Reprodução de Caridina Japónica


taiko

Recommended Posts

taiko,

 

A tua sorte é seres de perto da Reserva Natural do Estuário do Tejo, era aí que o meu colega ia buscar a água, está mais próxima do mar, se eu for buscar no mesmo rio mas mais perto para mim seria no entroncamento e a salinidade já não é a mesma.

 

Lembra-te que no primeiro dia que vires uma fêmea com postura trata logo de arranjar um sítio para colocares a água salobra e colocá-la ao sol até apanhar algas, desta forma estará pronta para receber as larvas, a fêmea estará a desovar em +/- 20 dias. (seria optimo arranjar já um 2º aquario de água salobra a maturar).

 

Eu teria de arranjar mais 1 aquário (já são 5), não é fácil!

 

Cumps,

 

Podes sempre ir ao Estuario do Mondego, era aí que ia durante algumas saidas de campo no curso de Biologia.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como se pode induzir ao crescimento de algas, para além de se meter um aquário com água à luz do sol (ou mesmo uma luz velha)? Preferencialmente, os tais diatomas (algas castanhas). Vai ser uma grande ajuda na criação dos camarões.

 

Ora, o que penso precisar para a reprodução vai ser: recipiente (para colocar as larvas em água salobra), aquário (para colocar os camarões depois de "morfados"), luz, bomba de circulação, água do rio, comida microscópica (aqui ainda tenho que ver o que vou usar... Já li que comem comida para corais, spirulina em pó e algas, principalmente), densimetro e pipeta (para sugar os camarões recém "morfados"). E penso não precisar de mais nada, pelo menos assim à primeira vista.

 

Não sei se será preciso um termostato. Mas penso que não visto que, na natureza, o rio (principalmente no estuário) a água é mais fria.

 

EDIT: Pelo que pude ver aqui, a salinidade na zona marítima de Algés é de cerca de 30ppm. É mesmo lá que irei buscar a água. ;)

Editado por taiko

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas taiko,

 

Não cheguei a mostrar-te as minhas 2 caridinas com postura, hoje consegui apanhá-las as duas na mesma foto:

 

20151003_215456.jpg

 

É pena mas não estou preparado ainda para desta vez fazer o teste, também não me preocupo, ultimamente tenho tido sorte com posturas, da próxima farei o teste mas com um aqua de água salobra maturado :)

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem gordas! :drool3:

 

Eu também não vou fazer tão cedo. Quero estar preparado para quando o for fazer, mas em primeiro lugar está a minha montagem do meu aquário actual. :)

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem gordas! :drool3:

 

Eu também não vou fazer tão cedo. Quero estar preparado para quando o for fazer, mas em primeiro lugar está a minha montagem do meu aquário actual. :)

 

Acho bem lol tens um belo aquário aguadar plantas :) e espaço não te falta :)

 

....também estou na fase de terminar a minha nova montagem, mas já só me faltam algumas plantas no The Scorpium ;)

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já estive a ver e tens aí uma boa montagem. É para seguir, com certeza. ;)

 

Quanto ao meu, tenho que ver se consigo arranjar o resto das plantas a particular, senão terei mesmo que ir à loja lol.

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...
  • 4 semanas depois...

Boas

então sempre conseguiste a reprodução das caridinas?

 

Cumprimentos

Boas. Não. Ainda nem sequer me meti nisso. Ainda estou com os nervos em franja com o meu aquário. Andei um pouco desanimado com ele por a coisa não me estar a correr bem com as plantas. Mas, felizmente, em questão de vivos está tudo a correr às mil maravilhas. Menos mal. Mas vou agora comprar uma iluminação nova a ver se a coisa melhora.

 

Só mesmo quando estiver satisfeito com o resultado é que me atrevo a arriscar a aventurar-me com a reprodução destes meninos.

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá,

Curiosamente uma das caridinas cá de casa também está com postura, alguém com vontade de lavar ovos para casa?

 

df193cd194d70d720962462d2d7a575e.jpg

 

Abraço,

Mata

 

Sent from my GETAWAY using Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais