Água Turva


Kosuta

Recommended Posts

Olá a todos.

 

Voltei recentemente a este mundo a aquariofilia e montei um aquário de 180L à cerca de 12dias. #cool

 

À uns dias atrás coloquei um tronco que tinha de outras andanças (dei-lhe os devidos tratamentos de fervura) e fiquei com o aquário completamente turvo, tipo chá. :bad-words:

 

Como o tronco não era vital ao meu layout, decidi retirá-lo, mas a água continua bastante turva. Já realizei duas TPA (total 50L) mas continua tudo negro :cry:

 

 

Venho-vos pedir ajuda para resolver este problema sem o recurso a filtros UV. help

 

Obrigado,

Sérgio Costa

 

Ps: resolvi curtir um pouco com os icons banana rock

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Luís, vou carregar o meu filtro com um disco de carvão activo para acelerar o processo.

 

Mas tenho uma dúvida acerca das TPA.

O pH da minha canalização ronda os 7.8.

Estou neste momento no meu aquário com pH a 7.3 e kH 3, e estou a usar em gerador de CO2 da Hailea

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=62102

 

O meu objectivo é baixar o pH para níveis mais baixos (pH7) para depois conseguir introduzir um valente cardume de Tetras Cardinal ("Paracheirodon axelrodi") :cry: e ter um bom índice de CO2 na água para as plantas.

 

Quando faço as TPA aqueço a água com uma resistência e coloco "JLB Biotopol" para condicionar a água, mas não faço nada em relação ao pH.

Devido à falta de efeito tampão (kH baixo) no fim de cada TPA o pH volta novamente para valores que rondam os 7.5. banana rock

 

Sei que o problema passa pelo aquário ser muito novo e da sua química ainda não estar estável, mas gostaria de saber se quando se faz TPA se existe algum truque ou mezinha para solucionar estas variações. :bad-words:

 

Obrigado,

Sérgio Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes sempre colocar o tronco numa bacia e ir trocando a água para sair menos chá e depois colocas o tronco no aqua. Acabas por baixar o pH muito facilmente.

 

Mas se estás assim com tanta pressa, não auguro nada de bom:

"Obrigado Luís, vou carregar o meu filtro com um disco de carvão activo para acelerar o processo." - é, vais no bom caminho, quereres APRESSAR as coisas....

 

"Quando faço as TPA aqueço a água com uma resistência e coloco "JLB Biotopol" para condicionar a água, mas não faço nada em relação ao pH." - muito trabalho, muito gasto desnecessário.

 

Eu cá faço como um membro que certa vez li aqui: "desde que os peixes não fiquem com os olhos baços por causa do cloro, levam sempre com água directa da torneira."

 

Nestas andanças, a paciência além de ser uma virtude, poupa-te muitos desgostos, trabalho e €uros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso estou a ir com calma desta vez.

Quando tive aquários em tempos cometi muitos erros estúpidos :) , como comprar logo um monte de peixes e plantas no início... e como já sabemos, as consequências foram bastante trágicas... morte de peixes e plantas, algas, etc.

 

A minha urgência em resolver este "chá turvo" é que já não consigo ver mais de 10cm para dentro do aquário. E com este nível de opacidade da água não prevejo um final feliz para as plantas que já tenho. :)

 

Mas como sugeres krushandkill, este hobby é para se levar com calma ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o tronco não for muito grande coloca-o no reservatório do autoclismo. Daqui a uns tempos deixa de escurecer a água.

Em relação ao ph, eu preferia escolher uns peixes mais adequados ao ph da água que tens acesso. Mas se fizeres mesmo questão, turfa e troncos baixam-te o ph naturalemente, mas costumam acastanhar um pouco a água. As tpa´s podes usar um produto para baixar o ph. Mas a longo prazo sai caro. Ou então teres um recipiente onde deixas água a repousar com troncos lá dentro...

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João grande dica :P

 

Ainda não me tinha lembrado dessa do autoclismo, e assim ainda vais poupando uns litros nas descargas :D

 

 

Estive a ver nos produtos da JBL, eles têm dois químicos o "Tropol" e o "Clearol" para tornar a água mais cristalina.

Não sou muito adepto de químicos, mas como a situação não está a melhorar, pelo contrário :blush: (e o tronco já não está dentro do aquário à 4 dias) gostaria da vossa opinião e ajuda em relação a estes químicos (ou de outras marcas).

Editado por Kosuta
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se montas-te o aquário á 12 dias, ainda não deves ter muitos peixes. Retira os peixes e depois faz uma troca total da água. Vai-te voltar quase á estaca zero no ciclo, mas ficas logo despachado. Atenção quando voltares a colocar os peixes para fazeres uma boa aclimatização.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, realmente ainda só tenho um Espada Fêmea (Xiphophorus hellerii) e um casal de Mollys (Poecilia Latipinna).

Nesta montagem já tive uma baixa, o par do Espada Fêmea e uma pequena ninhada de Mollys que foram devorados de um dia para o outro :D

 

Se calhar em vez de gastar dinheiro em químicos e andar a arrastar este problema, mais vale fazer uma muda de água total, mesmo assim não se perde tudo, pois já devo ter a colonia de bactérias instalada no filtro externo.

 

Vou dormir (literalmente) sobre o assunto :blush:

 

Obrigado a todos pela ajuda :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Resolvi tirar todas a pedras e troncos de dentro do aquário e voltei a ferver tudo.

Agora tenho a certeza que foi aquele maldito tronco que me tingiu a água toda :?

 

Também fiz uma TPA de 50%

Já consigo ver o fundo do aquário :P mas mesmo assim ainda não está a 100%

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.