Bateria para Invertebrados


CostaAzul

Recommended Posts

Boas,
Chegou a altura de me aventurar no mundo dos invertebrados e como isto é um bichinho que começa a roer a roer..o aquário comunitário já não chega, apesar de lá habitarem 4 espécies.
Decidi que estava na altura de partir para uma bateria de aquas dedicados só a invertebrados.

Depois de resolvido o problema do espaço em casa foi começar a estudar uma forma estética de inserir lá uma serie de aquas…..começaram os problemas !!

Depois de expor aqui a minha giríssima e “exelente” ideia… quase me bateram !!

Mas como a melhor coisa que este fórum tem é a possibilidade de aprendermos uns com os outros, a muito custo lá tive que alterar o meu projecto para um mais saudável !

Agradeço já todas as opiniões e criticas que fizeram a quando da apresentação do projecto neste tópico
Apresentação

...e como até tenho mais jeito para a fotografia do que para escrever…vamos ao que interessa .


Como tudo começou

projecto.jpg

Mão a obra

estrutura.jpg

estrutura2.jpg

estrutura3.jpg

A parte do trabalho mais pesado que é a serralharia está feita.

Passemos a carpintaria !

Há as portas para fazer, as bases onde os aquários assentam e os painéis da frente que vão servir para esconder a iluminação e permitir o acesso aos próprios aquários.
Para as portas e painéis frontais comprei ripas usadas para fazer soalho “chão” com 18mm de espessura.
As Bases foram feitas com placas de madeira rústica.

comecemos !

Madeiras.jpg

Portas.jpg

Portas2.jpg


Deu trabalho mas valeu a pena.

Passemos aos aquas

Reflectores.jpg

Aqui já colocados no móvel

Movel2.jpg

E chegamos ao resultado final

Movel1.jpg


A seguir colocarei o desenvolvimento da instalação do equipamento técnico mas ainda estou a espera de algum material.

Entretanto preciso de ideias para o hardscape destes aquas

dentro de mais uma ou 2 semanas deve estar tudo a funcionar.

2 semanas depois...

Tal como prometido ca vai o resto do projecto, editei aqui na 1ª pagina para que fique tudo junto e facilite a visualização.

Bem ...avizo já que o que fiz foi baseado nas minhas ideias e na ajuda de uma serie de gente que se mostrou bastante prestavel partilhando comigo os seus conhecimentos e esperiencias, nestas questões tecnicas não sou nenhum espertXPTO, a unica esperiencia que tenho é a adquirida com o meu aquario comunitario e alguma ajuda baseada na minha vida profissional, que nada tem a ver com aquarios.
Pelo que se alguma ideia estiver errada ou não tiver sido executada da melhor forma....podem fazer referencia ao facto, com as vossas opiniões e o que descobri no decorrer deste projecto, prometo que o proximo será melhor ! :blush2:

Continuemos com o que interessa.

Como ja tinha-mos visto um dos problemas que poderia-mos ter era o retorno da agua do 1º aquario, como ainda não sabia muito bem qual a melhor forma de resolver o problema e porque as valvulas antiretorno que conheço tem uma mola que precisa de alguma pressão para ser vencida o que não abunda nestes filtros, resolvi começar a fazer uma.

Valvula

Valvula.jpg

Como poderão ver não chegou a ser usada "ainda", mas funcionou bem nos testes !

Vou mostrar agora a forma como construí o suporte para os aquecedores.

Aquecedores

aquecedores1.jpg

aquecedores2.jpg

Se quiserem ver mais em detalhe este tipo de montagem podem dar uma olhada no meu DIY do filtro UVC que foi feito da mesma forma e tem tudo em detalhe.
UVC esterlizador

Aqui temos as peças que fiz para fazer as ligações aos aquários, podia ter comprado umas ja feitas mas como tinha tempo e não gostei muito do preço das outras decidi por a imaginação a trabalhar.

In-Out

inout.jpg

inout2.jpg

Passemos a alguns pormenores da iluminação.

Iluminação

iluminao.jpg

Depois de ver isto ligado fiquei com a impressão que tem luz a mais, á 1ª vista até parece que 2 Lampadas de 7W uma de cada lado tinha sido sufeciente, até poderia ter colocado 2 de 18W destas economizadoras uma em cada topo , tinha dado muito menos trabalho e talvez servisse bem, mas caso se revele muita luz é só alterar futuramente.

Podem ver agora as ligações dos tubos

Ligações

agua1.jpg

agua2.jpg

Era para esperar mais um dia ou 2 para encher isto mas como ja me estavam a chamar preguiçoso...não resisti mais ! :twisted:

Vamos aos testes

Teste

teste1.jpg

teste2.jpg

teste3.jpg


Bem ... dou por terminada a apresentação deste projecto, tentei mostrar o que correu bem e o que correu mal "menos bem" porque nem tudo corre sempre bem como a malta gosta de pintar !!
Contei tudo o que sabia e que descobri , espero que sirva de ajuda a alguém com espírito de aventureiro, pelo menos já não vão começar do zero como eu, mas sim começar conhecendo tudo o que partilhei..."como diria um filosofo qualquer"

Em principio vou continuar a partilhar a evolução deste projecto no sub-forum de Aquarios de Invertebrados, é la que vou precisar de uma maior ajuda, pois para mim vem agora a parte mais dificil.

Até lá, ..divirtam-se e se precisarem de alguma coisa é só dizerem.

Editado por João Branquinho

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1. fantástico!

 

2. dá um certo gozo ver alguém começar por pôr aqui um projecto arrojado, ouvir o que lhe dizem em vez de começar discussões estéreis, e depois concretizar mesmo!

 

3. está muito bem feito, profissional

 

 

voto para promoção ao "projectos DIY"!!! (já sei que não é por votos, mas voto à mesma)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas isso está um trabalho mais-que-perfeito.

 

Muito bons acabamentos. Agora quero ver isso cheio ::D:

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fabuloso.

 

Grande apresentação e grande atitude em aprender e alterar o projecto original em tão pouco tempo.

 

Muitos parabéns!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

yikes Tanto material bom que ai tinhas...... e deu numa porcaria dessas...... que desperdício! ;)

 

Se a inveja matasse......... :silly:

 

 

 

GRANDE PROJECTO!!!!!! cheers

 

Está espectacular...... continua com o projecto... e a actualizar o post! :mrgreen:

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Estamos perante um projecto DIY de grande qualidade! Quer a construção em si, quer pela própria apresentação do mesmo: descrição passo-a-passo de grande qualidade! Já nos tinhas brindado com outros grandes projectos DIY e este em nada fica atrás! Parabéns!!! eusa_clap.gifeusa_clap.gifeusa_clap.gifeusa_clap.gif

 

voto para promoção ao "projectos DIY"!!! (já sei que não é por votos, mas voto à mesma)

Como é óbvio, já lá está! ;)

 

Relativamente às alterações efectuadas ao projecto inicial, já te tinha felicitado por isso no outro tópico! Estou certo que tens as condições ideias para "construir" excelentes habitats para invertebrados!

 

Deixo-te uma sugestão: quando concluires a apresentação do projecto DIY e avançares para a montagem dos aquários, abre um novo tópico no sub-fórum Aquários de Invertebrados! É o local indicado e será mais fácil teres feedback dos 'afficionados'. :mrgreen:

 

Como quase vizinhos que somos, se precisares de ajuda para as montagens, estás à vontade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PARABENS!

 

Sempre pensei que era mais um tópico para encher chouriços, afinal para surpresa minha e ainda bem, revelou-se um tópico 5*****. A mim, por pensar o que tinha pensado, foi como levar uma chapada na cara e 3 carolos.

 

Bom trabalho!

 

;)

Tanga540

img023.jpg

 

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como quase vizinhos que somos, se precisares de ajuda para as montagens, estás à vontade.

 

Já se está a fazer ao bife de ir ver isso ao vivo... ;)

 

 

Sim senhor, está mesmo prefeito. Parabéns.

 

Quais as medidas dos aquários?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dos projectos mais bonitos que já vi aqui !

Carlos Fonseca.
O nosso Aqua... O nosso NanoAqua... 1 dos meus albuns fotograficos

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


FeedBack Carlos1979

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já se está a fazer ao bife de ir ver isso ao vivo... ;)

Claro! :mrgreen: Ajudar é só um pretexto! :silly:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente projecto e implementação.

 

Muito bonito visualmente..

 

Questões:

 

Se bater na lateral da estrutura abana? não poderá cair as pedras laterais só presas por imans? os imans aguentam com as tábuas de frente? não poderão cair também? foi forrado com o quê as calhas de iluminação?

 

Peço desculpa pelas questões, mas são importantes para mim,

 

Obrigado,

 

Carlos Santos.

tiagodovale2-dbd.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vim dar mão a palmatoria, quando vi a discussão do projecto, pensei "a este vai morrer na praia".

 

Mas fico contente não só não morreu na praia como ficou um grande espectáculo, os meus parabéns pelo projecto e pela concretização.

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bolas pá.... eu pensava que era bom nestas cenas....

 

Agora a sério...

 

Mesmo, mesmo muito bom.

 

Um Homem quando é bom... é bom mesmo...

 

Parabéns, pelo modo de estar na vida (saber ouvir, saber aprender, saber partilhar) e pelo exelente trabalho, tanto na montagem como na exposição no forum.

 

Abraço, e vai actualizando.

 

Só para melgar mais um bocadinho...

 

Não vai ser fácil, mas ... agora é ter muita calma com o ciclo dos aquários.

 

Esse projecto merece ser saboreado com calma.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não há palavras para descrever!

 

Simplesmente fantastico!!!

 

Agora tens de começar a comercializar isso :(

 

Em minha casa ficava fantastico. Parabens pelo projecto concretizado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos e todas :wink:

 

Muito bons acabamentos. Agora quero ver isso cheio :lol:

 

 

, quero ver isso no seu estado final!

 

Ver isto cheio e despachado é o que eu tambem estou desejoso de ver, ainda vou ter algum trabalhinho, tenho ali um saco cheio de acessorios de PVC para fazer as ligações e o suporte para os aquecedores mas como o material ainda não chegou ....temos que esperar.

 

Boas,

 

Deixo-te uma sugestão: quando concluires a apresentação do projecto DIY e avançares para a montagem dos aquários, abre um novo tópico no sub-fórum Aquários de Invertebrados! É o local indicado e será mais fácil teres feedback dos 'afficionados'. :)

 

Como quase vizinhos que somos, se precisares de ajuda para as montagens, estás à vontade.

 

Sim acho que tens razao, vou concluir aqui o projecto e depois o seguimento passa para os aquarios de invertebrados.

 

Já se está a fazer ao bife de ir ver isso ao vivo... :(

 

Quais as medidas dos aquários?

 

Cumps

 

loolllo podem vir ver a vontade, prometo que não meto ninguem a trabalhar e ainda podem levar umas (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] Stratiotes, tenho ca uma praga delas com quase um palmo de tamanho.

 

Os aquas tem C90 x L25 x A20

 

Questões:

 

Se bater na lateral da estrutura abana? não poderá cair as pedras laterais só presas por imans? os imans aguentam com as tábuas de frente? não poderão cair também? foi forrado com o quê as calhas de iluminação?

 

Peço desculpa pelas questões, mas são importantes para mim,

 

Obrigado,

 

Carlos Santos.

 

Bem, é assim, a estrutura está feita em 5 andares separados e que são montados uns em cima dos outros.

Cada andar é feito pela estrutura de ferro que esta aparafusada e colada as 4 pedras dos cantos, e cada estrutura tem no total 110cm por 40.

Apesar das estruturas não estarem fixas umas as outras, estão só encima umas das outras, isto não abana nada devido ao tamanho e peso, cada pedra pesa aproximadamente 7,5kg, claro que o ultimo andar que não tem nada por cima se levar um forte empurrão pode deslizar sobre o de baixo, mas tem que ser um empurrão que desloque 30 ou 40k e quando os aquas estiverem cheios é mais uns 45k.

 

As pedras laterais estão presas com imans mas acentes nas tabuas das bases, mesmo sem imanes ficam de pé, os imanes servem só para não se desiquelibrarem para traz e virem parar ao chão.

 

Tal como as tabuas da frente que apoiam nos bordos dos aquas, deixo aqui uma foto para se perceber melhor.

 

promenor1.jpg

 

Apesar de não ser preciso muita força "quase nenhuma " porque as peças estão em equilibrio, é como colocar um livro ao alto em cima de uma mesa, ele só cai se se desiquelibrar e qualquer iman pequeno serve bem para manter o equilibrio, estes imans são estremamente fortes.

São imans de Neodímio-Ferro-Boro (NdFeB) e é do que mais forte se faz no mundo, um com 0,5cm de diametro consegue levantar 1k de ferro e um do tamanho de uma moeda de 1€ ja levanta mais de 2k de ferro !

podem ver informações sobre estes imans aqui www.supermagnete.de foi de onde os mandei vir.

 

A calha de iluminação foi forrada com plastico autocolante reflector, parece uma pelicula de espelho flexivel, podes ver mais detalhes no DIY do meu Aquario na minha assinatura.

 

 

Qualquer duvida é só perguntarem

 

Estejam a vontade.

Editado por CostaAzul

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pela explicação e ainda por cima com fotos...a ideia está muito boa, principalmente na conjugação do corte da madeira com o iman...

 

As minhas questões prendem-se com os miudos, pois com dois cá por casa além de certamente tentarem subir pela bateria...ainda mais tarde ou mais cedo ia

cair uma bola ou outro brinquedo qualquer em cima da bateria...e o resultado poderia ser levarem com uma pedra na tola... a tabua ao cair riscar os aquas...

 

"A calha de iluminação foi forrada com plastico autocolante reflector, parece uma pelicula de espelho flexivel", o que vem escrito na embalagem da pelicula? pois vou ao continente à procura da tal pelicula, para forrar uma lifetech que está a precisar de um reflector novo...

 

Agradeço a informação dos imans...

 

Já agora a nível de equipamento vai colocar um filtro externo por cada aqua e canalização em PVC...pode apresentar como está projectado fazer...

 

Mais uma vez obrigado pela paciência que teve a explicar os detalhes.

 

Cordialmente,

 

CS

Editado por Jorge Goncalves
Retirar quote desnecessário. JG
tiagodovale2-dbd.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Tenho seguido atentamente este topico. Estou cheio de inveja, está muito bom.

 

Gostava de saber como é que vai ser a filtragem, como vai ser as entradas e saidas de água nos aquários.

Cumps.

O único modo de evitar os erros é adquirindo experiência; mas a única maneira de adquirir experiência é cometendo erros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Trabalho perfeito,não consigo encontrar uma única falha,a parte das portas em tom "rústico" a mim é a cereja no topo do bolo.Vi o inicio do tópico e toda a discussão que por lá aconteceu e agora a ver este trabalho,só te posso dar os meus sinceros parabéns por toda a imaginação que tiveste em imans etc e pela explicação dada e por todo o projecto em si.Parabéns e continua a brindar-nos com as tuas obras de arte :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais um a dar-te os parabéns p este magnifico post.

Obrigado p partilhares

 

Ricardo

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais