Olá! Outro novato...


Recommended Posts

 

Oi! É assim, já tenho o aqua (80x35x40), com 2x Power-Glo de 20W ( são 1400 lumens penso eu), um tronco girinho e um termostato. Isto é tudo em segunda mão exceto as lâmpadas que são novas pois as anteriores já não estavam a funcionar.

 

Como tal preciso de todo o hardscape e preciso de um filtro novo.

 

O filtro estava a pensar ir para um Eheim 250.

 

Para o substrato estava a pensar em Aqua Soil+Plant Growth da Tropica.

 

Agora falta-me as rochas bonitinhas para ornamentar isto tudo. Eu pensei em Xisto ou Basalto de cores escuras. Mas estou com dificuldades em encontrar pedra barata. ahah E as lojas de animais daqui da terrinha só vendem plástico como era de esperar. =(

 

Ok pessoal, acho que vou para Aqua Soil + Plant Growth da Tropica então. Uma coisa que reparei é que parece que Plant Growth e' de cor castanha mas o Aqua Soil é de cor preta. Eles não se acabam por misturar um bocado? A minha questão e' se acaba por ficar "feio" ter a mistura de substratos, ou não se nota nada?

Boas Tiago,

vamos lá então:

os substratos tropica é fixe,nada a dizer quanto a isso...

coloca o plant growth(1cm altura) por baixo e soil por cima(2/3cms)...

o filtro ehein 250 há opiniões divergentes,mas a minha é:"são à prova de bala" não opto para mim por mais nenhum tipo/marca só variam as litragens...

rochas... quanto estás a pensar gastar?ou preferias apanhar(se for esta a opção então vai a baleia em Peniche encontras de tudo)?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por isso geralmente se aconselha só o Soil e não o fértil. Para poderes mexer e remexer à vontade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tiago,

vamos lá então:

os substratos tropica é fixe,nada a dizer quanto a isso...

coloca o plant growth(1cm altura) por baixo e soil por cima(2/3cms)...

o filtro ehein 250 há opiniões divergentes,mas a minha é:"são à prova de bala" não opto para mim por mais nenhum tipo/marca só variam as litragens...

rochas... quanto estás a pensar gastar?ou preferias apanhar(se for esta a opção então vai a baleia em Peniche encontras de tudo)?

 

Cumps

 

 

Estava a pensar gastar o mínimo possível. ahah

 

Sei que não é grande resposta, obviamente toda a gente tenta gastar o mínimo possível, mas já estou no limite do orçamento com o filtro e o substrato.

 

Sobre passar por Peniche e apanhar umas quantas rochas isso não seria problema, soubesse eu o identificar o que apanhar e depois efetuar o tratamento necessário.

 

Se for pela via da compra o que seria aconselhável?

Por isso geralmente se aconselha só o Soil e não o fértil. Para poderes mexer e remexer à vontade.

 

Entendo. Mas e as plantas safam-se sem fértil? Ou tenho que adicionar fertilizantes líquidos? Porque isso dos fertilizantes líquidos parece-me bem caro. :sad2:

Editado por Tiago Silva_49650
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Estava a pensar gastar o mínimo possível. ahah

 

Sei que não é grande resposta, obviamente toda a gente tenta gastar o mínimo possível, mas já estou no limite do orçamento com o filtro e o substrato.

 

Sobre passar por Peniche e apanhar umas quantas rochas isso não seria problema, soubesse eu o identificar o que apanhar e depois efetuar o tratamento necessário.

 

Se for pela via da compra o que seria aconselhável?

 

Entendo. Mas e as plantas safam-se sem fértil? Ou tenho que adicionar fertilizantes líquidos? Porque isso dos fertilizantes líquidos parece-me bem caro. :sad2:

vais a Peniche procura pedras escuras/pretas normalmente são vulcanicas, em caso de duvida colocas vinagre para cima ou acido e vês se reaje...

se realmente quiseres comprar aconselho-te Dragon Stone pois é brutal visualmente porem cara ou o xisto que já falaste(este dá é mais trabalho para criares o layout)...

 

em relação a substrato, há ideias contraditórias, há quem coloque só um bom não fértil compensando com ferts líquidos e quem coloque fértil...

tudo depende de disponibilidade monetária e que plantas pretendes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vais a Peniche procura pedras escuras/pretas normalmente são vulcanicas, em caso de duvida colocas vinagre para cima ou acido e vês se reaje...

se realmente quiseres comprar aconselho-te Dragon Stone pois é brutal visualmente porem cara ou o xisto que já falaste(este dá é mais trabalho para criares o layout)...

 

em relação a substrato, há ideias contraditórias, há quem coloque só um bom não fértil compensando com ferts líquidos e quem coloque fértil...

tudo depende de disponibilidade monetária e que plantas pretendes...

E essas Dragon Stones, vende-se online?

 

Epah eu estava a pensar num par de anubias, uma bacopa, algum christmas moss no tronco se o conseguir pegar. Talvez eleocharis? E uma Limnophila hippuridoides para o background central, talvez.

 

 

Eu gosto muito das Marsilea hirsuta e das Hydrocotyle tripartita. Mas não sei bem o que comprar ainda. E não me parece que plantas de tapete sao o melhor para eu começar.

 

Alguma sugestão em relação as plantas?

Editado por Tiago Silva_49650
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A marsilea é lenta que dói, mas não é muito exigente e faz um tapete bonito (no fim de 1 ano).

 

A dragon stone vende-se online mas podes ir dar uma voltinha à Aquaeden que é aí ao lado na Malveira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A marsilea é lenta que dói, mas não é muito exigente e faz um tapete bonito (no fim de 1 ano).

 

A dragon stone vende-se online mas podes ir dar uma voltinha à Aquaeden que é aí ao lado na Malveira.

 

 

Epah, nao sabia que a loja era na Malveira! Sendo assim nao preciso de encomendar nada, posso ir la buscar diretamente! Ainda poupo qualquer coisa nos portes de envio. Será suficiente para pagar a gasolina? :unsure: ahah

 

Em relação ás plantas de tapete, elas dão problemas a novatos como eu ou estou a vontade? Quando comecei este tópico nao queria grande plantado, mas parece que quanto mais descubro mais complexo isto se torna. E depois de ver todos esses aquas, chegar e meter só duas ou três plantas o aquário até parece ficar um pouco vazio. :sad2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não coloques fértil e procura por fertilização estimative index, sai bem em conta. Principalmente sendo um novato, cheio de indecisões, novas ideias e a não conhecer o crescimento/efeito das plantas, vais querer mudar tudo. Com fértil vais misturar isso tudo, vais ter excessos de nutrientes na coluna... E daqui a uns meses queres mudar, já não consegues aproveitar nada

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não coloques fértil e procura por fertilização estimative index, sai bem em conta. Principalmente sendo um novato, cheio de indecisões, novas ideias e a não conhecer o crescimento/efeito das plantas, vais querer mudar tudo. Com fértil vais misturar isso tudo, vais ter excessos de nutrientes na coluna... E daqui a uns meses queres mudar, já não consegues aproveitar nada

 

Concordo plenamente.

 

 

 

 

Epah, nao sabia que a loja era na Malveira! Sendo assim nao preciso de encomendar nada, posso ir la buscar diretamente! Ainda poupo qualquer coisa nos portes de envio. Será suficiente para pagar a gasolina? :unsure: ahah

 

Em relação ás plantas de tapete, elas dão problemas a novatos como eu ou estou a vontade? Quando comecei este tópico nao queria grande plantado, mas parece que quanto mais descubro mais complexo isto se torna. E depois de ver todos esses aquas, chegar e meter só duas ou três plantas o aquário até parece ficar um pouco vazio. :sad2:

 

Sim, tens uma das melhores lojas do país mesmo "à tua porta". Quem me dera! Eu vou sempre à Aquaeden e tenho de fazer 1 hora para cada lado + portagens. E olha que não é a cumprir com os limites de velocidade :naughty:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não coloques fértil e procura por fertilização estimative index, sai bem em conta. Principalmente sendo um novato, cheio de indecisões, novas ideias e a não conhecer o crescimento/efeito das plantas, vais querer mudar tudo. Com fértil vais misturar isso tudo, vais ter excessos de nutrientes na coluna... E daqui a uns meses queres mudar, já não consegues aproveitar nada

 

 

Concordo plenamente.

 

 

 

Sim, tens uma das melhores lojas do país mesmo "à tua porta". Quem me dera! Eu vou sempre à Aquaeden e tenho de fazer 1 hora para cada lado + portagens. E olha que não é a cumprir com os limites de velocidade :naughty:

 

 

Ok isso do Estimative Index é muito giro mas parece um pouco a olho... Como é que se mede as ppm da agua do aqua? Kits para isso devem custar os olhos da cara.

 

E o mais importante, onde arranjar o KNO3 e o KH2PO4? Não posso ir assaltar ai um laboratório qualquer. A nao ser... :naughty: Nah...

 

Outra coisa, esta calculadora que eles usam é com o volume do aqua bruto e eles fazem o desconto? Nao é que faça grande diferença se uma pessoa usar colheres de chá como medida... ahah Como é que se mede 1/16 de uma colher de chá!? :blink2:

Editado por Tiago Silva_49650
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Solaqua.net vende isso barato, eu uso as medidas da aquariumplantfood, os micros são deles. Nunca fiz um teste, se noto deficiências, Google. Tem funcionado e aos poucos comecei a perceber quais as carências. Mas, podes sempre pôr fértil, é uma escolha só tua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Solaqua.net vende isso barato, eu uso as medidas da aquariumplantfood, os micros são deles. Nunca fiz um teste, se noto deficiências, Google. Tem funcionado e aos poucos comecei a perceber quais as carências. Mas, podes sempre pôr fértil, é uma escolha só tua.

 

 

Estou a entender. Pelo que li o substrato fértil nao substitui os fertilizantes de qualquer das formas. É capaz de compensar isso de comprar apenas os sais e ir testando o crescimento das plantas, até porque eu só posso manter plantas de fácil manutenção e nao vou usar co2 por enquanto.

 

Então e usas só Nitrato de Potássio, o Fosfato e Micro nutrientes?

 

Segundo a calculadora as quantidades semanais para o meu aqua de 112L brutos, com baixa luz vão ser umas miligramas semanais. Exceto de Nitratos, que parece usar 2 gramas\semana, mas o aqua não tem já nitratos suficientes? Quer dizer, é um aquário, nitratos era a ultima coisa que esperava faltar.

Editado por Tiago Silva_49650
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Concordo plenamente.

 

 

 

Sim, tens uma das melhores lojas do país mesmo "à tua porta". Quem me dera! Eu vou sempre à Aquaeden e tenho de fazer 1 hora para cada lado + portagens. E olha que não é a cumprir com os limites de velocidade :naughty:

e vão dois(quanto ao solo e Aquaeden)...

Aquaeden para mim rulez, quando lá fores vais entender... biggrin.png' alt=':biggn:'>

para já não te preocupes com os ferts, faz prioridade o Solo e layout(até pk vais passar uns tempos a experimenta-los até chegares ao ponto)...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e vão dois(quanto ao solo e Aquaeden)...

Aquaeden para mim rulez, quando lá fores vais entender... biggrin.png' alt=':biggn:'>

para já não te preocupes com os ferts, faz prioridade o Solo e layout(até pk vais passar uns tempos a experimenta-los até chegares ao ponto)...

 

Passei por lá na sexta, acabei por lá deixar bem mais do que pretendia inicialmente. 😖

 

Mas já tenho filtro, substrato e umas Dragon stones bonitas para o hardscape! 😂 Já estou a desenvolver umas ideias mais concretas sobre o que fazer. Os aqua levam algum tipo de suporte para o hardscape ou isto aguenta com este peso todo? Só em substrato e rocha são à vontade mais de 10 quilos! 😓

 

Agora tenho que decidir o layout e ver uns vídeos de como montar isto tudo. Queria fazer assim uma praia no canto inferior direito, mas a areia que tenho é muito branquinha, receio que pareça pouco natural ou assim, estou habituado à areia da praia que é assim mais amarela.

 

Existem alguns tutoriais de montagem em vídeo aqui no fórum? Tenho que procurar. 😵

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Passei por lá na sexta, acabei por lá deixar bem mais do que pretendia inicialmente.

 

Mas já tenho filtro, substrato e umas Dragon stones bonitas para o hardscape! Já estou a desenvolver umas ideias mais concretas sobre o que fazer. Os aqua levam algum tipo de suporte para o hardscape ou isto aguenta com este peso todo? Só em substrato e rocha são à vontade mais de 10 quilos!

 

Agora tenho que decidir o layout e ver uns vídeos de como montar isto tudo. Queria fazer assim uma praia no canto inferior direito, mas a areia que tenho é muito branquinha, receio que pareça pouco natural ou assim, estou habituado à areia da praia que é assim mais amarela.

 

Existem alguns tutoriais de montagem em vídeo aqui no fórum? Tenho que procurar.

ele aguenta bem o peso, colocas é sempre algo entre o aqua e a mesa/base por causa de condensações...

a ideia de teres tudo á mão é mesmo experimentares layouts até te teres um layout que seja apelativo visualmente...

experimenta vários e coloca aqui umas fotos que o pessoal opina...

tutoriais há com certeza...

 

força nisso...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ele aguenta bem o peso, colocas é sempre algo entre o aqua e a mesa/base por causa de condensações...

a ideia de teres tudo á mão é mesmo experimentares layouts até te teres um layout que seja apelativo visualmente...

experimenta vários e coloca aqui umas fotos que o pessoal opina...

tutoriais há com certeza...

 

força nisso...

 

 

Epah, isso de meter fotos nao sei. Quer dizer eu nao sou propriamente um bom fotografo. E nem tenho uma mesa como na Aquaeden para fazer o meu layout.

 

Por acaso tirei umas fotos no balcão da cozinha para mostrar ao meu bro. Mas nao me sinto propriamente confortável a partilhar, nao é que tenham algo de especial, é exatamente pelo oposto. Tinha as pedras enroladas em jornal, portanto usei o jornal como "medida" para o aqua, e como nao tenho espaço melhor para testar o layout usei o balcão da cozinha, que é em pedra e assim nao parte nem risca nada.

 

Mas achas que devo postar isso? Nao sei nao... :scarerun: Como é costume planear o layout?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Epah, isso de meter fotos nao sei. Quer dizer eu nao sou propriamente um bom fotografo. E nem tenho uma mesa como na Aquaeden para fazer o meu layout.

 

Por acaso tirei umas fotos no balcão da cozinha para mostrar ao meu bro. Mas nao me sinto propriamente confortável a partilhar, nao é que tenham algo de especial, é exatamente pelo oposto. Tinha as pedras enroladas em jornal, portanto usei o jornal como "medida" para o aqua, e como nao tenho espaço melhor para testar o layout usei o balcão da cozinha, que é em pedra e assim nao parte nem risca nada.

 

Mas achas que devo postar isso? Nao sei nao... :scarerun: Como é costume planear o layout?

Tiago, não tens de ter problemas...

com fotos o que acontece é que o ppl dá-te ideias para tentares angulos ou posiçoes diferentes...

eu testei o meu layout dentro do proprio aqua(sempre com cuidado claro), mas já vi quem faça em desenho, no chão,etc,etc... lol

na pior das hipoteses fazes uns "cut's" no paint.... hehehe

 

senão depois de montares tudo(antes de pores agua) tira só uma pic para o ppl dar ideias...

força nisso!!!

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tiago, não tens de ter problemas...

com fotos o que acontece é que o ppl dá-te ideias para tentares angulos ou posiçoes diferentes...

eu testei o meu layout dentro do proprio aqua(sempre com cuidado claro), mas já vi quem faça em desenho, no chão,etc,etc... lol

na pior das hipoteses fazes uns "cut's" no paint.... hehehe

 

senão depois de montares tudo(antes de pores agua) tira só uma pic para o ppl dar ideias...

força nisso!!!

Cumps

 

 

Ok, fiz upload à miséria a que eu chamo de fotos. ahah

 

Fica desde já o aviso que as fotos eram para uso pessoal, nao tinha ideia de as tornar publicas.

 

Mas pronto aqui estão elas. Tenho dois albums:

 

 

 

6NYRjIo.jpg

 

 

 

zTYkhhZg.jpg

 

O jornal à volta delimita as dimensões do aquário.

O primeiro album foi do primeiro layout que testei. O segundo é o do layout que ate agora gostei mais.

 

 

Não sei se mantenho o tronco, mas eu ate gosto dele. Também não sei se faço uma "praia", ainda não decidi ao certo.

 

Criticas? Sugestões?

 

 

Tenho que ver se tiro umas fotos melhores, talvez amanha.

Editado por Pedro Bernardo
Edição dos link's das imagens
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou com o ignace...

A primeira montagem é bastante interessante, devidamente plantada fica fixe...

Acho a segunda demasiado "vista"...

 

Continua, faz mais umas tentativas...

O ppl gosta sempre de ver, para dar e trocar ideias...

Força nisso,

Cumps

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A primeira montagem, da primeira foto, para mim é a mais interessante. Não estão nada mal...

 

Estou com o ignace...

A primeira montagem é bastante interessante, devidamente plantada fica fixe...

Acho a segunda demasiado "vista"...

Continua, faz mais umas tentativas...

O ppl gosta sempre de ver, para dar e trocar ideias...

Força nisso,

Cumps

 

Obrigado pessoal! Vou continuar a tentar então.

 

Como disse as fotos eram só para referência futura. Eu não gosto tanto do primeiro porque sinto que o tronco parece muito forçado, mas pode ser porque fui eu a montar ou assim.

 

A partir do primeiro montei um do qual gosto mais, ontem na tinha colocado as fotos pois achei que não valia a pena, mas se o primeiro é realmente o mais interessante talvez este não seja tão mau.

 

Está aqui:

 

1cbqUFG.jpg

 

Este eu gosto porque acho que o tronco caido à frente fica melhor. E este talvez desse para fazer um tapete na diagonal, entre o tronco e a praia, se eu conseguir fazer crescer um tapete...

 

Eu pensei que o segundo layout até estava giro, parece que não entendo nada disto.

Editado por Pedro Bernardo
Edição dos link's das imagens
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuo a preferir o primeiro, a pequena gruta que o tronco faz, podes em vez de uma praia fazer um caminho que se perde nessa gruta. Desde que tenhas cuidado e faças com que pareça o mais natural possível, acho que ia ficar muito bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuo a preferir o primeiro, a pequena gruta que o tronco faz, podes em vez de uma praia fazer um caminho que se perde nessa gruta. Desde que tenhas cuidado e faças com que pareça o mais natural possível, acho que ia ficar muito bem.

 

Sinceramente é grande ideia!

 

Eu já tinha pensado em algo parecido, mas nunca desenvolvi algo do género porque fiquei sempre com o problema que é, como é que isolo a gruta? Porque nessa zona do tronco o substrato é capaz de ficar para ai pelos 6 cm se não mais. Como meto uma camada fina de areia à frente com tamanho substrato logo atrás?

 

A não ser que não "feche" a entrada, não fica bem uma caverna fica apenas uma entrada por assim dizer. hmm :eusathink: É capaz de resultar. Não sei é se eu chego lá. Vou experimentar algo do género, de volta ao trabalho. :whip:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite.

Também estou a começar nesta aventura.

Ando na parte da pesquisa para começar a comprar.

Gostei muito do teu ultimo layout.

Está bonito e parece-me que vai ficar uma coisa gira.

Já agora alguém sabe de sites onde podemos pesquisar layouts sem ser o site da Tropica?

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite.

Também estou a começar nesta aventura.

Ando na parte da pesquisa para começar a comprar.

Gostei muito do teu ultimo layout.

Está bonito e parece-me que vai ficar uma coisa gira.

Já agora alguém sabe de sites onde podemos pesquisar layouts sem ser o site da Tropica?

Abraço

 

http://showcase.aquatic-gardeners.org/

 

http://en.iaplc.com/about/gp_works.html

 

São só dois exemplos... e tens sempre o youtube que tens videos step-by-step.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.