Amazonico 300 l


Recommended Posts

Boas,

Não tenho muitas novidades, o aquário segue bem. Ainda tenho a minha batalha com as algas mas acho que tenho algumas melhoras com as algas castanhas. As algas que mais dor de cabeça estão a dar agora são as algas pincel que cobrem as anubias e são um pesadelo. Estou tentar ganhar a batalha de forma lenta, incrementando a saúde das plantas. Sigo com CO2 caseiro, não estou agora para gastar muito dinheiro, e gosto muito do conceito “low-tech”,... mas... isso = paciência.

 

A semana pasada comprei 4 Caridina multidentata (japónica) para tentar melhorar o problema com as algas. O resultado (não sei se foi por a temperatura (28C dia e 27C noite) ou pela presencia dos peixes) mas acabaram por passar o dia (e noite) tudo escondidas detrás do termómetro digital sem moveres ou comer. Finalmente decidi trasladaras ao gambário (con as CRS e as C.dennerli) onde agora são os camarões mais ativos e felices, e os primeiros que correm sempre a buscar a comida. Não sei qual foi a causa do seu comportamento no comunitário, mas o cambio foi espetacular.


Os peixes no amazónico comunitário estão a seguir bem, os discus sempre tem fome e estão a seguir qualquer dos meus movimentos. As plantas estão a crescer muito rápido, este fim de semana vou fazer mais uma poda e replante. Apaguei a bomba de ar ontem como foi sugerido aqui e os peixes seguem bem. Não estão a respirar mais rápido como eu temia.


Puxe carvão ativo no filtro num intento (possivelmente estúpido) de eliminar excedentes que fazem crescer as algas (eu sei que o problema e mais por falta que por excesso, mas vou a atacar o problema por os dois lados e ver se nao tenho o problema de que o fertilizante acabe tudo no carvão), e comecei o abonado liquido com um fertilizante caseiro que encontrei no internet:


Agora estou a dar 2ml cada semana (possivelmente menos do que deveria mas sigo o conselho de melhor fertilizar pouco que demasiado e vou tentar modificar a quantidade conforme a resposta das plantas. Esta é a formula do fertilizante que encontrei na web http://www.oocities.org/acuariogratis2/aditivos/fertilizante.html


Para preparar la solución de Norris mezclamos los siguientes compuestos en las cantidades indicadas:

  • 1 g de cloruro de potasio (KCl).
  • 0,25 g de fosfato monobásico de potasio (K2HPO4).
  • 0,5 g de fosfato dibásico de potasio (KH2PO4).
  • 2,5 g de sulfato de magnesio hidratado (MgSO4+7H2O)
  • 0,03 g de sulfato cúprico hidratado (CuSO4+5H2O).
  • 0,11 g de sulfato de zinc hidratado (ZnSO4+7H2O).
  • 0,1 g de sulfato mangánico hidratado (MnSO4+2H2O).
  • 1,25 g de sulfato férrico hidratado (FeSO4+7H2O).
  • 0,01 g de molibdato de amonio hidratado ((NH4)6Mo7O24+4H2O).
  • 0,35 g de ácido bórico (H3BO4).
  • 1,25 g de ácido cítrico.
  • 2 g de ácido etilen-diamin-tetracético (EDTA).
  • 500 ml de agua destilada o desionizada.

Os musgos também saíram já do comunitário pois não estavam a responder bem nas altas temperaturas. No gambário (26C) a melhora e o crescimento é espetacular, e os camarões fazem de jardineiros a baixo custo.


O lotus que comprei ao DMACHADO ainda estão no período de aclimatação mas tenho muitas ganhas de ver crescer esta planta.


Cmprs

Pol



 



 

Editado por polnadal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nova incorporação no aquário:



20 cardinais juvenis 1-1.5cm criados pelo corwynn em Rio de Mouro,



Estos companheiros de fórum são ums cracks na reprodução de peixes tropicais e tive a oportunidade de ver crias de cardinais e danios e aprender dos seus conselhos para a minha futura criação.



Boa sorte a os dois e continuem com esta actividade tan estimulante.



Os cardinais no meu aqua:



SAM_5148_zpscae9be23.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado testum,

 

Agora tenho que conseguir que as plantas cresçam bem, até agora o mérito é do Pedro Rosa que cultivou os magnificos fetos de Java no seu aquário Valley roots.

 

cmprs

 

Pol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, não me canso de observar as fotos dos teus apistos, que bonitos são.

 

Em relação à disposição dos troncos e fazendo uma retrospectiva:

 

No principio:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?app=gallery&image=29781

 

A seguir:

 

SAM_5042_zps5153c8ee.jpg

 

 

E agora:

 

SAM_5327_zps86a7742a.jpg

 

prefiro a segunda opção, agora está muito confuso e cheio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas brancaman,

 

obrigado pelos posts.

Já tenho percebido que nunca vamos a concordar em gostos hehehehe

Para mim o aquário está agora no seu melhor momento, gosto muito do aspecto desordenado e a abundância de plantas, nunca vou conseguir fazer um tapete mas agora os peixes encontram muitos refúgios, uma boa coisa porque o macho de A. macmasteri tem uma sobredosis de testosterona e não deixa aos otros Apistos tranquilos. Tenho uma ideia em mente que é uma mistura do conceito japonês e o holandês, gostaria de dividir com plantas o meu aquário em 3 áreas na parte frontal (no fundo) para consegui crear 3 espaços próprios para os apistos, mas deixou esta ideia para mas adiante.

 

divisao_zpsaafe4afa.jpg

não sei se com esta pobre ilustração percebe o que estou a falar :D

 

obrigado e estou a seguir os teus tópicos mas com o meu portanhol não sempre respondo tanto como eu gostaria.

 

cumprimentos,

 

Pol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Parabéns pelo aquário . apesar de perceber que quer manter um equilíbrio tenho que referir a temperatura tal como o meu companheiro Vale referiu que o ideal seria entre os 29 e 30 graus. de resto, gosto da sua ultima montagem :)

Tiago Gomes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Tiago,

 

Só uma duvida sobre a temperatura: 29-30C é bom para is discus mas,... Os Apistos, os cardenais, as corys, os nariz de bebedo ,... e as plantas

Não vai ter problemas???

 

Cmprs e mais uma vez obrigado,

 

Pol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Tiago,

 

Só uma duvida sobre a temperatura: 29-30C é bom para is discus mas,... Os Apistos, os cardenais, as corys, os nariz de bebedo ,... e as plantas

Não vai ter problemas???

 

Cmprs e mais uma vez obrigado,

 

Pol

 

29º :thumbup3: pra discus, apistos, cardinais, tetras, corydoras,otto´s etc, e a flora: anubias, lotus, fetos de java, vallisnérias, cryptocoryne, echinodorus tenellus, etc pode fazer uma pesquisa pois deve haver mais espécies estas tenho a certeza :smile2: pois já as tive por cá e algumas ainda mantenho.

cumpr.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

Penso que te atrapalhaste a fazer o aquário, como a aquariofilia é muito viciante e apelativa eu penso que tu querias ter um plantado e um Sul Americano. Na minha opinião isso foi um erro.

 

Penso que te devias ter dedicado mais a fazer um bom e grande plantado que depois albergasse Discus ou Apistos ou até mesmo Camarões do que uma molhada e uma mistura.

 

Vejo também que os Discus andam bastante stressados pelos videos, penso que o que eu faria era remontar isso para um plantado com um substrato 100% para plantados e tudo á volta de plantados, depois sim introduzias as espécies que tens como fauna.

 

Penso que te devias concentrar em fazer uma coisa mais como o FAAO assim:

 

PVD20090519_1.jpg

 

Pessoalmente acho que não devias misturar os plantados com um Biótopo Sul Americano.

 

De qualquer maneira Boa sorte ;)

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tens ai uma bela floresta, mas um pouco desorganizado...

Sou da mesma opinião do Warman, acho que tentas-te fazer duas coisas ao mesmo tempo. Não ficou mau, mas podia estar mais aproveitado.

Não é necessário desmontar tudo e começar do zero, simplesmente mudar o sitio das coisas. Os discus convém ter um espaço aberto para nadar, principalmente para se verem uns aos outros pois são peixes de cardume, caso não ficam stressados... mais vulneráveis a doenças e parasitas.

Podes alterar a posição dos troncos e deixar o espaço aberto no meio, ou então um tronco apenas no meio.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Warman e Joao,... bufff,...

normalmente diria obrigado mas não sei, hehehehehe, obrigado!!. Vou fazer o esforco de pensar que ainda tenho muito que aprender para gostar ao publico em general para não entrar numa depressão depois de tanta critica e desagrado neste tópico meu :baned:.

Warman98:
Agradeço os seus conselhos, é simplesmente sim, e verdade, tive muitas ideias e ainda mais pressa, e mudei, e mudei e mudei, e este é o resultado. Não vou desmontar o aquário porque a minha enamorada faz as malas (as suas ou as minhas depende do tamanho do cabreio e nao estou agora para isso: :lovewait: ). Mas adiante quando tenha tempo de pensar bem ou quando ela este fora numa conferencia uma semana, vou tentar ver mas. Agora gosto muito da quantidade de plantado e o aspecto general, mas não nasci com o espiritou Amano e sei que estou muito longo da perfeição. Frequentemente escrevo num fórum de língua espanhola e ali recebi uma resposta inesperada (e um foro jovem e são menos críticos). Uma pessoa de Colômbia muito aficcionada aos aquários respondeu-me que temos a ideia errada de que os biótipos sul-americanos são desertos sem plantas e com aguas amarelas ou castanhas e isso não é certo, deixou a sua resposta (em espanhol que é muito longa) e os links que ele dou-me (não estou a dizer que as minhas plantas estejam lá, eu sei que a grande maioria são de outros continentes!!!:


Hola Pol, tarde un buen tiempo leyendo todo, y creo que en lo personal no tengo más que decir que buen trabajo.

Solo que discrepo contigo en una cosa: un biotopo amazonico no necesariamente entra en contradicción con un plantado. Verás, yo tengo muy cerca el amazonas, y pues aunque no conozco nada, si puedo decir que asi como en el amazonas hay aguas negras (en donde hay muy pocas plantas o no hay), hay aguas blancas que son ricas en plantaciones.

Podrias buscar en internet biotopos de rio negro, y biotopo inirida/orinoco y biotopo ariari. Veras que todos 4 son rios amazonicos, pero el biotopo ariari aunque sea amazonico es muy rico en plantas (eso si, con grandes requerimientos luminicos y de CO2) mientras que el rio negro (o rio apaporis) son rios supremamente oscuros muy acidos y blandos, donde es muy dificil encontrar plantas.

Buscate el biotopo inirida/orinoco o rio meta, que es de donde son originarios los apistogramas, veras que son aguas claras y con presencia de plantas, con aguas claras no me refiero a aguas cristalinas.

Verás que en biotopo amazonico hay mucha variedad de opciones, y no vas a entrar en disfonia por plantar densamente. Veras tambien, que muchas de las plantas que tienes, son supletorios de plantas nativas amazonicas y no van a desentonar.

Saludos, y sigo el post para ver que más sigue



Hola Pol, como ya te habia dicho en el foro, te quiero compartir algun ejemplo de acuarios amazonicos, como son links de otros foros y otros sitios, no esta permitido, pero aqui envio para que observes:

Este primero es uno sobre el ariari
http://www.acuariacolombia.org/index.php?name=ForumsPro&file=viewtopic&t=7669&highlight=ariari

Uno sobre rios venezolanos
http://www.acuariacolombia.org/index.php?name=ForumsPro&file=viewtopic&t=7729

Otro tipo semi-amazonico
http://www.acuariacolombia.org/index.php?name=ForumsPro&file=viewtopic&t=5102

y este post que tal vez hayas visto:
http://www.portalpez.com/viewtopic.php?t=40136&sid=d38b7fe561bdf8057090b9182aa60f0e

En algun lado se que tengo unos articulos de una revista en las que habla mas especificamente de los tipos de biotopo amazonico, solo que no lo encuentro, pero luego te lo paso... por ahora te invito a ver esos links que te envio, pueden servirte.

Saludos




JoaoRRM:

obrigado por plantar alternativas na ideia de desmontar o aquário tudo, vou pensar estos dias em como fazer o novo layout, mas não prometo que seja rápido.

Gostaria também fazer uma proposta, mas unicamente para eu aprender mais com vocês e vocês fazer-me jogar no meu 300 litros (unicamente se tiveram interesse, isso é claro): se o João, o Warman, o brancaman ou qualquer outra pessoa tiveram ideias sobre como desenhar o meu aquario com os materiais que já estão lá e sem tirar as plantas, desenhos simples no powerpoint, um esboço num papel no scanner ou similar, apresentem e eu tento fazer a proposta que mais goste.

abraço e mais uma vez obrigado,

Pol

Editado por polnadal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pol, aqui vai uma sugestão, falta o CO2 para ajudar as plantas a aproveitar a luz e restantes nutrientes. Esse aquário para funcionar bem sem CO2 provavelmente deveria ter só uns 100W de iluminação.

 

Faz a receita de gelatina:

 

 

2 pacotes de gelatina
500ml de água a ferver + 500ml de água fria
1 colher de 5ml de bicarbonato de sódio
500g de açúcar
Tudo para dentro de uma garrafa de refrigerante de 2 litros, depois de solidificar "picas" ou desfazes a gelatina com um arame por exemplo, sem exagerar.
Juntas água até 4cm do topo, morna, com uma colher de café de levedura, e uns bons 300g de açúcar. Deverá arrancar em poucas horas e durar mais de um mês.
Pões a injectar por pedra difusora no aquário, mas de meio para cima, e por cima da pedra difusora uma pequena powerhead que ligue e desligue com as luzes.
O que a powerhead vai fazer é desfazer ainda mais as bolhas do CO2 e distribuí-las pelo aquário todo - mais corrente = mais nutrientes para todas as plantas que não os estão a receber neste momento.
Um abraço.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Dmachado,

 

obrigado pelos conselhos. Vou ver que poso fazer:

 

A minha iluminação tem 4 x39W = 156W mais uma tira de leds que nao sempre esta acesa. Uma pessoa de outro fórum explicou-me que as minhas lâmpadas tem um grado kelvin muito elevado e que isso e para agua salgada mas não e muito bom para as plantas (acho que e certo porque eu não tinha explicado a essa pessoa que as minhas calhas de luz foram compradas a uma pessoa que tinha um salgado). Ja coloquei (evidentemente) dois lâmpadas novas vermelhas de ICA especial para plantas em substituição dos actinicos, e pensei que ja tinha o problema resolvido, mas o comentário de essa pessoa foi o mesmo: a outra calha tem muita graduação kelvin, esso e para salgados: grrrrrrrrr :mad: pode ser certo: as minhas duas lâmpadas da outra calha dam 9000 e 100000K, ele recomendou-me 6500K. Ainda não mudei essas lâmpadas T5 porque esperava encontra-las numa loja de iluminação onde fossem mais baratas, ate hoje não tive sorte :confused4:

 

 

Uso sempre CO2 no método que você explica e que já tinha visto no seu tópico ("Low to high to low tech em 8 meses"

que sigo com fidelidade), ainda não experimentei com a gelatina mas tenho vontades!! A ideia da powerhead: a saída da minha pedra difusora esta abaixo da saída de agua do filtro pelo que acho que o CO2 já consegue ser transportado no aquário tudo mas vou a observar porque tinha isso assim de casualidade e poderia melhorar com o seu conselho!!!

 

O seu lotus sobrevive no meu aquário, não cresce como no seu mas já dou umas folhas novas!!! As outras plantas estão a crescer continuamente, já comecei a venda de pés porque não consigo colocar tudo no meu aquário. So ha uma planta (que agora não recordo o nome, de folhas muito grandes, que não gostou do aquário e não sobreviveu.

 

Este mês llega-me o novo filtro e já tenho muitas ganhas de experimentar o "upgrade".

 

Obrigadissimo pelos conselhos e vou fazer na medida do possível,

 

Pol

Editado por polnadal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, isso dos Kelvin não é verdade, essas lâmpadas dão perfeitamente.

 

Não gastes dinheiro, aposta na melhoria da difusão do CO2, para já.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas Pol,

 

Não sei como é que este post me escapou, gostei de ler o 'diário de bordo', espero vir a acompanhar daqui para a frente.

Tens um 'tema' ou 'influencia' muito porreira que tenho vindo a pesquisar para o meu novo aqua, apesar de eu querer algo diferente (sem plantas, tipo blackwater)

A fauna lindíssima, sobretudo os apistos, mas ai já sou suspeita hehe.

 

Estou de acordo com a restante malta mas entendo o teu ponto de vista, os vídeos que colocaste são elucidativos quanto a isso.

no fim é uma questão de gosto mas este nunca pode sobrepor-se ao bem estar da fauna. A questão que o warman98 e o Joaorrm colocaram é importante, os peixes, sobretudo os Discus, devem ter um espaço mais aberto para poderem nadar. Atenção que as fotos podem enganar, na realidade podes ter espaço suficiente... não sei.

Quanto a distribuição das plantas esta um pouco caótica (no bom sentido), o que não é mau, mais uma vez é uma questão de gosto.

As vezes 'Less is more' mas quando estamos viciados em aquariofilia por vezes perdemos a cabeça ;)

 

Boa continuação,

 

Claire M.

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Claire,

 

eu gosto muito do aspecto desordenado mas não sabia (até que o Joao e agora a Claire comentaram) do problema (ou necessidade) dos discos de ter grandes espaços sem plantas.

Acho que nos fazemos os aquários com a ideia… se eu fosse peixe gostaria de… e eu gostaria muito a ideia de um bosque com muitos sítios para descobrir e refugiar se tenho problemas (se fosse peixe :P).

 

Vou ver como acaba a mistura de machos apistogramma, agora com o eremnopyge no comunitário, per favor que não volte eu a casa para ter uma surpresa desagradável.

 

Cumprimentos e já falamos para ver os apistos um dia destoes.

 

Pol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E estas certo, é bom haver zonas com esconderijos, mas também convém haver espaço para estes se desenvolverem bem.

 

Espero mesmo que não tenhas uma surpresa más, era uma pena.

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...