Peixes para aquaponia


Recommended Posts

Bom dia,

 

Estou a estudar iniciar um sistema de aquaponia. Li muitos topicos sobre isso aqui no forúm, mas eram antigos e ainda fiquei com algumas duvidas.

O meu maior problema para iniciar é mesmo encontrar o peixe. Li que o melhor seria a tilapia do nilo, mas vi que é proibido a venda em portugal.

Por isso queria vos pedir ajuda para saber onde encontrar esse peixes para venda... ou pelo menos para troca, vendo que é proibido. Mas como sei que isso pode ser dificil gostaria de saber outros tipos de peixes, que se encontram em portugal, que pode ser usado para aquaponia e que seja bom para comer :D

 

Vi também o peixe gato, mas não encontro para venda. E achei para a venda a tilapia africana, mas não sei se essa também serve.

 

Sou novo aqui e desde já peço desculpa se estiver colocando esse topico em local errado.

 

Abraços e obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Bom dia.

Também tenho andado a estudar o assunto.

 

O problema com tilápias é que necessitam agua aquecida!

Cruzei a algum tempo com informação sobre tilápia azul, que aparentemente não é espécie proibida!

 

Se entretanto tiver encontrado mais alguma informação sobre peixe para aquaponia e que possa partilhar... :)

 

Tenho atualmente uma pequena área de hidroponia, mas assim que o tempo disponível for um pouco mais,

gostaria de iniciar uma pequena experiencia com aquaponia.

 

Cumprimentos,

Cesar

Cumprimentos,

Cesar Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Existem inúmeros peixes para isso, a ideia é criar para comer ou criar por prazer? Para criar para comer e que também é um prazer recomendo o Achigã, é saboroso e de comportamento muito interessante. Com o tempo torna-se um companheiro e provavelmente não o quererás comer...

 

Para criar por prazer... há centenas e centenas de especies que toleram bem o nosso clima.

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O mais dificil para mim está mesmo em encontrar a espécie ideal para consumo!

Para laser... é só escolher :)

 

A achigã até seria uma boa opção, se encontrasse quem vendesse alguns juvenis já a comer ração!

A reprodução cá em casa, mesmo em aquarios grandes é capaz de ser complicada!

 

O tanque de crescimento e com a água destinada aos vegetais so pode conter uma meia duzia

desses exemplares (planeado algo entre os 600 e 1000L).

Adquirir nestas quantidades (6/8) é capaz de ser complicado!

Daí a importancia de escolher algo que possa facilmente reproduzir em casa de forma a ser auto-suficiente.

 

Se não, é mais viável produzir os vegetais com recurso a apenas nutrientes sintéticos :)

 

Mas ainda está na minha lista de espécies a ponderar :)

 

- Tilápia de moçambique (aparentemente muito facil de reproduzir e crescimento rapido ate aos 500gr)

- Truta (requer uma qualidade de água exemplar e bem oxigenada).

- Tainha

- Achigã

Cumprimentos,

Cesar Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

este documentario tem algumas informaçoes interressantes sobre o achiga, apesar de ser mais sobre a pesca a partir do minuto 7:50 da parte II (video do link)há a explicaçao da sua reproduçao

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Isso é complicado.. pá já vi criarem robalos em água doce xD... se quiseres tentar a tua sorte. Sinceramente peixes de água doce nunca comi. Há quem coma Carpas também, tens a truta e o salmão, a savelha, a tenca, tainha amarela (pesquisa no site que está em baixo), podes colocar também enguias mas não produzem tanta coisa. Das que disse em cima, a carpa é a que produz mais dejetos, no entanto acho que não precisas assim nada em exagero. Utiliza fertilizantes á base de algas (ou melhor, produz o teu e n gastas nada).

 

Esquece a talápia que é proíbida, não encontras cá nem podes mandar vir. Tens videos porreiros em sites de torrents, já passei horas a ver sobre aquaponia ahah, depois não cheguei a colocar em prática.

Aqui tens todos os peixes que podes encontrar nos rios portugueses: http://www.cartapiscicola.org/#app=cfd0&24af-selectedIndex=0&15bf-selectedIndex=0

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

Tilápia gosta de àgua quente pois o seu pico de crescimento é dos 22 aos 30 graus... Abaixo dea temperatura de 20 o seu crescimento é lento mas vive. A sua reprodução é fácil..

 

Pena estar proibida apesar de ser um peixe ideal para a aquacultura mas já se vê a sua venda em algumas peixarias.

 

O meu último projecto foi um centro de engorda de tilapia para 340 ton/ano.

 

Na aquaponia podes forrar os tanques com isolamento e utilizar energia solar para manter a água nas temperaturas ideais.

 

Com as burocracias do nosso país e narrow minded a aquaponia terá muitos entraves...

 

Penso que utilizar os peixes das nossas albufeiras será o melhor caso queiras ter proteinas no prato.

 

Se o caso for apenas a fertilização então as koi, gouppies e outros poderão ser usados.

 

Os melhores sites a ver são os autralianos.

 

Podes optar por fazer um sistema ou comprar um ou os planos.

 

Sendo o tuga empreendedor no desenrrasca a primeira opção é a escolher. O resto vem por experiência 😊

 

Podes inclusivé ter algumas espécies juntas como os australianos fazem.

 

Prefiro robalos e douradas por isso voto nos não comestiveis para o sistema funcionar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais