Evaporação De Cloro


nmota

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Comprei dois bidões de 30 lts para usá-los nas TPA's.

Li neste fórum que o cloro da água de torneira evapora-se ao fim de 24 horas quando esta fica a arejar.

Será que é suficiente deixar a tampa do bidão aberta para que o cloro evapore? Ou o orifício do bidão não é suficiente para que o cloro evapore e a água tem que ficar em baldes?

 

Bidão:

 

dsc02553tx9.jpg

 

Aguardo os vossos comentários.

 

Obrigado.

 

Nuno Mota

Nuno Mota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será que é suficiente deixar a tampa do bidão aberta para que o cloro evapore? Ou o orifício do bidão não é suficiente para que o cloro evapore e a água tem que ficar em baldes?

Um uso um depósito de 120l, um difusor de ar durante 12 horas e as tais 24 horas de repouso.

Medi durante vários dias a concentração de cloro ao fim de 24h após o enchimento e o resultado foi sempre igual a 0.

Passei a usar a água assim, sem mais nada.

Os gajos não se têm queixado...

Abraço.

PBL

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ouvi dizer que se se meter agua quente dentro dos jarricams o cloro desaparece mais facilmente nao sei se e verdade se algem souber eu agradeco resposta sff obrigado

TOYOTA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ouvi dizer que se se meter agua quente dentro dos jarricams o cloro desaparece mais facilmente nao sei se e verdade se algem souber eu agradeco resposta sff obrigado

Bem, eu aqueço a água à temperatura do aqua com um aquecedor.

Mas não estou a ver como é que isso possa influenciar a evaporação do cloro.

Julgo que é mesmo a movimentação da água.

Todavia, já li aqui pessoas a dizer que a água quente do cilindro ou do esquentador vem sem cloro.

Eu tenho o teste, vou experimentar e depois digo alguma coisa.

Abraço

PBL

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, eu aqueço a água à temperatura do aqua com um aquecedor.

Mas não estou a ver como é que isso possa influenciar a evaporação do cloro.

Julgo que é mesmo a movimentação da água.

Todavia, já li aqui pessoas a dizer que a água quente do cilindro ou do esquentador vem sem cloro.

Eu tenho o teste, vou experimentar e depois digo alguma coisa.

Abraço

PBL

ya depois mete o resultado aqui sff obrigado

TOYOTA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um uso um depósito de 120l, um difusor de ar durante 12 horas e as tais 24 horas de repouso.

Medi durante vários dias a concentração de cloro ao fim de 24h após o enchimento e o resultado foi sempre igual a 0.

Passei a usar a água assim, sem mais nada.

Os gajos não se têm queixado...

Abraço.

PBL

 

Pões pedra difusora na ponta da mangueira?

Nuno Mota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pões pedra difusora na ponta da mangueira?

Desculpa, mas não percebi a pergunta.

Referes-te a que mangueira?

Eu uso um difusor de ar que deixo a funcionar 12h dentro do depósito.

Medi a concentração de cloro, em água de cilindro a 28ºC.

Deu 5 mg/l.

Abraço

PBL

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas..eu não sei quanto a se a temperatura da agua no bidon influencia o grau de evaporação do cloro, contudo o que eu faço é o seguinte.Tenho um aqua de 200 litros( 180 reais) e só faço tpa's semanais de 30 litros.Tb tenho um jerrican igual ao teu e apenas deixo a tampa aberta do jerrican.Fica uma semana de repouso e na outra semana está pronto.Nao utilizo bomba de ar e até agora nao tenho tido problemas.Contudo é aconselhavel ter uma bomba de ar com pedra difusora durante 24h.

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa, mas não percebi a pergunta.

Referes-te a que mangueira?

Eu uso um difusor de ar que deixo a funcionar 12h dentro do depósito.

Medi a concentração de cloro, em água de cilindro a 28ºC.

Deu 5 mg/l.

Abraço

PBL

 

Quando falas em difusor de ar refereste àquelas bombas de ar externas a que se ligam um tubo fininho para dentro dos aquários com uma pedra difusora na ponta?

Por isso é que eu estava a perguntar se neste caso punhas a pedra difusora na ponta.

Nuno Mota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja agora onde compraste os jerricans???

 

Comprei-os na feira aqui em Braga. Nas feiras tem quase sempre.

Custaram € 7,5 cada um. Trazem uma torneirinha para adaptar em baixo.

Nuno Mota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando falas em difusor de ar refereste àquelas bombas de ar externas a que se ligam um tubo fininho para dentro dos aquários com uma pedra difusora na ponta?

Por isso é que eu estava a perguntar se neste caso punhas a pedra difusora na ponta.

Não uso pedra.

A aparelho produz ele próprio as bolhas de ar.

Não me recordo da marca e modelo, mas é questão de o ir sacar ao depósito.

Se estiveres interessado diz, que não custa nada.

Abraço

PBL

Editado por Windrider

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu encho os garrafões necessários para as TPA's e coloco num canto da cozinha com as tampas desenroscadas, uma semana depois, na nova TPA já não há cloro nenhum bigsmile

Abraço

Pedro M. Leal de Almeida

- Design e Ilustração -[b]

www.simcreative.blogspot.com[/b]

2582re4.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não uso pedra.

A aparelho produz ele próprio as bolhas de ar.

Não me recordo da marca e modelo, mas é questão de o ir sacar ao depósito.

Se estiveres interessado diz, que não custa nada.

Abraço

PBL

 

Não vale a pena. Já fiquei a perceber.

 

Obrigado.

Nuno Mota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!

Julgo que não percebi bem a vossa questão.

De qualquer forma tentarei responder conforme a minha experiencia...

Uma TPA de 20% para um aqua de 200 litros significa uma mudança aproximada de 40 litros (estamos a falar de capacidade bruta e não real).

A taxa de absorção de gases pela água é igual á taxa de libertação dos mesmos para as mesmas condições, ou seja, a água fria demora a libertar o cloro tanto tempo quanto o que levou a absorve-lo (é rápido). Mas se a água entretanto for aquecida então o cloro sai muito mais rápidamente pois ainda que a água nos pareça estar parada as moléculas estão em movimento devido á temperatura.

Eu nunca perco tempo com isso do cloro em TPA´s até 25%. Vai direto para o aqua e fico a ganhar(já explico porquê).

Em TPA´s superiores a 25% (apenas antes de ir de férias e no regresso, no Verão existe mais cloro dissolvido na água) uso um ANTI-CLORO.

Agora passo à prometida explicação...

O cloro funciona como desinfectante, todos os peixes estando de boa saúde resistem perfeitamente. Ficam com as escamas libertas de muitos dos efeitos "secundários" das colonias de bactérias que se deslocam na água e que fazem com que alguns peixes segreguem demasiado muco nas escamas, tonifica as guelrras obrigando a um maior fluxo de sangue nas mesmas entre outros efeitos.

Nunca tive o mais pequeno problema agindo desta forma em muitos anos de aquariofilia.

Fiquem bem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O cloro funciona como desinfectante, todos os peixes estando de boa saúde resistem perfeitamente. Ficam com as escamas libertas de muitos dos efeitos "secundários" das colonias de bactérias que se deslocam na água e que fazem com que alguns peixes segreguem demasiado muco nas escamas, tonifica as guelrras obrigando a um maior fluxo de sangue nas mesmas entre outros efeitos.

Nunca tive o mais pequeno problema agindo desta forma em muitos anos de aquariofilia.

Muito interessante esta tua tese.

Parece fazer sentido.

Tudo dependerá da concentração do CL.

Levavas a mal se te pedisse para fundamentares isto?

É que vai contra tudo o que encontrei escrito até hoje.

Abraços.

PBL

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 anos depois...

Boas tenho um aqua de 585 litros e nos meus tpas semanis de cerca de 15 % de agua vai da mangueira directo para o aquario e os peixes não se queixam , na verdade até andam doidos a nadar dum lado para o outro contentes da vida, mas atenção que estou a falar de ciclideos africanos , acredito que outras especies mais sensiveis, possam ter comportamentos diferentes ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só uma questão. .então e esse cloro não afecta negativamente as bacterias necessárias do filtro, etc? É que se for assim também não faz sentido lavar o filtro com a agua do aquario para não matar as bacterias...vamos todos lavar o filtro na torneira com cloro! Eu pessoalmente embora a vida custe a todos, não é um pouco de anticloro..mas claro que o meu aqua é de 120l se fosse de 500 pensava diferente mas os condicionadores têm mais funções do que apenas eliminar o cloro, ajudam a agkutinar os minerais pesados existentes na agua...fica aqui os meus 5 cents nesta temática

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.