Acho que o Betta cá de casa é estranho...


Ana Bravo

Recommended Posts

Boa tarde!

 

A minha experiência com peixes limita-se a um ou dois peixinhos dourados que tive quando era criança e que acho que não duraram mais de um par de dias. No passado Natal, a minha filha de 7 anos recebeu um aquário/laboratório de observação. Pesquisámos e acabámos por optar por um Betta.

 

Depois de montarmos o aquário, prepararmos a Água da torneira com Aquasana (de acordo com as indicações da embalagem), fazermos as análises à água (6In1 test da tropical), arranjarmos dois aquecedores Marina um de 5W e um de 20W (a casa é fria e não estava a conseguir uma temperatura aceitável para o peixito), lá fomos ver do peixe.

No dia 31 de Dezembro, o Sherman juntou-se à família.

 

Dia 1 - Deixamos o saquinho aberto, dentro do aquário, meia hora, para o peixito se habituar, e depois lá o deixámos escapar livremente para o aquário. O peixe fartou-se de explorar o espaço. Oferecemos-lhe comida, ele provou e cuspiu.

 

Dia 2 - O Sherman quase não se mexe. Não se interessa pela comida, passa o tempo ou no fundo do aquário ou em cima do aquecedor. Análises normais, termómetro marca os 24 graus.

 

Dia 3 e 4 - Sherman na mesma. Não come, não mexe, só se percebe q está vivo porque vai lá acima respirar. Análises normais.

 

Dia 5 - Será que o peixe tem frio? Compro termómetro de 80 W com termostato. Regulo para os 26 graus. Não mexe, não come. Fiz TPA a 50%... foi difícil tirar o peixe do aquário, porque ele mal se mexia.

 

Dia 6 - Temperatura 28 graus. Sherman não mexe, não vai à comida. Parece moribundo. Será que está a fazer greve de fome? Não recebi manifesto!

 

Dia 7 - Sherman está na mesma. Querem ver que o peixe se está a fazer de esquisito? Decidi não lhe oferecer comida na esperança de lhe abrir o apetite para dia seguinte.

 

Dia 8 - O peixe está na mesma, não liga nenhuma à comida, parece quase morto. Fartei-me de ler os vossos tópicos e outras fontes na net e não consigo perceber que doença tem o peixe. Em desespero de causa, e porque a morte parecia certa, "ele sempre teve a cauda e a barbatana de cima desgrenhada, o que lhe dá uma certa graça... mas será que comprámos um peixe com barbatana apodrecida???? Bem, pior do que está não fica... aqui vai disso..." fiz TPA de 50% de água da toneira com Aquasana, com uma solução de sal (meia colher de sobremesa) e 10 gotinhas de betadine.... Coincidência ou não, o Sherman arrebitou de imediato! Comeu, nadou (no inicio aos tremeliques), e parecia outro. Isto em questão de minutos após a TPA, o que só pode ser coincidência, não houve tempo suficiente para a solução fazer efeito. Ah, a TPA foi feita com o peixe no aquário. Análises iguais, temperatura da água estável nos 28.

 

Dia 9 - Sherman activo, a fazer bolhinhas e a comer como um peixe grande! Mas devagar. Ele nunca vai logo à comida. Continuo a achar a barbatana dele estranha. Coloquei mais um bocadinho de sal, meia colher de sobremesa.

 

Hoje - O Sherman comeu tudo o que lhe coloquei. Ele não é propriamente voraz, acho que se tivesse faca e garfo ele preferiria, porque faz-se sempre de enjoado, mas a verdade é que vai comendo, um bocadinho de cada vez ao ritmo dele. Está esperto, activo, a fazer muitas bolhinhas e a explorar todas as zonas do aquário. Continua com as barbatanas esquisitas. Não coloquei sal, não lhe fiz mais nada.

 

Estou sem perceber nada.. O peixe está doente? Estava deprimido? Estará mesmo com a barbatana podre? Continuo a por sal? Outro medicamento? Eu já vi aqui imensas informações, mas só fico mais confusa... Any ideias?

 

IMG_8061.jpg

 

Dimensões do aquário:
Não sei ao certo, é o aquário infantil Mundo Submerso, da Clementoni. Aquele do Periscópio.
Volume:
5 litros
Filtro(s):
Não tem.
Matérias filtrantes:
Népia.
Iluminação:
Luz natural indirecta.
PARÂMETROS DA ÁGUA:
Temperatura da água (ºC):
O termómetro marca 28 graus, o termostato está regulado para 30 graus.
pH:_7
Amônia:_
NO3:_ entre 0 e 10 Mg/L
NO2:_ 0,5 Mg/L
TPA's (Trocas Parciais de Água):
Fiz duas so far...
INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS:
Fauna:
Um único Betta macho
Aspecto físico:
Vermelho, lindo, com barbatanas desgrenhadas.
Aspecto comportamental:
Ou está parado, ou está estendido...
Aspecto das fezes:
Epa, eu acho que ele não faz disso...
Alimentação:
Flocos Betta da Tropical.
OBSERVAÇÕES:
Tenho o peixe desde dia 31 de Dezembro de 2016 e não pesco nada disto...
Obrigada!
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não posso, não é meu, é da minha filhota .... :fart004: Alguma condição que aches incorrecta? O que deve ser corrigido? As barbatanas têm mesmo um aspecto assim? Parece normal? Na loja não sabem dizer mais nada.

Editado por Ana Bravo
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E à parte de recomendações irónicas... alguém que perceba de Bettas e me consiga indicar se é suposto as barbatanas terem este aspecto? A barbatana de cima parece ligeiramente irregular (essa dá para ver na foto) e a cauda também é irregular na zona do meio (não se vê lá muito bem, mas não consigo foto melhor de momento). É suposto ser mesmo esse o aspecto do peixe? Obrigada desde já pelas respostas.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O peixe só poderia ser colocado no aquário passadas 3 semanas.

É bem possível que morra.

Para tentar evitar que tal aconteça:

 

Comprar um aquário maior, procurando por exemplo nos classificados.

Um de 30 litros já dá para safar.

Um filtro interno, também podes procurar nos classificados.

Colocar a temperatura nos 26.

Tens um termómetro no aquário?

Comprar Seachem Stability e seguir as instruções.

Tratar a água com Seachem Prime um dia antes de entrar no aquário (duas gotas para 5 litros).

Trocar esse substrato por gravilha vulcânica e akadama de qualidade, à venda numa loja ou centro bonsai.

Colocar umas plantas naturais.

Aproveitar a água deste aquário quando encheres o outro com água tratada.

 

Cumprimentos,

 

José

Ah!

Esquece essa loja.

Já agora aconselho dares Équo Tropicale Menu Colore.

O meu betta gosta muito, assim como todos os peixes.

Podes vê-lo aqui:

https://m.youtube.com/watch?v=Kccqo_yPTkc

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Nisso tudo,a mim parece-me que faltou,foi

fazeres o (Ciclo do Azoto)agora tudo pode

acontecer,ou o Betta,e forte,e safasse,ou

morre,aqui no Fórum,podes ler sobre o

ciclo do azoto,outra coisa,era bom comprar

um aquário maior,como o José disse.

 

Comp: Álvaro Silva

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, tenho termómetro... por acaso são dois, o LCD que vinha já instalado no aquário e comprei um dos tradicionais, da Anisna (será?). A temperatura dos dois coincide. O termostato está a 30 graus, mas não é real, são 28 graus, que é o que dá nos dois termótros q estão em zonas opostas. Quando o aquário tinha temperatura mais baixa o Sherman passava o tempo em cima do termómetro. Agora já anda para todo o lado, a fazer bolhinhas, a seguir o dedo, a passear atrás do periscópio. Já parece um peixe normal. Na loja disseram-me para subir a temperatura do aquário, que os bettas gostas de águas dos 25 aos 30. Sugeres então baixar a temperatura 2 graus, certo?

 

Não fazia ideia da água ter de estar dentro do aquário 3 semanas antes do peixe... Algum motivo em especial? Realmente foi apenas uma semana, mas até por uma questão de organizar tudo, comprar o que é necessário e por a água à temperatura correcta.

 

O Seachem Stability é para substituir o Aquasana? Ou tem efeitos diferentes? O Aquasana, tal como o cascalho, vinham com o aquário que a miúda recebeu.

 

Na loja disseram-me que aquário de 5 litros chega para um beta... aliás, estavam a tentar vender-me beteiras, que acho que nem 2 litros têm... O Sherman nada livremente e bem à vontade. Vou pensar nisso dos 30 litros.

 

Quanto ao filtro, li em vários foruns e páginas sobre bettas que o beta dispensa filtro, não gosta de agitação da água e dispensa tb bomba de água, pois respira à superfíicie. A minha enteada teve um beta que sobreviveu 4 anos e nunca teve filtro. Aspirava a água, como eu faço e fazia TPA's frequentes. Só que ela usava uma água mineral com PH 7.12, e baixa mineralização, de forma a controlar os parâmetros de dureza, minerais e ph sem grande esforço, porque a água da torneira está sempre a alterar. Filtro é só por ser um aquário grande ou aconselhas para todos os aquários?

 

Obrigada!


Álvaro, deve ter sido isso. Daí o peixe ter ficado logo estranho desde o primeiro dia. Ele hoje está um espectáculo, tirando aquilo das barbatanas, que continuo a achar estranhas... mas isso se calhar é impressão minha.

Há alguma forma de reverter isso de não ter feito "o ciclo do azoto" neste momento? Ele agora está activo e come bem (mas devagar, é um senhor!), tenho motivos para me preocupar?

 

Obrigada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

José, muito giros os teus peixes! Vende-se em Lisboa essa ração Équo Tropicale Menu Colore? Sabes alguma loja? Eu costumo ir àquela em frente ao mercado de Benfica, à da Gare do Oriente e à do CC de Telheiras e do Dolce Vitta... Ando feito doida a tentar resolver o problema do peixe :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro ajuda a filtrar, obviamente, e na colónia de bactérias.

Estou a falar de um filtro simples.

A Aquael tem uns bons e acessíveis.

Claro que num aquário de cinco litros não dá muito jeito, mas no de 30....

O Seachem Prime é reconhecido pela qualidade e o preço é dos melhores.

O Stability vai ajudar por causa de não teres esperado pelo primeiro ciclo.

 

Imagina o que seria de nós se não tivéssemos uma determinada bactéria no intestino 🤔

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a ler o post do Ciclo de Amónia http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=248841e continuo sem entender.

 

Ora, se o aquário não tinha plantas, não tinha peixes, tinha apenas o cascalho e a água tratada. Fiz análises antes de colocar o peixe: PH correcto, sem nitritos, nitratos ou amónia, dureza correcta, sem cloro...

 

A água estar parada, sem nada no aquário durante uma semana é diferente de três semanas? Que transformações sofre a água ja tratada dentro de um aquário vazio em três semanas em vez de uma semana, de forma tornar-se mais segura para o peixe?

 

A senhora da loja falou-me disso, disse-me para após a colocação do peixe controlar os níveis de amónia, no2 e no3, não houve grande alteração desde a colocação do Sherman no aquário. Disse também que se é só um peixe, não deveria ter problemas com os níveis de amónia, mas ainda assim para ir verificando (o que fiz e estava tudo em valores normais... e que continuo a fazer diariamente).

 

Devo estar a ver a coisa mal, só pode... podem elucidar-me p.f.? Obrigada!

 

O artigo diz mesmo "Portanto assim que tiver amónia no aquário é apenas uma questão de tempo antes que as bactérias desejáveis estabeleçam uma colónia no substrato do seu filtro. A melhor maneira de conseguir isto é colocar um ou dois (ênfase no UM ou DOIS) peixes resistentes e baratos no seu aquário."... o peixe que coloquei no aquário é o Sherman. Não tenho mais nenhum!

Editado por Ana Bravo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas o que é que não percebeste no artigo, está lá tudo.

 

E até está esta foto elucidativa do ciclo do azoto.

 

Amónia e nitritos são tóxicos para os peixes, o ciclo demora normalmente um mês e até pode demorar mais, não utilizando químicos...

 

n-cycle.gif

 

Nesta foto consegues ver tudo, a evolução da amónia, do nitrito , nitrato...

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vera, não entendo... os níveis de amónia da áqua sem nada, (sem plantas, sem animais, sem nada) alteram-se? de que forma? Que processo quimico/biológico altera a água sem nada? As análises deram 0 de amónia. 0 de No3- e0 de No2-. O que é normal, pois a água não tinha qualquer ser vivo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah!!... então é colocar comida na água! Assim já faz sentido, pois proliferam-se bacterias e, consequentenente seres vivos que produzem grases que por sua vez produzem amoniaco, pela acção do nitrogénio...

No artigo do ciclo do azoto não fala em colocar comida, fala em colocar um ou dois peixes... que é o que coloquei. Realmente não fazia sentido, o colocar comida já tem razão de ser.

Engraçado, em nenhuma das 4 lojas de animais onde fui me deram essa sugestão. E passei por todas a chatear antes de comprar o peixe. ;) Obrigada josé!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto é um bocado como as alergias, um ambiente demasiado aséptico não é salutar. :) Cultivar bactérias benéficas a partir de comida era algo que não me iria lembrar.

 

Bem, ninguém ligou nenhuma às barbatanas do bicharoco. Presumo que as achem normais. Não deve ser defeito, é estilo :)

 

By the way, e de acordo com o que li do cliclo de azoto. Os níveis de amónia nunca subiram, faço análises diariamente. Não é por isso que o bicho andava parado portanto.... :confused4: Senão ia aparecer alguma coisa nas análises, presumo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao que parece já descobri o motivo da passividade do bicho. Era só frio, daí ele passar o tempo quieto em cima do aquecedor antes de ter subido o aquário para os 28 graus. Mostrei a o Sherman a um amigo que é vet e criador, e diz que ele está muito bem assim, as barbatanas estão óptimas, boa cor, e que mesmo os betas dele estão sempre a 28/29 graus. O aquário ele também diz que é perfeitamente suficiente e é mais prático para uma miúda de 7 anos tratar e começar a gostar de aquáriofilia.

Já come com muito apetite e está muito activo. Quando a minha filha se aproxima, parece que a reconhece e começa a exibir-se, a dar voltinhas de 360 graus e passar em frente a a ela. Se ela aproxima a cara do aquário ele parece que olha de volta.

 

Esqueci-me de lhe perguntar uma coisa, mas vocês devem saber. A miúda tem a mania de meter o dedinho na água, e o Sherman segue o dedo. Receio que as mãos contaminem a água. Será mais seguro usar uma luva? Ela lava sempre as mãozinhas com gel de mãos suave antes de mexer na água, mas ainda assim não sei se o próprio sabão não prejudica o delicado equilíbrio da água. Vocês costumam mexer na água com luvas?

 

Obrigada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

 

Não parece nada correto manteres o animal em 5lt, como é que consegues colocar aí um filtro. O filtro é importante para a colônia de bactérias, para manter circulação no aquário (importante TB para manter o aquecimento uniforme), melhorar a oxigenação da água e quebrar o biofilme na camada superficial da água.

 

Agora que tens carga orgânica vais iniciar o ciclo de azoto, vaus ter picos de amônia e nitritos, tens de estar atenta. O que vale é que o betta devido às suas características (respiratórias) aguenta um pouco melhor esses picos, mas não são de ferro.

 

A foto não é explícita, não dá para ver bem as barbatanas, mas vai controlando a situação, pois pode ter alguma doença bacteriana.

 

A menina pode colocar o dedo ns água, logo que este não tenha químicos na pele. A luva é capaz de ser pior.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vou colocar filtro. Ele trouxe-me filter wool para limpar eventuais restos de comida à superfície e as paredes do aquário. De resto disse que com tpas regulares, aspirador, e algum cuidado vamos lá e é mais simples para a miúda, afinal estamos a falar de um aquário infantil. Ele fez os testes todos e estava óptimo. Alertou-me para continuar a fazer as análises nos próximos dias, e ter atenção aos picos de amónia. Disse tb que já viu bettas muito sensíveis relativamente ao ph, normalmente até mais do que à temperatura, mas ele diz que cada peixe é um peixe, e o meu é friorento. As barbatanas são mesmo assim, felizmente.

 

Quanto à miuda mexer na água só depois de ter lavado com água sem sabão não sei se é grande ideia! Os miúdos de 7 anos têm as unhas de um servente das obras! :fart004: Aquelas mãos mexem em todo o lado! O gel das mãos é especial para criança, não é suposto ter químicos. Se o perigo são os químicos não deve fazer grande mal, tenho é de me assegurar que ela enxagua muito bem.

 

Thanks

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ana, tenho um betta há um mês aproximadamente (veja o link para o tópico e galeria se desejar na minha assinatura) e creio que lhe possa dar uns bons conselhos... De facto o frio é uma coisa tramada para os bettas e já li muitos relatos de peixes bettas a morrerem em vagas de frio!

 

Quanto às barbatanas, pela foto que deixou, parecem-me perfeitamente normais para um "cauda de véu" (variante do seu betta) :smile2:

 

Quanto ao aquário em si, layout e essas coisas peço-lhe, a si e à sua família claro, que considerem fazer um up-grade ao aquário que têm no presente. Não falo somente da inexistência do filtro, mas também do facto de, aparentemente, não existirem objectivos decorativos no aquário, quer para oferecer esconderijo(s) ao animal mas para alimentarem a sua curiosidade. Os bettas são peixes bastante curiosos e inteligentes, pelo que o um aquário despido de decorações vai ser um grande aborrecimento para ele... o meu passa o tempo a explorar as plantas, a "espremer-se" entre elas também, gosta de visitar o tronco esburacado, enfim não lhe faltam coisas para fazer no dia-a-dia biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

As plantas têm outras grandes vantagens: não só oferecem uma certa beleza ao aquário e absorvem parte dos nitratos, mas para os bettas em particular oferecem-lhes locais de repouso! Não sei se já notou mas as barbatanas da frente são pequenas, em comparação com o resto do corpo, e o resultado é que eles necessitam de fazer pausas... e como são peixes que necessitam de vir à superfície para respirar necessitam de uma plataforma a poucos centímetros da superfície que lhes permita descansar e vir respirar rapidamente, especialmente quando dormem! Caso contrario tendem a entrar em stress o que não é recomendado a ninguém...

 

Não desejando prolongar este testamento vou deixar-lhe um link para um vídeo que explica como é simples ter um aquário bem janota para um betta, não sendo nem muito dispendioso nem complicado de manter... aliás foi este vídeo que me inspirou a arranjar o aquário e o betta. O aquário é relativamente pequeno, na casa dos 15L, mas para um betta só é quanto basta... é claro que um aquário maior é sempre melhor :rolleyes: mas para quem está a começar e não dispõe de mais espaço, eu só tinha um bocado de secretária para ter o meu e entendo perfeitamente o que é ter pouco espaço.... mas o do exemplo é um cubo de 25 cm de aresta e cabe em praticamente qualquer espaço... os filtros "hang on back", ou "mochila", como aparece no vídeo são de fácil manutenção e os de boa marca são muito silenciosos... tenho o meu no meu quarto há dois meses e nunca perdi uma noite de sono à conta dele...

 

https://www.youtube.com/watch?v=7pyYLrJt8lg

 

Os bettas são peixes muito resistentes e não me custa a crer que ele consiga viver nessas condições, mas só será a prazo e com perca de qualidade de vida para o bichito, e dado a vossa preocupação com o bem estar do animal com a temperatura e com a alimentação creio que estou a escrever a pessoas que de facto se preocupam com os seus animais, pelo que uma vez mais vos peço que considerem o "up-grade" que vos sugeri... e quem sabe poderá vir a ser o inicio de uma aventura num hobby tão lindo e espectacular como é o da aquariofilia.... :thumbup3:

  • Votar + 1

Novo Retiro (Tópico e Galeria)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qui Master, bom vídeo! Por acaso o aquário da miúda é um bocadinho maior que o do vídeo, mas é mais baixo. Tem 31x28,5x18,5. No interior tem um periscópio e como tem muitos esconderijos, dunas e covas (que fazem parte do aquário) deve ser por isso que tem menos capacidade. Eu ponho lá 5 litros e fica mais ou menos a 2 terços.

 

O Sherman tb gosta muito de se esconder e de passar por espaços pequenos. Adora passar atrás do periscópio. Um dos termometros é igual ao q está no vídeo, ele passa por baixo da ventosa encostado ao vidro. Adora dar voltinhas, parece que está a dançar, em especial quando alguém olha para ele. Continua muito activo e a fazer muitas bolhinhas.

 

Hoje a Beatriz esteve a brincar com ele com uma bolinha de Ping Ping. Ele dava marradinhas na bola a boiar, a tentar empurra-la à superficie, mas depois da brincadeira tirei pq não é própria para aquário e receio q estrague a água. Vou ver se há bolas para peixes na pet shop.

 

Que outros brinquedos aconselham? Vou mudando os brinquedos para ele não enjoar?

 

Agora estamos a fazer tpa diária de 20%, com o Sherman dentro do aquário. Depois de cada refeição a Bia limpa eventuais pedaços de comida que fiquem a boiar com a filter wool.

 

Penso limpar todo o tanque semanalmente, retirar o Sherman e deixá-lo em metade da água, lavar tanque, cascalho, fundo e vidro, e depois montar novamente tudo com metade água limpa e a metade que estava com o Sherman.

 

O aquário do video é bem giro e realmente ocupa menos espaço que o dela, mas para já é demasiado complexo para uma miúda de 7 anos. Vamos ver como ela se da com esta rotina e mais tarde logo se vê.

Noto que o peixe está feliz, e com espaço para nadar. Upgrade, só daqui a dois ou três meses.

Obrigada pelas dicas!

Editado por Ana Bravo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ana

 

Não faças isso,de lavares todo o areão,vais matar

todas as bacterias que o areão contem,val mais

comprares um aspirador,para limpares o subestrato,

e a sim tirares todo o excesso de comida,e fezes do

peixe,ao limpares tudo,perdes o ciclo,e volta tudo ao

mesmo,probelemas com a saúde do Sherman.

 

Comp: Álvaro Silva :yb668:

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada Álvaro! Vou fazer como me estás a dizer.

Como é que aqueces a água para colocar no aquário? Eu costumo colocar os jarros, com a água tratada de véspera, dentro de um alguidar de água bem quente e vou aquecendo em banho maria, mas demora muito tempo até chegar à temperatura certa. Há alguma forma mais prática?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ana!

 

 

Eu para temperar a água para a tpa utilizo um jarro elétrico para ferver a água, depois tempero com a temperatura pretendida, que no meu caso são 24°C. Espero ter ajudado.

 

Aqui deixo uma foto.

 

0747563429dc09c54c4db55c1ca9b2c0.jpg

 

 

 

 

Cumps

"Se ajudar os outros te parece difícil demais, tenta ao menos não prejudicá-los" (Dalai Lama)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais