Algas GSA


Joana M

Recommended Posts

Boa tarde a todos.

 

Tenho um aquario(In Paradise)montado desde dia 4 de Agosto.

Faço tpa's com frequencia,uma média de 2/3 vezes por semana e fertilizo com Plant Grow Specialized da Tropica,tambem tenho CO2..

Ultimamente tenho observado que tenho cada vez mais algas..numa anubia petit,na ludwigia repens rubin e na cryptocoryne undulata broad leaves..as unicas que se têm safado é o musgo de java e a rotala rotundifolia.

Gostava que me dessem alguns conselhos e me ajudassem a resolver este problema.

 

Obrigada

 

Cumps,

 

Enviado do meu GT-I9195 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Setup - dimensões, equipamento, fauna, flora, hardscape, iluminação.


Parâmetros da água (pH, gH, kH, NO2, NO3, NH3/NH4, temperatura)

TPA's - Última tpa, % de água, frequência, como é feita a reposição da água

Houve alguma outra doença ultimamente, foi feito algum tipo de tratamento?

Alimentação utilizada

Alterações recentes no aqua, quer a nível de fauna, flora e/ou hardscape

Janekinho completa o texto acima, sê exacto na descrição de todos os pormenores, podes até fazer copy/paste no teu post. Com certeza será muito mais fácil a ajuda dos membros.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Vera..

 

Setup..

 

Aquário 60x30x34

 

Filtro Eheim 2213

 

Fauna 1 ancistru, 6 caridinas japonicas xl,6 red cherry,5 anentome helena,10 rasboras espei e 10 normani.

 

Flora musgo de java,cryptocoryne undulata broad leaves,ludwigia repens rubin,vesicularia ferriei weeping,rotala rotundifolia,anubia petite,marsileia crenata. a Monte carlo nao vingou e a alternanthera reineckii fiz-lhe uma poda algo radical,começou a rebentar mas depois numa tpa mexi muito nela e morreu.

 

Hardscape tronco de videira

 

Iluminação luz led de 10w e duas lampadas de 13w cada com 6400k.

 

Parâmetros de agua NO3 - 0 ; NO2 0; GH <3; KH 3 a 6; pH 6,4 a 6,8; CL2 0; teste de NH3/NH4 nao tenho,terei de comprar.

 

Tpa´s fiz hoje uma de 30%,por media faço 2 a 3 vezes por semana com 20%.

a reposição de agua é feito por garrafões de agua previamente tratada com acondicionador.

 

Nunca tive qualquer tipo de doença no aquário,tudo saudável.

 

Alimentação da Equo para peixes de boca pequena,alimentação Sera para ancistros e também para camarões.

 

As alterações feitas foi o facto de ter adicionado peixes com mais de uma semana de intervalo em cada adição e ter plantado umas plantas.

 

Acho que respondi a tudo,lol

 

Entao quem me pode ajudar?lol

 

Obrigada

 

Cumps,

Joana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

gsa's são sintomas de poucos fosfatos, esse fertilizante que usas é completo mas cumpre apenas os mínimos, lembro-me que quando o utilizava, para ter resultados razoáveis tinha de triplicar a dose recomendada.

 

sugiro-te isso mesmo, duplica a dose e senão vires resultados passado 1 mês, triplica a dose.

 

abraço,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

gsa's são sintomas de poucos fosfatos, esse fertilizante que usas é completo mas cumpre apenas os mínimos, lembro-me que quando o utilizava, para ter resultados razoáveis tinha de triplicar a dose recomendada.

 

sugiro-te isso mesmo, duplica a dose e senão vires resultados passado 1 mês, triplica a dose.

 

abraço,

Olá A.Ferreira..

 

E ao fazer isso nao vai prejudicar a fauna?

Tenho esse receio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

actualmente compro os químicos e faço os meus próprios fertilizantes.

 

cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

alguma literatura:

 

http://www.theplantedtank.co.uk/dosing-methods.htm

 

em "plantas">"fertilização" também há muita informação.

 

cumps,

Editado por A. Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada A.Ferreira.

 

 

Acho que um dos motivos para a minha anubia estar cheia de algas,é por estar directamente sobre a luz do aquario.

Ela esta a crescer bem,se nao fosse o raio das algas estaria linda

 

In Paradise!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então e onde compras os ingredientes?

No teu caso, A. Ferreira, quais ingredientes compras e que quantidades? Compras de quanto em quanto tempo e quanto é que gastas?

 

Isto compensa mesmo muito mais em relação aos fertilizantes industriais? Por exemplo, eu eu tenho usado o Flora Green da Aquapex, de 100ml, que custa 2,50€. Pelas minhas contas, deve-me durar para cerca de 2/3 semanas. Já tem macros e micros. Não sei se compensa em termos de qualidade em relação a outras marcas.

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

eu uso pós para as macro. Gastei cerca de 55€ e comprei 1 Kg de Cloreto re Potássio ( KCl ), 1 Kg de Nitrato de Potássio ( KNO3 ) e 1 kg de fosfato monopotássico ( KH2PO4 ) ja comprei ha 2 anos e ainda nao gastei metade dos pós. Pronto depois ha uns q gastas mais q outros, no meu caso,e na maior parte das pessoas, é o Nitrato de potássio, uma vez q se tiveres fertilização utilizando o "Estimative Index" tens de ter entre 15 e 30 ppms de NO3 no aqua. Mas isso são outras contas.

 

Poupa-se uma pipa de massa nas macros, em relação as micros, tb podes comprar em pó ja a mistura, mas ja ouvi mt coisa acerca das micros, por causa do tipo de ferro q é usado, uns dizem q é bom, outros q é mau... em pó as micros nunca usei.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Ou seja, compensa bastante, pelo que estou a ver. Investe-se mais no momento mas depois está-se muito tempo sem comprar... Isso é bom. Agora é só aprender a fazer hehe. Há algum sítio específico onde se possa comprar esses pós?

 

E isso deve ter, com certeza, várias "receitas". A "receita" usada depende depois do tipo de plantas, iluminação, co2, etc., não? Como é que eu sei qual é o melhor plano para o meu aquário em específico?

 

P.S: Peço desculpa por se estar a falar de uma coisa que não tem nada a ver com o assunto inicial do tópico. Tem e não tem hehe.

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Ou seja, compensa bastante, pelo que estou a ver. Investe-se mais no momento mas depois está-se muito tempo sem comprar... Isso é bom. Agora é só aprender a fazer hehe. Há algum sítio específico onde se possa comprar esses pós?

 

E isso deve ter, com certeza, várias "receitas". A "receita" usada depende depois do tipo de plantas, iluminação, co2, etc., não? Como é que eu sei qual é o melhor plano para o meu aquário em específico?

 

P.S: Peço desculpa por se estar a falar de uma coisa que não tem nada a ver com o assunto inicial do tópico. Tem e não tem hehe.

lol nao faz mal taiko...eu tambem estou curiosa,lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

alguma literatura:

 

http://www.theplantedtank.co.uk/dosing-methods.htm

 

em "plantas">"fertilização" também há muita informação.

 

cumps,

Boas, A. Ferreira, se nos puderes esclarecer as questões agradecíamos... :)

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

onde comprar: ebay, olx, UK http://www.aquariumplantfood.co.uk/e outros sites do género.

 

actualmente compro em pt, aqui.

 

cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

onde comprar: ebay, olx, UK http://www.aquariumplantfood.co.uk/e outros sites do género.

 

actualmente compro em pt, aqui.

 

cumps,

Boas, obrigado.

E, por curiosidade, qual é a "receita" que usas?

Eu gostava de aprender a fazer uma para o meu aquário. Mas não queria ter que fazer mudanças de 50% de água como indica o método EI. Em 200L substituir 100L todas as semanas é muito dispendioso, para não dizer que dá um trabalhão.

Quero fazer uma coisa prática e que dure, obviamente.

 

Já vi várias receitas mas ainda estou um pouco confuso pois cada receita é totalmente diferente da anterior... :unsure:

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

eu uso várias receitas, consoante o fim pretendido, áquas de camarões ou hightech, não sou exemplo para ti.

 

se queres uma coisita soft, para não fazeres grandes TPA's sugiro-te o PMDD+PO4 do James, por ex: http://www.theplantedtank.co.uk/PMDD.htm

 

é uma espécie do Tropica Specialized, doseado todos os dias, para garantir que as plantas têm algo para comer todos os dias.

 

abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais