Guppy macho em apuros


jorgemvieira

Recommended Posts

Boa tarde,

 

Tenho um aquário de 30L com 3 Guppy's macho, 5 tetras néon, dois platy's macho, uma corydora panda e um caracol. Esta semana (4ª feira) adquiri os dois platy's macho e a corydora panda.

Acabei de chegar a casa e um dos Guppy's, o mais antigo que tenho cá em casa (cerca de 6 meses) tem umas manchas e parece-me com dificuldade em nadar. Está a nadar quase na vertical e parece-me que as barbatanas direita e dorsal estão "coladas", quase parecem o gonopódio dos platy's macho.

 

Vi os parâmetros da água e parece-me estar tudo OK.

 

Se me puderem ajudar com urgência, agradeço, para tentar salvar o Guppy.

Por favor, vejam na galeria o uma imagem dele para ver se vos ajuda.

 

 

Cumprimentos,

Jorge Vieira

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Valores dos testes:

 

NO3 - 0mg/l

NO2 - 1mg/l

GH - 16

KH - 15

pH - 7.2

Cl2 - 0

 

Reparei agora que a temperatura da água, apesar de estar definida para 24, pois já tinha reparado que a água estava sempre a uma temperatura excessiva, continua a quase 29ºC.

Não sei se poderá estar relacionado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é por aí, mas NO3 a zero?

Esse teste deve de ser da treta...

 

A ver se alguém entendido consegue ajudar.

Isso foi de repente?

 

Convinha era um aquário maior, pelo menos com uns 50 litros.

 

Cumprimentos,

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teste é API ou APLI.

Sim,foi de repente. Esta manhã não reparei nada de anormal, mas como de manhã é sempre a correr, pode-me ter passado ao lado. Ontem tenho a certeza que não tinha nada de anormal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há quanto tempo tinhas comprado o guppy macho? Na loja encontrava-se ativo?

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tinha-o à quase 6 meses.

Sim, na altura estava ativo e sempre esteve. Foi só mesmo hoje ao final da tarde.

Aliás, foi isso que me chamou à atenção. Estava muito parado e a nadar quase na vertical.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pela foto que meteste parece ter sido atacado visto que tinha a barbatana traseira mordida será que pode ter sido isso pessoal? Não sou muito entendido mas o stress e cansaço para se manter normal e o nadar na vertical pode ser por ter as barbatanas todas comidas visto que "a barbatana direita e dorsal...parecem o gonopódio dos platy's machos" deve ter sido bem atacado talvez tenho sido esse o problema o q dizem?

 

Eu tive guppy's ás vezes á 30°C e nunca morreram e em termos de amónia eu obtive 3 guppy's com o ciclo apenas nos 5 dias(erros de iniciante apressado) e só morreu 1 fêmea que veio doente da loja mas a outra fêmea sobreviveu e ainda deu várias crias acho que a amónia deve ser controlada ao máximo mas não deve ser o problema ACHO

 

Enviado do meu LENNY2 através de Tapatalk

E já agr o que chamas a nadar na vertical? Tinha o corpo quase todo na vertical e a cabeça ele tentava manter na horizontal?

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Com um aquário de 30l,visto que tivestes uma

morte,agora e fazeres TPA,pelo menos duas

durante uma semana,depois voltas ao normal,

qualquer das maneiras,espera por mais opiniões.

 

Comp: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me parece que as barbatanas estivessem mordidas. Dá-me a sensação que as barbatanas que eu mencionei, em vez de espalmadas como seria normal, pareciam estar coladas. Imaginem gel no cabelo, este fica todo aglomerado, não vejo analogia melhor, daí a barbatana parecer um gonopódio, pois era compacto e pontiagudo. Quanto à forma de nadar, parecia não ter força para se manter na parte de cima do aquário, que é onde os Guppies que lá tenho gostam de estar, para se manter no cimo, colocava o corpo na vertical para se impulsionar com a barbatana caudal.

Já fiz a TPA e tenho andado atento, mas para já não tenho nada de anormal a assinalar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais