Iniciação a ciclideos anões


rgarcia

Recommended Posts

Boas,

 

Estou a querer iniciar-me no mundo dos ciclideos anões. o meu aquario é de cerca de 180 litros

é possivel manter os habituais peixes comunitarios com ramirezis?

é aconselhavel ter apenas um casal?

é compativel apistogrammas com ramirezis?

A reprodução é possivel num aquario comunitario?

 

Desculpem tanta pergunta e agradeço desde já a vossa disponibilidade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

Bem vindo as espetacular mundo dos ciclídeos anões. 180 litros é um belo aquário para começar. Quais são as medidas, filtragem, flora, setup, etc?

Depende da tua ideia de habituais peixes comunitários, mas provavelmente sim.

Há quem tenha casais, trios são mais raros, grupos menos comuns ainda.

Apistos e rams são compatíveis se for um espaço grande o suficiente e não me parece que a reprodução seja viável nessas condições. 120 a 150 de frente seria o que recomendaria para os juntar sem receios e teria de ser com bastantes troncos, rochas e/ou plantas.

Possível, mas não é provável que as posturas sejam frutíferas em comunitário.

 

É normal fazer pergunas e haver dúvidas e é bom sinal. Qualquer coisa, pergunta, mesmo que pareça ridículo.

Cumprimentos

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um comunitário de 80 litros plantado.

Além da panóplia de espécies (todas com pH compatíveis), tenho um Ramirezi Electric Blue é um betta delta celofane.

Dão-se todos bem e até comem juntos, embora o ramirezi seja mais metido consigo mesmo.

 

Na minha opinião, um dos cuidados que deves ter é escolher peixes comunitários que gostem de um pH ácido, tipo entre 5,8 e 6,8 e apistogramas que se dêem bem nesses parâmetros.

É que existem apistogramas que precisam de água mais ácida e depois terias mais dificuldade em comprar comunitários para essa acidez.

 

Esta é a minha opinião, agora espera por outras.

 

Ah! Acho a nanacara um peixe engraçado é acho que é compatível.

 

 

Cumprimentos,

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Desculpem-me a demora pra responder, mas o tempo não é muito.

em relação à fauna, andará à volta de tetras e caracideos, mais os ditos ramirezis e apisto.

Tou com duvidas ainda em relação à flora, mas quero criar uma parte com troncos para fornecer esconderijos.

 

Para reprodução, quais as condições ideias?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os tetras podem não ser o ideal para reprodução, devido à predação. Eu iria para Nannostomus (uma das espécies) ou Carnagiella strigata (machadinhas).

Troncos são obrigatórios, tal como areia de granulometria bastante fina como substrato. Isto para criar condições ideais. Aconselho uma camada de 2cm de areia de sílica (testada antes, há locais que vendem como sílica areias não inertes), bastantes troncos, plantas de rizoma, flutuantes ou, se plantadas, em vasos. É algo ao critério de cada um. Se fores para um biótopo, posso recomendar algumas. A dureza (gH e kH) devem ser baixos, tal como o pH, que varia consoante a espécie. Que apistos pretendes manter? Parece-me quase impossível que tenhas posturas viáveis com duas espécies de ciclídeos anões no aquário. Ah, a condutividade (ppm) deve ser baixa também. Ppm e pH parecem ser, segundo alguns estudos recentes, os fatores mais importantes. A temperatura a rondar os 25° deve chegar. Temperatura mais elevada resulta em mais machos e mais baixa em mais fêmeas, regra geral. Se fores para biótopo, folhas secas no fundo também são uma boa adição, visto que libertam taninos e ácidos húmico que têm benefícios para os peixes, baixam,o pH e dão à água uma cor de chá natural do habitat de muitos apistos. Deves fazer TPAs de cerca de 15/25% por semana, se possível com água de osmose total ou parcialmente.

Quais as medidas do aqua?

Cumprimentos

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais