Queres Saber Reproduzir Serpai (mato-grosso)?


Recommended Posts

1º Arranja-se no minimo um aquario de 40 cm, e previamente num comunitario colocamos por 1 mes um casal de serpai (mato-grosso), (a femea revela-se por ter um abdomen (barriga) muito mais volumosa do que a do macho, assim como o seu tamanho corporal e tambem superior), onde os vamos alimentar muito bem com 3 pequenas refeiçoes ao dia, eu dou comida seca em flocos mas comida viva e mais aconcelhavel.

 

2º Findando este 1 mes, que sera o periodo de adaptação do peixe a sua nova casa iremos isolar a fema num aquario de 40 cm, apenas se esta aprentar uma barriga bem volumosa, tendo o aquario uma temperatura de 27 a 29ºC (recomendado 28ºC) com um ph de 6,5 a 7,4, onde por um periodo de 1 semana iremos la colucar a dita femea.

 

3º A epoca ideal para a sua reprodução e no inicio do verao pudendo ser começada em maio ou junho, e a melhor forma de incentivo deste peixe a se reproduzir é a recriação do seu habitat natural para isso iremos simular as chuvas de verao da floresta tropical da amazonia e para isso teremos o aquario de 40 cm cheio de agua a 75 % da sua capacidade e iremos acrescentar mais 20% em agua destilada desmineralizada com uma garrafa de 1,5 l ou com um regador de furos ao longo dessa semana sempre a noite. A agua destilada ira representar a agua da chuva que é um ponto de referencia para os peixes largarem os ovolus e o esperma, recomenda-se que se coloque a meio da semana ou assim que se vir o ovopositor da fema de fora, o macho no aquario para que este fertelize os ovolus da femea e de origem aos ovos. o ovopoasitos pode ser identificado como sendo branco e sendo um pequeno e fino tubo que se aprensenta na vertical de onde ira a femea largar os ovulos. O aquario para alem de todos os permenores que descrevo tem de apresentar um quarto de luz, para isso eu coloco guardanapos de papel por baixo da luz o que a enfraquece significativamente, tambem é favoravel à reprodução os periodos de lua cheia.

 

A minha experiencia ainda nao esta no fim pois eu isolei a minha femea no meu aquario no passado domindo, faz hoje 6 dias (hoje foi noite de lua cheia assim como as 3 anteriores) e deparei-me a 2 h e meia a tras com a femea com o ovopositor de fora tal e qual como o descrevo e pude verificar pequenas coisinhas brancas a serem largadas fui logo a corrida ao comunitario buscar o macho foram plantas e tudo na onda, rapidamente o capturei e o coluquei junto da femea o stress passou logo pois ele apercebeu-se da situação da femea e passados poucos minutos ficou smp ao lado da femea a tremer o que acredito que seja a libertação de esperma para a fertelização... ambos estao smp no fundo visto ja serem meia noite e meia deicheios estar por mais 30 min e apos este periodo de tempo apaguei a luz e cobri o aquario com uma toalha. Amanha de manha pela 9 ou 10 h irei destapar o aquario e acender a luz a um quarto da sua capacidade e irei examinar o aquario se vericicar bastantes ovos fertelizados irei remover o casal de serpai de novo para o comunitario e esperar a eclusao dos mesmos. De fauna no aquario de 40 cm apenas tenho red cherrys dos quais ja tive 1 grande nascimento de uma femea cheia de ovos e ja se vem reds com 4 e 3 mm e ja tenho outra ovada, nao verifiquei mexida nos reds por parte dos serpai... acho que eles tem medo de mim por isso portam-se bem... e adps tenho alguns molusculos, uma planorbis e alguns bicudos. De fauna tenho feto de java, bastante.

 

Assim que tiver novidades eu conto. Obrigado e espero que ajude e que gostem. Fiquem bem.

Abraços, Ricardo.
APA - AMIGOS DE PORTUGAL DOS ANABANTÍDEOS
WEB SITE EM: Ver Aqui
HUNF !! (Marrões!!)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Bem aquilo deu em nada... lol... estou com mais paciencia agr a ver se condigo alguma coisa... quando disse no fim fauna queria dizer flora*.

Abraços, Ricardo.
APA - AMIGOS DE PORTUGAL DOS ANABANTÍDEOS
WEB SITE EM: Ver Aqui
HUNF !! (Marrões!!)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais