Projecto de um mundo submerso!


Tiago Nicolau

Recommended Posts

Olá a todos,
Sou novo cá no forum e antes desde post, andei umas horas a ler o tópico de iniciação e gostei muito, deu para ver os básicos deste mundo!

O meu nome é Tiago, tenho 25 anos, sou Açoriano de São Miguel e sou militar,
Desde criança que sempre liguei-me com o mar por ser o meu meio envolvente,
Tive um aquário quando tinha uns 7 anos mas nao correu nada bem pois lendo o que li, sei que fiz tudo mal, na altura pensei que ter peixinho era só dar comida e deixa-lo no globo lol!

Agora e juntamente com a minha companheira, decidimos iniciar-nos nesta nova responsabilidade e espero que me corra melhor do que antes :)
Aqui fica a ficha do aquário:

 

54l (60x30x30)
Luz: 14w Beamswork PowerLed 10k (2 calhas 5w + 9w) total 1400 lumen
Filtro: Eheim 2213 plus - media(baixo-cima): Sera Biopur - eheim filter pad - JBL Micromec - glass fiber wool
Termostato: Eheim Jaeger 75w
Bomba Ar: Resun AIR-4000
Equipamento CO2: TMC V2 Regulator pro com cilindro de 2kg , DIY conta-bolhas, UpAqua 2in1 reactor/atomizador

Hardscape:

Vazo terracota a fazer de gruta com cascalho colado com silicone de aquário
ADA AquaSoil New Amazonia II e cascalho vulcanico preto de 1-3mm
Rocha vulcânica
driftwood x2

Flora:

- Hemianthus Callitrichoides
- Hydrocotyle tripartita
- Anubias barteri var. nana 'Petite'
- Alternanthera reineckii 'Mini'
- Myriophyllum Mattogrossense Red
- Taxiphyllum barbieri

- Cryptocoryne Parva

Fauna( á espera ainda)

- Neocaridina Heteropoda Var. Red
- Paracheirodon innesi
- Microgeophagus Ramirezi

Editado por Tiago Nicolau

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo,

 

Boa sorte, já tens um aqua com umas medidas bem simpáticas e muito bom para começar, agora é ter bastante paciência e não fazer as coisas á pressa, ler muito e fazer perguntas aqui sempre que tiveres duvidas!

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fotos no primeiro post


Editado por Tiago Nicolau

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado :)

Quando comecei a ler aqui o forum apercebi-me que caso queira mudar algum aparelho para um melhor, vou estar limitado pelo aquario, parece-me que a parte traseira dele é feita á medida infelizmente, espero que o que eu tenha seja apropriado para o tamanho do aquario!

A minha primeira dúvida é sobre o extrato, pois quero começar a plantar antes de colocar os peixinhos,
Para mim o último passo é mesmo a fauna, pois a flora tem de estar presente :)

As pedrinhas que tenho penso serem muito grossas para as raízes das plantas, por isto tenho de comprar uma areia mais fina certo?

 

Tou a fazer confusão com os tipos de filtros, pois não sei se aquela esponja é considerada o filtro ou se o filtro é aquela saqueta branca da segunda imagem, que se põe numa placa de plástico antes da bomba, ou se ambas as coisas são o filtro em si hehe

A bomba que veio não especifica se é de ar ou de água, e estou na dúvida pois tenho ali um tubinho que vai ficar debaixo do areão para fazer bolhas pos peixes se divertirem lol

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se quiseres plantar algo aconselho-te que coloques substrato fértil, antes do substrato inerte.

 

Precisas também de CO2, e fertilizantes!

 

Acho que estas pedrinhas que estão no saco são um bocadinho grandes.

 

Quanto ao filtro não estou a perceber a tua dúvida...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As pedrinhas que tenho são mesmo para colocar por cima do substrato, neste caso o fértil, pois deduzoque elas sejam o substrato inerte?

Sim isto tenho ainda de arranjar, Se a É-FISH nao tiver, vou ver uma no livramento que representa a marca Sera :)

A minha dúvida é assim: O meu aquário tem a parte de trás tapada, em que a água entra pela direita nas ranhuras e sai pelo tubo da bomba, mas o que não sei é o que é o filtro concretamente, e na FAQ não consegui distinguir bem esta parte,

 

Deduzo ter um filtro mecãnico (Esponja) e filtro biológico(saqueta branca esponjosa)?

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A esponja também é considerada filtro.

 

Por acaso compro os meus fertilizantes da sera é nesta loja do livramento (Agromaçanita), e dou-me bem com eles.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso é uma BIOBOX que tens na parte traseira , e o que tens é uma bomba de água que puxa a água para dentro da biobox e a expele por cima através da bomba, não dá para ver bem mas essa coisa branca parece ser uma esponja para reter a sujidade, mas além disso colocava matrias filtrantes (cerâmicas para puderes criar aí dentro colonia de bactérias uteis para a decomposição da amónia em nitritos e depois em nitratos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A coisa branca é uma dose API® Crystal 2,

Pensei que a esponja e esta dose servissem para criar a colónia de bacterias para o ciclo de azoto :unsure:

 

EDIT: Ora, já tive a ler a FAQ das plantas em principio é isto que necessito:

-Extrato fino com fertilizante para colocar debaixo do areão que já tenho

-CO2 caseiro(vou experimentar com o fermento de padeiro e açucar)

-Lampada diferente de pelo menos 30W(espero o encaixe aguentar com isto pois lá diz MAX 15W, não sei se se referem ao que o encaixe aguenta, ou ao que a lampada que la ta aguenta)

-Termómetro

-Kit testes

 

 

Este parece-me ser o material que preciso por agora,

Hoje vou ver estes materiais, mas sinceramente, não sei como é a água da torneira em termos de oligoelementos e as outras características :/

 

Marco P. Silva , vou usar água da freguesia de São Pedro em PDL, por acaso é esta a tua freguesia? Editado por Tiago Nicolau

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho o aquário na casa da minha companheira, nesta freguesia, por isto que perguntei :)

Mandei um mail á companhia da água a perguntar sobre o perfil da água na rua dela, mais pelo facto de saber se tem oligoelementos suficientes para o crescimento das plantas,

 

 

Agora sobre elas, costuma-se compra-las ja crescidas ou tambem é viável comprar sementes/brotos?

Quanto ás plantas e estilos de disposição e ornamentação, ainda estou a ver com a minha companheira, Mas em principio vai ser estilo declive de trás do aquário para a frente de modo a fazer uma espécie de monte a tapar a parte traseira do aquário :)

Editado por Tiago Nicolau

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As plantas costumo comprar já crescidas em vasos.

 

Podes até pesquisar na net o tipo de plantas que vocês preferem e perguntar na loja éfish se é possível encomendar, ou então ir aos classificados aqui do forúm e ver se há algo que vos agrade.

 

Quanto à lâmpada, não sou electricista mas acho que colocar uma lâmpada de 30W numa calha que tem um balastro de 15W não adianta.
A lâmpada não vai funcionar na frequência correcta, uma vez que o balastro actua como um limitador da potência da lâmpada.
Ou seja, será sempre 15W a potência e a luz emitida.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, o mais comum pelo que vejo é mesmo em vasos, mas como falaram-me em sementes, fiquei curioso em saber.

Sim, tambem de electricidade percebo pouco, mas tens razão nisto, tenho de mudar entao o balastro,
Vou apontar para uma lâmpada de 30W (0.5w/L) ja que vou ter 48l uteis de água,
E se conseguir, compro LED de preferência, visto que ter uma Luz ligada 8-12 Horas por dia ainda sairia caro, fora o resto do equipamento hehe.

 

Tenho o aquário a apanhar luz indirecta do Sol pois a janela está apontada para Este, o que poderá servir como fonte de luz espero,

PS: quanto mais estou a ler, mais receoso sinto-me em montar o aquário, tanta coisa que pode correr mal que admiro-me como resulta lol

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tiago não consigo perceber a tua iluminação pela foto, mas se diz max 15W é porque deve ser um casquilho e casquilhos não tem balastro, e se diz 15W é porque o material do casquilho e possivelmente a tampa não aguenta tanto.

Se é uma t8 só dá para 15 ou no max 18 adaptada porque as lâmpadas t8 e as t5 "crescem" consoante o aumento de watts, para conseguires teres 30W só se for com leds ou pll

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não são sementes são bolbos.

 

Se as montagens ressulta para os outros porque não há-de resultar para ti?

Apenas sinto-me apreensivo :)

 

Sei que com todos os cuidados a coisa dá-se ;)

 

 

Tiago não consigo perceber a tua iluminação pela foto, mas se diz max 15W é porque deve ser um casquilho e casquilhos não tem balastro, e se diz 15W é porque o material do casquilho e possivelmente a tampa não aguenta tanto.

Se é uma t8 só dá para 15 ou no max 18 adaptada porque as lâmpadas t8 e as t5 "crescem" consoante o aumento de watts, para conseguires teres 30W só se for com leds ou pll

 

Sim, diz MAX 15W mas em casa vou ver melhor e depois digo,

 

Hoje se me despachar a tempo, vou comprar o substrato, termometro e o kit de testes!

 

A ornamentação vai ser este fim de semana que vamos pesquisar os lagos e lagoas da ilha á procura de rochas que sirvam para o projecto,

 

So assim por acaso, a ideia de tirar uma planta de uma lagoa, e colocar num aquario, é má?

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E já agora, se for LED, e tenha o espectro total, tem mesmo de ser 30W?

Se os Watts sao a dissipação de calor, para que é isto preciso se o que queremos é uma intensidade de espectro forte?

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde que não tragas algas...

 

Não estou bem recordado, não sei se é na lagoa das sete cidades ou furnas que há fartura de vallisneria à borla.

 

http://www.tropica.com/en/plants/plant-articles/vallisneria.aspx

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vim da loja e comprei um termómetro e substrato fertil da Sena :)
O dono da loja provou-me ser honesto, explicou-me algumas coisas sobre o tipo de agua que tenho na torneira e parece que o PH è de 7.8 mas de resto a agua è macia e com bons oligoelementos,

O que posso eu fazer para baixar o PH?

Editado por Tiago Nicolau

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde que não tragas algas...

 

Não estou bem recordado, não sei se é na lagoa das sete cidades ou furnas que há fartura de vallisneria à borla.

 

http://www.tropica.com/en/plants/plant-articles/vallisneria.aspx

Esta planta è bonita! È uma das que pode fazer parte, esta e uma de fundo!

 

Em principio vamos coleccionar umas rochas e fazer uma gruta num layout triangulo :)

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se fosse a ti agora apenas me preocupava em comprar o fértil e o termostato, o meu no verão nem esta no aquário, NWO vale a pena. Depois vias que plantas Querias para saberes se precisas de mais luz. Depois e só montares e vais ver que não custa nada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ja tenho fertil e o termostato, o fertil ta na ultima foto que postei,

Agora tamos os dois a olhar po aqua sem saber como fazer o hardwcape hehe

 

Ja agora, o areao tem de tar limpo ate nao ficar mais a agua turva quando lavamos?

É que aquilo nunca mais acaba de sair agua turva quando passo na torneira lol

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao substrato floredepot segue as instruções que estão na embalagem, quanto ao outro que tens nas primeiras fotos convém ser bem lavado, vai lavando aquilo em pequenas quantidades que é melhor.

 

Podes é arranjar um coador (ou um bocado de rede) enche-lo até meio de areão e passar por água corrente e mexendo ao mesmo tempo.

 

O coador é melhor, dá mais gozo utilizar os utensílios da cozinha da Maria :naughty:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.