Projecto: SUMP/Maternidade! Passa Muros??


Recommended Posts

Boas Pessoal,

Antes de vos apresentar o meu projecto gostaria de saber se alguém me sabe dizer se este material dos passa muros (foto abaixo) altera os valores da água e se existe problema em usá-lo. Foi me vendido como latão (???) e que só faria mal caso fosse água salgada mas antes de ter um desgosto prefiro prevenir qualquer situação.

 

88b5dabc-9377-4908-8c52-c211a889fe7e_zps

 

Agora directo ao projecto,

A minha ideia é fazer um SUMP (ou pelos menos uma espécie) que sirva também como maternidade e hospital (em caso de feridas, caso seja doença terá de ser mesmo um local isolado) e também o suporte para fazer que o mesmo fique situado acima do aquário. Seguem-se abaixo imagens do pré-projecto. Cumprimentos

 

ATENÇÃO: Cores não representativas do resultado final :D

1_zps762e71cc.jpg

2_zpsfe4cd6a3.jpg

3_zps56fa053a.jpg4_zps3bc7fbd0.jpg

 

5_zps7cc88861.jpg

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • 1 mês depois...

Chegaste e fazer a maternidade/sump?

Eu tambem estava a pensar fazer uma do gênero para por as crias de guppy mas o problema é que o meu têm que ficar a mesma altura...

ainda não terminei mas já tenho tudo a jeito, antes de acabar quero descobrir se posso ou não usar latão.

 

à mesma altura só estou a ver com duas bombas ou então com uma ponte (esta caso tenham a mesma altura de nivel de agua)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O latão contém cobre o que é nocivo para invertebrados. Se depois queres ter caracois ou camarões, vais ter problemas.

 

PVC como foi dito por outro membro. Não é assim tão difícil de arranjar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tb arranjas dessas peças em pvc e assim não corres riscos.

Tambem pensei na opção da ponte mas acho que vou mesmo optar por arranjar um movel e colocar a sump/maternidade lá dentro.

Não encontrei em pvc nem nada que se pareça e venderam-me isto como sendo mau caso fosse água salgada (o meu é tropical).

Quanto ao móvel a minha ideia também era essa mas gostava de fazer um diy porque sou um bocado "exigente" mas queria fazer só quando conseguisse um aqua maior, tiver a ver um já razoável e bem barato mas fica muito fora de mão.

 

A ponte ficava uma coisa engraçada mas para servir de sump convinha não usares esse método para evitares dificuldades com a circulação eficiente da água

 

O latão contém cobre o que é nocivo para invertebrados. Se depois queres ter caracois ou camarões, vais ter problemas.

 

PVC como foi dito por outro membro. Não é assim tão difícil de arranjar.

não faço intenções de ter nem duns nem doutros, e mesmo que queira vir a ter é só para quando tiver um aqua novo maior e aí já nao vou ter necessidade de usar estes passa muros.

Não encontrei em lado nenhum aqui na minha zona e como já gastei o dinheiro nestes não queria ter gasto à parva.

Então e tirando o caso dos invertebrados não há qualquer problema? (Faço tpa's semanais/bi-semanais de 20 a 25% +-)

Editado por Carlos Virgínia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outro aspeto chato de teres cobre na água é a "portabilidade" dos peixes.

 

Qualquer um que nasça e cresça nesse ambiente não vai ter o sistema imunitário totalmente preparado para os parasitas habituais. O cobre faz o trabalho todo e pronto.

 

Depois vai para outro aquário e fica muito vulnerável.

 

Isso acontecia há duas décadas com discus. Criavam e cresciam em quarentena de cobre. Chegavam a um tanque novo e enchiam-se de parasitas.

 

Sugiro que, passa-se a publicidade, ligues para a A A Gonçalves Ferreira em Lisboa que eles devem ter isso em PVC e enviam.

 

O de latão, punha no OLX.

Editado por Nuno Prazeres
Link to comment
Partilhar nas redes sociais