Peixe de água fria doente


Recommended Posts

Há 3 anos ofereceram-me um oranda num aquario de globo. Na verdade eu não queria ter peixes nenhuns pq já tinha tido e tinham morrido em pouco tempo, penso eu que por excesso de comida.

Claro que isso foi esperteza do meu marido, pq sabia que eu, a partir do momento em que tinha um animal "nas mãos" iria fazer tudo para que nada de mal lhe acontecesse e para lhe dar uma vida o mais confortável possivel.

O globo foi imediatamente à vida e o Ambrósio - era o nome do meu peixito - passou para um pequeno aquario rectangular com filtro e recebeu uma companheira - um peixe vermelho daqueles que têm umas barbatanas enormes e ondulantes - não sei se tem um nome especial. Tempos depois a comunidade aumentou com mais um peixe "vermelho" daqueles que são quase todos brancos c manchinhas vermelhas.

O ano passado morreu o Ambrósio e eu disse que n queria mais, mas veio mais um parecido com o tal das manchinhas.

De momento, cá em casa temos 3 aquários - os do meu marido, de peixes de agua quente, que ele trata com todos os cuidados mas com a minha ajuda, que já andei pelos foruns a fazer mil perguntas até que toda aquela comunidade estabilizasse, criasse, etc e o meu aquariozito de água fria onde os 3 peixinhos cresceram e atingiram grandes dimensões.

O mês passado resolvi que isto n podia continuar. O aquario é demasiado pequeno para as actuais dimensões dos meus peixinhos. nyah

Todo este mês tem sido a fazer contas - um aquario n é barato, é preciso um novo filtro mais potente mas principalmente é preciso espaço para um novo e grande aquário. Há que fazer medidas, arranjar um espaço, um móvel...

Ena pá! Já escrevi tanto e nada de por a minha duvida que, na verdade, n tem nada a ver com esta história!

Durante os ultimos 15 dias tive doente. Era mais que tempo de mudar a água dos meus meninos mas n me senti capaz de o fazer. A água estava a ficar com aquela coloração laranja e eu acho que o peixe vermelho já n estava tão bem como de costume. Menos mexido, a vir muitas vezes ao cimo da água...

Finalmente mudámos a água e o aquário está todo limpinho. Fizemos a muda como deve ser, e como de costume, com a agua arejada durante 24 horas etc. Demos-lhe vitaminas tb como de costume...

Mas o peixe está pior. Não come, já o encontrei uma vez a flutuar de lado no cimo da água, e reparei uma mancha vermelha escura,parece sangue por baixo da boca e a caminho de um dos opérculos. Nada de muito exuberante, mas está lá e penso que n estava antes...

Será que por esta descrição alguém me pode dizer o que se estará a passar?

E principalmente alguém me pode dizer o que devo fazer!!!!!!!!!

É que ainda por cima em relação aos peixes de água quente toda a gente sabe muito, mas em relação aos de água fria nem por isso.

Fico ANSIOSAMENTE à espera de ajuda!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei bem como ajudar.Mas só um ficou doente?Ou os 2?Se foi os 2 podia ser algo da água.O teu marido bem que podia ter mudado a água enquanto estavas doente,mas isso são assuntos vossos.Um peixe de água fria regra geral dura bastantes anos.Que percentagem de água mudaste?Não exageradamente ou que?Eu deixo sempre 48h a arejar.O filtro foi limpo?Ou apenas a água mudada?Espera pelos peritos em água fria :puppydogeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa tarde,

Antes de mais, deixar a água a "descansar" 24, 48 ou mais horas não adiantará nada se a água da torneira tiver cloramina. Apenas o cloro evapora. A cloramina e os metais pesados permanecem e também são tóxicos. Daí o meu primeiro conselho ser o de arranjar um condicionador de água (vulgo anti-cloro) que neutraliza cloro, cloramina e metais pesados. É um produto barato e salvaguarda a saúde dos peixes e a sua resistência a longo prazo.

Os cuidados a ter em relação aos peixes de água fria são básicamente os mesmos do que com a água quente. TPAs quinzenais (pelo menos), de 30% no máximo para não desestabilizar o Ph. Verificação semanal de valores (amónia, nitritos e nitratos, Ph, eventualmente Kh).

Esse vestígio aparente de sangue, a apatia, provavelmente falta de apetite, parecem-me ser excesso de amónia. Isso poderá dever-se ao prolongamento de espaço de tempo entre TPAs e também filtro inadequado para o tamanho dos peixes nesse aquário. Seria bom termos uma ideia das dimensões do aquário e dos peixes e do tipo de filtro. Convém estar sempre munido de testes ;talvez os tenha do aquário de água quente.

Posso adiantar que existem aquários de 50 litros por menos de € 80,00 e de 80-90 litros (80 cms) por menos de € 150,00, este último já com móvel. Ambos já incluem equipamento em biobox (caixa colada ao fundo do aquário).

Para já o melhor será fazer TPAs com mais frequência para manter os níveis de amónia em baixo, caso os seus níveis estiverem em alta.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tereza, esses peixinhos vermelhos (japoneses) são muito sujões e necessitam de uma filtração próxima de 10 vezes o volume do aqua por hora.

Os volumes sugeridos para esses peixes adultos são: aquas com 120 litros para o 1º peixe e + 40 litros para cada peixe adicional que colocar.

Parece-me que seu aqua é minúsculo para os peixes que tem porisso os parâmetros da água estão ficando a desejar e levando-os a óbto, infelizmente.

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

Olá, eu sou novato aqui e novato também em peixes...

Começo por dizer que casei á 3 semanas e ofereceram-me um jarrão enorme da ATLANTIS, e como não sabia muito o que fazer com ele e queria comprar um aquário...fiz do jarrão um aquário lol. Então comprei vários peixes de água fria, areia verde bem lavadinha, comida e uma árvore de plástico. Mas passaram-se 2 semanas e morreu-me agora o segundo peixe. Não sei o que fazer...estará algo errado?........ Por favor comentem.

 

Cumprimentos ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Olá, eu sou novato aqui e novato também em peixes...

Começo por dizer que casei á 3 semanas e ofereceram-me um jarrão enorme da ATLANTIS, e como não sabia muito o que fazer com ele e queria comprar um aquário...fiz do jarrão um aquário lol. Então comprei vários peixes de água fria, areia verde bem lavadinha, comida e uma árvore de plástico. Mas passaram-se 2 semanas e morreu-me agora o segundo peixe. Não sei o que fazer...estará algo errado?........ Por favor comentem.

 

Cumprimentos bigsmile

 

Vários peixes?? Quantos ao certo?? e quantos litros terá esse jarrão???

 

Se fizeres uma pesquisa pelo forum irás ver que esses peixinhos vermelhos que se vendem nas lojas e que dizem que se podem por 3 ou mais dentro desses globos minusculos é totalmente falso!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais