Dark_Rod Reef


Dark rod

Recommended Posts

Hello people do fórum ...

Venho partilhar a minha nova experiência nos aquários de água salgada, já ando no mundo da aquariOfilia a algum tempo, já tive um Aquario de Discus com 600 litros, alguns cubos de criação, tive alguma experiência com raias de agua doce entre outras espécies, mas o mundo dos aquários de agua salgada sempre me fascinou ... Montei um nano recife com 125litros um cubo, mas rapidamente ficou pequeno para matar o meu fascínio da agua salgada, então resolvi expandir o hobby para um aquário maior, com as medidas 120x50x50. Mesmo assim este mundo e de todo uma novidade para mim, por isso venho partilhar o meu novo aquario, para pedir a vossas ajuda, para a manutenção e crescimento saudável do meu novo Aquario Reef Safe .

 

Aqui fica o setup do meu aquário de agua salgada :

 

Aquário: 120x50x50 - 300Litros , com coluna seca do lado direito com dois furos, um de descarga e um de retorno .

 

Estrutura: 120x50x100 em aço galvanizado e forrado a mdf hidrófobo branco .

 

Sump: 50x35x40 , com duas divisória, uma para o escumador e outra para a bomba de retorno .

 

Bomba de Retorno: JEBAO Eco-Tech DC 3000 .

 

Iluminação: ATI powermodule T5 8 X 54W .

 

Escumador: Bubble Magus Curve 7 Double Cone .

 

Bomba de Circulação: Vortech MP40W e uma Sun Sun JVP201-B .

 

Balling: JEBAO DP-4 Auto Dosing Pump (chegada em breve) .

 

Substrato: 2/3 cm de Areão de coral de 2mm .

 

Filtragem: TMC V2 bio 600 com 300ml ATI carvão , e Filter Bag (troco 1vez por semana) .

 

Hardscape: 30kg Rocha Viva e 10kg Rocha Morta .

 

Refrigerador: Duas ventoinhas do chinês .

 

Aquecimento: 2 Termóstatos Eheim Jager, um de 200W e o outro de 150W .

 

Reposição de água: Sistema de duas boias de nível da Wavereef A.T.O , com um deposito aquario 45x25x20 .

 

- Montagem do projecto 25 Julho 2014 .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui deixo algumas fotos, desde o inicio do projecto .

 

Movel e Aquario comprado a um amigo, acabou por levar algumas mudanças feitas por mim e tubagem toda nova .

 

imagejpg3_zps4e46d782.jpg

 

imagejpg2_zps9c03507a.jpg

 

imagejpg1_zpscbe82530.jpg

 

Layout ( eu gostei espero que também gostem ) .

 

imagejpg4_zps99c312b0.jpg

 

imagejpg5_zps8be63503.jpg

 

imagejpg6_zps89d1214e.jpg

 

imagejpg7_zps251a2d2d.jpg

 

imagejpg8_zps7a93cde8.jpg

 

Sump e Material .

 

imagejpg9_zpsc234ec2a.jpg

 

imagejpg10_zpsf829ddc2.jpg

 

- Comentem, deem as vossas ideias ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Duas questões:

 

- 8x54W? Espero que não estejas a usar as 8 lâmpadas. Mesmo com o aquário carregado de SPS's, é luz a mais...

 

- Porquê 2~3 cm de substracto? A longo prazo, isso vai trazer-te mais chatisses do que benefícios.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luís Fortunato, neste momento estou com 6 lâmpadas ligadas, começo com duas, branca e azul as 17h00 , depois as 18h00 liga mais 4 , duas brancas e duas azuis, as 00h00 desliga as quatro e a 1h00 desliga as outras duas e liga o moonlight ( fita led azul ) ...

Mas mesmo assim sinto que a areia esta a ficar castanha deve ser mesmo de excesso de luz ou má circulação, ainda não percebi bem .

Quanto a areia, em todos os Aquario que tive sempre gostei de ver 2/3 cm de areia e neste fiz o mesmo, mas durante as TAP vou retirando alguma ate porque assim não acumula tanto lixo .

O que achaste do layout, no fim‑de‑semana vou por mais fotos .

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Vodka7 esta foto foi tirada com 2 semanas de montagem, neste momento ja tenho mais alguns corais e peixes .

Amanha post mais fotos actuais ...

 

O que acham do layout ppl ?

 

__________________

Dark_rod reef

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, o layout está bom, agora essas xenias todas é que devias matar e ficar só com um rocha de xénias isolada, assim como tens as xenias vao crescer demasiado e chatear os corais todos.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado ...

Ja tinha isso na ideia, vou tirando as xenias aos pouco e quero colar algumas na coluna seca ,

para mais tarde ter a coluna cheia de xenias ( gosto de ver ) e elas sao insencias baixao os fosfatos do Aquario ,

Ja tirei todas do lado esquerdo do Aquario aos pouco vou tirando o resto .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui deixo a lista actualizada dos meus corais, invertebrados e peixes .

 

Corais :

 

Caulastrea Curvata

Ricordea Yuma

Zoanthus

Goniopora Green

Xenias

Euphyllia Paradivisa

Euphyllia Parancora

Sarcophyton Ehrenbergi

Sarcophyton Glaucum

Sinularia Sp

Mushroom Green Hairy

Duncanopsammia Axifuga

Green Star Polyps

Actinodiscus Cardinalis

Montipora Digitata

Seriatopora Caliendrum Care

Montipora Capricornis Vermelha

Palythoas

Anemona Entacmaea Quadricolor

Anemona Macrodactyla

Anemona Viridis

Sabellastarte Magnifica

 

Peixes e invertebrados :

 

Acanthurus Nigricans

Amphiprion Ocellaris

Labroides Dimidiatus

Salaria Fasciatus

Mugil Cephalus

Lysmata Debelius

Stenopus Hispidus

Astropecten Polyacanthus

Nassarius

Eremitas

Turbos

____________________

Dark_Rod Reef

 

 

 

 

 

Dia após dia, mais me apaixono por este hobby ...

 

imagejpg10_zpsb5abdbbb.jpg

Editado por Dark rod
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá amigo,

 

Vejo que está no bom caminho..:o) o layout está bastante bonito, fizeste bem desmontar o anterior, valeu a paciência..;o) com o tempo ainda vai ficar melhor.

A iluminação também sou da opinião do Luís, 8 será demais mas as 6 acho o indicado!

As xénias acho que já sabes o que fazer..:P lol

 

Continua motivado que estás sem dúvida no bom caminho..;o)

 

P.s. já vale uma caixa de bolos..:P

 

Grande Abraço Amigo

Cumps Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Grande Bruno :)

 

O Aquario esta-se a compor, a montagem tb ainda e recente ,

mas ainda tem de levar umas mudancas uns cortes nas xenias, etc

instalar o balling e uma uv e começar a encher de corais e peixes ;) hehehheh

 

Agradeço-te a forca e a ajuda que me tens dado na montagem do aquario,

ainda nao esta como querem-mos (todo cheio) mas vamos lá chegar com tempo

 

Obrigado pela motivação que me tens dado na contrucao do dark_rod reef .

 

Um Grande Mega Abraço para ti Bruno

e mais uma vez Obrigado por Tudo .

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá ppl estou me a deparar com um grande problema no meu areao ,

nao sei se e algas ou cianos ou alguma anormalidade na circulacao ou no escumador,

estou a ficar com o areao neste estado e estou com algumas bolhas, tipo oxigénio nas rochas .

Ajuda ppl ...

 

imagejpg3_zps4a114904.jpg

 

imagejpg1_zps9d1e28a2.jpg

 

imagejpg17_zps9f858ba3.jpg

 

imagejpg22_zps64bb087d.jpg

 

Como posso resolver este problema ?

help ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vodka7 ---> a circulacao penso estar boa tenho a Vortech MP40W a mei gaz, se aumentar um pouco mais parece um vendaval , e o escumador esta a escumar bem esta a sair sujidade seca um pouco humida . As tpa sao 15 em 15 dias mas nunca aspirei o areao . Alimentação artemia e alimento granulada e flocos da ocean nutrition , neste momento só estou a adicionar food coral da salifert dia sim dia nao . Mas penso que o meu grande problema e que não estou a usar agua de osmose ...

 

rjpf ---> como ja disse acima o meu grande problema deve ter a ver com a minha agua de reposição que nao estou a usar a agua de osmose uso agua do lidl engarrafada e as vezes agua da rede ... A agua que uso para as tpa são do cabo raso .

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem dúvida que a falta de osmose é uma das causas.

Além disso tpas nesta situação deviam ser mais frequentes.

Compra uma osmose o mais rápido possível, estás a adicionar fosfatos, nitratos silicatos. Cada vez tens a rocha e a areia mais carregadas de porcaria.

 

Diminui a alimentação. E a comida congelada convém passares com um coador por água. Não sou grande fã dos flocos.

Deixa de deitar coral food.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu também nunca aspiro o areão, acho de deves passar a fazer TPA todas as semana de 10% a 20%.

A artemia congelada? Das quantas vezes por semana? Se for congelada, devia parar de dar por uns tempos.

Quais são os testes totais da água?

 

Mas em parte é não estares a usar água de Osmose, e isso só vai piorar mais as coisas.

 

Continuo a aconselhar tirar esse areão à minima altura possivel.

 

Cumps.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vodka7 na 2f vou fazer mais uma tpa e vou tirar mais um pouco do areao , vou passar a fazer todas as semanas 50l de agua nova , a artemia e congelada e dou 2x por semana aproveito e dou as anémonas, para te ser sincero nunca fiz teste ao Aquario fiz uma vez aos fosfatos e estava a 0 , em casa tenho 3 testes o cálcio, magnésio e o KH , mas nunca os utilizei mas na 2f vou fazer esses 3 teste e ponho os resultados ...

Ja nos aquários de agua doce nunca foi de testes, penso que o Aquario fala por si quando alguma coisa esta mal mas sei k por vezes estou enrrado a pensar assim , ja agora aconselhas-me a fazer mais algum teste ! No final do mês vou tentar comprar uma osmose ...

 

rjpf pk dizes para parar de introduzir food coral da salifert ?

Obrigado pelos conselhos vou passar a lavar a artemia e diminuir na alimentação e como ja disse no final do mês vou tentar comprar um osmose para fer se me vejo livre desta areia castanha , vou passar a fazer tpa com mais regularidade .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. No inicio convem fazer os testes todos. Depois como vais conhecendo o aqua ja podes deixar de fazer testes.

 

Faz testes de fosfatos. Nitratos. Nitritos.

 

Consegues uma boa osmose por 60 euros.

 

cumps.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu no meu não deito nada, ou melhor so adiciono ca, kh e mg pois tenho muitos consumos. Tenho melhores resultados quando mantenho as coisas simples.

Por norma só deito alguma coisa para os corais quando vejo que as cores estão muito claras, fora isso é tpas e como já disse ca, kh e mg.

 

A maior parte dos corais que tens alimenta-se da luz por isso deixa isso dos suplementos, para mim só estas a gastar dinheiro. Sem falar que quando deitas o coral food não alimentas só os corais.

A imagem não é muito nítida mas para mim não tens só cyanos.

 

Tem atenção nas anemonas, senão podes vir a ter um azar. se elas te morrem...

 

Faz testes como o vodka7 te disse, embora que acho que os testes te vão dar falsos 0.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 2 meses depois...

Cá vamos nos novamente, por este tópico mais alegre e dar umas novidades ao pessoas , desde ja pesso minhas desculpa, nunca mais ter postado nada, e que a vida nao correr sempre como desejamos, a sempre muito para fazer e só temos 24h por dia o que n da p tudo ...

 

Depois de algumas asneiras outras mais ou menos e outras acertadas, acho que estou a entrar no caminho certo o Aquario esta a começar a se compor e o crescimento dos corais estão a resultar bem , ja os peixes tive algumas baixas mas agora aos pouco emendando alguns erros, vou começar a colocar uns peixinhos para animar o meu Aquario.

 

Deixando-me de blablablba passamos as fotos do meu Aquario neste momento dia 20/01/2015.

 

Foto Geral :

 

imagejpg1_zpseb5abade.jpg

 

imagejpg2_zpsabb59cf3.jpg

 

imagejpg3_zps612ed113.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.