Aquario 200l plantado, problemas de "arranque"


rafaelvaladas

Recommended Posts

Boas, trago aqui o meu segundo aquario plantado, isto depois de 5 anos sem aquario por razoes de deslocamento constantes, e desta vez decidi investir à seria, portanto parece q perdi a pouca experiencia q tinha.. Desde que iniciei o aquario (1mes) já tive bastantes contratempos inesperados que causaram penso eu desde inicio uma instablidade no meu aquario. paço a citar o setup do meu aquario.

Aquario 200L

Iluminação: T5 4x39w (dois tubos especial plantas)

Substrato: Florabase pro

Decorações: Raiz de Mangrove

Filtros: Eheim pro 3 (com as seguintes camadas(Substract pro, Biomech, Siporax ceramica, uma espoja azul e duas brancas nos dois primeiros niveis)

Filtro interior como podem ver na foto(normalmente apenas de maneira provisoria)

Filtro/Lampada UV

Termostato random q mantem o aquario por volta dos 25 graus

Sistema de CO2

Nao possuo qualquer tipo de peixe dentro do aquario pelo momento.

 

Quando comecei o aquario tive as plantas dentro 4 dias sem luz, assim q instalei a luz os niveis de C02 nessa altura já estavam bons, meti fertilzante liquido diario da Feropol, e as plantas responderam logo e começaram logo a burbulhar oxigenio, o que me parece um bom sinal, o ph esteve quase sempre por volta dos 6,8 e tudo andou bem até a terceira semana, comecei a usar Easy-life PROFITO e penso q exagerei na dose diaria, porque alguns dias apos ter começado a usar este produto começaram as algas filamentosas por todo o lado e as plantas pararam de crescer, e os niveis de Ph fuluaram, neste momento limpei o maximo que consegui tirei as plantas todas do aquario e limpei-as todas, com excepção da Glossostigma q apenas as escovei um pouco para tentar levantar o menos possivel a planta. Depois de tudo limpo liguei o filtro UV durante 3 dias seguidos (dizem que nao é aconselhado a aquarios novos) nunca meti nenhum produto depois deste tempo todo e fiz uma troca de agua 25% (PH actual 7) e de seguida coloquei PlantaGOLD7 que diz q tambem combate as algas

Neste momento tenho impressao que as plantas nao estao a responder, tenho medo de meter fertilizantes porque as algas ainda n desapareceram na sua totalidade, visto este cenário, o que dizem os Experts? :D

 

 

HA7BJn.jpg

 

e5llO9.jpg

 

3DUDAI.jpg

Editado por rafaelvaladas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Gostei muito do teu aqua ,só aquele pedragunho acho que

não fica lá muito bem,mas atenção e só a minha opinião,se

tu gostas,deixa ficar,porque quem ve o aqua todos os dias

és tu,e espera por outras opiniões,e conselhos,boa sorte.

 

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estás a falar da cena preta no canto direito? Aquilo é provisório porque o tronco grosso de mangrove ainda flutuava um pouco, cozido durante mais de 4 horas e debaixo de agua quente dura te 15 dias e ainda flutuava um pouco, de maneira que aquilo só esta a fazer peso.

Mas em relação as algas filamentosas é normal certo?? Tenho os nitratos a zero

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estás a falar da cena preta no canto direito? Aquilo é provisório porque o tronco grosso de mangrove ainda flutuava um pouco, cozido durante mais de 4 horas e debaixo de agua quente dura te 15 dias e ainda flutuava um pouco, de maneira que aquilo só esta a fazer peso.

Mas em relação as algas filamentosas é normal certo?? Tenho os nitratos a zero

 

É relativamente normal essas alga em montagens novas, agora não tens N (nitrato/NO2/NH4) não deves ter P (fosfato), não tens fauna, o Profito não tem ambos... luz e CO2 em barda.

Resta o substrato que não conheço o "arranque" talvez alguem elucide.

Sem N e P... as plantas não arrancam.

Sem P é mais facil teres a filamentosa.

 

cpts

  • Votar + 1

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Acho ter descoberto o problema ao fim de 3 semanas a limpar algas, Lol. Não mencionei em cima mas tenho 4 leds"lunares" que desde sempre tive a impressão de serem fortes, pois estive iludido pela beleza do cenário e sempre as deixei ligadas a noite toda, pois a noite anterior desliguei tudo e tenho a sensação de alguma redução de algas, vou continuar para ver o resultado. Apesar das algas as plantas tiveram um crescimento acentuado e nota-se visualmente, o uníco problema foi que devido ao facto de andar sempre a escovar a Glossostigma está ligeiramente mais levantada do solo, mas penso q irá ao sitio com o tempo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais