens um problema ficas sem conseguir perceber a origem. Eu sugiro fazeres a coisa o mais simples possível e depois ir evoluindo uma coisa de cada vez.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo, quanto tá teu GH? Se estiver abaixo de 3, aumenta teu gh e eles vão parar de morrer. Ph deixa entre 6.8 e 7.2

 

Aqui eu aumento o gh com sulfato de magnesio (farmácia) e cloreto de cálcio (produto pra desumidificar ambiente que compro no supermercado).

 

Ps: Dúvida. Estas removendo metais pesados com algum quelante tipo prime da seachem?

Editado por chart
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Amigo, quanto tá teu GH? Se estiver abaixo de 3, aumenta teu gh e eles vão parar de morrer. Ph deixa entre 6.8 e 7.2

Aqui eu aumento o gh com sulfato de magnesio (farmácia) e cloreto de cálcio (produto pra desumidificar ambiente que compro no supermercado).


GH baixo com um substrato de areia? Tenho sérias dúvidas... mas nada como fazer testes. Parece-me que adicionar mais químicos ao aquário é exactamente o contrário daquilo que ele precisa.

 

Além disso eu tenho o GH bastante baixo na água da torneira e nunca tive problemas com red cherrys. Mas uma coisa de cada vez... só se consegue localizar a origem do problema se fores retirando possíveis focos de problemas e não adicionando ainda mais.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno,

volto dar a dica...

coloca troncos no layout, ajudam bastante a baixar o PH...

tenta usar métodos naturais(e não temporários) para obteres o equilibro no aqua.

e já agora,coloca lá uma(s) foto(s) do aqua,pode ajudar a detectar algum problema...

 

cumps

Editado por devilspeed999r
Link to comment
Partilhar nas redes sociais