Fluval Edge 23L - The Hat Trick


Djuganight

Recommended Posts

Boas,

 

A temperatura está boa assim não é exagerado, no meu caso subi até aos 28/29 para facilitar o ciclo do azoto, as bactérias a 30º estarão no seu auge.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

temperatura acho que nao tem nada haver com aparecimento de algas.

99% dos casos de algas é por causa do co2 que nao é constante.

 

Sobre a temperatura podes ter a 26 sim mas se tas a fazer o ciclo podes subir ainda mais, quando fores a colocar peixes colocas a 25 e deixas tar sempre.

Se a tua ideia é por camaroes ou peixes para combater as algas no inicio deves sempre manter a 24/25º, o ciclo é feito na mesma e os peixes nao sofrem tanto por causa da temperatura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Deixo aqui umas fotos para actualização da evolução:

 

IMG_20160412_175954_zpswqvquglx.jpg

IMG_20160412_180011_zpsi5qaxhs3.jpg

IMG_20160412_180022_zpsrwvhleej.jpg

IMG_20160412_180025_zps938prbxu.jpg

IMG_20160413_172233_zpsvm5upymi.jpg

IMG_20160413_172251_zpstyvlk7gy.jpg

IMG_20160413_172256_zpsz3ojta6l.jpg

IMG_20160413_172323_zpskzrkfkqu.jpg

IMG_20160413_172316_zpsf3kpqgbf.jpg

IMG_20160413_172305_zpsyvw7klr6.jpg

 

 

Hoje introduzi uma plantas novas (lista no 1º post) provenientes de um colega aqui do fórum. Não menciono o nome pois não pedi autorização para fazê-lo, como tal o próprio que se acuse se quiserPlantinhas vieram perfeitas e mesmo a calhar, obrigadão mesmo.

Como vou fazer uma parede de musgo, plantei-as sem me preocupar se ficariam ali definitivamente.

Entretanto aproveitei um pouco da Cuba da anterior montagem e preenchi alguns espacinhos vazios mais atrás.

 

Agora, tenho o drop checker na parede lateral, aumentei o fluxo de co2 para 1 bolha a cada 3 segundos e mesmo assim não há meio do liquido ficar verde....

Editado por Djuganight
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Uma dúvida. Deve-se fertilizar desde o primeiro dia ou deve-se esperar algum tempo?

De acordo com o plano da Tropica, só se introduz o fertilizante na terceira semana e em dose reduzida, aumentando gradualmente.

Estou na dúvida do contexto que utilizaram para sustentar esta sugestão...

Cumps

Editado por Djuganight
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posso-te dizer que essa planta nao é difícil MAS....ela gosta de luz, a minha sem luz ela nao ficava presa, aprodecia e tudo.

CO2 tambem é algo que ajude, e talvez o ferro tenha algo a haver com isso.

 

Como vai a luz e nutrientes?co2?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E nutrientes?

como ta o co2?

 

A mim sempre me disseram que luzes de origem sao uma bosta, mais vale comprar novas mas como n conheço esse aquario n te posso confirmar.

O DP como ta?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim as luzes de origem são uma autêntica calamidade, por isso tenho uma calha de leds, conforme link no 1° post. Ficou mil vezes melhor, mas acho que uma calha com a largura do aquário ainda ficava ainda melhor.

 

Entretanto depois de muito ler, encontrei uma informação que se prende com o co2.

O co2 perde eficácia se a água for movimentada em excesso, pois acaba por ser dissolver ou algo do género.

O meu difusor está mesmo por baixo da queda de água como tal aquilo é um autêntico remoinho de bolhas de co2. Julguei que esta movimentação até fosse benéfica, mas aparentemente é precisamente o oposto.

 

A temperatura é tb bastante importante para as plantas e eu tinha isto sem termostato a aguardar a chegada do novo desde o dia da montagem. Grande erro!!!

 

Então o que fiz. Hoje por volta das 13:00, reduzi o caudal do filtro para o mínimo e meti o termostato.

Como o termostato estava no tanque provisório com a fauna, aproveitei e passei as gambas, os caracóis e os 2 limpa vidros, para o aquário.

Quando cheguei à pouco a casa, estava tudo cheio de pearling e finalmente o dropchecker está verde.

 

Portanto, om simples facto de reduzir o caudal do filtro e ajustar a temperatura da água teve um impacto significativamente positivo em poucas horas.

 

Lembram-se dos caules das Reineckii que plantei só por plantar não acreditando que vingassem? Já lá vão nascendo folhinhas em quase todos. Parece que se vai safar ;)

 

Neste momento ainda só estou a dar 6 horas de luz. Estou a seguir o plano da Tropica, mas já me desviei ao começar a fertilizar.

 

Parece estar mais ou menos orientado, por enquanto....

 

À é verdade, já à algum tempo que namorava o Seachem Purigen. Andava com uma vontade louca para testar aquilo que acabei por comprar. Vai para o lugar do filtro de carvão, que tb já obteve guia de marcha do meu aquário.

Editado por Djuganight
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bem já dá gosto ver que andas sempre em cima do acontecimento ;)

 

De facto as horas de luz que tinhas inicialmente na outra montagem eram mesmo demasiadas e desconfio que fosse isso que te disparasse a bomba de algas, agora nas 6 horas que tens a meu ver é o indicado para já, não sabia que tinhas a hipótese de reduzires caudal com esse filtro, como fizeste tens algo para afinar isso ou colocaste uma torneira para poderes fechar um pouco?

 

Em relação à fertilização, é melhor não dares já, quando fizer 1 mês começas a dar metade da dose que te recomendei, ou seja, 2,5ml/dia durante 1 mês depois podes passar aos 5ml/dia mas sempre em sintonia com as tpa's.

 

Só para veres na última semana por não ter tido tempo não fiz a habitual tpa do sábado (a mais importante) e esta semana o verdete ganhou terreno nos vidros que nem imaginas :ohmy: basta um descuido e pumba ficas com o aquário em modo sportinguista! lol

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá, fogo, aquário em modo lagarto está fora de questão.

 

Comecei a fertilizar porque sinto que as plantas começavam a ressentir-se. Podia ser da temperatura da água ou da falta de nutrientes, não sei. Como não tenho uma base de substrato fértil para dar um empurrãozinho neste período inicial, optei por iniciar a fertilização.

Não quis começar de forma muito agressiva, como tal não estou a fazer a fertilizaçao ei para já. Comecei por aplicar o Tropica Premium Fertilizer que aqui tinha para ir de mansinho.

 

Quanto ao filtro, estes Aquaclear podes regular o caudal. É um sistema patenteado deles.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu caso é porque tenho o nível da água quase ao nível da cascata, o que provoca ligeira ondulação da superfície.

É o que pretendo no meu caso, visto estar a trabalhar em conjunto com um Eheim 2213 com lily pipes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem por isso. É bastante silencioso. Barulho fazem as tomadas temporizadoras. Começam por nem se ouvir e passado 1 semana estão a fazer um cagaçal que não se pode. Já vou na terceira tomada.

Resultado, já substituí uma delas por uma tomada inteligente Orvibo S20 e estou a aguardar a chegada de mais uma da China, para substituir a outra.

 

Entretanto chegou o Seachem Purigen e já apliquei no filtro.

Vamos lá ver se isto faz magia.

Para já não gostei do facto de mesmo depois de ter passado por água, está a mandar as bolinhas brancas para o aquário como podem ver pela foto. Ao vivo nota-se muito pois até parece que são fluorescentes

 

IMG_20160421_125937_zpsoskw3z7y_edit_146

 

IMG_20160421_132028_zpsdqg22wkg.jpg

 

 

 

 

Aproveito para deixar uma foto da Reineckii a renascer das cinzas, ali no meio em cima

 

IMG_20160421_133811_zps6peiwiw3.jpg

 

 

 

 

Sabem onde posso contar uma coisa destas mas pequena. Esta tem 25cm, acho, e é um strees conseguir fazer alguma coisa no meu aquário

IMG_20160421_132050_zpspkiksbwi.jpg

Editado por Djuganight
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje desliguei o filtro e quando o voltei a ligar foram projectadas carradas de bolinhas brancas do purigen. Saquei tudo cá para fora e reparei que a saqueta tem um buraquinho na lateral. Resultado fui-me às meias de vidro da Maria e meti a saqueta dentro de um pedaço de meia.

Não é como vou sacar as bolinhas do fundo o aquário. Aspirar está fora de questão pois por enquanto as plantas soltam-se facilmente.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hummm, pois fizeste muito bem. Bem me estava a parecer que isso estava era roto!

Sabes que isso regenera com lavagens periódicas ? Dura-te uma série de tempo.

 

Saudações sportinguistas, Lol.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje a fazer depois da TPA estou a limpar os vidros do aquário por fora e não é que me deparo com um caracol minúsculo. Nem consigo tirar foto com o TLM.

 

É mesmo uma coisa pequena parece um grão de areia. É normal e o que lhe faço?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.