Por onde começar ?


Ricardo Alexandre

Recommended Posts

Bem, com esta discussão também fiquei um pouco sem saber qual a linha que separa um HT de um LT. Uma coisa eu sei, tenho o meu cubo na área dos LT e tenho algum trabalho de manutenção semanal. Não sei se porque gosto de andar à volta dele, se porque precisa mesmo. mas estou a tirar um prazer enorme nisso

 

Ontem adquiri um kit de CO2. E agora? Passou a HT? É que prevejo o mesmo tempo de manutenção que tinha antes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Achas que preparação desses sacos maravilhosos de terra, são produzidos com baixa tecnologia envolvida no processo de fabrico?

Ou devemos ignorar esse facto e porque vem num saco já podemos chamar low tec?

 

Se vamos começar a discutir o processo de fabrico então é tudo high tech, desde os substratos até aos filtros, termostatos, calhas e por aí fora...não percebi onde queres chegar!

 

Quando falas num "ritmo inferior", falas num ritmo natural, não é?

 

Não, não estou a falar num ritmo natural, estou a falar num ritmo inferior, o termo "natural" é muito usado na aquariofilia a propósito de tudo e nada, mesmo o termo "nature aquarium" nada tem a ver com aquilo que encontramos realmente na natureza!

 

 

Achas que se deve falar num aquario hi tech apartir da utilização de co2?

Num outro exemplo, temos um aquario sem co2. Este aquario tem uma calha de luz (led, ou não, tanto faz) que progressivamente ao longo de um determinado horario (especificado pelo dono), simula o aumento da intensidade e diminuição de luz (e vamos excluir a cor da luz projectada). Simulando o ciclo de luz de um dia. Não deve ser considerado hi tech?

 

Não foi isso que eu escrevi! Para mim a diferença entre um e outro não tem a ver com co2 mas sim com a quantidade que colocamos, serve para o co2 como para o resto dos factores Mas volto a frisar, é apenas a minha opinião! Podes ter um aquário todo equipado com o melhor equipamento produzido e ao reduzires ao mínimo o seu desenvolvimento tudo vai crescer devagarinho igual a um aquário com menos/pior equipamento!

 

 

Aqui estamos a discutir opiniões pessoais logo vai haver diferenças, mas aquilo que acho que António quis dizer no que concerne à iluminação foi que o que faz um LT vs um HT é o que "dás" ao sistema e não o material que adquires, ou seja podes ter uma iluminação xpto e no entanto forneceres pouco ou comprares umas mais simples e dares aquilo que a calha dá, que o resultado é semelhante.

 

Exactamente Vasco.

 

A discussão está excelente mas acho que o Ricardo deve estar cada vez mais confuso e indeciso...

 

Talvez sim, se calhar o melhor seria passar esta parte para outro tópico, o que acham? Decide o Ricardo? :)

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que estamos a confundir as coisas....

 

Na minha opinião é melhor falarmos em plantas de pouca, média ou muita exigência.

De acordo com tal exigência teremos de combinar o tipo de luz, optar ou não por um determinado sistema de CO2, tipo(s) de substrato(s) etc.

 

Eu posso ter um aquário com plantas pouco exigentes e tê-lo equipado com vários acessórios tecnológicos, tal como posso ter um aquário com plantas exigentes e ter apenas o suficiente para que estas se desenvolvam.

 

Cabe também ao autor deste tópico saber o que quer e fazer a sua própria pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

António, se usarmos o termo hi tech, devemos ter em atenção a quem o criou (salgados) e o que significa, na minha modesta opinião.

Hi tech por definição, tem haver com o nível de tecnologia usada, para que o aquário a funcione, seja ela mecânica (filtro, luzes, etc..) ou em componentes (terras, fertilizantes, bactérias, etc).

Antes (há muitos anos) da industria colocar dentro de sacos as maravilhosas terras, fertilizantes e pozinhos e liquidos mágicos, os hobistas também tinham plantas no aquário e cresciam de forma "natural" sem a necessidade de introduzir "hormonas" para acelerar o processo de crescimento, como animais numa farm.

As coisas demoravam o seu tempo é um facto e hoje em dia esperar 1 mês para fazer o ciclo é um sacrifício para alguns. Adquirir esses produtos é basicamente comprar tempo.

Não acho que seja uma questão de opinião pessoal, porque não é sensato ignorar a tecnologia por trás dos sacos, frascos e afins.

Editado por NGE
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.