Geophagus e Altuns


Recommended Posts

Depois de alguns anos de quase letargia em termos de aquariofilia, decidi dar-me a mim próprio a prenda dos 50 anos, reativar o meu aquário de 200cm com duas espécies: Os altuns que já tinha tido e que adoro e outra que descobri agora, mas que também muito me têm surpreendido pela positiva, os geophagus.

 

A fauna é assim constituída:

 

20 Escalares Altum

2 geophagus brasilienses (casal?)

casal de herotilápia multispinosa

casal de geophagus steidacheneri

2 geophagus red tapajós

3 stanopercas (duas daemon e outra não sei)

3 geophagus surinamensis

16 neons negros

2 tetras limão

10 corydoras (5 sterbai, 2 pandas, e mais umas 3 ou 4 de outras espécies)

Não sei se o video corre assim...

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lindos esses Altum, sem dúvida o meu peixe de eleição.

Ainda tenho de arranjar alguns

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo,

 

Como já te disse, e muito embora tenhas um aquário grande, acho-o com espécies a mais!

Eu ficaria apenas com os OH, Surinamensis e Satanopercas, além dos Altum, claro.

 

Os brasiliensis vão ser uma dor de cabeça, bem como os steindachneri.

 

Abraço,
Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá Paulo,

Tens aí espécies muito interessantes, embora como o Diogo disse, tenhas de as vir a reduzir.

Essa satanoperca que não consegues identificar é uma jurupari.

Só uma questão, porque motivo não enches o aquário até ao topo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Miguel pela identificação da Stanoperca.

não encho o aquário até ao topo por uma questão de falta de confiança, no aquário e na estrutura. O aquário foi construído na scalare, tem 200x65x65 e foi construído com vidro de 1cm com duas travessas à largura. Os aquários que tenho visto teêm além da espessura do vidro ser de 1,2 ou 1,5cm, normalmente têm travamento transversal mas também longitudinal. O móvel é de MDF, na realidade são dois móveis de 1m cada um encostados, com dois pés de madeira a meio de cada móvel. Até agora nunca tive problemas (17 anos) mas nunca me senti confiante para encher totalmente o aquário, pode ser que seja mania minha mas já estou habituado a vê-lo assim.

As espécies a retirar, ainda estou indeciso, mas penso que mais dia menos dia terei que retirar alguns escalares e passar de 20 para uns 10 ou menos.

 

Abraço

Paulo Fernandes

Editado por Paulo Fernandes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O fim de semana passado comprei dois geophagus canguensis ou caguensis, não sei bem como se chamam e procurei por estes nomes e não encontrei. Se alguém quiser dar uma ajuda agradeço. Os peixes ainda são juvenis e ´foi um bocado um tiro no escuro.

 

 

Abraço

 

Paulo Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo,

 

O fim de semana passado comprei dois geophagus canguensis ou caguensis, não sei bem como se chamam e procurei por estes nomes e não encontrei. Se alguém quiser dar uma ajuda agradeço. Os peixes ainda são juvenis e ´foi um bocado um tiro no escuro.

 

Os peixes são Gymnogeophagus e não Geophagus, por isso não encontras - são Gymnogeophagus caguaensis.
Deves ter comprado na Aquaplante, certo? Eu vi-os por lá mas achei muito caros para o tamanho que têm!

 

Eu já tive alguns! Infelizmente não aguentaram as temperaturas do verão passado. Aqui ficam algumas fotos:

 

Picture10_zpsc03541c2.jpg?t=1378238953

 

Picture11_zps2c458671.jpg?t=1378238895

 

Abraço,
Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo,

 

Achas que não aguentam 27, 28 graus do Verão? Se não aguentam vou lá trocá-los.

27, 28 graus aguentam bem! Não aguentam é 34 ou 35 como foi o caso do meu aquário...!

 

Abraço,
Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espectacularessssss estas criações!

 

Quem me dera ter esses Escalares a crescer no meu aquário!

 

Parabens! Continua a meter videos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

O aquário continua mais ou menos na mesma, posturas e os peixes a crescer...não tarda vou ter que fazer opções.

Podem observar-se duas posturas de escalares, uma postura das herotilápias, alevins de escalares num recipiente de plástico.

Entretanto um dos casais de escalares que se observa no video comeu a postura, mais concretamente o casal que se vê no canto direito.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário das criações

Herotilápias, mais de 50

Escalares, mais de 150

Geophagus Steidachenery 4 (tinha mais de 60)

 

Pois é aconteceram-me vários azares com esses peixinhos, o último dos quais foi um aquecimento da água devido ao mau funcionamento do filtro que fez com que a água aquecesse bastante, acima dos 30º. quando cheguei a casa estavam todos aflitos, mas só os geophagus é que morreram...consegui salvar 4.

Fiquei furioso comigo mesmo e pela minha falta de cuidado na vigilância dos "pequenos" pomenores. Enfim aprendemos com os erros, mas confesso que deitar 2,5 meses de trabalho fora e retirar os peixes mortos é dose.

 

 

abraço

 

Paulo Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo,

 

Com essas criações todas, os restantes peixes estão a ser obrigados a ocupar uma área reduzida do aquário! Isso está a ficar caótico...!

 

Abraço,
Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Respondendo ao "apelo" do Diogo", mas também por reconhecer que as coisas não estavam a correr bem, soltei os pequenos com um bocado de receio que fossem trincados pelas herotilápias, mas parece que não há azar. Mais 1 mês e tenho que começar a despachar os escalares.

 

 

abraço

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais