O Meu Lago 15.000 L


Recommended Posts

O aligator é falso. biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Sim, era mesmo um destes assim de plástico que eu também gostava de ter :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 meses depois...

andei um ano ocupado com outras coisas de grande porte..fica para breve as fotos.

este ano nem houve tempo para limpezas no lago mas continua tudo funcional, vou tentar colocar umas fotos mais actuais um dia destes, pelo menos a limpeza anual agendada para a proxima primavera fica prometida.. looll

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas

 

A lagartixa que tens é verdadeira ou falsa, se é falsa é daquelas que quando se molha ela enche?

Desculpa lá por tar a repetir perguntas...

Grande projecto o teu.

 

Abraço

Com os Melhores Cumprimentos!

 

André Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

A lagartixa que tens é verdadeira ou falsa, se é falsa é daquelas que quando se molha ela enche?

Desculpa lá por tar a repetir perguntas...

Grande projecto o teu.

 

Abraço

é falsa mas não enche com a agua :tongue:

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 meses depois...
  • 4 meses depois...
  • 2 semanas depois...

á assim queria mesmo saber sem gozo se esse animal "lagartixa" é verdadeiro, se sabes o nome dele mesmo e como o adquiriste

 

agradecia mesmo muito a tua sinceridade

estou fascinado com ele!! :drool3:

 

obgridado

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Bem....acabei agora de ler o topico todo....... :doofywave: até tenho os olhos trocados :drool3: :drool3: :drool3:

 

Mas tenho que dar os parabens pelo trabalho conseguido!

 

Mais uma vez foi aqui documentado que nós também temos por cá animais (peixes) lindos......na água doce e na água salgada........

 

Excelente trabalho! :thumbup3:

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...
  • 10 meses depois...

Costa Azul ainda tens o lago a funcionar, acho que muitos de nós gostaria de ter novidade do mesmo...

O povo iria ficar muito grato. :drool3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...
  • 2 semanas depois...

Como é?? Ficou parado??? :drool3:

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 1 ano depois...

Bem..depois de uns anos a amadurecer :my_cool:, ficam umas fotos da actualidade..

Nao tem havido novidades, vai tudo correndo como a natureza deixa.

FB_IMG_1525351894124.jpg

esta é a única novidade, nasceu cá, não sei onde, encontrei-a no meio do jardim a passear, todos os anos as tartarugas metem ovos , a maior parte que tenho são as de face rosada mas nos últimos anos ofereceram-me 2 ou 3 das verdes e uma corcunda que agora não me lembro do nome ! Com estas novas vindas deve se ter formado algum casal que deu este fruto, devem ter nascido mais mas so encontrei esta, no meio do jardim foi mesmo uma sorte não lhe passar com a maquina de cortar a relva por cima !

FB_IMG_1525351901247.jpg

 

A cascata vai correndo quando o motor trabalha , tal como o moinho.. tirando a vegetação que vai crescendo e comparando com alguns anos atrás ja se nota a diferença.

 

DSC_0112.jpg

DSC_0126.jpg

 

DSC_0129.jpg

 

a agua esta a precisar de limpeza, um fim de semana destes aproveito e tiro mais umas fotos

DSC_0124.jpg

 

DSC_0125.jpg

 

DSC_0111.jpg

a ponte para a ilha também  já precisa de uma manutenção...quando houver tempo !

DSC_0113.jpg

Uns ciclideos que vão escapando ás investidas das Garças que não dão descanço !

 

DSC_0118.jpg

Nem o Mocho lhes mete medo ! ja devem ter feito amizade ..

DSC_0114.jpg

Aqui ainda consegui apanhar uma a fugir , mas elas são espertas e é dificil chegar perto, atacam pela manhãnzinha bem cedo e ao fim do dia quando a malta esta distraida e comem tudo o que caber na boca ! ja tenho tido ca umas carpas mas nunca duram mais de um ano, começam a dar nas vistas com as cores e tamanho e pronto...a garças tambem devem ter pequenotes para alimentar !

Garccedila%201.jpg

 

Garccedila%202.jpg

DSC_0115.jpg

 

DSC_0116.jpg

 

A Ilha tambem levou um upgrade para ficar mais limpa.

DSC_0120.jpg

 

DSC_0121.jpg

 

as tartarugas continuam de boa saude, algumas ja devem ter uns 20 anos.

DSC_0122.jpg

 

Os habitantes agradecem e continuam fieis e a fazer ninhos por todo o lado.

DSC_0128.jpg

 

Um dia destes quando fizer a limpeza aproveito e tiro mais umas.

 

 

  • Gosto 5
  • Obrigado(a) 1

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de um fim de semana em limpezas aqui ficam mais umas fotos .

Já vem um pouco tarde esta limpeza porque os nenúfares já rebentaram todos e era mais fácil se fosse a um mês atrás quando ainda não havia muitas folhas mas a falta de tempo não permitiu.

Todos os anos é preciso limpar o fundo pelo menos duas vezes e na primeira limpeza no inicio da primavera tenho que retirar os vasos onde estão os nenúfares para remover o exesso de raízes que começam a alastrar e a formar um emaranhado de raízes pelo fundo todo, á dois ou 3 anos atrás não cortei as raízes e no final do veram a mamada no fundo era tão densa que com a decomposição do lodo e a libertação de gases que se acomularam por baixo , todo o emaranhado ficou a flutuar, foi uma trabalheira para conseguir cortar as raízes todas e os rizomas que já tinham alastrado por todo o lado que jurei nunca mais deixar chegar aquele estado!

DSC_5559.jpg

 

DSC_5577.jpg

DSC_5578.jpg

DSC_5579.jpg

 

O lodo no fundo já é tanto que começa a cheirar mal

DSC_5567.jpg

DSC_5593.jpg

 

Como o lago tem uma divisão posso colocar as plantas e os peixes de um lado enquanto limpo o outro.

Agora é colocar a bomba a tirar a agua com uma rede á volta para não chupar nenhum peixe inadvertidamente, nesta altura com o lodo todo em suspenção não se consegue ver nada, ao mesmo tempo que vou tirando com a bomba, vou colocando com uma mangueira para ajudar a lavar o fundo e á medida que a agua vai clareando vou conseguindo ver alguma coisa e passando os peixes para o outro lado .

DSC_5590.jpg

DSC_5586.jpg

DSC_5591.jpg

 

A minha primeira descoberta no meio dos nenúfares…

Estava com esperança de encontrar aqui alguma mas ao mesmo tempo achava difícil conseguirem chegar ao lago, á duas semanas tinha encontrado uma no meio do jardim , as tartarugas costumam meter 7 ou 8 ovos por isso sabia que devia haver mais, mas como muitas vezes parece que escolhem o pior sitio para colocarem os ovos, como no meio do caminho onde passa o carro e é só gravilha.. não deve ser fácil estas pequenas conseguirem chegar a algum lado ainda por cima há o lancil para ultrapassar! Mas esta chegou cá, deve ter vindo do lado do jardim, fiz uma ilha tão gira e fofinha para meterem os ovos e nunca vi nenhuma tartaruga la ir enterrar nenhuns !

DSC_5574.jpg

DSC_5573.jpg

 

Mais alguns habitantes que vão aparecendo

 

DSC_5599.jpg

DSC_5601.jpg

DSC_5613.jpg

 

Estas verdemãs já cá estão á alguns anos e pelo menos esta que foi a única que encontrei tem se aguentado e conseguido escapar ao apetite voraz dos percasol e ciclideos que cá meti, os camarões já desapareceram todos , com  peixes destes não há nada que mexa de pequeno porte que escape !

 

DSC_5614.jpg

DSC_5616.jpg

 

No fundo , coberto com algum areão e seguro pelos vasos tenho um bocado de tela para proteger o cimento das raízes das plantas, assim não conseguem furar.

 

DSC_5597.jpg

DSC_5605.jpg

 

e mesmo ao chegar ao fim e para minha surpresa !

 

DSC_5620.jpg

DSC_5624.jpg

DSC_5629.jpg

 

A natureza realmente dotou bem todos os seres dos instintos necessários para a sua sobrevivência, e o saldo final são 3 tartaruginhas de face rosada que nasceram aqui no jardim e conseguiram chegar ao lago, não sei se no outro lado maior haverá alguma mas como elas também são espertas e sabem que aqui estão mais escondidas no meio das plantas devem ter vindo todas para esta lado, quando limpar a outra parte logo vejo se há mais alguma.

 

Agora é montar tudo no sitio e espera que encha..

 

DSC_5618.jpg

 

o nenúfares vão ficar todos um bocado afanados e com as folhas todas torcidas! mas daqui a 15 dias já vão estar todos compostos..

Editado por CostaAzul
as imagens nao apareciam, só se via os links
  • Gosto 5

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...
  • 1 mês depois...

Para mim facilita muito na limpeza, posso vazar completamente um lado e manter a bicharada no outro, outra coisa boas é que de um lado mantenho sempre a água coberta com nenúfares o que ajuda a proteger os peixes das investidas das garças e é muito bom para proteger as novas criações, como tem uma rede no meio nem as tartarugas lá conseguem chegar.
Neste momento é onde estão as novas tartarugas que cá nasceram, ficam muito mais protegidas do que na área grande que está descoberta e exposta a todos os predadores.

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais