desparasitar rans


Recommended Posts

Boa tarde a todos.

Tenho 3 rans albinas africanas num aquario e alimento-as exclusivamente com larvas vermelhas congeladas. Hoje depois de as alimentar quando fui ligar o filtro reparei que os vidros tinham uns vermes brancos minusculos muiti semelhantes a lombrigas a nadar e a moverem-se por la.

Preocupacao... posso desparasitar as rans? Como?

Tenho um desparasitante que utilizei nos peixes numa outra altura, posso aplica-lo nas rans??

De futuro a ementa delas vai passar a ser artemia..

 

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bom para já escrevesse "rãs", ok? ::D:

Essas pequenas lombrigas são um pouco irritantes mas acho que não tem a ver com desparatizacao dos peixes ou neste caso das rãs. Isso costumava-me acontecer muito no aquario de camaroes. Há uma forma eficaz que se consegue eliminar as lombrigas todas em poucos minutos, e ja ouvi dizer que ate faz bem aos peixes. Poe uns peixes dentro do aquario tipo goupies, neons, ramirezis, ou escalares, devoram as lombrigas todas, tipo um minuto...

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom para já escrevesse "rãs", ok?

Para já escreve-se rãs! :tapfoot:

E já agora, também "desparatizações", "camarões", "já", "até", "põe", "guppies"... :tongue:

 

Desculpa... mas não resisti! :sorry:

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para já escreve-se rãs! :tapfoot:

E já agora, também "desparatizações", "camarões", "já", "até", "põe", "guppies"... :tongue:

 

Desculpa... mas não resisti! :sorry:

 

Cumps.

Eu desculpar desculpo. Mas dares-te ao trabalho de procurar numa mensagem deixada quais as palavras que levam acento, ainda por cima numa aplicação q tem corrector automatico, sem acrescentares nada que tenha a ver com o topico, xiiii... temos piquinhas.

E eu sei, nao precisas notificar, tenho aqui uma data de palavras em cima sublinhadas a vermelho, mas vou deixar assim.

 

Ainda relativamente ao que escrevi, o jacjac parece-me ter razão, quando a filtragem não era grande coisa aparecia-me mais dessas coisas. Quando tinha os camaroes bebes ponha aqueles filtros ligados a bomba de ar para não serem sugados. Com as rãs não tens esse problema, por isso, filtragem a bombar e se não for suficiente um peixinho que ele agradece... Nunca mais tens lombrigas biggrin.png' alt=':biggn:'>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu desculpar desculpo. Mas dares-te ao trabalho de procurar numa mensagem deixada quais as palavras que levam acento, ainda por cima numa aplicação q tem corrector automatico, sem acrescentares nada que tenha a ver com o topico, xiiii... temos piquinhas.

E eu sei, nao precisas notificar, tenho aqui uma data de palavras em cima sublinhadas a vermelho, mas vou deixar assim.

Eh, eh, eh! Não precisas ficar chateado, até porque o post foi em tom de brincadeira e só pelo facto de teres corrigido o título do tópico.

 

Mas, de facto, sou picuinhas! :doofywave: E é pena que mais gente aqui pelo forum não seja também mais picuinhas em relação ao português. Toda a gente dá erros e eu não sou excepção. Agora saber que se está a escrever mal, ter um corrector ortográfico que marca os erros e deixar ficar, só porque sim... bem aí só me resta lamentar. Mas isso é só a minha opinião, que sou picuinhas. bang

 

Numa coisa tens toda a razão, devia ter dito qualquer coisa quanto ao tópico... nem que fosse só para justificar o meu comentário. Então aqui vai:

 

 

Hoje depois de as alimentar quando fui ligar o filtro reparei que os vidros tinham uns vermes brancos minusculos muiti semelhantes a lombrigas a nadar e a moverem-se por la.

 

É difícil opinar numa situação em não se tem informação suficiente. Por exemplo, qual o tamanho do aquário, que tipo de filtragem, rotinas de TPA, outros habitantes, etc.

 

Os vermes brancos minúsculos no vidro aparecem, como já foi dito, quando há uma grande carga orgânica no aquário. São perfeitamente inofensívos por si só, mas há que ter em atenção a qualidade da água. Não vale a pena usar desparasitante, só vais estar a adicionar ainda mais substância à água desnecessariamente. A solução pode passar por uma filtragem melhor, dar menos alimentação, mais TPA's... mas como disse, sem mais informação é difícil dar uma resposta em concreto.

 

Quanto ao uso de peixes pequenos ou alevins para eliminar os vermes, também é uma solução. Mas em relação a isso dois alertas: 1º as rãs são predadoras naturais e há sempre a possibilidade dos peixes servirem de alimento (principalmente se forem alevins ou se o espaço for pequeno); 2º se a carga orgânica no aquário é elevada, os peixes vão sofrer mais com isso do que as próprias rãs, pelo que, se calhar não é a melhor solução.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas malta. Antes de mais peço desculpa por ter estado ausente do topico tanto tempo. E a seguir peço desculpa pelo "rans"... foi de facto um erro mauzinho da minha parte lol.. em relaçao a acentos na escrita, desculpem a minha opiniao sincera mas acho que levarem em conta isso como "erro" ja é piquinhices tambem. Ate porque passo a explicar que so uso net atraves do telemovel, nao uso escrita inteligente e acrescentar acentos e algo que nunca mais me deixaria chegar ao fim de semelhantes textos que costumo escrever.. peço desculpa sim, mas vou continuar a usar poucos ou nenhuns acentos na escrita. Ja erros ortograficos propriamente ditos, agradeço que mos assinalem :) as vezes acontece.

 

Em relacao ao topico:

Peixinhos estao fora de questao pois o aquario e pequeno. Tenho duas rãs :) num aquario de 20lts, com areao de rio e um filtro de esponja basico. Faco tpa de 3 em 3 dias e alimento-as dia sim dia nao. Os parasitas so aparecem quando desligo o filtro durante umas horas para elas se alimentarem.. fora isso nunca mais vi nenhuns..

Abraco a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.