sexologia Ram


Recommended Posts

Ola!

 

Como deves saber rams é sempre complicado sexar devido aos grandes apuramentos q sofrem.

No entanto parece ser uma femea. Na minha opiniao claro, baseio-me em 2 pontos, ventre ligeiramente rosado, e tem escamas azuis metalico na mancha negra da lateral do corpo.

Umas fotos em maio detalhe das barbatanas ajudariam!

Bonito peixe de qualquer forma!

 

Abraco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Permitam-me discordar.

 

O peixe está stressado, por isso estar a fazer a sexagem apenas pelas cores não me parece muito fiável. As escamas azuis na mancha preta (onde está a mancha preta, mesmo?!) tal como se vêm na foto todos têm... é basicamente efeito da forma como a máquina capta a luz. O ventre rosado também é algo duvidoso. E a terminação da barbatana dorsal em bico leva-me a dizer que pode ser um macho.

 

Sem umas fotos do animal descontraido e com as barbatanas abertas qualquer palpite é apenas isso... um palpite! :tongue:

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente.

Antes de mais obrigado pelo vosso contributo.

Aqui volto com novas fotos do Ram 1 e agora mais um novo ram cá em casa...logo novas dúvidas.

Ram 1:

ram1_1.jpg

 

ram1_2.jpg

 

ram1_3.jpg

 

Novo Ram..Ram 2

ram2_1.jpg

 

ram2_2.jpg

 

ram2_3.jpg

 

Juntos:

ram_juntos_2.jpg

 

ram_juntos.jpg

 

Agradecia ajuda para os dois embora penso que o Ram 1 seja de facto uma femea, entendo que seja extremamente difícil avaliarem pelas fotos apresentadas se eu mesmo com os peixes a minha frente tenho muitas duvidas.

De qualquer forma toda a ajuda é apreciada.

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existem algumas caracteristicas quer num quer noutro que me levariam a dizer que ambos podem ser femea ou macho no entanto eu CREIO que o ram 1 é uma femea e o ram 2 é femea tb!

nada como observar o comportamento... e houver alguma 'harmonia' pofe ser indicador que teras um casal! (tendo em conta que ciclideos sao territoriais e agressivos por natureza)

 

rams é sempre complicado!

 

abraco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Agora sim, o Ram 1 com as cores bem definidas. E sim é uma fêmea sem grandes dúvidas (com uns traçozitos de longfin, daí a terminação da barbatana dorsal ser alongada).

 

E agora é o Ram 2 que está stressado e como tal, difícil de dizer pelas fotos. Se não fosse cá por coisas diria que é uma fêmea jovem, mas sem muita certeza. Aquela terminação da barbatana dorsal arredondada perfeitamente visível na 3ª foto diz que é femea, mas a falta de barriga e sem o cor de rosa deixa-me com dúvidas... se calhar anda nas dietas!!!

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Agora sim, o Ram 1 com as cores bem definidas. E sim é uma fêmea sem grandes dúvidas (com uns traçozitos de longfin, daí a terminação da barbatana dorsal ser alongada).

 

E agora é o Ram 2 que está stressado e como tal, difícil de dizer pelas fotos. Se não fosse cá por coisas diria que é uma fêmea jovem, mas sem muita certeza. Aquela terminação da barbatana dorsal arredondada perfeitamente visível na 3ª foto diz que é femea, mas a falta de barriga e sem o cor de rosa deixa-me com dúvidas... se calhar anda nas dietas!!!

 

Cumps.

essa Ram2 chegou ontem, vou deixar passar uns dias e coloco novas fotos...veio como suposto macho mas quando vi nessa loja corys normais a serem vendidas como panda....

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existem algumas caracteristicas quer num quer noutro que me levariam a dizer que ambos podem ser femea ou macho no entanto eu CREIO que o ram 1 é uma femea e o ram 2 é femea tb!

nada como observar o comportamento... e houver alguma 'harmonia' pofe ser indicador que teras um casal! (tendo em conta que ciclideos sao territoriais e agressivos por natureza)

rams é sempre complicado!

abraco

Verifico pouca harmonia...ram 2 anda sempre a meter-se como a dar bicadas ao ram 1...
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

por isso referi q os ciclideos sao mt territoriais e esse tipo de comportamento pode ser um indicador de dominio macho/femea. vai observando e coloca fotos para uma melhor avaliacao!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Na minha opinião és o dono de um casal muito bonito! Nas segundas fotos que puseste até se vê o ovipositor da fêmea (ram 1).

obrigado pela tua opinião, infelizmente as coisas não têm corrido bem quer com os rams (o macho morreu) quer com o meu outro plantado (algas que me estão a levar ao desespero) e por isso nem tenho postado fotos.

entretanto sábado consegui outro macho mas sinceramente não tenho grandes expectativas pois o tamanho dele é muito desproporcional em relação a fêmea...não sei no que isto irá dar.

para já até se dão bem, mas veremos os próximos dias, só o tenho desde sexta.

Já gora deixo aqui fotos daquele que batizei de Ram3 o "Godzilla"... temos que nos rir no meio de tanta dor de cabeça... :)

ram3.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pela tua opinião, infelizmente as coisas não têm corrido bem quer com os rams (o macho morreu) quer com o meu outro plantado (algas que me estão a levar ao desespero) e por isso nem tenho postado fotos.

entretanto sábado consegui outro macho mas sinceramente não tenho grandes expectativas pois o tamanho dele é muito desproporcional em relação a fêmea...não sei no que isto irá dar.

para já até se dão bem, mas veremos os próximos dias, só o tenho desde sexta.

Já gora deixo aqui fotos daquele que batizei de Ram3 o "Godzilla"... temos que nos rir no meio de tanta dor de cabeça... :)

 

 

Boas,

 

Já pensaste em parar um bocado para pensar porque é que os rams não se estão a dar bem? Os ramirezis são peixes relativamente sensíveis e não lidam muito bem com fracas condições da água ou situação de stress prolongado.

 

Não é por continuares a comprar peixes que vais ter sucesso, convém tentar perceber o que correu mal e corrigir.

 

Esse macho é um apuramento (long fin)... não me parece que isso contribua muito para formar casal com a tua fêmea.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que drama micro-chip...é o meu primeiro casal não o decimo..a minha agua e condições estão boas, apenas foi um macho comprado num shopping qualquer e veio com parasitas que não me apercebi.

Obrigado na mesma pela tua opinião embora na minha optica um pouco mal medida.

E obrigado pelo reparo do novo macho, vou ter encontrar um mais equivalente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que drama micro-chip...é o meu primeiro casal não o decimo..a minha agua e condições estão boas, apenas foi um macho comprado num shopping qualquer e veio com parasitas que não me apercebi.

Obrigado na mesma pela tua opinião embora na minha optica um pouco mal medida.

E obrigado pelo reparo do novo macho, vou ter encontrar um mais equivalente.

 

Não é um drama, é um conselho. O que fazes com ele é problema teu. E só te estou a alertar porque já passei por isso.

 

Todos os ciclideos têm parasitas. Mas só lhe causam problemas se o peixe não estiver bem. Como disse, normalmente derivado às condições da água ou a stress prolongado.

 

O que é que chamas de condições de água boas? Parametros?

 

Pode até não ter sido um problema teu. Mas deves parar para pensar o que correu mal e, se como dizes, foi um peixe comprado num shopping qualquer, pelo menos devias ter mais cuidado para a próxima com o que compras e onde compras.

 

Mas isto é só a minha opinião. Desejo-te o máximo das sortes com eles.

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só posso agradecer a tua ajuda.

O ph anda nos 6 a 6.5.

Tenho turfa no filtro para manter este valor e a dureza relativamente baixa e acima de tudo estavel.

Tpas de 30% semais.

Uma aquario de 80litros só para o casal.

Folhas de amendoeira.

A femea que veio 15 dias antes continua muito saudavel nas mesmas condições de aquario do que o falecido macho.

A alimentação é alternada entre flocos, artemia e granulados.

Sinceramente não sei onde poderei melhorar mas aceitam-se correcções ou melhorias.

Falta referir que recorri ao shopping pois aqui no norte não conheço criadores de confiança.

Se houver algum p.f. indiquem.

Editado por Manuel Resende
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só posso agradecer a tua ajuda.

O ph anda nos 6 a 6.5.

Tenho turfa no filtro para manter este valor e a dureza relativamente baixa e acima de tudo estavel.

Tpas de 30% semais.

Uma aquario de 80litros só para o casal.

Folhas de amendoeira.

A femea que veio 15 dias antes continua muito saudavel nas mesmas condições de aquario do que o falecido macho.

A alimentação é alternada entre flocos, artemia e granulados.

Sinceramente não sei onde poderei melhorar mas aceitam-se correcções ou melhorias.

Falta referir que recorri ao shopping pois aqui no norte não conheço criadores de confiança.

Se houver algum p.f. indiquem.

 

Boas,

 

Quando falei em qualidade da água estava mais a pensar em amónia, nitritos e nitratos. São peixes algo sensíveis a níveis de nitratos altos e requerem nitritos e amónia sempre a zero. Quanto ao ph, desde que seja estável, os ramireizis de cativeiro (ao contrário dos selvagens que querem ph entre 5.5 e 6.5) aceitam bem uma boa amplitude de valores (há quem já tenha reproduzido com ph de 7.5).

 

Também gostam de uma decoração que lhes permita esconderem-se caso o desejem. Isso vai torná-los mais confiantes, principalmente na fase de adaptação ao aquário. Caso contrário podem stressar, principalmente se já houver outros ramirezis no aquário, o que não é nada bom para eles.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais