peixes com manchas brancas nas barbatanas


scyther21

Recommended Posts

Boa tarde,

 

tenho um aquário com cerda de 20L, filtro interno que veio com o aquário! no aquário tenho 5 peixes e até á pouco tempo como decoração tinha um miniatura e uma planta em plástico. A cerca de 5 dias, trouxe 2 plantas de um rio e meti no aquário!

Faço mudança de agua 1x por semana, cerca de 30-40% da capacidade do aquário!

Até agora sempre correu tudo bem, nota-se que os peixes então contentes, até que hoje reparei que em 4 peixes dos 5, estão com manchas brancas nas barbatanas, sei que estão doentes, mas não sei bem o que devo usar! já mudei a agua, e ao mudar a agua meto 5gotas de um produto para eliminar o cloro, Aquasan, Dajana!

Queria pedir a ajuda para ajudar os meus peixes, penso que o problema tenha sido alguma infestação devido as plantas que trouxe do rio! queria saber o que posso fazer, como os tratar da melhor maneira, apesar de não ter muitas capacidades financeiras, um motivo pelo qual decidi vir pedir ajuda para nao ser impingido com uma data de produtos das lojas que depois nao servem para nada!

Não tenho teste para ver o estado da agua!

 

deixo aqui umas imagens para se perceber melhor!

 

om6iQC.jpg

NQ6hMZ.jpg

T9Ky4m.jpg

 

Editado por António Nunes
Inserção de imagens
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens o aquário sobre povoado com esses 5 peixes, ainda por cima tens fraca filtragem, o que te aconselho é que arranjes um aquário maior e com melhor filtragem para lhes proporcionarem melhores condições. Quanto à doença, pelas fotos parece ser ictio e se pesquisares um pouco vais descobrir que é uma doença muito comum em aquários com agua em más condições, flutuações de temperatura, amónia, sobre população, tudo causas que vão criar stress nos peixes e consequentemente torna-los mais vulneráveis a estes Ichthyophthirius multifiliis. O que deves fazer é usar um antiparasita, convém aumentar a temperatura da agua para acelerar o desenvolvimento dos parasitas e assim largarem o corpo dos animais infectados. Não deves retirar os peixes para outro aquário pois mesmo os que aparentem estar melhores estão já expostos.

 

Em baixo deixo um link muito interessante sobre a doença do ictio, está em inglês - espero que isso não seja um problema para ti, se necessitares de ajuda na tradução avisa. E boa sorte com isso.

 

http://www.peteducation.com/article.cfm?c=16+2160&aid=2421

  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tive o mesmo problema, meu aqua de 25l, fiz o tratamento com EXIT, era o que tinha, o esha também é bom. Wu tinha o aqua um bocado sobre povoado e o filtro a trabalhar mal, até que avariou mesmo. Fiquei só com 5 peixes e aparentam boa saúde, mas não vou arriscar passa-los para o novo pois tenho medo que levem o fungo com eles. Boas sorte com isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde, um peixe já morreu, cheguei a casa e tava no chao :/

estou a fazer o tratamento contra Ichthyophthirius multifiliis, com Sera costapur! já vou no 4 dia de tratamento e as manchas brancas já estão a desaparecer!

no folheto diz para fazer durante 4 dias, ou seja, meter as gotas 2 dias! e em caso graves meter tambem no 5º dia, agora nao sei se devo meter ou não, é que um ainda têm!

 

António Nunes, em gostava de ter um aquario maior e com condições bem melhores, mas infelizmente nao tenho possibilidade para isso!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

O António Nunes ja disse tudo, pouca agua para os peixes que são, a doença que tem-em já sabes e so falta saber porque o peixe saltou fora do aquario....excesso de amonia que devia ser 0, isso nã tem nada a ver com as plantas, para um cometa saltar a agua tem de estar muito má.

 

Já vi aquarios de 250 L novos a venda por 55 € no Porto portanto arranjas um usado de 200 L mais barato do que esse te custou.

Procura bem nos classificados do forum.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, depois do tratamento contra o Ichthyophthirius multifiliis, tudo ficou ok, os peixes saudáveis e nadarem bem e a comerem bem também!

Agora um peixinho amarelo, ficou com manchas pretas, é o único, os outros estao bem! já pesquisei no forum, mas não cheguei a conclusão nenhuma! O peixe em questão, não mudou de comportamento, todos são bastante activos, menos ao fim da noite que andam mais pelo fundo, passam o dia a nadar contra a corrente provocada pelo filtro, comem bem, são activos, mas este esta com uma manchas pretas, será genético ou doença?

 

https://imagizer.imageshack.us/v2/560x373q90/661/DphRO3.jpg

 

https://imagizer.imageshack.us/v2/249x373q90/909/2AGHUQ.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Provavelmente queimadura por amonia, se fosse preto e começa-se a ficar com pintas laranjas era uma regressão genética, o contrario não é possivél que eu saiba.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas pessoal! O meu peixe amarelo, o que lhe apareceu as manchas pretas, já está bom, já nao tem nada!

Agora, num peixinho cor-de-laranja, apareceu.lhe um altodo dorso, nao faço a minima ideia do que é, ja tive a pesquisar mas nao encontrei nada, provavelmente porque nao pesquisei com as palavras certas!

 

deixo uma foto dos dois, em que se ve que o amarelo já está a 100%, e onde se ve o alto que o peixe laranja tem, se me poderem ajudar a identificar o que o meu peixe tem agradecia!

 

https://imagizer.imageshack.us/v2/560x373q90/746/5xfA3r.jpg

 

cump's

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens de aplicar betadine com uma cotonete pelo durante 4 semanas uma vez por semana, depois vai começar a desaparecer e não podes fazer mais nada, isso vai demorar meses curar.

 

Não tens aquário para esses pequenos monstros, alem de ficarem muito grandes em adultos como não tem-em estômago fazem o dobro da porcaria comparativamente a um peixe de agua quente do mesmo tamanho alem de terem de comer muito mas muito para crescerem.

 

Pensa em dar os peixes e passa para agua quente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Também fui infectado, Já me morreram um casal de guppys, 1 guppy macho desaparecido, e o molly macho deita-se no fundo como se estivesse morto! Tenho-os num aqua de 60l, se eu passa-se os peixes para um aqua de 15l e metesse a temperatura no de 60l no max.(32ºC) e tratasse os peixes com o produto, funcionava? Mas se essas condições se mantivesse por digamos uma semana?

Obrigado.

Rafael C. P. :animal_fish:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais