Móvel ADA Style


Recommended Posts

Viva pessoal,

 

Comecei hoje a fazer um móvel que não passa de uma imitação dos móveis da ADA, no exterior. Terá as medidas de 66,4x41,4x80 (comp x larg x alt), para sustentar um aquário 65x40x35 (91L teóricos).

 

É feito em MDF Hidrófugo, já que este MDF resiste mais a humidades do que o normal, que incha bastante! Vou tentando postar a evolução na medida do possível, caso alguém pretenda retirar alguma ideia. Mesmo que não seja para retirar ideias, podem dizer o que estiver mal! ;)

 

Em princípio levará alguns upgrades por dentro, mas ainda não decidi bem de que forma os implementar.

 

A nível de construção e material gasto, o meu caso é um pouco diferente. O meu pai tem uma carpintaria, e assim sai-me quase tudo a custo zero, se bem que para ele já não deve ser bem assim... ;)

 

Bom, vamos ao que interessa! Depois de convencer o meu pai a montar o aquário, tentei convencê-lo que um móvel à medida dava jeito. Não foi fácil, mas agora parece bem encaminhado! Para primeiras 2h de trabalho, o que ficou feito hoje antes do jantar:

 

As placas de MDF já cortadas à medida, para todo o móvel:

DSC03041copy.jpg

 

Para adiantar um pouco as coisas, hoje já ficaram abertos os rebaixos onde vão encaixar as costas do móvel, bem como as "meias luas" para passagem dos tubos ou o que seja necessário, para dentro do móvel:

DSC03042copy.jpg

 

 

Criticas e tudo mais, são bem vindas... :evil:

 

Abraço a todos.

Editado por Rui Granja
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, na frente leva aquela travessa horizontal como nos da ADA!

 

E por dentro vou só reforçar o tampo por baixo com barrotes de 4x4 ou 5x4, para precaver. São só 100kg, não há crise em princípio! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que tu queres sei eu... :roflroll2:

 

Optei por meter tudo de uma vez no tópico, para a informação não andar em vários posts. Neste momento está com 2 demãos de primário e amanhã leva a primeira demão da cor que eu escolhi, que é.......castanho escuro. lol

 

Agora que penso nisso, acho que a única coisa parecida que este móvel vai ter parecido com os da ADA vão ser os buracos das tubagens, e a frente. Mas foi mais no sentido do que me convém mais, do que propriamente uma imitação exacta.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Finalmente acabei o móvel, era um assunto mais para se ir fazendo do que para ser feito. #cool

 

Aqui fica o processo de montagem, na medida dos meus poucos conhecimentos:

 

 

Depois de cortadas todas as placas e abertas as meias luas das tubagens, hora de começar a fazer a estrutura.

 

- Convém não deixar os rasgos onde as costas do móvel vão entrar chegarem ao fim, tanto no tampo como no fundo, senão irão ver-se 2 buracos em cada lateral do lado de fora:

DSC03044copy.jpg

 

- No caso do MDF, por ser um material que é composto por várias camadas, qualquer parafuso que se ponha junto a alguma aresta, é melhor furar para a placa não estalar:

DSC03045copy.jpg

 

- Para a estrutura utilizei parafusos 4x45 (4mm de largura da rosca x 45mm de comprimento), e sempre uma boa dose de cola! Arranja-se em qualquer superfície comercial! ;) Como o MDF tinha 16mm e não havia problema nesse as pecto, aparafusei os parafusos cerca de 2 ou 3mm mais dentro, para depois tapar com betume.

 

- A estrutura principal:

DSC03047copy.jpg

DSC03048copy.jpg

DSC03049copy.jpg

 

- Mais cola! Não é preciso ter medo de por em quantidade, a que sair limpa-se depois...

DSC03051copy.jpg

 

- Embora a estrutura talvez aguentasse com todo o peso (uns 130 a 150kg), achei melhor por um barrote de 5cmx3,5cm de madeira entre o tampo e a travessa horizontal de MDF que fica por cima das portas:

DSC03049copy.jpg

 

- Estes reforços convém que entrem bem justos, para ficarem a fazer o esforço de forma equilibrada e conjugada com as laterais. No meu caso é mais fácil porque a máquina tem paralelas que tratam de por as peças em esquadria com o disco de corte, mas quem não tiver esta facilidade pode fazer um traço onde quer cortar e com um serrote tentar cortar o mais direito possível! :)

DSC03050copy.jpg

 

- Mais cola na zona do barrote:

DSC03053copy.jpg

 

- Feita a estrutura era necessário tapar os buracos dos parafusos com betume de madeira, para aquando da pintura ficar tudo lisinho! ;) Também se encontra em qualquer superfície comercial!

DSC03055copy.jpg

 

- Como grande parte da área do buraco é a cabeça do parafuso, e por ser metal e o betume poder não agarrar tão bem, "sujei" com um pouco da mesma cola que usei anteriormente. Assim agarra melhor!

DSC03056copy.jpg

 

- Deixei o betume a secar de um dia para o outro, para lixar melhor essas zonas com o betume seco. Se se estiver com alguma pressa, basta 1h ou 2h e pode-se lixar, mas corre-se o risco de ficarem poros no betume, porque ainda está fresco... De qualquer forma deixando uma pequena altura para fora do buraco as coisas ficam bem mais fáceis, porque ao secar com a evaporação da água o betume pode encolher um pouco e fica um pouco mais dentro que a superfície restante:

DSC03057copy.jpg

 

- Depois de bem lixados os sítos que tinham betume, com lixa de grão 80, lixei todo o móvel com lixa grão 220, e nesta altura já se podia começar a dar o primário :D

DSC03060copy.jpg

 

- Depois de duas demãos de primário, com as devidas lixadelas entre demãos, estava assim:

DSC03066copy.jpg

DSC03067copy.jpg

 

- Dei mais duas demãos de tinta, cor 0107 (castanho chocolate), da CIN. Entre as demãos de tinta apenas "despoli" o móvel com lixa de grão 280, para a camada seguinte ter uma melhor aderência e retirar alguns poros que por lá ainda podiam andar!

 

Depois de pronto, ficou assim:

DSC03077copy.jpg

DSC03073copy.jpg

 

Optei por fazer um móvel neste estilo porque são móveis com um aspecto limpo e sem grandes "floreados", próprio dos móveis da ADA. Mas no entanto na altura de trabalhar no aquário não há nada onde apoiar uma tesoura, pinça, garrafão, etc, o que implica logo alguma água pelo chão e chatisses cá em casa. Andei a ver com o meu pai o que se podia fazer, e decidimos então por uma prateleira no interior. Assim quando se está nos afazeres próprios de um aquário, dá imenso jeito!

DSC03074copy.jpg

 

Peço desculpa pelo testamento pessoal, mas não é defeito, é feitio! :-D

 

Críticas são bem vindas!

 

Abraço

Editado por Rui Granja
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom, e não foi testamento nenhum, alias era bom para a comunidade fazeres um tuturial o mais detalhado possivel com todo o material usado, ferramentas usadas e custos..

 

E claro voto para inamovivel na area DIY

 

cumps

Editado por Godlike

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva pessoal,

 

Discos, Obrigado! ;)

 

Nuno, se houver propostas estamos abertos a isso... eheheh ;)

 

A prateleira ainda deu umas chatices a idealizar, por causa dos buracos laterais das tubagens, mas depois o meu pai lá se lembrou de uma forma eficaz e robusta de as fixar.

 

Tiago, obrigado também! É sempre bom receber um feedback positivo. :naughty:

 

Se assim quiserem posso tirar mais umas fotos às armas do crime lá na carpintaria. lol Quando tiver tempo a ver se faço isso! Tentei não abusar muito nas fotos, porque também pode ser maçador.

 

Quanto a custos posso já adiantar: 32€, do primário e da tinta! O resto foi mais do estilo chegar à prateleira e tirar, há-de haver quem pague... ;):animal_fish:

 

O meu caso é mais simples neste aspecto, pois só comprei o que não havia em stock, neste caso as tintas. Claro que se fosse um móvel a fazer para um cliente o preço subiria, com o acréscimo do material, pintura, mão-de-obra, etc..

 

Abraço a todos.

Editado por Rui Granja
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim mas o que podias fazer era criar um topico sem qualquer rxp e se tiver o avalo da moderação ficar bloqueado e inamovivel

 

Eu ando tentado em tentar fazer o móvel para o meu proximo aquario.. mas também tenho de pensar bem pq são perto de 800LT brutos.. logo tem de ser muito bem estudado!

 

Eu adoro a cor cinza escura que a ADA usa ou então o castanho/preto (wengue)!

 

Cumps

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim estou a ver, a ver se quando tiver tempo tiro mais umas fotos, adiciono ao post da montagem e depois se acharem conveniente podem por à vontade a inamovível. :animal_fish:

 

O william tem um móvel da NA e pelo que vi não tem ferro nenhum, mas ninguém melhor que ele para confirmar isso. No entanto, eu para um aquário desse tamanho e peso fazia uma estrutura em ferro e forrava em MDF, não vá o diabo tecê-las. lol Ou então reforçava bem por dentro com uns barrotes!

 

A cor do betume que usei neste era Wengue, já que o móvel foi pintado, mas só porque é dos que se gastam menos lá. Eu também gosto bastante do cinzento da ADA, mas como o aquário vai ficar no meu quarto, e a mobília é castanho avermelhado, não quis ter o móvel a destoar muito do resto! No futuro se fizer mais algum e se der pinto com aquele cinzento sem dúvida. Mas também são as únicas cores que gosto! Aquele cinzento, este castanho e preto ou quase preto!

 

Abraço

Editado por Rui Granja
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sou suspeito, mas prefiro o pintar... :transport027:

 

A verdade é que em termos de acabamento, não há nada como o envernizamento ou pintura, mas a fórmica é melhor no aspecto da resistência! É mais rija e não se risca com tanta facilidade. Embora se possa dar uma camada de Endurecedor em verniz ou tinta, risca-se sempre com mais facilidade...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais bonito e melhor que os da ADA!

Parabéns, está fantástico.

 

Cumps

Obrigado bang Melhor não sei, mas pelo menos a questão da prateleira torna-se mais funcional, facilita imenso!

 

Abraço

Já podemos encomendar? :)

Viva Milton,

 

eheheh Não foi com esse intuito que fiz o tópico, mas se alguém quiser pode-se dar um jeito... lol :mrgreen:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, estou dislumbrado com o acabamento do "bicho"

 

e como vou começar no final do mês o meu maior projecto de sempre, que consiste numa extrutura com gavetas, portas, "portas" a tapar a zona da iluminaçao que da acesso ao topo dos aquarios, e levara 6 aquas e um secretaria.

 

nao fiquem confusos, para breve o topico irá ser iniciado para limar as aresta e começar a jornada de cerca de 6 meses a ser completada

 

tudo isto porque quero que me digas como pintaste para ficar com esse acabamento

Editado por Carlos Couceiro

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posso dizer que está 5 estrelas... Parabens, também temos que perceber que o rapaz é da zona do Sobral. Por isso só podia dar nisto...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, estou dislumbrado com o acabamento do "bicho"

 

e como vou começar no final do mês o meu maior projecto de sempre, que consiste numa extrutura com gavetas, portas, "portas" a tapar a zona da iluminaçao que da acesso ao topo dos aquarios, e levara 6 aquas e um secretaria.

 

nao fiquem confusos, para breve o topico irá ser iniciado para limar as aresta e começar a jornada de cerca de 6 meses a ser completada

 

tudo isto porque quero que me digas como pintaste para ficar com esse acabamento

Viva Carlos,

 

Obrigado! Fico à espera desse projecto! :alberteinstein:

 

Em relação à pintura: Levou um tratamento simples. Duas demãos de primário e mais duas de esmalte sintético para madeiras. Agora uma pequena explicação de porque é que fiz isto:

 

Podia ter dado 1 demão de primário, ter "barrado" o móvel de seguida com uma massa especial à mão e espátula ou à pistola, para encher os poros , e de seguida a tinta. Não o fiz porque não queria gastar mais dinheiro em material, e assim aproveitei toda a lata de 1L de primário nas duas demãos, ao passo que se o móvel levasse a massa de enchimento só iria levar uma demão de primário e desperdiçava produto!

 

Podia ter lacado o móvel com esta cor, em vez de ter dado tinta. Isto só não aconteceu porque a pistola que o meu pai tem na carpintaria de momento não tem o bico para a dita laca, e não tem uma outra própria para laca. A solução era levar o móvel a um outro amigo dele, mas o senhor anda cheio de trabalho nesta altura, e fiquei-me por esta solução mais rápida!

 

Pessoalmente não estou nada arrependido de ter feito assim. Despachei-o mais rapidamente e com as duas demãos de primário o móvel ficou com os poros bem tapados!

 

Certamente que uma pessoa mais entendida em pinturas do que eu explica isto como deve ser. ;)

 

Abraço

 

Posso dizer que está 5 estrelas... Parabens, também temos que perceber que o rapaz é da zona do Sobral. Por isso só podia dar nisto...

Obrigado Ricardo ;)

 

Na verdade o meu concelho até é Alenquer... :mrgreen: Mas tou a 4km do Sobral enquanto que de Alenquer a uns 15! lol

 

Abraço

 

 

Só um pequeno aviso que acho importante para o pessoal não correr riscos:

 

Ao montarem ou forrarem coisas em MDF Hidrófugo que sejam para pintar, é melhor lixarem o MDF até lhe tirarem por completo aquela fina camada mais "brilhante". O primário/tinta pode não agarrar tão bem e consequentemente depois de pintado fica uma pintura mais frágil e sujeita a riscos. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Abel!

 

Obrigado! ;)

 

O aqua é mais 3 semanitas, um mês no máximo dos máximos! :mrgreen: Estou só à espera de umas coisas que mandei vir da aquaristic com o pessoal daqui...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais