Duvida Iluminação


mfaria

Recommended Posts

Boas ppl,

 

Venho aqui tentar encontrar ajuda em questão de iluminação porque deste assunto não percebo muito.

Então é o seguinte, vou montar um aquário plantado (iwagumi) de 90x50x50 e terá em principio a seguinte flora;

- Eleocharis acicularis 'Mini'

- Hemianthus callitrichoides 'Cuba'

- Blyxa Japónica

- Eleocharis sp. ou valisnera nana

- Anubias barteri var. nana

Estou a pensar comprar a seguinte iluminação Hi Lumen V2 90 plant version que encontrei aqui num dos patrocinadores http://www.ecoarium.pt/hi-lumen-v2-90-plant-version/ gostaria de saber se essa iluminação é suficiente para o aquário em questão?

Obrigado e agradeço desde já a vossa ajuda.

Cumps.

Marco

 

Editado por Vera Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas mfaria,

 

Essa iluminação até pode dar, mas acho-a muito curta para 225L ou melhor...acho poucos lúmens para essa litragem, não sou expert em iluminação mas deverias ver outras opções.

 

Tens um problema que são os 50cm de altura....isso exige uma iluminação mais forte!

 

Pelo sim pelo não, aguarda por mais comentários de alguém que tenha calhas led para teres outro ponto de vista.

 

Cumps,

Editado por Miguel Simões
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

Andei a pesquisar e encontrei este Projetor Led http://www.virtualleds.com/pt/projectores-led/902-projetor-led-50w-250w-luz-fria-4000lm-premium-slim-br-3800157603430.html que se puser dois no aquário terei cerca de 8000 Lumens a 6000K e RCI +72.

Penso que a solução pode passar por aí, mas estou um bocado relutante quanto aos consumos e se efectivamente isso pode ser a solução para o meu aquário.

Gostava que alguém que perceba deste assunto me ajudasse nesse sentido.

Obrigado.

 

Cumprimentos

Marco

Editado por mfaria
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá mfaria,

 

Em relação a ser suficiente e se é solução para o teu aquario, eu não sei muito bem (ainda sou aprendiz nisto, e por isso li o teu tópico para aprender um pouco mais).

 

Os consumos... Nessa parte já te sei ajudar!

Dois projectores de 50W são 100W... Na verdade não é muito pouco... Mas isto deverá ser considerado segundo a quantidade de horas que os ligas por dia.

 

A formula deste cálculo é a seguinte:

 

Consumo = Potencia x Horas de trabalho por MÊS / 1000

 

Ou seja (exemplo com um consumo de 8 horas por dia):

 

Consumo = [100W x (8horas x 30dias)] / 1000

Consumo = (100 x 240) / 1 000

Consumo = 24 000 / 1 000

Consumo = 24 kWh por mês

 

Agora, é verificar a factura da luz e saber quanto pagas por kWh e multiplicar o valor por 24!

 

Ficas a saber exactamente o consumo que estes projectores te vão "roubar" mensalmente.

 

Na minha opinião, acho um bocadinho para projectores de led... 50W cada??? É bastante!

Talvez haja outras soluções... Não sei...

Deixa ver o que os mais entendidos podem dizer :thumbup3:

 

Abraço

Firmino Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

.....

Andei a pesquisar e encontrei este Projetor Led http://www.virtualleds.com/pt/projectores-led/902-projetor-led-50w-250w-luz-fria-4000lm-premium-slim-br-3800157603430.html que se puser dois no aquário terei cerca de 8000 Lumens a 6000K e RCI +72.

.....

 

Boas mfaria,

 

Os lúmens não se somam como somamos os watts, os lúmens é a distância que a luz atinge, se tiveres por exemplo 1 lanterna com alcance de 10 metros ao colocares outra igual ao lado não vais atingir 20 metros, poderá atingir um pouco mais mas não de forma significativa se me fiz entender.

 

O que interfere com os lúmens são os watts, quanto maior o número de watts, maior a quantidade de lúmens (isto também varia de marca para marca consoante a qualidade da mesma).

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que confusão que para aqui vai... Lumen é a intensidade da luz emitida pela lâmpada. Watts é o consumo energético.

 

Para o teu caso acho que ficas bem servido com a calha da beamswork. As plantas vão crescer mais devagar mas também as algas...iwagumis são muito difíceis de manter e implica um rácio luz, co2 e fertilização equivalente ou vais ter graves problemas.

Eu tenho uma calha dessas mas de 60 e é equivalente a duas t5 do mesmo tamanho.

Esses projectores são demasiado potentes, se optares por uma solução diy opta por 2/3 com 10 a 20 Watts.

Esses de 50w são para iluminação exterior, ias cozer as plantas e peixes e ao mesmo tempo, se não tiveres mão nisso, um boom de algas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado ppl pela vossa ajuda!

António Nunes estava decidido a apostar na beamswork, mas estive a ler sobre iluminação e cheguei a conclusão que deve-se ter entre 30 a 60 lúmens por litro bruto e foi aí que começaram as dúvidas, na minha opinião (vale o que vale) achei muito precisaria de ter +/- 12000 lúmens e isso para mim é um absurdo.

Mas se dizes que para a flora que estou a pensar utilizar a beamswork funciona fico mais descansado e no futuro se vir que é necessário mais luz compro mais uma calha igual.

É verdade António os iwagumis apesar de parecer fácil são dos mais difíceis daí querer saber efectivamente tudo sobre a luz.

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais