comportamento platis


Recommended Posts

boa noite gente já li vários tópicos e não achei nada parecido, a principio meu tópico seria sobre uma fêmea de plati que comprei dia 24 de novembro de 2013 era bem um domingo já na semana tipo quarta-feira descobri que uma delas tava ficando meio arqueada, na bula do bactericida e fungicida atlatys vi uma doença que se encaixava no quadro dela abdome em retração tirei para um aquário de 1 litro e pouquinho e fiz o tratamento quando ela tava melhor a tampa escapou e caiu acabou pegando nela ainda deixei por mais um tempo até que tava quase curado o machucadinho resolvi devolver para o aquário principal, até hoje ela estava do mesmo jeito quase não come, continua magra, mal se movia era quase como um enfeite vivo no aquário os machos não se interessam por ela, comecei a pesquisar quando estava aqui prestes a postar um tópico sobre ela fui procurar uma foto então resolvi tirar, só que me deparei com ela batendo em alguns peixes o maior macho que bate num outro macho e numa femea, e numa femea que bate em outra femea, ela ta no topo do aquario e vai atras para bater quando algum passa, o que sempre achei estranho é a barbatana anal dela, ficava muito tempo fechada mas qndo abre chega a parecer um triangulo mas com uma ponta mais fina, porém da pra enxergar uma machinha escura tipica das femeas, sera que está se transformando num macho? Ela é enorme. Aqui tem algumas fotos dela

 

11990007315_842db19675_c.jpg

 

essa daria pra vê como ela ta parecendo um papel de tão magra

 

11990304113_9b3258a060_c.jpg

 

essa cauda meio amarelada é o macho que citei acima que é grandão

 

11990822596_2f318c8742_c.jpg

 

nessa da pra vê a barbatana que falei meio pontuda e a machinha escura na barriga tenho uma outra femea menor mas é igual a ela no momento ta gravida então a machinha ta enorme

 

agora uma outra coisa sobre comportamento é simples porque o macho grandão ta batendo no outro macho adulto e numa outra femea que tenho? E uma outra femea ainda bate também na que é igual a esta da imagem? To ficando meio desesperada já com tanta bateção sera que são muitas horas por dia com a luz ligada?

 

 

Desculpa ai o livro pessoal é que to com essas dúvidas na cabeça, e já não sei mais onde tira-las obrigada e aguardo retorno....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Da minha experiencia com platys parece-me uma doença congénita com reprodução em população restrita. Normalmente evidencia-se chegando a idade adulta, o mesmo acontece com os guppies.

 

Podes no entanto, despistar a presenca de parasitas. Tenta acompanha-la e ve se come. Se sim, optimo. O aconselhavel é retirá-la do aquário e impedir que faça algum cruzamento reprodutivo com outros machos. Caso contrário aumentas a probabilidade de nascerem mais. Caso não tenhas moral para a sacrificar, deixa-a no aquário. Mas poderá sofrer com os outros peixes (bicando as barbatanas, machos perseguindo, etc), necessitando de mais esforço para nadar, vai se cansar, esgotando energia, etc.

 

Ideal é termos peixes de zonas/vendedores bem diferentes, para termos num aquário comunitário, evita bastante estas situações.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Renato me desculpe sou se sou um pouco difícil de entender algumas coisas, mas tá dizendo que ela nasceu assim? Ela come escolhe os flocos menores ela tem até batido em 2 platis uma fêmea que bate nas outras e o macho que também bate nos outros, mas é melhor que não tenha filhotes, todos nasceriam assim? Os machos não se interessam por ela assim como uma laranja que acredito que seja espada desde que não cruze não tem problema?? Obrigada por responder Renato

Da minha experiencia com platys parece-me uma doença congénita com reprodução em população restrita. Normalmente evidencia-se chegando a idade adulta, o mesmo acontece com os guppies.

 

Podes no entanto, despistar a presenca de parasitas. Tenta acompanha-la e ve se come. Se sim, optimo. O aconselhavel é retirá-la do aquário e impedir que faça algum cruzamento reprodutivo com outros machos. Caso contrário aumentas a probabilidade de nascerem mais. Caso não tenhas moral para a sacrificar, deixa-a no aquário. Mas poderá sofrer com os outros peixes (bicando as barbatanas, machos perseguindo, etc), necessitando de mais esforço para nadar, vai se cansar, esgotando energia, etc.

 

Ideal é termos peixes de zonas/vendedores bem diferentes, para termos num aquário comunitário, evita bastante estas situações.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Suellen

 

Em termos fáceis de entender, sim o que quis dizer é que é uma condição genética, o que quer dizer que ela estava destinada a ter essa má formação. Deixa-a viver á vontade, só não podes permitir que ela acasale com outros peixes, senão os filhotes sairão assim também.

É uma condição que vem da criação entre peixes da mesma familia, de sangue muito próximo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Suellen

 

Em termos fáceis de entender, sim o que quis dizer é que é uma condição genética, o que quer dizer que ela estava destinada a ter essa má formação. Deixa-a viver á vontade, só não podes permitir que ela acasale com outros peixes, senão os filhotes sairão assim também.

É uma condição que vem da criação entre peixes da mesma familia, de sangue muito próximo.

Oi Renato obrigada pela informação do jeito que ela tá é capaz que não viva muito ta bem curvada tem algumas escamas meio levantadas, acho que vou deixar ela só no aquário separada já fico cismada de passar pros outros obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais