Oscar (Astronotus ocellatus)


Recommended Posts

Ora olá a todos, estou a colocar este tópico devido a nunca ter visto uma foto que dê um exemplo tão nítido de uma possível distinção de um Oscar Macho de uma Fêmea, e como dei com um site que o demonstra muito bem, aqui fica a foto, o texto que acompanha e o endereço do site para mais curiosidades.

 

Macho (esquerda - oo) & Fêmea (direita - oO).

 

oscarsexingka7.jpg

 

"" How can I tell if my oscar is a male or a female?

 

It is very difficult to determine the sex of oscars just by looking at them. Pretty much the only two ways to do it are to "vent" them and watch them breed. Venting is done by looking at the openings on the fish's belly. The one closest to the head is the anus and the one closest to the tail is the vent (reproductive opening). In males, both openings should be roughly the same size (oo). In females, the vent will be larger (oO). That said, venting is somewhat controversial. Some people say it doesn't work and others swear by it. But even the ones that say it works say it also takes some skill and experience to do it reliably. The only other way to determine sex is to witness a successful spawning. The first indicator of sex will be the breeding tubes. Males will have a pointed one (V) while females will have a more blunt, rounded one (U). Also,the female will obviously be the one laying the eggs. However, sometimes two females will go through the mating ritual so even though one lays eggs, it doesn't necessarily mean the other is male. That's why it has to be a successful spawning that results in fertilized eggs. Then, if there where only 2 oscars, you can assume the other one is male.""

 

Endereço da pagina --> http://www.flippersandfins.net/OscarFAQ.htm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso já tinha visto essa foto. :)

Tentei ver as diferenças nos meus e sinceramente, só devo conseguir com uma boa maquina ou pegando neles :(

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também tentei ver no meu mas não consegui :D , tenho-o num aquario de 32cm de altura de modo que não lhe consigo ver nada bem a barriga nem fotografala, mas Sábado já o vou meter no aquario que fiz especialmente para ele de 180L e esse já tem 50cm de altura o que acho que vai ser desta que vou conseguir fotografar a barriga dele, tenho uma Nikon D70, no domingo vou tirar-lhe as fotografias que forem necessarias até conseguir destinguir a diferença, logo a posto aqui quando a tiver :blush:, apesar de conseguir fazer-lhe umas festas e de ele já em tempos já se ter deixado agarrar, agora que cresceu mais já não deixa, so mesmo umas festas, por isso não o quero forçar a nada.

Editado por Eric Cardoso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pega nele pela cabeça e tapa-lhe os olhos. Não fica totalmente calmo, mas já o dominas melhor :D

Preferencia com ele dentro da rede, para o caso de ele começar a debater-se muito não ir parar ao chão.

Ver se um dia destes faço um video de como pego nos meus :wub:

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não o quero mesmo nada assustar, mas é uma ideia, olhos que não vêm coração não sente lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 meses depois...

boa noite,

eu tenho 2 oscares 1 ja a bastante tempo e outro que o adquiri ontem. como o meu primeiro oscar ja tem um tamanho aceitavel (15cm) tive d comprar um nao muito mais pequeno (10cm), pelas imagens acima acho que sao os 2 machos mas o comportamento nao é agressivo em relaçao um ao outro, muito pelo contrario desde que estao os 2 andam sempre lado a lado e fazem tudo juntos.quando comprei o 2º nao reparei se era macho ou femea mas se tambem e macho estou a estranhar darem se assim tao bem.sera que daqui a uns tempos tenho guerras?:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...
não me parece MESMO que seja macho...........

 

 

Só me apercebi agora deste topico.

 

è de louvar , vamos aumentar a informaçao de oscar aqui pelo forum!

 

O meu esta agora a espera da sua casinha nova , mais umas longas horas e ja salta la para dentro!

 

Tenho de ver se o meu sera femea ou macho!

 

 

Cumps

Acompanhem o meu novo Projecto

"DiscusLandia"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boa noite pessoal, boa noite eric! fikei a saber mais um dado importante àcerca dos óscares! é um peixe k fascina bastante!Muito interactivo connosco e com tudo! da pouca experiencia k tenho deles apercebi-me da barbatana dorsal deles, k costuma acabar de duas maneiras. Arredondada ou em bico, fêmea ou macho respectivamente. O teu tb me parece arredondado.mas só dá pa ver em óscares com tamanho razoável como a tua tb!mas tou como tu dizes "Acredite kem kiser". tenho acertado até agora.kem tiver hipotese de relacionar as coisas (barbatana e os buraquinhos) que avise kk coisa pa ver se é coincidência ou sorte! =D

Obrigado e um bem haja!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 10 meses depois...