The Mount


Ricardo Gil

Recommended Posts

Olá a todos,

Depois de uma primeira experiencia na aquariofilia com o prescripta http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=224376 , que serviu essencialmente como um laboratório para aprender o básico, segue-se algo um pouco mais ambicioso.

Na primeira montagem, cometi muitos erros que foram importantíssimos para sentir in loco a importância de ter todos as variáveis do aquário o mais alinhadas possíveis. Investiu-se em algo essencial como um bom difusor (que coisa espetacular) e ganhou-se alguma experiencia. Como primeira incursão até nem acabou muito mal.

O grande desafio/objectivo desta montagem será conseguir dominar minimamente a capacidade de ir podando corretamente para que o resultado seja o pretendido. As plantas não são fáceis e sinto que me estou a mandar demasiado para fora de pé, mas logo se vê

O Substrato é uma mistura do antigo com novo, mas algumas plantas migraram do antigo para este. As anubias levaram uma lavagem de Phyton Git ficando novinhas. As que estavam bem foram podadas bem rentes e com raízes aparadas. As novas vieram do sitio do costume.

A Fauna foi a única coisa que não foi pensada. Talvez mais tarde se pense nisso. Até lá ficam os que estavam cá, mais uns poucos novos como 2 ancistrus sp. e uns sakuras e um casal de ramirezis. Não os vou mencionar no Setup por isso mesmo. Mais tarde se o aquário merecer um cardume bonitinho pensamos nisso.

Por fim, uma vez mais o agradecimento do costume ao Rui e à Sónia, pois sem eles, era muito menos aficionado do que sou por isto. Vale apena cada km que percorremos até à Malveira.

Setup

Aquário
GAD 70.50.45

Iluminação
PLL 2x55W

Filtragem
EHEIM 2217
EHEIM Skim 350

Substrato
Vigor Plus (Equo) + Aquasoil Amazonia + La Plata Sand

Hardscape
Red Moor Branch
Pedras Xisto

Fertilização
ADA Brighty K + Equo

CO2
Pressurizado 5 bolhas/segundo + difusor ADA Pollen Glass TYPE-2

Flora
Anubias barteri var. nana
Anubias barteri sp
Cryptocoryne wendtii Green'
Microsorum pteropus 'Trident'
Bolbitis heudelotii
Hydrocotyle tripartita
Hygrophila pinnatifida
Limnophila hippuridoides
Micranthemum 'Monte Carlo'
Myriophyllum mattogrossense
Myriophyllum tuberculatum
Rotala 'Bonsai'
Hemianthus micranthemoides
Ludwigia palustris
Fissidens fontanus
Taxiphyllum 'Spiky'
Fontinalis antipyretica

 

IMG_2833_zps0b430d4d.jpg

 

 

Agora com foto melhor... (POST EDITADO 17-09-14))

Editado por Ricardo Gil
  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo.

 

Parece-me que estás errado quando dizes que estás "demasiado fora de pé" =)

Gosto do aquario , das pedras frontais que colocaste e das zonas onde colocaste o musgo

Agora só de falta adquirir um Lily pipes.

Esse difusor parece ser fantástico :naughty:

 

E quanto a fauna ?

 

Queremos mais fotos ( com melhor qualidade biggrin.png' alt=':biggn:'> ) tira uma de cima para baixo para ver o aquário de cima

 

Continua!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso está muito porreiro, Ricardo.

 

Composição equilibrada entre troncos e pedras.

 

Na minha opinião falta puxar pelos vermelhos que aí tens a sobressair no meio dos verdes e ficas com uma coisa bem engraçada. ;)

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Gosto da montagem, troncos bem enquadrados, e esse feto trident quando crescer vai ficar espectacular. Acho que tens aí plantas a mais, também não consegui ver onde puseste a montecarlo :sorry:

 

Vai actualizando.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns! Tens aí uma montagem bem equilibrada e muito bem conseguida!

 

Se tens muitas plantas ou não, é relativo...o que parece é que algumas delas acabam por não se ver e por conseguinte, não se tira o real partido delas.

 

A.Ferreira, parece-me que do lado direito, em cima das pedras, há um apontamento de Monte Carlo! :D

Cumpts,

João Marujo

Vipasca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo,tudo bem?

Gosto da montagem!

Agora é ires controlando o matagal para ires dando a forma pretendida.

Quando tirares foto tenta colocar uma luz no fundo, acho que fica bem com esse areão.

Obrigado por partilhares a montagem, vai metendo fotos.

cumprimentos

tiago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só uma foto num primeiro post de apresentação de nova montagem :tapfoot: só por isso merecias já uns pontos de penalização :tongue:

 

Só ainda não percebi onde colocaste a monte carlo :blink: directamente na areia?

 

A fauna não aparece no setup porque?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Seguem umas fotos do aqua. Desculpem a qualidade, mas por muito que tente não dá para muito melhor. :confused4:

 

 

 

 

Um dos peixes que por aqui andam, e de longe dos meus favoritos. Não percebo porque fazem isto, talvez por questões de território? Acasalamento? Pouco importa...

 

IMG_2824_zps03cb2ba7.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Bolbitis no meio do matagal

 

IMG_2822_zps85926124.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ludwigia sp.

 

IMG_2820_zps604984d4.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fissidens Fontanus e um "suposto" trabalhador

 

IMG_2811_zps235b7247.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As duas Myriophyllum juntinhas

 

IMG_2809_zps41bb0b12.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Alguma diversidade de cores que se vai conseguindo lá pelo meio

 

IMG_2808_zps6bac7c5c.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A tal Montecarlo escondida

 

IMG_2720_zps5a70df83.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Hygrophila pinnatifida (anda bruta)

 

IMG_2815_zps2f9f6db0.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mais algumas cores lá pelo meio com a hippuridoides a começar a aparecer

 

IMG_2818_zps3609ee61.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

E uma mais geral da coisa

 

IMG_2702_zps931458cc.jpg

 

 

Este aquário foi montado dia 12 de julho e até hoje já levou 2 podas valentes.

 

Os fetos são novos porque os outros ganharam "bicho". A montecarlo está ali porque gostava que crescesse e caísse por cima das pedras, mas está a demorar a arrancar. A luz não chega lá em quantidade suficiente porque as vizinhas crescem mais depressa e ela fica à sombra. Vamos esperar para ver. Algas aparecem timidamente e apenas a GSA é que dão mais trabalho. O resto vai indo. De facto este aquário vai dar muito trabalho com a tesoura, vejamos se estarei a altura, esse é o grande desafio. :unsure:

 

 

 

 

 

 

 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo.

 

Parece-me que estás errado quando dizes que estás "demasiado fora de pé" =)

Gosto do aquario , das pedras frontais que colocaste e das zonas onde colocaste o musgo

Agora só de falta adquirir um Lily pipes.

Esse difusor parece ser fantástico :naughty:

 

E quanto a fauna ?

 

Queremos mais fotos ( com melhor qualidade biggrin.png' alt=':biggn:'> ) tira uma de cima para baixo para ver o aquário de cima

 

Continua!

 

Abraço

As lily pipes têm de ficar para mais tarde. Quando as comprar têm de ser para ficar bastante tempo e para isso tenho da gastar alguns €

O difusor é de facto fantástico!

 

Isso está muito porreiro, Ricardo.

 

Composição equilibrada entre troncos e pedras.

 

Na minha opinião falta puxar pelos vermelhos que aí tens a sobressair no meio dos verdes e ficas com uma coisa bem engraçada. ;)

 

 

Abraço

 

Obrigado Miguel.

 

Os vermelhos vamos ver, é deixar crescer porque estão mesmo debaixo da luz e luz é coisa que abunda. Vamos esperar mais umas semanas.

 

Gosto bastante.Falta crescer mas tem muito potencial.Parabéns

 

 

Vamos ver se concretizamos este potencial

 

Boas,

 

Gosto da montagem, troncos bem enquadrados, e esse feto trident quando crescer vai ficar espectacular. Acho que tens aí plantas a mais, também não consegui ver onde puseste a montecarlo :sorry:

 

Vai actualizando.

 

Abraço,

 

 

A montecarlo está do lado direito em cima de umas pedras, com as fotos agora é mais facil encontrar. Quanto ás plantas em excesso... Vamos aguardar pelo resultado :)

 

Parabéns! Tens aí uma montagem bem equilibrada e muito bem conseguida!

 

Se tens muitas plantas ou não, é relativo...o que parece é que algumas delas acabam por não se ver e por conseguinte, não se tira o real partido delas.

 

A.Ferreira, parece-me que do lado direito, em cima das pedras, há um apontamento de Monte Carlo! :D

 

 

Obrigado João

 

Tens bom olho, foste dos poucos que a viram ;)

 

Vamos ver se consigo equilibrar isto de modo a que cada planta tenha a importância pretendida na composição... vamos ver.

 

 

Boas Ricardo,tudo bem?

Gosto da montagem!

Agora é ires controlando o matagal para ires dando a forma pretendida.

Quando tirares foto tenta colocar uma luz no fundo, acho que fica bem com esse areão.

Obrigado por partilhares a montagem, vai metendo fotos.

cumprimentos

tiago

 

 

Olá Tiago

 

Tens é de vir cá outra vez tirar umas fotos em condições!

 

Parabéns pelo aquário, está bonito...

Falta é pores uma foto frontal para podermos apreciar melhor o mesmo!!!

 

 

Já aí está, agora se dá para apreciar ou não :)

 

Só uma foto num primeiro post de apresentação de nova montagem :tapfoot: só por isso merecias já uns pontos de penalização :tongue:

 

Só ainda não percebi onde colocaste a monte carlo :blink: directamente na areia?

 

A fauna não aparece no setup porque?

A fauna não aparece porque é mesmo temporária, era o que andava por cá... Com mais qualquer coisa. Vou ver se actualizo isso então. Tive alguns pedaços de montecarlo na areia mas apenas prevendo que em cima podia não pegar com força por causa da falta de luz, mas na areia os bichos andavam a mexer nela e soltavam-na, o que foi uma pena porque arrancou bem melhor que em cima. Critica lá as fotos para eu pedir para vires cá com o Tiago também :P

Editado por Ricardo Gil
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Critica lá as fotos para eu pedir para vires cá com o Tiago também :P

 

Eu e o Tiago agora pertencemos a um "quinteto maravilha", quando convidares um aparecem 5 à porta de casa :P

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu e o Tiago agora pertencemos a um "quinteto maravilha", quando convidares um aparecem 5 à porta de casa :P

 

A questão que se coloca é se uma grade chega ou é preciso mais?

 

Diz lá se gostas das fotos agora ou não...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lol, as fotos estão porreiras mas podiam estar melhores ;)

Estás a dizer isso só para virem à grade de minis!!!!

Editado por Ricardo Gil
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.