Ajuda a identificar e eliminar praga


Recommended Posts

Boas!

 

No meu aquário de red cherry tenho detectado dois tipos de bichos.

 

Uns parecem pulgas com menos de 1mm e super rápidas a deslocar-se.

 

Outros parecem cobras a nadar no aquário. Só são visíveis quando remexo no aquário.

Tenho feito tpas de 3 em 3 dias a ver se ajuda, Agora não vejo tantas mas elas continuam lá.

 

Desde já obrigado.

 

Cumps

Francisco

Editado por fsilva80
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Em relação às "pulgas" pesquisa por ostracod's. Em princípio é sinal que a água é excelente, também são conhecidos como "seed shrimps".

 

Os vermes em áquas de invertebrados são normais, se quiseres reduzir o seu numero introduz vivíparos recém nascidos que eles catam-nos, ou umas mini rásboras.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

As cobras de que falas devem ser planárias e estas são prejudiciais para os camarões! Existem tratamentos como o NO-PLANÁRIA que com a dosagem certa acabam com elas! O que disse o António Ferreira está correcto e podes introduzir uns alevins de guppy que eles acabam com elas!

 

As planárias surgem no aquário principalmente pelo excesso de alimentação! Já ouvi em qualquer lado que uma solução para eliminar as planárias é retirar todos os vivos e colocar o aquário a temperaturas acima dos 35º durante dois ou três dias, mas não posso confirmar isto!

 

Cumprimentos.

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Planárias também tenho mas nada de especial. Vejo por vezes uma ou outra no vidro quando acendo as luzes do aquário.

As "cobras" só as vejo quando remexo no substrato .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Nestas cobras consegues distinguir a cabeça da cauda? A cabeça parece triangular? Se sim então provavelmente são planarias. Se não então podem ser Detritus worms que não causam dano nenhum aos camarões.

 

Sempre que aparecem minhocas nos aquarios de camarões pensa-se logo em planarias mas a maior parte das vezes não é o caso. Não consegues tirar umas fotos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me parecem planárias. Apenas as vejo quando remexo no substrato. Começam a nadar pelo aquário como cobras. O corpo é muito fino e algumas chegam a ter mais de 1cm de comprimento.

 

Pelo que pesquisei parecem ser nematóides mas pelo tamanho que dizem ser supostamente já não são. Fico na dúvida...

 

http://www.planetinverts.com/what_is_that_bug_in_my_aquarium.html

Link to comment
Partilhar nas redes sociais