Amazonico 300 l


Recommended Posts

Boas,

 

Tenho acompanhado o teu aquário e tenho-te a dizer que está bem interessante, apesar de um pouco confuso e desorganizado. ;)

Tens aí apistos lindos :)

Ja uma actualização era bem vinda pois ja há algum tempo que este aquário não é actualizado :)

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Fábio,

 

obrigado pelo comentário, é verdade que nao tenho actualizado muito o aquário mas agora estou muito liado com a criação que é o que mais gosto deste hobby e isso tem ocupado o 100% do meu tempo, agora tenho uma postura do casal macmasteri no comunitário que consegui ver hoje em direito, o tópico mais activo é agora o Aquário de cria de apistos que esta na minha assinatura,

 

cmps

 

Pol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A postura dos "macs" no comunitário tem desaparecido, agora apanhei o casal e trasladei no aquário de cria, vamos ver se há sorte!!

 

cmps

 

Pol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Boas André

 

estou a fazer renovação de espécies para poder tentar a criação de outras (que é a parte que mais gosto deste hobby).

O Aspecto general do meu aquário tem mudado bastante, estou fazer coisas que acho sao menos bonitas mas mais funcionais para o que eu gostaria.

Um dos grandes cambios que vou fazer e romper com a ideia do aquário amazónico e introduzir algumas espécies asiáticas. Peço desculpa por isso mas o meu interesse e a limitação no número de aquários nao deixa-me fazer mais.

 

Ok acabo de fazer uma foto para satisfazer a curiosidade do André, nao é a melhor mas da uma ideia general do aspecto do aquário. Quando tenha novas espécies já vou fazer mais fotos,

 

abraço,

 

Pol

 

SAM_6109_zps63acad37.jpg

Editado por polnadal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas,

 

Hoje saíram 5 A. macmasteri e entraram 5 alevinos de ramirezzi german blue do vizinho Paulo :D:D.

vamos ver se amanha consigo fazer algumas fotos destes peixinhos e se crescem rápido vou tentar introduzir alguns dos meus alevinos para agilizar o processo de crescimento,

 

cmps

 

Pol

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

como já tinha dito, o aquário tem tido alumas novas incorporaçoes: 5 ramirezzis (2-3cm) do potav, 10 neons pretos do Aquahobby, 2 neons pretos do potav, 10 cardinais do Aquoporto.

 

Deixo mais umas fotos para que vejam os peixes e uma general do aquário:

 

SAM_6450_zpsee72943b.jpg

SAM_6435_zps20af1414.jpg

SAM_6439_zps434823ad.jpg

SAM_6453_zpsf5edb5ed.jpg

 

cmps

 

Pol

Editado por polnadal
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Depois de ter mudado o "setup" deste aquário para encontrar o meu pobre 4º disco, e limpar o filtro os ciclideos tem respondido da mesma maneira que as corys repondem a uma TPA com agua 5-10ºC mais fria.

 

A minha A.eremnopyge esta a mostrar uma atitude que resulta muito familiar mas na tinha visto nos passados 5 meses, finalmente nao deixa que o macho ganhe a luta:

 

_B226872_zps0ff89c51.jpg

_B226870_zps4053ecd1.jpg

_B226869_zps28baf540.jpg

 

Infelizmente aprendi mais uma coisa: anotem cada coisa que fazem quando criam peixes porque um dia ou outro vao precisar, nao posso criar novamente A. eremnopyge ate depois do Natal porque esqueci-me de anotar quando começam a comer liofilizados e vou estar fora 2 semanas,...

 

cmps

 

P.

Editado por polnadal
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

 

Boas pessoal,

 

depois de ver e seguir os tópicos de muitos aquários e fishrooms increivels, decidi crear o meu propio. Tarea não muito facil com um portanhol terrivel e um computador holandes sem acentos :D:D. Tenho tido aquário há 20 anos mais este projeto era um sonho que perseguia há muito tempo: um aquário grande de biótopo amazónico.

 

Uma nota importante: a ideia era ter um biotopo, na práctica o aquário como tantas outras vezes e um resultado de muitos erros e adaptações corregidas na convenienca do autor e o resultado de boms e mãos conselhos yikesbang .

 

O Setup:

 

Aquario:

ICA Aqualux 300 = 120 x 70 x 40 (este foi o primer erro, ja veram mais acinte).

 

 

Agua:

Ph: 7.5 (estou a trebalhar no descenso ate 6.5 mas a luta e grande)

Kh: 3 (incrementado depois de um resultado inicial de 1)

GH: 5

NO3: 0

NO2: 0

 

Substrato:

Sera floredepot (14 Kg)

Areia branca fina "JBL Sansibar white" (20Kg)

Grava oscura (não recourdo a marca) mais este foi um dos conselhos que não tinha que ter seguido pois as corys não respetan muito a minha ideia de não mixturar as zonas.

 

 

Elemetos decorativos:

1Red Mor Wood "bonsai" onde coloquei 3 Anubias nanas, 1 musgo de Java e outra planta.

3 pedras (1 delas muito inapropiada para os discus)

3 troncos mais

2 cocos para refugio dos Apistogrammas.

Folhas secas de platanero (numa tentativa de baixar o pH, decorar o aquario e crear refugios para os apistogrammas.

 

 

Filtro:

Resun Biopower 2 (vendido com o aquario ICA) 700 l/hora

(Tenho desde o primer dia a intencao de mudar de filtro para um filtro externo e com mais capacidade, acho que um 900l/h seria o minimo).

 

Luz:

O aquario foi venddo num pack com uma tira de leds.

Inicialmente fiquei muito impressionado com a iluminacao destos led, mais adelante quando as plantas não cresciam e as algas marroes proliferevam sem control decidi lir um pouquinho, e foi quando vi que esta iluminacao pode ser util num malawi ou Tanganika sem plantas mais nao para um plantado.

Agora a iluminacao tem:

-A tira de leds

-Dois calhas compradas de segunda mao, marca Odyssea. Uma calha com 2x36W T8 JBL luz branca e uma calha com 2x39W T8 Natural Red de ICA. (O "barato" sale caro!!!)

 

Bomba de ar:

JBL prosilent A300 com dois pedras difusoras.

 

CO2:

Montagem caseiro com açucar e levadura que finalmente consegui fazer funcionar há dois dias.

 

Temperatura:

27ºC.

 

 

Flora:

Aqui não respetei o concepto de biotopo acabando por ter um aquario de fauna amazonica e flora internacional :D

 

- 3 Anubias nana

- 3 Valisneria spiralis

- 3 Vallisnera spp.

- 2 Fetos de Java

- 1 x Vesicularia montagnei, Christmas Moss

- 2 pedras com flame moss Taxiphyllum spp.

- 4 Pogostemon helferi

- 4 Bolbitis heudelotii

- 2 pedras com Solenostoma tetragonum (Blepharostoma trichophyllum? = Pearl moss)

- 10 limnophila sessiphlora

- 3 ceratophylum demersum

- 1 dose de musgo spp.

- 3 ceratophylum demersum

 

- 3 x Echinodorus macrophyllus (que comprei espectaculares mas não estão a responder bem no aquário)

 

Fauna:

- 6 nariz de bêbado (Hemigrammus rhodostomus)

- 4 discus juvenis (Symphysodon spp.) (1 turquesa, 3 que não recordo :P). Comprados no criador Ana Sofia Silva x Carlos Martins. 5*

- 10 Corydoras aeneus juvenis (compradas no OLX a um partiular em Rio de Mouro). Tem 200 mais se estiveram interessados :D:D:D
- 3 Ancistrus spp.
- 2 Blue rams (M. altispinosa), que vistas as respostas ao meu topico e ao que eu tenho lido não vai ser facil fazer sexagem :D:D
- Casal Apistogramma viejita
- 6 Neritina natalensis.
- Alguns caracóis que conseguiram passar a fase de lavagem das plantas).
Conclusão:
Este e um hobby altamente adictivo, eu recomendo que si não tenhem tempo ou dinheiro comprem um porquinho das indias o uma tartaruga :D:D:D
Eu comencei com o sonho dos discus e agora algum usuario que não vou mencionar acordou-me um interes perigroso e doente pelos Apistogrammas. (obrigado F.) bowdownbowdown
Fotos:
Vou tentar seguir explicando as observacoes, progressos e "retrassos" deste projeto e corregir progressivamente o meu portanhol.

 

abraço

 

Pol

 

Boas Pol!

Antes de mais nada parabens pelo belo aquario^^

Gostei muito desse tronco que mostras na primeira fotografia e ja ando atras de um a bastante tempo!

Sabes-me dizer onde o arranjas-te?

 

Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Manel,

 

Esse tronco foi comprado há 2 anos na loja Aquaeden, também tenho vistos troncos parecidos na loja Aquahobby há alguns meses e finalmente sei que a loja Aquaporto também consegue e envia troncos com diferentes tamanhos e formas.

 

Eu recomendaria sempre ligar e preguntar em cada loja antes de ir lá.

 

Nao tenho problema com nenhuma loja mas eu sempre vou recomendar a minha favorita: Aquaporto. O motivo é simple: variedade e trato personalizado + preços razoáveis. Qualquer dúvida que tenho sobre preços, peixes, compatibilidade e produtos é sempre respondida com brevidade. Por isso, a pesar dos 300km de distancia, quando preciso comprar alguma coisa contacto com ele.

 

Podes perguntar também ao usuário Claire Moreira (Claire). A Claire e o Nuno tem aquários muito mais bonitos e tratam muito mais que eu o aspecto visual e sei que tem encomendado troncos mas nao sei a que loja:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=215405&page=3

 

muita boa sorte com esse projecto,

 

cmps

 

Pol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais