Fluval Edge 23L - The Hat Trick


Djuganight

Recommended Posts

Boas,



Aqui vai a 3ª tentativa neste pequeno aquário e com uma extrema dificuldade acrescida de manuseio.



Hardware


- Fluval Edge 23L


- Iluminação de origem 6w e 21 leds (18 brancos + 3 azuis)


- Calha led "aftermarket"


- Filtro Aquaclear 20


- Matérias filtrantes (esponja + carvão activado + cerâmicas)


- Termostato Marina 50w


- Kit Co2 ISTA com garrafa de 500ml + Redutor c/ válvula solenoide "aftermarket"



Decoração


- Substrato Tropica Aquarium Soil


- Pedras Dragon Stone



Aditivos


- Nutrafin Cycle


- Nutrafin Aqua Plus


- Fertilização EI



Flora


- Alternanthera reineckii 'Mini'





- Pogostemon helferi


Flora actualizada a 13/04/2016









Fotos

IMG_20160409_091609_zpscjt00uvp.jpg

IMG_20160409_141714_zpsvhqhzvfz.jpg

IMG_20160409_154013_zpsje6g67mq.jpg

IMG_20160409_154230_zpswo0is31r.jpg

IMG_20160409_155632_zpspddcjbwg.jpg


Editado por Djuganight
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

100% de água nova sem aproveitamento da anterior montagem.

A Alternanthera reineckii 'Mini' aproveitei só os caules. Vamos lá ver se pega....

O substrato da Tropica é mesmo bom no que diz respeito à plantação. É super super fácil de plantar. Até se sente a porosidade das bolas, tipo lixa e as plantas ficam presas sem qualquer esforço.

 

Está actualmente com água fria pois o termostato está no tanque provisório onde está a fauna.

Posso manter com água fria ou as plantas vão ressentir-se, agora ou depois quando meter o termostato?

Editado por Djuganight
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Djuganight, nota-se sem duvida uma boa evolução! gosto do layout, apenas acho a pedra traseira com o musgo desenquadrado. Gosto das plantas que escolhes-te, apenas acho que falta uma planta de caula no plano traseiro em vez da reineki, talvez uma rotala ou do genero.

 

Tas num bom caminho.

 

Abc

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Eu concordo. Também não gosto mesmo de ver o musgo ali.

Mas tenho muito musgo Christmas que estava a ficar muito bonito, que gosto bastante e como o canto estava vazio preenchi-o de qualquer forma. Não sei o que fazer ao christmas que tenho aqui...

 

Tenho os 2 cantos traseiros vazios, quer dizer, provisoriamente preenchidos, mas a aguardar soluções.

São 2 locais de pouca luz e onde gostava de colocar plantas de caule, altas, para criar uma parede que ajudará não só a disfarçar o vidro mas tb no combate às algas através da absorção de nutrientes.

Sugestões para plantas de pouca luz, gostem de nutrientes e cresçam uns 20cm?

 

Por traz das pedras e ao lado da Reineckii está a Ammania Bonsai (rotala) ;)

 

Abraço

Editado por Djuganight
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Foxtail e elodea, crescem na vertical.

Hygrophila difformis cresce para todo o lado.

 

A última absorve mais nutrientes, mas é rebelde no seu aspecto.

 

Acho que já aconselhei uns dois ouu três pés de limnobium laevigatum.

 

Cumps

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas José,

Não está a ser fácil encontrar a Hygrophila Difformis é a minha dúvida é também se é planta que aceita pouca luz pois a parte traseira do meu aquário é mais deficiente em iluminação.

 

A limnobium laevigatum é uma planta de superfície que fica a flutuar e o meu aquário é fechado...

 

Quanto à luz, tenho das 13:00 às 21:00 e tenho o CO2 das 12:30 às 20:30, c/ um fluxo de 1 bolha a cada 5 segundos.

No outro tópico mencionei 5 b/s mas erradamente, e só agora me apercebi do erro e do abuso que seria :)

Quanto ao horário, optei por este para ter as 8 horas dentro de um período em que e os miúdos possamos usufruir do aquário.

Espero que esteja a fazer tudo mais ou menos e sem desequilíbrios desta vez

 

Cumps

Editado por Djuganight
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto á Limnobium não era tanto pelo efeito estético quando vista de cima, mas porque absorve alguns nitratos da coluna de água e serve de refúgio aos alevins, além de proporcionar alguma sombra a algum peixe que dela queira usufruir.

Mas olha que quando vista lateralmente as suas raízes dão um efeito engraçado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

porque n usas uma rede e metes la o musgo todo e colocas tudo atras no aquario?

ficavas com uma parede de musgo visto que gostas dele

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes colar o musgo mas eu n sei se cola super 3 dá para isso, sei que tem de ter uma propriedade qualquer para o fazer mal no aquario.

Por isso eu atava, ou esperas que alguem te diga se podes pois ja nao tou dentro disso, mas com rede de pesca na rede depois nao se ve nada, talvez ate fique melhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vais a uma loja de bricolagem e tem la umas de plástico que sao mesmo boas para isso ou entao nos chineses... tem sempre

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que há umas redes plásticas que se vendem a metro nos aki e companhia. Na zona da jardinagem. A supercola podes usar á vontade mas de preferência a em gel. No entanto para uma parede de musgo o melhor é fio de pesca, dás muitas voltas, podas tudo o que fica solto e assim a parede vai ficar com um aspecto mais compacto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim claro, não tem nada que saber. Neste caso a papinha está toda feita com a única desvantagem de ter que estar 1 mês à espera.

Mas é só uma ideia para quem não tem muita paciência para andar de um lado para o outro à procura das coisas. Tipo eu. Adoro o comodismo proporcionado pela internet, além de na maior parte das vezes ser bem mais barato....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fui ao chinês e a uma drogaria e só esta ultima é que tinha e era em uma malha em metal.

Não tenho tempo para andar às voltas à procura disto como tal encomendei o tal kit.

 

Vou seguir o plano da Tropica, portanto hoje sendo o dia 3, deverei fazer uma TPA 50% e preferencialmente introduzir uns camarões amano e caracóis para controlo de algas como tenho o aqua sem termostato vou fazer só a TPA, mas continuo da dúvida se as plantas de aguentarão com a água fria...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já mandei vir um da Aquael EasyHeater. Andava de olho nele a algum tempo e só andava à procura de uma desculpa para o comprar. Vai demorar uns 8 dias úteis a chegar.

Os chineses não têm e na loja de animais custa de €15 para cima.

Fingers Crossed...

 

Hoje na primeira tpa já percebi outro erro. Não devia ter colocado tanto substrato, quando não usei nenhum substrato fértil.... O aquário ficou mesmo com muito menos água do que tinha anteriormente.

Podia ter posto 2ou 3 cm de altura mas andei com o stress dos 2 substratos durante tanto tempo que acabei por cometer outro erro. Tal não era a vontade de não deixar o substrato de baixo vir à superfície... Dassssss

Editado por Djuganight
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens bom remedio, pegas na mangueira e aspiras o que queres, se alguma planta se soltar voltas a plantar. simples

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois já pensei nisso. Atrás até daria para fazer bem na parte de trás que está sem plantas, mas na frente tenho a Monte Carlo, logo não ia ser nada bonito... Lol

Vou tentar dar um jeitinho na próxima TPA, sábado.

 

Hoje é o dia 3 da montagem como tal e de acordo com plano que estou a seguir, fiz a TPA do que era suposto ser 50%, e foi aí que me apercebi que devo ter tirado bem próximo de 80% de água...

 

Quanto às horas de luz e corrigindo a informação que coloquei anteriormente, o aquário está atuante com 6 horas de luz, das 13:00 às 19:00.

Depois das 3 semanas vou começar a aumentar gradualmente até chegar às 8 horas. Não vou dar mais do que 8 horas.

 

En relação à temperatura, o que é que recomendam?

Antes tinha isto nos 26°, mas é capaz de ser exagerado e julgo que as altas temperaturas são tb uma das causas para o aparecimento das algas...

Editado por Djuganight
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.