Ameijoas de Agua doce [ Com Fotos ]


Oinq

Recommended Posts

Pois é... como o topico revela, andei pla barragem e apanhei 2 ameijoazitas de agua doce...

 

São muito giras, agora a pergunta que se mete é... posso mete-las no aqua, não me vão largar alguma substacias menos boa na agua de modo a dar cabo das plantas e futuramente dos peixes?

 

 

P.S.- Amanhã meto fotos, a maquina ficou no carro :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

das barragens em que andei a temp mais baixa que apanehi foram mm 22 ( isto no verao claro.

 

entre elas montargil, castelo do bode, geres, e n me lembro do nome das outras

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

cuidado com as ameijoas pois ha especies cujas larvas são parasitas nas guelras dos peixes!

 

penso que não mata se o peixe for saudavel mas é melhor aguardar por alguem que saiba

 

eu tenho umas do tejo onde a agua não aquece muito e elas dão-se bem no aquario por acaso acho que é uma especie que não parasita pois parecem iguais a umas que vi na net com essas cracteristicas mas não tenho certezas

 

 

não removem areao nenhum elas enterram nele apenas com a "boca" de fora e filtram a agua em busca de nutrientes e pelo que li ainda são uns litritos por hora cada uma

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Essas parecem-me Corbicula Sp.... mas vê este post:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...ghlight=bivalve

 

Abraços,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entao sempre são parasitas ou não?

 

Será que poderia por umas dessas num Aqua Tanganica...para me remexerem o areão?

Depois de Adão e Eva terem feito "amor", Deus apareceu a Adão:

- Onde está a Eva?

- Foi lavar-se ao rio !

- Estou tramado, nunca mais consigo tirar o cheiro ao peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por essa curta googlada parece que o modo de reprodução é parasitica, não referenciando se prejudica os peixes ou não ...

 

Quanto ao enviar ameijoas destas. não tem problema, mas utilizem antes o topico

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21925

 

Vamos guardar este topico para informação relativa as mesmas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui há uns tempos andei a ler umas coisas sobre moluscos e apesar de alguns terem no ciclo de reprodução uma fase parasítica, essa fase não afecta os peixes, já que estes apenas são usados como correios para permitir deslocações das populações, nomeadamente rio acima(as gajas são espertas :cry: ).

Por isso em relação aos peixes penso que não há grandes preocupações.

O único problema que se pode colocar é a nível ambiental, já que estes moluscos são invasores em Portugal e dependo do destino que dás às mudas de àgua e à estrutura do sistema de esgotos existente, podes contaminar àreas onde elas, felizmente, ainda não chegaram.

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok eu pelo que vi na tv elas agarram-se as guelras do peixes mas pelo que diz neste link indicado a cima não são totalmente inofensivos como dizes

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...ghlight=bivalve

 

são essas que eu tambem tenho no meu aqua vindas do rio tejo na minha zona ja tinha visto que eram invasoras num topico anterior que li

 

o que eu queria mesmo arranjar era os mexilhoes grandes (maiores que os maritimos) que havia ha muitos anos no tejo mas são extremamente raros eu por mim nunca vi nenhum mas ja ouvi pessoal que diz ter apanhado um.

penso que so ja devem de haver colonias isoladas e dificeis de descobrir.

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:evil::evil::evil::evil: tinha escrito um post enorme e perdi tudo!!!!! GRRRR!!! :evil::evil::evil:

 

warlock: realmente tens razão, na natureza são praticamente inofensivas mas num aquário devido às grandes concentrações podem ser perigosas para o peixes pois são muitos parasitas para poucos hospedeiros.

 

Vou ver se amanhã coloco aqui a informação que recolhi...nomeadamente em relação ao que eventualmente procuras...

 

(não fosse o grande Sporting ter mostrado hoje a sua grandeza e eu hoje ia adormecer irritado com o que aconteceu agora... :wink: :D :lol: )

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OIX!

e ja agora onde as apanhaste, assim podemos la ir dar uma ajuda na colecta de especies invasoras :evil:

 

abraço

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, vamos lá então resumir a informação que encontrei.

 

Alguns moluscos passam por uma fase parasitária em que se alojam quer na pele quer nas guelras dos peixes, alimentando-se tanto dos tecidos como do muco que eles produzem. Em situações normais em que o peixe não está sobrecarregado por estes parasitas, isso não traz prejuízos de maior para o peixe.

O problema coloca-se quando o número de parasitas, nomeadamente nas guelras é excessivo, o que pode provocar dificuldades respiratórias aos peixes levando-os a uma debilitação que poderá trazer outras consequências.

Parece-me que num sistema fechado como um aquário esta situação pode ser preocupante, concretamente quando o alojamento se dá nas guelras.

Contudo alguns tipos de moluscos não são resistentes às defesas imunitárias dos peixes. É o caso de alguns membros da família Unionidae(provavelmente aqueles que o warlock procura), que é dependente de alguns hospedeiros específicos, cujas reacções aos parasitas são inofensivas para estes últimos. Uma das razões de certos moluscos estarem ameaçados está directamente ligada ao desaparecimento desses hospedeiros e há sua substituição por outros, com os quais os moluscos na fase parasitária não são compatíveis.

Por exemplo a truta europeia Salmo trutta fario tem sido substituída pela truta americana Oncorhynchus mykiss que é resistente às larvas da espécie Margaritifera margaritifera(também conhecido como mexilhão pérola, porque pode mesmo gerar mesmo uma pérola!), o que está a provocar a extinção desta.

 

No tópico a que fizeste referência falava-se no parasita Bothriocephalus acheilognathi(tapeworm) dizendo-se que os moluscos podem estar infectados com este parasita...mas tal é igualmente válido para peixes pois este parasita pode vir em diversas espécies que são comercializadas.

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as que eu gostava de ter mas isso é um sonho meu penso que foi a poluiçao que deu cabo delas pelo que vi em portugal ja quase não ha colonias de mexilhao de agua doce mas ainda se vem as enormes conchas mortas de vez em quando

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me parece que a situação de libertação de uns milhares de ovos de ameijoa num aquario seja de extrema preocupação, pois os ovos não permanecem na agua muito tempo, alguns são "apanhados" por alguns peixes, sendo outros ( Gigantesca maioria penso eu ) aspirados pelo filtro... quanto muito desenvolvemos uma criacao de ameijoa no filtro...

 

Como disse algures acima, já colocamos a varias semanas atras umas 5 ou 6 ameijoas no aqua do meu cunhado e não me parece ter havido problema... apesar de a epoca de "desova" possa ainda não ter chegado... eu vou colocar, logo que tenha o aqua :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ontem foi demais :wink: ... Ao passar plo aquario o meu cunhado pensou... "porr@ que me tenho desleixado com o aqua... aquela agua ta um nojo..."

Depois de se aproximar entao reparou que as ameijoas estavam a largar quase simultaneamente ( actualmente tem la cerca de 30 ) uma substancia branca, composta por pequenos ovos... já está, estão se a reproduzir... melhor ainda, os peixes andavam todos doidos a comer aquela historia :). Hoje não há vestigios de que os peixes possam ter sido prejudicados com a situação, aparentando um comportamento normal :P

 

Aguardam-se as cenas do proximo capitulo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Haverá algum problema de colocar as ameijoas do Oinq num aqua com tanganikas?

O intuito é revolver a areia e limpezarem os detritos.

 

Que dizem?

Depois de Adão e Eva terem feito "amor", Deus apareceu a Adão:

- Onde está a Eva?

- Foi lavar-se ao rio !

- Estou tramado, nunca mais consigo tirar o cheiro ao peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as minhas apanheias no tejo num pontão de pedra pequeno que entra para dentro do rio tejo na zona de santarem.

é so levantar as pedras ao nivel da agua e la estão elas não em cima de pedras mas na areia que esta entre as pedras!

da jeito por a mão e escavar um bocadinho(3 ou 4 dedos) caso não apareçam logo.

normalmente conchas mortas(pelo calor, desidratação etc..) indicam tambem a presença das vivas. numa lagoa não sei mas talves as pedras tambem funcionem.

 

só uma curiosidade sei que são uma especie invasora mas ha mais de 10 anos que me lembro de ver conchas mortas parecidas no rio(em conjunto com grandes conchas mortas dos mexilhoes que falei acima) secalhar ja são invasoras há um bom tempo ou então é alguma especie portuguesa parecida!

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais