planorbis (duvida de reprodução)


Tux

Recommended Posts

Boas,

Recentemente um colega deu-me um caracol que pelas imagens que vi na net tudo indica ser um planorbis!

É castanho escuro, liso sem riscas e quando se movimenta só se vem duas antenas. Só come algas coladas no vidro.

 

Agora a minha duvida é a seguinte: como é que podem aparecer ovos colados no interior da biobox se o caracol nunca la foi? E também como é que fazem para não serem comidos pelos peixes? é que sempre que um se aventura para fora da biobox (sai pela renhura de entrada de agua) é logo transformado em aperitivo pelos cometas!

 

E também um caracol solitario pode por ovos? Só tenho mesmo um adulto.

Editado por Tux
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Consegues ver os ovos? Não devem ser de peixe? Os ovos de planorbis são praticamente invisíveis na água. Quando eles têm de se reproduzir sozinhos nascem menos. E de que tamanho é o caracol?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Consigo sim, são aglomerados com aspecto transparente com 2mm no maximo! O caracol adulto tem no maximo 1,5cm de altura por 0.8 de largura. Encontrei estas fotos na net muito semelhantes ao que eu tenho.

Os ovos são iguais a estes:puesta-de-planorbis-corneus.jpg

É igual ao castanho: caike-albums-corys-panda-picture2182-dsc

Editado por Tux
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É mesmo um caracol planorbis corneus. E os ovos também são garantidamente de caracol. Os caracóis podem reproduzir-se como casal ou clonar-se, mas a mais fértil e em maior quantidade será sempre com 2 indivíduos. Eu no início estranhei porque é difícil observar um caracol desse tamanho no aquário, quanto mais os ovos. Os planorbis podem largar os ovos no fundo do aquário ou colá-los ao vidro. Ele deve tê-los largado o filtro apanhou-os e, como os ovos são adesivos, colaram-se depois ao filtro. Mas isto é a minha opinião.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então foi isso que os salvou! pois os peixes dão cabo deles num estante.

Ja arranjei um segundo aquário para tentar fazer criação e levei para la umas "crias" para ver se crescem longe dos predadores.

 

É impressionante como um só caracol adulto reduz muito as algas do aquário, ele nunca para de comer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não precisas, ele garantidamente vai gerar linhagem em qualquer aquário, o único peixe que é uma ameaça para essa espécie é o botija palhaço. De resto eu acho que não é necessário um Aqua só para eles, ou arranja uns camarões para fazer companhia e dar mais vida. Enquanto tiver muito comida vai comer e reproduzir-se há maluco, é preciso ter em atenção que se pode tornar uma praga se comer demasiado, as algas não são suficientes para gerar uma praga, mas comida de peixe que vai ao fundo e não é aproveitada regularmente pode!

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode ser instinto, os mais pequenos têm por norma esconder-se enquanto crescem ou ficar perto de outros caracóis maiores para não serem comida. Os peixes não costumam comê-los, mas quando são bem pequeninos acontece. Já são muitos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho três com 3mm cada um, mas a maioria é tudo inferior a 1mm

Acho engraçado é o caracol que meti no aqua mais pequeno, deslizar na superfície da agua mas virado para baixo.

Editado por Tux
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Tux,

 

Os planorbis são engraçados e tenho lá uns que são surfistas, trapezistas e outros que fazem o mesmo que relataste ;)

 

Agora deixam talvez de ser engraçados para a maioria dos aquariofilistas se eles encontram muito comer pelo aquário e começam a deixar esses cachos de ovos por todo o lado. Uma pessoa pensa: ah que engraçado estou a ter criação de caracóis... Mas dentro de um mês esse cacho deu origem a 20 planorbis, dentro de 2 mêses mais ou menos esses que nasceram já estão a por cachos novamente, fora os que os pais iniciais já não colocaram entretanto... Ao fim de 4-5 meses é mais caracolada que água no aquário ;)

 

cumps

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, isso também já me aconteceu. Não podes dar comida a mais aos peixes, senão vai ao fundo e torna-se comida de caracol e daí já sabem o que vem.... biggrin.png' alt=':biggn:'>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas o caracol grande já esta isolado no aquário há muito tempo! Como é possível aparecer uma outra espécie ? No ultimo só meti comida agua e um caracol!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha pergunta de plantas novas, é por causa disso! Muitas vezes os ovos vem nas plantas.

Eu sei, mas não coloco nada novo há mais de um ano!

Será que quando são pequenos não tem aquele formato ?

Esse tais physa serão bons para o aquário ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, o formato é sempre igual, independentemente do tamanho. Não sei como podem ter vindo então! Podem ter vindo presos numa rede. Há bastantes cenários possíveis. São duas espécies que crescem depressa e podem reproduzir-se demasiado depressa!


Os physas são parecidos com os planorbis, só que são ainda mais pequenos. também tratam das algas e comem restos de comida solta no aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Consegues arranjar um vídeo melhor? Pareceu-me diferente dos meus. Talvez outra raça...

Infelizmente é difícil, filmei com uma micro Câmara subaquática . Como é muito pequena, não tem muita qualidade.

No filme o caracol parece mais arredondado por causa das sombras, mas o formato real é o de um búzio como na foto do que aparece ao pé da moeda.

Editado por Tux
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quantos ovos ja tens? Ainda estão num Aqua sozinhos?

Deve ter a volta de 10 aglomerados de ovos. Já estive a ver que cada aglomerado pode dar 15 caracóis cada um.

Os ovos estão todos na biobox. Tenho medo de estar a mexer neles e mata-los.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ao perguntar se estão sozinhos é só para te dizer que não é preciso, a maior parte chega há fase adulta. Por experiência própria vejo grande parte dos peixes meterem-nos há boca e depois largam-nos, eles sabem que não são comida. Agora, se quiseres abrir um aquário exclusivo de invertebrados já é diferente! Podes arranjar mais espécies de caracóis, camarões ou lagostins a preços acessíveis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais