Comunitario 54L com 2 Ramirezi


Nuno Sabino

Recommended Posts

Boas noite...

 

Este é meu primeiro aquário nunca tinha tido um contacto com o mundo da aquariofilia, tudo começou porque a minha mulher queria um aquario, eu nunca tinha sequer ligado a peixes só no prato :thumbup3:

Comecei a lêr, ver fotos e visitar algumas lojas da minha zona, quanto mais lia e descobria este mundo mais me interessava, pensei esta na hora de meter mãos á obra...

 

Setup:

Data de montagem: 01 Maio 2015

Dimensões: 60x30x30 (45L) Aquario com tampa comprado em 2ª mão

Filtro: Filtro Eheim 2213 Tenho desta forma.

 

 

FrHI83.jpg

 

 

Termostato: 100w agora desligado sala muito quente

Substrato: jbl manado, e por cima um areao comprado em loja

Iluminação: A que vinha no aquario penso que seja uma t8 15w 8:30 horas ligada

Hardscape: Troncos e pedras

CO2: Não tenho

 

 

Flora: Fetos de Java

Musgo de Java

Valisnerias

Rotala penso eu

Anubias

 

 

Fauna: 11 Neons

2 Otocinclus affinis

2 Ramirezi

 

 

Parametros da água: pH = Entre os 6.5/7.2

Dureza Carbonatos (KH) = Entre os 5/10
Dureza Total (GH) = Entre os 6/16
Nitritos (NO2) = 0
Nitratos (NO3) = Entre os 10/20
TPA's (Trocas Parciais de Água) 10 litros semanais
Durante o ciclo mes não meti peixe nenhum só as plantas, aqui vão umas fotos e algumas duvidas...
Fotos: Desculpem a qualidade
RMSErm.jpg
9lqoWc.jpg

eVzlp6.jpg

 

 

wISwwo.jpg

 

 

 

FE9Lli.jpg


Por agora só tenho estas fotos...

 

Agora as duvidas ontem comprei dois Rams para fazerem companhia aos pequenos, mas parece que tenho duas femeas e não têm cor já vinham assim da loja, nem sei se sao German blue, se alguem poder ajudar a identificar sexo e nome correto?????

Tambem estou na duvida se meto umas corydoras ou uns camarões???

 

Qualquer opinião é bem vinda.

 

Abraços

Editado por Nuno Sabino
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, para 1* aquário está muito bem montado! Parabéns!

Em relação aos Ramires, pela cor das escamas vejo que ainda não se adaptaram e estão assustados. Se vieram assim da loja era porque ainda não estavam aclimatizados, consegues arranjar mais fotos para tentar sexar?

Os camarões com Ramirezis está fora de questão!!! Dois pares de corys ficavam bem! Mas tem atenção aos peixes, para um aqua de 45l já está bem cheio!!

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luiji e obrigado ...

Camarões é complicado talvez tenha mesmo de ir para as cory, o aquario é de 54L quanto a fotos vou tentar tirar com mais calma amanha meto.

Os peixes já estavam na loja á um tempo e sem cor, mas parecem comer bem, dou flocos que dou aos neons, artemia conjelada, blood worms, e mais umas pastilhas de spirulina, tambem comprei um granulado muito pequeno que era para dar cor.

Uma duvida para os peixes que tenho no aquario nunca sei bem as doses e quantas vezes dia devo de dar????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes dar 2 vezes comida por dia, a quantidade varia, mas como não tens peixes de fundo (os otocinclus podem ser de fundo mas isto não é uma regra) portanto dá comida suficiente para todos comerem, mas que não cheguem muitos restos ao fundo.

Se eu estou correto esses ramirezis ainda vão ficar bem bonitos, mas não parecem german blue, parecem normais. No máximo dos máximos são um cruzamento entre o normal e um balão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Durante o ciclo mes não meti peixe nenhum só as plantas


Como é que fizeste o ciclo? Só deixar o aquário com as plantas não chega.

E depois desse mês... esses peixes todos foram parar ao aquário de uma vez só?

O ciclo é das partes mais importantes e muitas vezes incompreendido e menosprezado.

O filtro é bastante bom, no entanto TPA de 10l semanal parece-me pouco... eu optava por 15l. Os ramirezis são muito sensíveis aos nitratos, não convém deixar subir (nitritos e amónia sempre a 0).

Agora as duvidas ontem comprei dois Rams para fazerem companhia aos pequenos, mas parece que tenho duas femeas e não têm cor já vinham assim da loja, nem sei se sao German blue, se alguem poder ajudar a identificar sexo e nome correto?????


Os rams estão completamente stressados. Pelas barbatanas parecem mesmo 2 fêmeas, mas é muito difícil ter qualquer certeza pelas fotos.

Não é muito bom sinal já virem sem cor da loja.

Tambem estou na duvida se meto umas corydoras ou uns camarões???


Camarões podes pôr dos madeira ou umas japónicas XL... red cherry só se for para alimentar os rams! :naughty:

Quanto às corydoras, como já te disseram, cuidado com a sobrelotação do aquário.

Os peixes já estavam na loja á um tempo e sem cor, mas parecem comer bem, dou flocos que dou aos neons, artemia conjelada, blood worms, e mais umas pastilhas de spirulina, tambem comprei um granulado muito pequeno que era para dar cor.
Uma duvida para os peixes que tenho no aquario nunca sei bem as doses e quantas vezes dia devo de dar????


Como regra, salvo raras excepções, só se compram animais que tenham ar saudável na loja.

Flocos como base e artémia conjelada e blood worms como petisco de vez em quando, parece-me bem. Spirulina só se for para os otos.

Eu só costumo dar de comer 1 vez ao dia. Quanto à quantidade... eu quase que arriscava a dizer para dares só 1/3 daquilo que achas que deves dar! :sorry:

A regra é dar só a comida que eles conseguirem comer em um ou dois minutos. Excesso de comida só te vai provocar aumento de poluição (e algumas pragas, nomeadamente de caracóis).

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Consegues arranjar melhores fotos dos rams? Eu por agora partilho a opinião do Micro-Chip, parecem mesmo 2 fêmeas. Tenta apanhá-los de lado com as barbatanas esticadas.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas....

 

Micro-Chip acho fiz o cilclo como deve de ser fiz a montagem do áqua, liguei filtro, termostato a 24º mas a temperatura neste momento esta a 28º e o termostato esta desligado, 8h de luz. Esteve sem peixes durante 2 meses, os primeiros peixes foram 3 ottos, um morreu infelismente depois passado uma semana meti 5 neos, passado mais uma meti os outros 6, esteve ums 20 dias assim os rams so entraram esta semana.

 

Devo mesmo de estar a dar comida a mais, costumo partir metade dos cubos congelados, metade de artemia e metade be blood worms, isto á tarde de manha dou os flocos normais, será muito??????

 

Obrigado a todos pelas respostas vou ver se os apanho melhor para a foto andam sempre escondidos.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, o que eu fazia era dar todos os dias flocos/granulado geral e, uma ou duas vezes por semana, dava goluseimas como Ártemis, vermes. Mas cada alimentação depende dos peixes e do Aqua, se vires que eles estão saudáveis, ..., só tens de ir verificando os ramirezis a ver se melhorar, senão o stress pode levar a doenças e, consequentemente, há morte.

Fizeste o ciclo bem há exceção de uma coisa! De todos os peixes que tens (embora sejam todos dos peixes mais sensíveis ao NO2, NO3 e NH4) os otos são os mais frágeis e por isso tiveste uma perda, os primeiros peixes a serem introduzidos devem ser sempre os mais resistentes, porque vão alterar o ciclo, já que vão fornecer mais alimento, vai haver um pico de NH4, depois de NO2 e finalmente de NO3e por mais pequeno que seja já afeta os peixes que tens. De resto muito bem, não tiveste perdas de neons que também são peixes frágeis, e foste introduzindo aos poucos os peixes.

Em relação há temperatura, convém que não suba mais, se passar os 30 torna-se bastante perigoso!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Micro-Chip acho fiz o cilclo como deve de ser fiz a montagem do áqua, liguei filtro, termostato a 24º mas a temperatura neste momento esta a 28º e o termostato esta desligado, 8h de luz. Esteve sem peixes durante 2 meses, os primeiros peixes foram 3 ottos, um morreu infelismente depois passado uma semana meti 5 neos, passado mais uma meti os outros 6, esteve ums 20 dias assim os rams so entraram esta semana.


2 meses sem peixes é um desperdício de tempo... não há ciclo se não houver uma fonte de compostos azotados (normalmente um peixe). Mas antes a mais do que a menos.

A introdução de peixes faseada é essencial para a colónia de bactérias se ir expandindo e isso fizeste bem.

Quanto aos ottos, infelizmente muitas vezes chegam já maltratados às lojas (sem que aparentem) e acabam por morrer nos primeiros dias no aquário. Acontece mesmo aos mais experientes.

Devo mesmo de estar a dar comida a mais, costumo partir metade dos cubos congelados, metade de artemia e metade be blood worms, isto á tarde de manha dou os flocos normais, será muito??????


Se forem os cubos que eu estou a pensar, 1/4 de cubo de artémia por dia chega para alimentar os teus peixes todos. Se dás um cubo inteiro de artémia mais um cubo inteiro de blood worms e ainda os flocos de manhã... sim, definitivamente é muita comida!!!

Artémia e blood worms são comidas muito energéticas, normalmente o pessoal dá só como petisco uma ou duas vezes por semana.

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

A regra é dar só a comida que eles conseguirem comer em um ou dois minutos. Excesso de comida só te vai provocar aumento de poluição (e algumas pragas, nomeadamente de caracóis).

 

 

 

Devo mesmo de estar a dar muita comida, tinha esquecido de referir que vieram uns caracois com as plantas e tornou-se praga tive de comprar 2 Helenas

 

 

Viva,

 

Consegues arranjar melhores fotos dos rams? Eu por agora partilho a opinião do Micro-Chip, parecem mesmo 2 fêmeas. Tenta apanhá-los de lado com as barbatanas esticadas.

 

cumps

 

Eu estive a ver, uma tenho a certeza que é fêmea, mas o outro ficou com a barbatana duma maneira que quase que parece macho. Só mesmo com outra foto,...

 

Hoje vou tirar umas fotos melhores, para ver se conseguimos tirar as duvidas....

 

Só consegui do maior, o que esta na frente na primeira foto.

 

cA469K.jpgGGkR4F.jpgFUOs8z.jpg

Editado por Nuno Sabino
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem as duas o ventre um pouco rosado? A da foto parece fêmea, mas a outra está longe para conseguir ver bem. Um ponto positivo, a cor já está a melhorar, já está com boas cores, mas ainda pode e vai melhorar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu queria ver era a terminação da barbatana dorsal, não dá para notar na foto. Se for terminado de forma pontiaguda é um macho e se for meia-arredondada, é fêmea... Normalmente guio-me por isso.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

O mais pequeno parece ser rosado mas esse da foto dentro do aquario nao noto rosa, e é maior, o pequeno anda mais escondido que nem foto lhe consigo tirar e quando é para comer é agressivo com o grande. Parece confuso lol

 

Esta é a melhor que arranjei do Pequeno

XhQBCk.jpg

Esta é do maior

OV9jTR.jpg

Dos neons, são bem fixes, querem é comer

Hr2iXw.jpg

Editado por Nuno Sabino
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! A mim parece-me que tens um casal. As barbatanas peitorais do macho são mais alongadas e pela foto é o que me parece. Cumps.

"Se ajudar os outros te parece difícil demais, tenta ao menos não prejudicá-los" (Dalai Lama)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! A mim parece-me que tens um casal. As barbatanas peitorais do macho são mais alongadas e pela foto é o que me parece. Cumps.

Boas

Isso era porreiro...Qual é que te parece o macho????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A 2ªé uma fêmea, a 1ª não dá mesmo para ver. Não consegues um vídeo corrido? :/

Vou tentar fazer um video amanha meto.

 

Enviado do meu GT-I9301I através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que dizes ser o maior. Cumps.

Editado por KukoPT

"Se ajudar os outros te parece difícil demais, tenta ao menos não prejudicá-los" (Dalai Lama)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A 2ªé uma fêmea, a 1ª não dá mesmo para ver. Não consegues um vídeo corrido? :/

Estou de acordo, o outro não consigo garantir que seja um macho. Com um vídeo vê-se melhora,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Permitam-me discordar... são 2 fêmeas.

 

E quanto às cores, não estão nada a melhorar, continuam demasiado stressados.

 

Tens de tentar perceber qual é o problema... a continuar assim não vai correr bem para eles. Não vejo razão nenhuma para tanto stress... o aquário até está bem composto. Para mim só pode ser da água.

 

Eu apostava em TPA's mais volumosas ou, melhor ainda, mais frequentes. Que tal 15l 2x por semana durante uns tempos a ver o que dá? Já agora, como são os parâmetros da tua água de reposição? Fazes algum tratamento?

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também não compreendo, talvez o pH muito alto (mas se for 6,5-7,2 como hanuns dias está bem), os companheiros não podem ser o problema porque são pacíficos, as TPAs podem stressá-los mais por estar a mexer no aquário, só mesmo descobrindo o problema saberemos a solução.

Editado por Luiji
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos....

 

Sim infelizmente também me parecem serem 2 fêmeas, mas ainda não consegui fazer um vídeo amanha vou fazer TPA, e tentar fazer vídeo.

 

Agora vou tentar responder ás questões.

 

Sempre fiz TPA com agua da torneira, enchia garrafões de 5l e deixava 24h a repousar só.

A ultima no Domingo passado, fiz com agua do luso porque me esqueci de deixar os garrafões a repousar e tive de ir comprar, NO3 tenho acima dos 20 era o que me dava nos testes de tiras aqueles das cores esta um pouco rosa, talvez seja isso????? Acho que era de estar a dar muita comida????

De resto todos os vivos comem bem incluindo os rams, penso de não estar a fazer nada mal.

Tenho tido problemas com algumas plantas o musgo de java morreu quase todo não sei porque, agora é que esta a rebentar novamente, e as valisnerias também não se estão a aguentar parecem bastante fracas e com a folha a quebrar, tenho 8 horas de luz diárias e temperatura a 28º. mas tenho o termo desligado.

Editado por Nuno Sabino
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É normal às vezes as plantas irem abaixo quando mudam de ambiente, ainda bem que estão a recuperar. Sim, pode ser o NO3 a causa do stress dos ram. Normalmente por excesso de comido ou falta de TPAs. Eles são muitos sensíveis a isso, aliás como todos os peixes que tens no Aqua, os neons também são muito afetados. Com TPAs podes resolver isso! 28* pode ser muito, mas desde que não suba não deve ser perigoso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais