Casal de Rams


RuiCaeiro

Recommended Posts

Os Ramirez gostam de águas maduras, e uma Tpa dessas nas condições que eles estavam foi arriscado, e se tens filtragem biológica basta, eu apenas tenho una esponjita para mecânica, e muita cerâmica, e realmente os Ramirez não são das espécies mais fáceis de manter, mas não desanimes... agora centras as atenções no/a que ficou e quando tiveres a certeza do sexo arranjas ou outro/a

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso estava a olhar para as fotos e os peixes parecem magrinhos!!!

 

Dizes que fizeste uma troca de agua de 70% num aqua de quantos litros??? E já agora aqueceste a agua??? é que se tiveres um aqua de 100L e mudas-te 70L com agua fria, podes imaginar a temp a que ficou a agua e se já andas a fazer isso a algum tempo podes ter uma ideia do que andas a fazer mal.

 

A meu ver faz tps semanais de 25%, chega perfeitamente.

 

Quando vier o filtro novo, não tires logo o outro, deixa o a trabalhar para o outro formar a colónia de bactérias e depois tira, senão ficas sem o ciclo.

 

Agora não vale a pena desanimar, errar é normal, o mais importante é e aprender com eles.

 

Como disseram identifica o sexo do que tens e arranja o casal e vais ver que daqui para a frente vai correr melhor.

 

Boa aquarofilia.

 

Abc

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem em conta os conselhos que te deram para a filtragem e como substituir para o filtro novo...

 

Agora 70% DE TPA???!! Esquece isso... costumas fazer isto sempre? Cada vez que ha tpa é um choque para os peixes... isso pode ter contribuido ao longo do tempo para que o estado de saude se fosse detiorando...

4x a litragem do aquario ja é bem razoavel! Mas caso ainda assim consideres que nao é suficiente faz tpa mais regulares (2x por semana) mas com 10% prai...

 

Eu ontem tive de trocar 80% da agua de um aquario por causa de um tratamento e quase que ia chorando! (Ahahah XD)

E atencao que eu tento dar agua mais identica possivel com cada tpa, nomeadamente, agua 100% de osmose remineralizada com Seachem e aquecida!...

 

Resumindo essas tpa sao um erro e se tens vindo a fazer isso regularmente nao ajudaste os peixes... pode nao ter morrido disso mas nao ajudou certamente.

 

Cumps,

Ricardo

Editado por Ric.Gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes sempre optar por comida congelada, tipo artemia por exemplo.

 

TPA de 70% cuidado ....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal.

 

Eu desde que estou à espera do filtro que faço uma tpa semanal dessa dimensão, a água entra sempre no aquário a 28° uma vez que vem do chuveiro.

 

Eu tenho feito assim por receio, nunca imaginei que fosse prejudicial.

 

Vou esperar agora para o outro se desenvolver mais um pouco, desde que este morreu que anda muito mais activo e passeia pelo aquário todo.

 

Logo quando chegar a casa vou ver se lhe consigo tirar umas fotos.

 

Obrigado pelos conselhos pessoal

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Do chuveiro? Okay nao melhoraste a coisa... os sistemas tradicionais; esqentadores, e coisas do genero ajudam a existir uma ainda maior concentracao de metais pesados que ficam nas tubagens destes equipamentos... fazes algum tratanento a agua?

 

(Corrijam-me se o meu raciocinio nao fizer sentido!)

 

Cumps,

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oh que caraças xD.

O esquentador tem dois anos e nós temos gás canalizado, nunca tinha pensado nisso.

 

Faço tratamento com o nutrafin aquaplus e com o bio-clear, o primeiro remove o cloro e cria uma camada protectora nas escamas dos peixes e o segundo deixa a água mais cristalina removendo o excesso de matéria orgânica.

 

Eu tenho aqui alevins com cerca de 3 semanas e estão todos bem.

 

Daqui a pouco coloco fotos do outro ramirezi.

 

Cumps

 

Edit: quando digo do chuveiro significa que meto a água a correr quente da torneira.

Editado por RuiCaeiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epa... a meu ver as estruturas do esquentador vao acumular ainda mais metais pesados... ja nem vou falar nas canalizacoes do abastecimento de agua que nos casos de casas mais antigas temos o belo galvernizado e tal...

a agua fornecida pela rede ja traz a sua quantidade de metais dissolvidos e outros quimicos atendendo a varios factores entre eles o tipo material da infraestrutura montada... mas quanto a isso nao temos volta a dar 'so temos aqela agua'...

Outras aguas so mesmo da 'fonte' ou um poco ou engarrafada... mas estas solucoes tambem pelos mais diversos motivos nao sao viaveis...

 

Resumindo: (e reforco q isto é a mha opiniao apenas)

Tens de te 'contentar' com a agua da rede independentemente da qualidade da mesma. Ainda assim podes dinamizar as coisas de forma diferente para teres a agua com condicoes ligeiramente melhores.. para isso evitava a agua vinda do esquentador e aqeuecia com um termo... depois menos quimicos para dentro de agua... em relacao ao cloro seixas a agua a repousar um dia (com bomba de ar se tiveres) e o cloro vai-se... metes apenas algo para os metais pesados.. depous tpas bem mais pequenas 10/15% os peixes certamente que agradessem.

 

Com tudo isto nada garante que o ram tenha morrido por estes motivos, mas podemos considerar um 'despiste' visto que o outro ja apresenta, na minha opiniao, um aspecto ligeiramente debilitado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas todas Ricardo.

Quanto aos rams, eles vinham os dois como está o mais pequeno, ainda hoje fui a loja comprar comida para a cadela e os que lá estão são iguais.

Falei a pouco com o Sr da pet4you e o filtro esta cá em casa o mais tardar na quinta-feira, depois fica um mês a trabalhar com este.

Não consigo meter a foto pois ele anda nos musgos a petiscar e não para quieto.

 

Edit:

 

DSC_0385_zpsac7cfd34.jpg

 

DSC_0383_zpsb27e0600.jpg

 

Foi o que consegui, desculpem lá.

Editado por RuiCaeiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boa noite pessoal.

 

Hoje venho só colocar umas fotos da menina (tenho mesmo quase a certeza que é uma fêmea)

 

Como podem ver está muito mais relaxada e sociável.

 

E até já pousa para as fotos

 

DSC_0389_zps7559afa9.jpg

 

DSC_0391_zps32766211.jpg

 

DSC_0388_zpsc3c39105.jpg

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não coloques mais ram nenhum no aquário até se confirmar se esse exemplar é menino ou menina! :P

 

boa alimentação e deixa-a/o crescer!

 

Cumps,

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas pessoal!

 

Venho então mostrar como está a menina.

 

Tive de fazer um video com o telemóvel, mesmo dando para meter em Full HD está muito claro, não sei do que será.

 

Nos ultimos tempos tenho pesquisado bastante sobre os german blue Rams e penso que o exemplar que tenha seja ainda juvenil, devido ao tamanho que como vão poder ver no video mal chega aos 3cm, anda a comer bastante bem, quando fiz o video ela pensava que ia comer e andava atrás de mim, tem um comportamento espetacular, porta-se lindamente com os outros peixes, mesmo tendo guppys que eles normalmente consideram refeição, no meu caso não há problema nenhum, nem os alevins ataca.

 

Chega de conversa e aqui vai o video

 

A claridade dá um aspecto muito artificial mas não sei mesmo como resolver o problema.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta semana chegaram novos Ramirezis à loja onde a adquiri.

 

Estava a pensar arranjar-lhe um companheiro para a semana que vem.

 

Achas que deva esperar mais uns tempos?

 

Obrigado pela ajuda Ric.Gomes

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que podias esperar mais algum tempo... mas se achares que se reúnem as condições para comprares mais um Ram avança... lembra-te que vai ser um elemento a gerar competição directa com esse exemplar e que isso pode não ajudar ao bom trabalho que conseguiste até agora!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu só tenho pena de a ver sozinha.

 

E uma vez que ela já está completamente integrada no aquário penso que não haverá problema.

 

Mas eu tenho de ir à loja comprar umas coisas e vou la ficar um bocadinho a ver o comportamento dos machos.

 

Depois logo decido e actualizo o tópico.

 

Mais uma vez obrigado

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...