(Brain storm)Que aquário criar? Vocês é que escolhem!


Tugz

Recommended Posts

Ola a todos!

 

Ando indeciso, ao longo dos anos na aquariofilia já tive um pouco de tudo.

 

Neste momento tenho ali o móvel num canto e um aquário de 120cms (240l) a chegar para encher.

 

Tenho 3 ancistrus para colocar lá dentro bem como anubias e imenso musgo e camarões red Cherry.

 

Agora a grande questão é, se fossem vocês que peixes colocariam?

 

Eu já pensei fazer um aquário de ciclídeos, já pensei meter lá dentro óscares (já tive um em tempos mas saltou no antigo aquário destapado), já pensei meter os camarões e meter so tetras pequenos para não ficar sem a colonia dos camarões. (Tenho um aquário de 40 litros completamente cheio de camarões e de musgo ate acima)

 

Para já estava inclinado para fazer algo que levasse tetras pequenos para poder meter os camarões juntos. A questão é, que peixe de médio tamanho e de natação relativamente lenta posso colocar para ser a estrela do aquário?

 

Podem dar as idéias que respondem as perguntas ou outras que eu não sou obrigado a meter os camarões neste aquário e posso fazer algo completamente diferente!

Escalares já tive e para já não quero ter de novo. Discus nunca tive, mas nunca tive interesse para ser franco.

 

Andei a pensar em anabantideos para estrela do aquário.

 

Em termos de filtragem tenho para qualquer sistema, tenho 1200l\hora numa externo com 10 litros de matérias filtrantes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Ora aqui está um projeto que pode ser realmente interessante! Diz-me uma coisa, quais são as medidas?

Se fosse eu, ia para um Óscar ou um biótopo para uma colónia de Apistogrammas ou Dicrossus...

Se não conheceres, lê o "Projeto Outono" do Nuno Prazeres. Se pudesse, faria algo assim mas apenas com uma espécie de cardume (uns Nannostomus ou Carnagiella strigata), uma colónia de 6 apistos e bastantes locarídeos. Ainda farei isso um dia. Fica a ideia.

Não gosto muito de ver aquários dos lagos africanos, mas isso sou eu.

Um biótopo asiático seria extremamente interessante e original (e igualmente trabalhoso no que toca a obter informação).

Cumprimentos

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha quem voltou! :)

 

Por mim era com apistos e um cardume jeitoso de nanostomus, dá uma espreita neste tópico:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=215405&page=2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já tive um biótopo asiático, ou uma especie de biótopo... Mas realmente poderia ser interessante...

 

Dessa forma o musgo de java e os red cherrys ficavam na perfeição.. Umas Rasboras harlequins como cardume, mas os ancistrus e as anubias que tenho já ficavam de fora...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, ando mesmo indeciso.

 

Primeiro, não ta fácil comprar podas de plantas Low tech a malta, depois ia meter areão preto, mas depois fiquei indeciso. A akadama dá um ar mais Natural, pelo que estou a pensar se não vou preferir meter isso.

 

Alguem sabe onde se vende isso ?

Tenho aqui uns restos duma antiga montagem, mas não chega para 120x40

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arranjei meia hora e fui a procura de troncos ali atrás.

Fiz agora esta ligeira composição, é possível que vá ficar algo deste género.

 

Com a composição de plantas nas laterais e entre as rochas (que se for colocar assim serão muitas mais naturalmente) e o centro a ficar livre de plantas, apenas com alguns apontamentos de musgo.

 

Para pequenos caracideos e camarões acho que é o habitat mais correto. Mas ainda vou repensar se não coloco madeiras mais grossas e esqueço esta ideia.


14536750_1205546952830769_234058217_o.jp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

14489689_1205569102828554_1504710120_o.j


Estive a limpar mais um galho.

 

Ao juntar tudo do lado esquerdo dá um ar mais imponente á composição.

 

Acho que aquilo tudo cheio de plantas, pode ser uma surpresa agradavel

 

Não sei, preciso de opinioes.

 

E de tempo, amanha ja vou ter outra opinao, nunca se deve definir um layout num dia so, deve-se ver com vários dias para se limpar os olhos....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto bastante do segundo layout. Umas plantas, mais uns seixos (acho que continuarem até perto de meio do comprimento e em tamanhos decrescentes terás uma composição mais equilibrada...) e fica no ponto. Mas isso pede um cardume bem grande. Quais são as medidas do aquário?

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

120x40x50

 

Sim isto vai ser para levar um cardume grande de coisinhas pequenas, e camaroes red cherry

 

e se o pessoal colaborar, o que está dificil, vai ser para encher de plantas. o problema é que eu agora nao tenho nada so musgo de java lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas eu compro, nao ha é nada, só quero plantas low tech ta dificil. ando a chatear as pessoas uma a uma :P

 

opinem sobre o layout, eu nao sei nao ta decidido.

 

o areao vai ser akadama.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para mim ia sem dúvida para o triangular. Manda mais cenário ;)

 

Já equacionaste usar leca ou argila expandida em vez da akadama? Tenho lido que a akadama se desfaz com o tempo e a leca aguenta-se.

Editado por Gonçalo84
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas eu compro, nao ha é nada, só quero plantas low tech ta dificil. ando a chatear as pessoas uma a uma

 

opinem sobre o layout, eu nao sei nao ta decidido.

 

o areao vai ser akadama.

Já falaste com a Aquahobby sobre plantas?

Têm lá muita variedade e são muito prestáveis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso compra-se em aki's, leroy's floristas etc... +/- 5 euros 50 litros. Se a ferveres ou a deixares de molho uns dias grande parte afunda (segundo ouvi dizer) e as que não afundarem podes usar como media filtrante.

 

Mas também podes só usar para fazer enchimento para declives dentro de uma meia de senhora. E pores então um areã / substrato por cima.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epah, mesmo assim acho que vou para a akadama

 

Arranjei a double red line, 28 kgs entregue em casa a 45 euros.

 

Mas amanha vou ver como ta no museu do bonsai o preço mas nao deve estar mais barato.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É isso, é o que estou a pensar fazer, mas amanha vou ver de troncos mais expressivos! De qualquer modo a chave deste aquário é as plantas.

 

Neste momento procuro

 

Tennelus

polysperma

uma echinodorus ozelot green ou outra echinodorus mediana

e uma higrophyla de folhas grossas que em tempo tive mas ja nao sei o nome


Se alguém tiver é só dizer, eu compro baratinho ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É isso, é o que estou a pensar fazer, mas amanha vou ver de troncos mais expressivos! De qualquer modo a chave deste aquário é as plantas.

 

Neste momento procuro

 

Tennelus

polysperma

uma echinodorus ozelot green ou outra echinodorus mediana

e uma higrophyla de folhas grossas que em tempo tive mas ja nao sei o nome

Se alguém tiver é só dizer, eu compro baratinho ;)

 

Mete na secção de procura que tens mais respostas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

14489753_1208026949249436_1728288798_o.j
14522369_1208026825916115_1864292627_o.j
14571886_1208026855916112_1931591417_o.j

De realçar a qualidade da raiz do lado esquerdo, super detalhada. Tem imenso potencial para aquascaping num aquário mais pequeno seria um luxo como peça central.

 

Infelizmente ela tem 70 cms de altura e vou ter de a aparar na parte de cima porque o meu aquário tem tampa, mas ficaria espectacular a sair do aquario para fora


naquela área central quero colocar uma equinodorus ozelot green ou red, e atras vai ficar a ludwigia (vermelha) que já aqui tenho.

 

Depois tudo a volta vai ser colocado com diversas plantas e os troncos vao ser detalhados com um musgo que aqui tenho sem ser o normal de java.

 

ainda tenho mais um tronco com uma anubia agarrada (com varios anos mas em muito mau estado), que vou cortar para colocar por ali, e tenho mais alguns pedaços de videira de molho para colocar musgo e espalhar por cima das pedras.

 

Tenho um alguidar cheio de seixos para detalhar depois melhor o layout, e gosto destes seixos porque fazem o contraste com a akadama, especialmente quando ficam com alguma sujidade com o tempo no aquário.


Aquele galho quase horizontal na parte superior vai ser redirecionado e provavelmente vou encurtar, se não tiver de sair devido ao aquário apenas ter 50 cms de altura

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.