Botia a morrer??


Nelson Rocha

Recommended Posts

Pena ver o bichinho assim...

 

Se for possível, coloca o parametros da água e setup do aquario.

 

Mas há partida digo-te já duas coisas que não estão bem...

 

O Botia palhaço é um peixe muito activo e de grupo e apesar de 2 já ser um grupo o ideal seriam mais...

 

Mas o grande problema é o aquário de 40 litros... eles necessitam de espaço e esconderijos e se as condições não foram boas podem "stressar" e comprometer o sistema imunitário, ficando mais susceptíveis a doenças...

 

Eu tenho um aquário de 200 litros e adoro estes peixes, mas por isso mesmo optei por não os ter...

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pena...

 

O ideal para estes peixes é um grupo de 5, e apesar do tamanho que possa ter agora, eles podem chegar aos 30cm, por isso um aquário de 40 litros é pequeno demais, como referi eu tenho 200 litros e mesmo assim acho que não tenho as melhores condições para alojar este peixes... Sobreviver é muito diferente de viver...

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Os Bótias palhaço (Bótia Macracantha) são peixes que desenvolvem a sua actividade sobretudo à noite.

É normal que o mesmo se encontre deitado na areia durante "o dia", quando temos a iluminação ligada. Será recomendável observar a sua actividade "à noite" depois de desligar a iluminação, usando para tal uma lanterna algum tempo depois (1 hora).

Tive vários, um dos quais viveu 11 anos e tinha o mesmo comportamento. Inclusive deixou de ter as listas pretas e ficaram arroxeadas.

Sei de há pouco tempo que era um claro indicador de stress, pois um dos vários erros cometidos era ter a iluminação ligada 12 horas.

Como muito bem foi referido, os esconderijos são essenciais e quanto mais estreitos para o peixe melhor.

Não esquecer o tipo de comida, preferencialmente caseira, viva ou congelada, mas raramente flocos.

Grupos de 5 elementos ou mais são recomendados, mas o aquário é pequeno. Podem viver até 50 anos.

Cumprimentos .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boa tarde.

 

Essa mancha branca poderá ser uma raspadela mas sendo um caso isolado, não tendo alastrado ou multiplicado não deverá ser um fungo.

 

Não sei bem o que motiva esta doença mas há uma doença conhecida como "skinny disease" que afecta os botias..muita artémia enriquecida, se aceitar alimentos vegetais deverá complementar com isso. Não é tiro e queda mas ajuda..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais