Ajuda como meu retorno ao hobby


Recommended Posts

Bom dia sou o Christian e moro em Portimao,

 

como ja diz no titulo estou retornando ao aquarismo apos uns 20 anos e com grande defasagem, estou lendo tudo o que encontro a umas 2 semanas e decidi por peixes malawi mbunas mais precisamente, mas tenho muitas duvidas a cerca da montagem.

 

tenho um aqua de 240lts 120*40*55 com filtro externo Fluval FX6 3500l/h.

 

rochas: Basaltos

 

flora: valisneria gigantea e tiger

 

fauna: aqui preciso de ajuda a 100%

 

cump.

Editado por Christian Manzini
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqua montado e funcionando, por enquanto so tem areia e alguns basaltos, tinha um acelerador e adicionei na agua, fiz certo?

essa semana entram umas vals.

 

agora eh so controlar ph e amonia?

devo fazer alguma tpa ja semana que vem?

 

cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Aqua montado e funcionando, por enquanto so tem areia e alguns basaltos, tinha um acelerador e adicionei na agua, fiz certo?

essa semana entram umas vals.

 

agora eh so controlar ph e amonia?

devo fazer alguma tpa ja semana que vem?

 

cump.

 

Deves fazer TPA´s todas as semanas durante pelo menos 1 mês e meio. Depois, dependendo da estabilidade do teu aquário, podes reduzir para um intervalo de 15 dias (mas se quiseres/puderes continuar melhor ainda). As TPA´s devem ser generosas - pelo menos 25%.

 

De resto não te preocupes em demasia com os parâmetros da água. O pior erro é estarmos sempre a querer ajustar as coisas. Mais vale um pH estável que estarmos sempre a mexer.

 

Abraço,
Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Diogo,

 

quer dizer que por enquanto nada de medir parâmetros, so deixar rolar. :juggle:

 

Farei as TPA's a partir da semana que vem.

 

A agua da torneira sai com pH de 7.5, posso por direto no aqua, sera que preciso tratar por causa do cloro ou pode ser sem quimico?

 

Li que para ajudar no ciclo podemos por um peixe no aqua para criar amonia, vale a pena? se sim daqui a quanto tempo?

 

Obrigado

:thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Nunca deves colocar água directamente da torneira, podes usar um condicionador ou deixar a água em repouso dois dias antes da tap.

Relativamente ao ciclo, sim funciona mas não aconselho, não colocas os peixes que queres logo por alguma razão, desgraçado do pioneiro...

Podes colocar uma pequena quantidade de comida.

Ou então comprares bactérias para o filtro, eu uso da JBL com discus e nunca tive uma baixa.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Nunca deves colocar água directamente da torneira, podes usar um condicionador ou deixar a água em repouso dois dias antes da tap.

Relativamente ao ciclo, sim funciona mas não aconselho, não colocas os peixes que queres logo por alguma razão, desgraçado do pioneiro...

Podes colocar uma pequena quantidade de comida.

Ou então comprares bactérias para o filtro, eu uso da JBL com discus e nunca tive uma baixa.

 

Cumps.

Boas,

 

deixar em repouso nao da, posso completar o aqua e adicinar o condicionador no aquario mesmo?

 

Iria arrumar um peixe de uma loja aqui perto, bacteria pus umas da nutrifin "cycle", mas parece que preciso fazer isso por alguns dias.

 

E vou dar comida as bacterias entao...:)

 

thx

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, entendi.

 

Quanto tempo deve ficar a agua no bidon antes de ir pro aqua com condicionador?

 

Desculpa o bombardeio de perguntas, mas depois de 20 anos parado mesmo lendo muita coisa ainda ficam algumas duvidas. :sorry:

 

 

Deixo aqui as primeiras fotos, nao liguem a qualidade.

 

14uq34.jpg

30uv0ww.jpg

1pz08x.jpg

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja tenho que começar a pensar na fauna, estes sao os peixes que gosto, como nao tenho noçao de compatibilidade e quantidades, queria que opinassem sff.

 

Vou por muitos e dai terei que selecionar os possiveis moradores do meu aqua.

 

Aulonocara stuartgranti Chilumba

Copadichromis azureus

Cynotilapia afra "Cobwé"

Cynotilapia sp. Hara "Gallireya Reef" F1

Labidochromis caeruleus

Melanochromis cyaneorhabdos "Maingano"

Metriaclima pulpican "Maingano"

Otopharynx lithobathes

Pseudotropheus elongatus "Chewere"

Pseudotropheus flavus

Pseudotropheus saulosi

Neolamprologus tretocephalus

haplochromis zebrados

zebra "chilumba"

Gephirocromis moori

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Nesse aquário eu não colocaria peixes muito grandes! Assim os Copadichromis ficariam logo de fora. Depois não gosto muito de ver mbunas e não mbunas juntos e por isso não colocaria os Otopharynx.

 

Não sei o que são Haplochromis zebrados!

 

Eu colocaria:

 

Cynotilapia afra "Cobwé"

Labidochromis caeruleus ou pseudotropheus saulosi (as fêmeas são amarelas e por isso podem cruzar)

Melanochromis cyaneorhabdos "Maingano" ou pseudotropheus saulosi (porque as fêmeas são ambas amarelas)

Pseudotropheus elongatus "Chewere" ou pseudotropheus flavus (penso que são ambos elongatus)

 

Os zebra "chilumba" são normalmente muito agressivos em adultos e nesse aquário seria complicado.

Os Gephirocromis moori podes juntar (mas o nome correcto é pseudotropheus msuli)

 

Acrescentaria se optares por colocar saulosi (que são uma boa opção) os labidochromis nkata bay em vez dos caeruleus.

 

Abraço,

Diogo

Editado por Diogo Lopes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo, obrigado por esclarecer, ainda nao conheço muito as especies e algumas escolhi por "beleza", tambem nao sei direito o tamanho que ficam e a agressividade, o ideal seriam peixes que cheguem ate no maximo uns 7/8cm?

 

E desses que citou, quais as quantidades, 2F/1M ou casal?

 

obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Diogo, obrigado por esclarecer, ainda nao conheço muito as especies e algumas escolhi por "beleza", tambem nao sei direito o tamanho que ficam e a agressividade, o ideal seriam peixes que cheguem ate no maximo uns 7/8cm?

 

E desses que citou, quais as quantidades, 2F/1M ou casal?

 

 

Os peixes que escolhi não são dos que mais crescem! Alguns ficam um pouco maiores que 8 cm, mas não terás problemas.

Podes colocar todos aos trios (2F/1M).

 

O filtro está bem dimensionado para o aquário e fauna. Apenas colocaria do lado contrário, eventualmente, uma bomba de circulação para evitar a deposição de detritos.

 

Abraço,
Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

 

Os peixes que escolhi não são dos que mais crescem! Alguns ficam um pouco maiores que 8 cm, mas não terás problemas.

Podes colocar todos aos trios (2F/1M).

 

O filtro está bem dimensionado para o aquário e fauna. Apenas colocaria do lado contrário, eventualmente, uma bomba de circulação para evitar a deposição de detritos.

 

Abraço,

Diogo

Ok, vou seguir sua sugestão.

Hj vou instalar o FX6 e nao vou usar as conexões do aquario, vou pendurar as mangueiras por fora com entrada do lado direito e o intake no esquerdo. Talvez o fluxo do filtro ja seja suficiente para a circulação dos detritos.

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais