[DIY] Termostato + CO2 Externo €conómico


Miguel Simões

Recommended Posts

Boas a todos,

 

No seguimento de um projecto diy de um Filtro Externo DIY €conómico que fiz, surgiram-me outras idéias para colmatar as minhas necessidades, que neste caso é "apenas quero as lily pipes no aquário".

 

Para a montagem do copo, está o processo e preços no link acima para não me tornar repetitivo.

 

Para o restante basta ter:

 

1. um termostato

2. difusor de CO2 + tubo

3. ficha eléctrica

4. cola para aquário (marca Saudal)

 

A primeira coisa é fazer 2 buracos de 5mm no copo por onde vai passar o fio eléctrico e o tubo do difusor, depois é cortar o fio eléctrico do termo próximo ou rente do terminal para conseguir passá-lo pelo buraco para no fim de colado e isolado colocar novamente a ficha acima descriminada.

 

large.corte_ficha.jpg.e8f302b4377f018ce7

 

Após as furações e passagens do fio e do tubo para dentro do copo, faz-se o isolamento com a cola saudal e deixa-se secar no mínimo durante 24h (dica: antes de usar a cola Saudal passar a zona a colar com álcool etílico).

 

Aqui ja está tudo montado e seco:

 

large.IMG_20151118_205221.jpg.2994d5560b

 

Neste momento está em fase de teste, liguei-o apenas para fazer circular com água num alguidar a ver se não há fugas, se dentro de 24h não houver vestígios de fugas passarei à fase 2 que é metê-lo a trabalhar no aquário para ver qual o comportamento com a temperatura e níveis de CO2.

 

Nota: Estas colagens de fios eléctricos e tubos para dentro do copo são apenas provisórios para testes, no caso de sucesso serão todos substituídos.

 

Para já é tudo, espero que tenham gostado! :)

 

Venham lá essas opiniões/críticas, serão bem recebidas.

 

Cumps,

  • Votar + 8
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

...opá tu não paras! é sempre d'ont stop........mas que ideia genial, já vi muitos diys mas como este nem lá perto :drool3::drool3::drool3::drool3::drool3:

Muitos parabens amigo e obrigado por partilhares os teus trabalhos.

 

Saudações

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas LusKy

 

Agora e que e de dizer,palavras para que,e um artista Português,

mais um DIY,muito BOM,e mais uma vez esta muito bonito e (limpo)

e tambem mais uma vez,os meus parabéns,que corra tudo bem,

e que dei bons resultados.

 

Cump: Álvaro Silva :thumbup3:

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Lusky

Antes de mais pelos projetos e pela partilha dos mesmos.

Eu também sou como tu adoro o diy neste momento tenho um cubo com filtro externo e iluminação diy.

Estou a pensar em fazer algo desse gênero para o meu próximo projeto a minha dúvida nesse teu modelo é se no início quando pões a funcionar não tens problemas com o ar dentro do frasco e se não reduz o caudal do filtro.

 

Cumps

  • Votar + 1

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Filipe,

 

Obrigado!

 

Esse "era" um dos meus receios mas assim que o coloquei a trabalhar verifiquei que a minha ideia estava errada, ou seja, neste filtro a água é "empurrada" para o copo logo a acumulação de ar é nula, mais ainda, fiz o teste em fechar o copo com 3 partes de água deixando ar lá dentro de propósito e verifiquei que o ar sai todo e a água volta novamente a encher até à tampa.

 

Este teste serviu-me para poder avançar com a introdução do CO2, porque sabemos que se houver muita introdução de CO2 iria existir a acumulação de ar dentro do copo, sendo assim está perfeito ;)

 

O caudal é 5***** ;)

 

Cumps,

Editado por Lusky
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Lusky,

 

Muitos parabéns por pores em prática uma ideia tão simples e económica. Irei considerar fazer um, obrigado.

 

Não entendi apenas se estás a considerar unificar as duas ideias (o Filtro Externo DIY conómico e o Termostato + CO2 Externo DIY conómico) num só filtro/compartimento ou ficas com os dois ligados em série, sendo a água empurrada pela mesma bomba?

 

Cumprimentos

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel,

 

Não vou juntar os dois, o primeiro diy é apenas um filtro externo, e este diy é uma espécie de mini sump apenas para retirar "tralha" do aquario, eu só referi o primeiro projecto para não estar a explicar novamente como fazer o filtro.

 

Eu como tenho um filtro externo eheim 2213 vai ficar ligado da seguinte forma:

 

Filtro Eheim >> mini sump >> aquário

 

Sendo que vou aproveitar o caudal de saída do eheim para passar pela mini sump para absorver o co2 e temperatura.

 

Cumps,

 

PS.: Sim amarelinho92 vou ver se hoje faço um pequeno video do caudal de saída ;)

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom era um vídeo disso a bombar :)

 

 

Boas a todos,

 

Conforme prometido aqui vai um pequeno video da mini sump a trabalhar, nada de fugas de água, agora acabei por ligar o termo e o co2 tudo a bombar para ver resultados ;)

 

 

Cumps,

Editado por Lusky
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A mim não me dá qualquer erro, testei através do tablet, smartphone e funciona através do chrome mas tem de se aguardar pela transferência para poder visualizar.

 

Dá erro a mais alguém?

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

N consegui no tablet com o browser normal dos andróid nem com o chrome

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

 

Olá amarelinho92,

 

Caso ainda não tenhas conseguido ver o video, anexo outro link para poderes visualizá-lo:

 

http://1drv.ms/1MZ2LGS

 

Penso que agora deves conseguir ver ;)

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Olá amarelinho92,

 

Caso ainda não tenhas conseguido ver o video, anexo outro link para poderes visualizá-lo:

 

http://1drv.ms/1MZ2LGS

 

Penso que agora deves conseguir ver ;)

 

Cumps,

Muito obrigado pela atenção lusky ! Já consegui sim nessa pelo menos no iPhone deu bem , a primeira aqui dava no iPhone mas super lenta . Ta impecável isso

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lusky..o engenhocas!estas mal aproveitado,devias era estar na NASA,contigo la ja estavamos a viver em Marte à muito tempo,arranjavas logo maneira para que isso se realizasse,lol.

 

Mais uma invensao à Lusky..e está tudo dito,lol.

 

Cumps,

 

In Paradise!!

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pela atenção lusky ! Já consegui sim nessa pelo menos no iPhone deu bem , a primeira aqui dava no iPhone mas super lenta . Ta impecável isso

...

 

De nada amigo, a intenção era mesmo que visses o video! ;)

 

Lusky..o engenhocas!estas mal aproveitado,devias era estar na NASA,contigo la ja estavamos a viver em Marte à muito tempo,arranjavas logo maneira para que isso se realizasse,lol.

 

Mais uma invensao à Lusky..e está tudo dito,lol.

....

 

Obrigado Jane! ;)

 

Só tu para dizeres uma coisa dessas lool, até poderíamos chegar a marte mas iríamos morrer à fome!!!

 

Obrigado a todos pelos coment's ;)

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas Lusky

 

O teu vídeo foi a gota de água para eu fazer um igual :drool3: :drool3:

eu já consegui comprar um frasco igual ao teu mas tenho uma dúvida, como é que furaste isso...que tipo de ferramentas usaste?

 

Saudações,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas Lusky

 

O teu vídeo foi a gota de água para eu fazer um igual :drool3: :drool3:

eu já consegui comprar um frasco igual ao teu mas tenho uma dúvida, como é que furaste isso...que tipo de ferramentas usaste?

 

Saudações,

Macaquinho de imitaçao

 

Tou a brincar Soares,fazes muito bem emproveitar as ideias brilhantes do cientista/engenheiro/inventor/arquitecto..Lusky

 

In Paradise!!

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Soares,

Para furar o copo eu usei uma broca de madeira, posso dizer que é um furo limpo, a broca é esta:

large.IMG_20151120_221001.jpg.52bb9d29b2

Para as colagens do terminais do T ao copo só recomendo esta cola de contacto é infalível...

large.IMG_20151120_221502.jpg.f89bf90fd5

Para isolar as colagens utilizei a cola de vidros da Saudal, após secagem fica 5*****

large.IMG_20151120_221320.jpg.2cdc9e8fcf

Em relação aos encaixes na bomba é fácil, a mangueira tem 10mm de diâmetro e encaixa bem na bomba (forças um pouco para entrar) depois basta comprares um L ou curvo e fica da seguinte forma:

large.IMG_20151120_221549.jpg.42cb0c37df

Se precisares de mais alguma coisa é só dizer.

Cumps,

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Macaquinho de imitaçao

 

Tou a brincar Soares,fazes muito bem emproveitar as ideias brilhantes do cientista/engenheiro/inventor/arquitecto..Lusky

 

In Paradise!!

 

Macaquê?...... biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

eu acho que no final de montar isto tudo vai sair uma máquina de tirar finos.......que deus me ajude hahahah :drool3:

 

Olá Soares,

.......

Se precisares de mais alguma coisa é só dizer.

Cumps,

 

Um grande obrigado lusky, a mangueira eu vi-a lá mas não trouxe quero ver se amanhã vou buscar.

por acaso tenho aqui dessas brocas vou tratar de fazer já os furos :) obrigado!

 

Saudações,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais