Rain Forest - Biótopo Sul-Americano


Recommended Posts

Obrigada Ric., mas as fotos não fazem juiz, ao vivo é bem mais 'vivo' com todos aqueles claros escuros etc mas obviamente, sou suspeita hehe Bem ontem consegui filmar o namorico que praqui vai, esta com ma qualidade de focagem, estava a experimentar o modo automático com AI Servo da minha maquina, mas com esta lente e a minha azelhiçe não ajuda muito. Fica o momento hehe ;)

 

 

Espero que seja um bom indicio de reprodução, é muito cedo para falar nas hoje a fêmea mal sai da toca onde se enfiou no fim do video, entra e sai para comer muito rápido e pela primeira vez vi ela bicar o macho... para o afastar suponho... ele não se atreve a chegar muito perto. Enfim não quero estar a criar expectativas :?

 

Claire M.

Editado por Claire
  • Votar + 1

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, as minhas suspeitas confirmam-se! Eu sei que não parece muito na foto... mas ela ta completamente amarelinha :lol: a serio!

E com os pretos muito fortes, nomeadamente o olho.


O mais relevante nesta historia é o seu comportamento, a fêmea mal sai da toca, vem e volta, anda muito "emproada", já a vi bicar duas vezes no macho para este sair da 'area' dela... assim como os ottos não se podem aproximar hehe o macho não tem abusado da confiança dela e tem ajudado a enxotar os ottos.


Por precaução meti uma esponja na ponta da puxada do filtro e agora só me resta cruzar os dedos para daqui a uns dias ver uns alevins de roda dela... era BRUTAL!



9021354138_a3217a298e_b.jpg


A serio que ela ta amarela... biggrin.png' alt=':biggn:'>


Claire M.

Editado por Claire
  • Votar + 1

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Claire! Do que tenho visto gosto muito! Eu sou um apaixonado por Biotopos :smile2:

 

Mesmo assim, quando tiver tempo ainda quer ler bem o topico desde o inicio porque ainda so tive tempo para ver por alto e reparar mais nas imagens e videos. Mas como disse, gostei muito!

 

Os teus apistos, que tambem sao a vertente da aquariofilia que mais me fascina, tambem sao lindos e nunca tinha visto em aquarios Portugueses.

 

Muito bom, continua!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas Claire,

 

muito giro esses apistos :D:D:D eu ainda estou sem saber se as crias sao machos ou fêmeas e em que percentagem.

Ainda nao comprastes os nannostomus??

 

cmps

 

Pol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

boas Pol,

 

Estive fora algum tempo e por isso afastada do forum, dai só responder agora.

Os N. Marginatus já estão encomendados estamos a espera =S fui logo escolher um peixe difícil de arranjar por cá, mas penso que a espera compensara ;)

 

A ver se arranjo um tempo para a visita aos teus pequenotes.

 

Obrigada.

 

Claire M.

  • Votar + 1

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá Claire,

 

Desde logo, parabéns pelo aquário.

Gostaria de saber: onde comprou as folhas de amendoeira?

Obrigado e felicidades com os apistos.

 

Cumprimentos,

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns por tudo Claire. Estou maravilhado!!! Espero que coloque mais fotos e videos em breve. Esse aquário transborda de bom gosto e as bandas sonoras dos filmes são top =)

 

Obrigada Rómulo, troquei os apistos de tank, neste agora está um casal de Bitaeniatas sp Shihita brutais que estavam no meu outro tank CristalRio. Tenho de actualizar o post ;)

 

 

Olá Claire,

 

Desde logo, parabéns pelo aquário.

Gostaria de saber: onde comprou as folhas de amendoeira?

Obrigado e felicidades com os apistos.

 

Cumprimentos,

Miguel

 

obrigada Miguel, As folhas de amendoeira vieram com os peixes, da Aquoporto, mas encontram-se em muitas outras lojas de aquariofilia, no entanto reparei que es do porto, e se procuras esse tipo de coisas eu diria antes para ires dares um passeio dentro de uma área menos poluída, onde possa haver carvalhos e recolheres tu algumas folhas desta, duram muito mais tempo e são bem mais bonitas na minha opinião... eu é que vivo longe...

 

De qualquer maneira também encontras a preços "favoráveis" nos classificados aqui do forum como no olx por exemplo.

Editado por Claire
  • Votar + 1

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Claire,

 

O perfil está a precisar de ser atualizado, mas continuo perto. A Aquoporto é a antiga Natantia, certo?! Vou procurar dar lá um salto e aproveitar para procurar redmoor wood. Obrigado pelas dicas.

 

Cumprimentos,

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui fica umas fotos do casalinho, segunda feira tiro uma geral mais... "interessante" que o costume ;)


9381364302_b5b281b491_b.jpg



9378579421_a0b09eb7d7_b.jpg



Claire M.

  • Votar + 1

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Claire,

 

O perfil está a precisar de ser atualizado, mas continuo perto. A Aquoporto é a antiga Natantia, certo?! Vou procurar dar lá um salto e aproveitar para procurar redmoor wood. Obrigado pelas dicas.

 

Cumprimentos,

Miguel

 

Não sei se estamos a falar da mesma loja... vê na área institucional, eles tem la a loja representada ;)

  • Votar + 1

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Claire,

 

 

Sim, pela morada estamos a falar do mesmo espaço físico, no entanto, com nomes diferentes :D (Natantia era o nome da antiga loja, agora designada Aquoporto)

Vou procurar dar lá um salto agora em agosto e ver o que têm para oferecer.

Mais uma questão:

 

Biótopo, implica a recriação do habitat e apenas a presença de uma só espécie, ou basta a recriação das condições do habitat real?

 

 

Cumprimentos,

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um biótipo implica a recriação do habitat para as espécies de peixes que la vais colocar, não interessa quantos são, em termos de fauna tens de ter um conjunto do mesmo sitio e tentar recriar ao máximo as condições dos mesmos, tanto em parâmetros de agua como layout envolvendo assim hardscape e plantas etc etc...

 

quanto a loja em questão quero la dar um salto este mês que vem, tou ansiosa para conhecer, ouvi falar muito bem. não é de todo a típica loja de esquina, tem espécies brutais. tenho é medo de perder a cabeça por la... ;)

  • Votar + 1

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

no meu caso este documento ajudou-me bastante, da uma olhada.

 

http://apisto.sites.no/page.aspx?PageId=64

 

;)

  • Votar + 1

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Claire,

 

 

Estou a ponderar montar um biótopo do Alto Amazonas, mas com espécies de peixes não exclusivas (entenda-se, apenas presentes no alto amazonas). Assim, a fauna seria composta por:

 

Apistogramma trifasciata ou Apistogramma agassizii (espécie de destaque no aquário)

Paracheirodon innesi

Corydoras panda ou Corydoras trilineatus

 

Equaciono também:

 

Farlowella platorynchus

 

O hardscape seria constituído por uma areia amarela/bege alguns troncos/galhos e folhas de T. catappa (encontrada com facilidade um pouco por toda a América do Sul, daí a preferência. As folhas de quercus não são de todo adequadas).

No entanto, como gosto de algum verde gostaria de adicionar alguma flora. Equacionei, algum tipo de nenúfar, para conseguir o feito dos caules até à superfície da água. Contudo, a mais fácil de adquirir - N. lotus - não é adequada, razão pela qual devo optar por:

 

Echinodorus amazonicus (ainda não descobri se é típica deste biótopo)

Salvinia natans ou Limnobium aevigatum ou (P i s t i a) Espécie inserida no DL 565/99. Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal stratiotes

 

Enfim, são algumas ideias que vão ficando das minhas pesquisas.

 

Cumprimentos,

Miguel

Editado por Miguel.RS
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fizes-te um bom TPC hehe, só tenho um... pequeno reparo... essa Echinodorus precisa de uma luz media/boa... com blackwater's é difícil, mas não impossível.

quando abrires o teu tópico quero ver/participar, não te esqueças de me deixar o link assim que o abrires.

 

Boa continuação

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

chegaram os 45 N. Marginatus :drool3: são BRU TAIS!

Aqui ficam umas fotos ;)


9419842796_f9705faa93_b.jpg



9417075209_aa834f55bc_b.jpg



9417074475_5420e322bc_b.jpg



Claire M.

  • Votar + 2

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
Boas e obrigada a todos...


Dia 16 tive uma grande surpresa :D alguns 50 Alevins em natação livre!


Deixo aqui uma foto da Shishita com as miniaturas :mrgreen:


j2i2.jpg


Entretanto fui de ferias, logo deixei tudo nas barbatanas da Shishita.

Voltei há 2 dias e ainda nadam com ela pelo menos 9/10 pequenitos!


Vamos la ver se consigo ficar com uns exemplares.


Claire M.

  • Votar + 2

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tinha dito à menina que isto está um espectáculo? :naughty:

Que tipo de alimentação dás aos pequenos?

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja! =D mas é sempre bom ouvir isso, ainda para mais pelo Sr. Moderador, já te dei os parabéns? ;)

 

Alimentação? nada... ta tudo nas barbatanas da Shishita.

Fomos de ferias e daqui a dias partimos outra vez mais uns dias... se nos condicionasse-mos com isso não tínhamos ido a lado nenhum este ano.

Tiveram 3 dias sem receber alimentação nenhuma (os peixes todos), de +50 alevins passaram a +/-9 - neste momento só coloco comida congelada e grindal, mas com os Marginatus pouco ou nada sobra ou cai no fundo...

Pelo o que vejo alimentam-se de micro vermes presentes nas folhas e nhacas do tronco...

 

Se houver proxima, e espero que hajam, vou ajudar. esta ficou mesmo ao deus dará.

Era bom ficarmos com 2/3 exemplares no fim.... mas sem expectativas (muito altas) hehe

 

Obrigada

Editado por Claire
  • Votar + 1

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas Claire e Gordinni,

 

parabéns pelos Shishitas!

como corre tudo? há tempo que nao sei nada de vocês :D

ainda temos que encontrar o dia para combinar, encontraram já uma fêmea??

 

abraço,

 

Pol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Claire e Gordinni,

 

parabéns pelos Shishitas!

como corre tudo? há tempo que nao sei nada de vocês :D

ainda temos que encontrar o dia para combinar, encontraram já uma fêmea??

 

abraço,

 

Pol

 

Boas Pol,

 

Já te tinha deixado uma MP se calhar não associas-te pedi a Administração para trocar o meu nick ''Gordinni'' por Nuno M.

 

Por aqui esta tudo a andar a primeira postura de Shishitas não durou muito, mas em principio estamos com outra em mãos que vamos tentar que vá para a frente.

Continuamos a espera de uma ou duas fêmeas ai da tua criação temos de combinar ir ai ver os pequenotes ...

 

Quando puderes diz coisas.

 

Um abraço, Nuno M.

Cumprimentos, Nuno Matos

 

Os meus projetos:

Crystal River Shore - AQUASCAPING

Rain Forest - CICLÍDEOS AMERICANOS E ASIÁTICOS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais