Iniciam de um projecto para uma bateria for shimps


cupraxh

Recommended Posts

Boas pessoal.

 

Hoje foi ao leroy merlin fazer uma compras para a minha casa nova e passei por umas estante e pensei em fazer um projecto para uma bateria de camarões .

Estíve a ver as estantes utilitárias mas não sei se são mais as indicadas para fazer a bateria .

Imagem da estantes que estou a falar .

http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Arrumacao/Estantes-utilitarias/Metal.aspx

 

Vi que eles também tem algumas peças em separado para fazer a bateria, peças essas que me pareceram se mais robustas para a fazer.

 

Eu vou deixando novidades sobre a bateria.

Se me quiserem ajudar em relação há bateria eu agradeço porque eu sou um novato.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Antes de mais parabéns pelo projecto! É uma nova aventura que de certo irá dar-te um enorme gozo!

 

Deixa-me que te diga que "qualquer estante" que seja minimamente resistente serve para fazer uma bateria de invertebrados, tens é de pensar de que forma a irás reforçar para não teres problemas com dois aspectos! O excesso de peso e a humidade!

 

Estás a pensar numa bateria para quantos aquários? Dimensões?

 

Deverás ter tudo bem pensado antes de iniciares um projecto desta dimensão, pois embora seja algo "simples" podes acabar como eu a gastar mais €€ do que o esperado, e no fim sobra muito material!!!

 

Cria uma ideia na tua cabeça ou passa-a mesmo para um papel! Estamos a falar tanto da bateria em si como do sistema de filtragem, iluminação, aquecimento etc....

 

Resumindo....traça um plano e segue-o e não te esqueças que queremos fotos....MUITAS FOTOS :drool3::drool3::drool3::drool3:

 

Cumprimentos,

Alexandre Ferreira.

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa a como o Alexandre disse se avançares com essas prateleiras tens que reforçar bem isso eu nao axo muito viável ..

 

Mais vale pedires um orçamento a uma serralharia e ficas com uma bateria sem problemas de futuro ..

 

Boa sorte ..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

obrigado pelos parabéns sei que é aventura que me vai dar muito gozo, agora só falta saber se vai dar certo.

 

eu já comprei uma das estantes de lá mas não correu lá muito bem como erra previsto .

estante que eu inicialmente comprei foi esta.

15522990_estante_metal_180x90x40_spaceo_

ao inicio parecia-me o mais adequado para o que eu queria e deu durante algum tempo.

depois comecei a ter problemas porque o aquário começou-me a mandar agua para fora e a madeira onde o aquário estava começou a vergar aos poucos .

nessa altura eu tinha um aquário de 60 de comprimento, 30 de altura e 30 de largura colocado lá .

quando eu reparei que a madeira começou a vergar tive que retirar o aquário para outro lugar.

como desta vez não quero correr o mesmo risco andei a ver novamente algumas das estantes que eles lá têm.

falei com um dos colaboradores e ele aconselhou-me algo mais resistente.

ele disse-me que em vez de eu comprar alguma das estantes que eles têm expostas, porque não compraria algo deste género.

15298143_reforco_versatil_3-3x30x3_laran

15298115_viga_versatil_3-3x100x3_laranja

15297996_poste_versatil_200x4x4_azul_jpg

 

todas estas peças são compradas em separado e são mais resistentes disse-me o colaborador.

as mediadas dos aquários que quero ter são de 35 de comprimento , 30 de altura e 30 de largura .

gostaria de colocar 6 aquários numa e outros 6 noutra , 12 aquários ao todo.

quero dizer que iria fazer 2 baterias de aquários mas só que se visse que era uma.

os filtros que eu estou a pensar por são filtros de esponja duplos ( 1 por aquário ), 2 bombas de ar a trabalhar para os 12 aquários ao mesmo tempo e a iluminação de led de preferência.

não sei se é a melhor ideia para construir a bateria mas é o que eu tenho na minha mente .

para mim está fora de questão pedir para fazer a estrutura, sei que seria a opção mais acertada mas é muito caro como o Paulo Figueriedoo o disse.

tenho que ter muito cuidado para ver se não cometo nenhum erro na construção do projecto, mas se cometer só o tenho que o emendar.

fiquem descansados que mal tenha o material colocarei cá umas fotos para dar mais animo há coisa.

 

aguardo criticas, principalmente construtivas e ajudas da melhor maneira possível.

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

A minha bateria foi construída a partir de uma estante exactamente igual à da 1ª foto! Se vires a 1ª foto do meu projecto vais ver que é igual só que não é pintada, mas sim galvanizada! O que eu fiz foi reforçá-la com a própria estrutura exterior colocando parafusos "grandes" nas travessas! Quanto Às madeiras, para não abaularem, fiz os aquários à medida dos aros da estante, e o problema da humidade resolvi com um tapa poros e verniz acetinado! Humidade é coisa que não entra ali!!!!

 

São ideias!!

 

Cumps!

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas Cupraxh.

De certeza que é uma dessas estantes? isso aguenta por prateleira eu , tu e mais alguém, quanto mais um aqua de 54L, se ainda a tens compras uma prateleira e depois fazes como o Alexandre explica e muito bem, e tens uma bateria para a vida, tive uma dessas durante uns 20 anos em casa dos meus pais e se soubesses o peso que tinha por prateleira lol.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente não me pareceu muito forte, e só arriscava se tivesse a certeza. Mas eles no Leroy devem saber dizer qual o peso que isso aguenta por prateleira, no entanto era bom pensares em reforçar isso para não teres problemas... e também depende da litragem/peso dos aquários que vais colocar em cima.

 

Não faças as coisas por impulso, pensa bem antes de a comprares.

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Alexandre se fores a ver bem a estante que tu é eu compramos é mais frágil que a que quero fazer apartar das da outra imagem.

Cada bara laranja aguenta com 250 kilos e a bara azul aguenta 1000 kilos .

Se eu não estou em erro a estante da primeira imagem aguenta por prateleira 75 kilos e est que eu estou a fazer e mais ou menos 300 kilos por prateleira.

Não sabia que o tapa poros e o verniz acetinado revolvia a humidade .

O tamanho que eu vou fazer por prateleira e 80 de comprimentos e 30 de largura , a altura ainda não sei ao certo.

Tenho que ver a altura das vigas que eles lá têm.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas cupraxh,

 

Comprei uma estante dessas mas só com 4 prateleiras com as seguintes dimensões, 180x80x40 (cm). O peso que aguenta por parteleira é de 175Kg, como pode ser visualizado nas fotos seguintes:

 

PICT5143.jpg

 

 

 

PICT5150.jpg

 

 

Para segurança dos aquários tive de fazer alguns reforços.

 

Em primeiro, adicionar uma tabua a cada parteleira de modo a evitar curvatura da mesma a meio, ( as que vem são muito fraquitas são em cotraplacado muito fino, com apenas 60 kg já se notava uma curvatura a meio, não acredito que aguentassem com os 175kg sem partir)

 

Como a estrutura metalica é toda só de encaixe resolvi fazer uns furos (peça laranja da estutura metalica, logo não a risco de perda de resistencia da mesma) e apertar tudo com parafuso e porcas de modo a que a estutura fique mais rigida. Segue foto explicativa, acho que dá para perceber.

 

IMG_9052.jpg

 

 

 

Como dividi a estante ao meio ( 90 cm de altura) com duas parteleiras cada, no fundo de cada uma fiz um reforço com ripas de solho e por fim fixei a estante a parede.

 

Em conclusão, acho que a estrutura pode aguentar com o peso anunciado, mas é sempre bom fazer alguns reforços, de modo a ficarmos mais descançados e não termos uma surpresa desagradavel.

 

Cumps,

 

Pedro Santos

Editado por Pedro A Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

Pedro foi mesmo desse tipo de estante que eu comprei por isso eu dizer que não sabia ao certo o peso que ela levava por prateleira.

o peso que ela pode levar e esse que tu o dizes de 175 Kg .

eu ainda tenho essa estante em casa mas desta vez não irei arriscas nela.

vou preferir comprar peças em separado e a madeira mais grossa que assim aguentara com mais peso.

sei que irei gastar mais € mas não quero que aconteça alguma coisa aos aquários e aos seus habitantes de preferência.

agora só me falta medir bem o espaço que tenho lá em casa para ver se irei conseguir colocar os 12 aquários como eu queria.

só espero que tenha mais de 160cm de parede para os colocar lá.

amanhã colocarei uma foto do local onde eles iram estar e se iram ser 12 ou menos. :(

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

como eu disse cá fica uma grande ou pequena novidade . :smile2::smile2::smile2:

sempre irei colocar os 12 aquários em casa, agora o mais difícil é te-los a todos de uma só vez. :smile2::smile2::smile2::smile2:

não é por falta de tempo de minha parte mas sim por falta de €€€€€€€€€€, acho que é o que nos falta a todos.

também como sou um novato mais vale ir devagar.

a bateria irá ficar aqui. :(:(:(:(

 

nf0aro.jpg

 

assim irei tentar tirar partido das 2 tomadas que tenho na parede para não estar a sobre carregar 1 de delas.

tenho que pensar em varias coisas e 1 delas também é preciso como esta para não haver gastos a mais e chatices com a minha namorada. :smile2::smile2::smile2:

 

cumprimentos


quando tiver mais novidades irei coloca-las cá como as suas fotos.

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas cupraxh

 

Lá isso é uma verdade, neste momento os €€€€€ não devem ser fartura em ninguém :tapfoot:

 

Não sei que gambas estas a pensar em começar, mas ir devagar e com poucos aquarios normalmente é a forma de se ir longe, pois vamos evoluindo e aprendendo com alguns erros que se cometem.

 

Não vale a pena começar com muitos aquários e gambas à farta, é que se aparece um azar maior é o suficiente para se desistir e neste hobby quando pensamos que esta tudo bem, há sempre alguma coisa que corre mal.

 

Cumps,

 

Pedro Santos

Editado por Pedro A Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

eu neste preciso momento só estou focado na estrutura da bateria e o passo a seguir é a iluminação .

já tenho 2 aquários de gambas mas um deles não irá para a bateria.

deixo-vos aqui as fotos que estão colocadas no meu outro típico.

 

aquário nº 1 - aquários dos crystal red

set up

aquário -aquapor que tem de capacidade de 54 litros.

iluminação - sylvania standard F 15 w ( calha que já vem com a tampa do próprio aquario ).

filtro externo eden 501 com alteração feita por mim para camarões.

substrato - fluval shrimp.

flora - 3 troncos, 2 fetos de java, umas Sagittaria Subulata, 1 planta que eu não sei o nome que está no lado esquerdo do aquário.

fauna - crs

​parâmetros da agua:

NO3 - nunca os medi

NO2 - nunca os medi

GH - 5,6

KH- 1,68

PH -7

fotos do aquário de crs

2pocshu.jpg

jztff5.jpg

35253pu.jpg

2vd1zk4.jpg

72bzg4.jpg

72bzg4.jpg

aquário nº 2 - aquário dos golden

aquário - aquário scalar de 27 litros

iluminação - calha aquapor de 14 w ( era uma que tinha aqui em casa e dá para desenrascar para agora).

filtro - filtro de esponja duplo.

substrato - help advanced soil shrimp

flora - um tronco ramificado e pouco de Monosolenium tenerum ( round pelia ) mal se vê.

fauna - golden bee

parâmetros da agua :

NO3 - nunca os medi

NO2 - nunca os medi

GH - 4,48

KH - 1,12

PH - 7

fotos do aquário dos golden bee

qnk80o.jpg

1425yrd.jpg

só irei colocar o segundo aquário na bateria porque já está com as medidas que eu quero ter nos meus aquários.

no domingo já terei mais com as mesmas medidas para começar a fazer a ciclo dele, depois disso irei parar para continuar a construção da bateria.

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Ora, estava eu aqui a tentar ensinar a missa a quem já é padre... que raios. :tapfoot:

 

cupraxh, os conselho que te dei no post anterior foi porque pensava que te estavas a iniciar nas gambas... mas não podia estar mais enganado... e ainda mais, acho que já comentei o tópico dessas fotos... :sorry:

 

Esse CRS estão fantásticos...

 

 

Cumps,

 

Pedro Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas Pedro.

 

desculpa mas eu não sou nenhum padre Pedro . :)

eu tenho camarões há cerca de 3 anos se eu não estou em erro.

primeiro comecei com red cherrys depois tive red rilis e agora tenho os crs.

como sempre vi os crs em varias lojas comecei a interessado por eles mas tinha receio de os ter porque eu não sabia muito de gambas de aquário.

há pessoas da minha família e amigos que me dizem que eu sou maluco , e aqui está uma das minhas maluquices .

durante 2 anos e 6 meses eu tive os red cherrys e passado algum tempo é que adquiri red rilis.

só há 6 meses a traz é que adquiri estes crs ao Fábio silva .

é graças a ele e mais alguns membros que me tenho aguentado.

como vez eu sou novato nas gambas e ainda tenho muito para aprender com vocês.

 

obrigado

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

o material que referes é o que tenho cá em casa!

 

Para fazer uma bateria é super adequado, por ser leve, Hiper resistente e muito facil de montar!

 

Aconselho que coloques um tampo de madeira por cima de cada prateleira e forres o exterior em placas de madeira finas.

 

Assim com o forro, não se ouve o barulho das bombas de ar e os azul e laranja não ficam à vista!

 

Eu tenho 3 aquarios em cima de uma de 60Cm de largura à cerca de ano e meio e está otimo!


Vê aqui as fotos:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=210000&page=1

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

o material que referes é o que tenho cá em casa!

 

Para fazer uma bateria é super adequado, por ser leve, Hiper resistente e muito facil de montar!

 

Aconselho que coloques um tampo de madeira por cima de cada prateleira e forres o exterior em placas de madeira finas.

 

Assim com o forro, não se ouve o barulho das bombas de ar e os azul e laranja não ficam à vista!

 

Eu tenho 3 aquarios em cima de uma de 60Cm de largura à cerca de ano e meio e está otimo!

Vê aqui as fotos:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=210000&page=1

 

boas.

 

obrigado pela ajuda.

Andre Miranda aP tenta-me explicar como é que furas-te a madeira ou com o quê se não te importares.

já me disseram que deveria aplicar primeiro um tapa poros e de pois um verniz acetinado na madeira.

não sei se terei €€€€€€€ para fazer logo a bateria para os 12 aquários de uma só vez.

se calhar irei começar por começar para 6 e depois para os outros 6.

 

mais uma vez obrigado pela ajuda.

sempre que tiver novidades colocarei aqui para verem, principalmente fotos.

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Utilizei um black'n decker normal, com uma broca de 4mm para não se notarem muito os parafusos, coloquei uma porca do lado de dentro e assim elas não caiem, utilizei os buracos de encaixe das prateleiras, para colocar os parafusos, é só tirares as medidas e furar as tábuas, eu não fiz tratamento nenhum, coloquei diretamente, as tábuas no AKI já vêm com uma cor atraente e o forro não deixa a madeira absorver as pingas de água que vão caindo!

 

aconselho a colocares uma tábua, do tamanho da prateleira de modo a que as mesmas não ganhem uma ligeira depressão ao fim de algum tempo devido ao tempo e o peso do aquario, assim consegues distribuir o peso pela totalidade da prateleira ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Utilizei um black'n decker normal, com uma broca de 4mm para não se notarem muito os parafusos, coloquei uma porca do lado de dentro e assim elas não caiem, utilizei os buracos de encaixe das prateleiras, para colocar os parafusos, é só tirares as medidas e furar as tábuas, eu não fiz tratamento nenhum, coloquei diretamente, as tábuas no AKI já vêm com uma cor atraente e o forro não deixa a madeira absorver as pingas de água que vão caindo!

 

aconselho a colocares uma tábua, do tamanho da prateleira de modo a que as mesmas não ganhem uma ligeira depressão ao fim de algum tempo devido ao tempo e o peso do aquario, assim consegues distribuir o peso pela totalidade da prateleira ;)

 

boas.

 

peço desculpa por ainda não ter colocado mais coisas mas eu ando a ver aonde é que posso encontrar material para a bateria.

algumas coisas já estão decididas da minha para mas há outras que ainda não.

a estante que eu irei comprar é a do leroy merlin em partes separadas, não é a estante que se comprar com tudo incluído.

também já vi uns tipos de madeira com uma película protectora por causa da agua, mas preciso de sondar preços em outras lojas para ver se não se vão os meus €€€€€€€€€€€€€ de uma só vez porque quero ver se compro logo a iluminação para a bateria.

algum me pode ajudar com a iluminação?

 

agradeço criticas e comentários.

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

aqui fica uma novidades sobre a minha bateria .

esta vai ser mais ou menos como é que irá ficara a bateria.

espero que percebam a imagem .

 

2a775ma.jpg

 

também deixo aqui umas fotos do material que comprei para a bateria.

 

2rwvtjq.jpg

 

2vl1o37.jpg

 

o caixote de cartão não faz parte da bateria.

ainda falta mais algumas coisas tais como madeira de contraplacado para furar a bateria e tenta-la isolar do barulho , tenho que fazer uma caixa para colocar a ou as bombas de ar e a iluminação que eu ainda não sei bem qual é que irei colocar.

 

digam-me de vossa justiça o que acham.

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

depois de ter colocado algumas novidades pensei que alguém me viesse dar uma ajudinha nas calhas de iluminação.

 

se não importarem precisava dessa ajuda porque isso eu sou mesmo um 0 há esquerda.

tenho andado a ver muita coisa e a contactar com pessoas mas até agora ainda não tive nenhuma resposta sobre elas.

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu aconselho se puderes claro, a "colares" uma calha T5 por baixo de cada prateleira ( menos da 1ª claro! )

 

Assim tens as calhas fixas e os quarios com muita luz, Led's não serão suficientes para iluminar os aquarios, a não ser que queiras gastar em grande na iluminação claro ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu aconselho se puderes claro, a "colares" uma calha T5 por baixo de cada prateleira ( menos da 1ª claro! )

 

Assim tens as calhas fixas e os quarios com muita luz, Led's não serão suficientes para iluminar os aquarios, a não ser que queiras gastar em grande na iluminação claro ;)

 

boas Andre

 

achas que uma calha de 28 w não é o suficiente .

que tipo de calhas t5 estás a falar .

eu já vi muita coisa e não sei o que colocar.

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende da litragem que o aquario leve e da sua profundide, acho que para camarões e musgos 0.5 watts por litro chegam bem, mas se quiseres plantas mais exigentes em luz...

 

28w chegam para 56 Lt's de agua com uma altura aí de 40/45 cm ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

boas Andre

 

achas que uma calha de 28 w não é o suficiente .

que tipo de calhas t5 estás a falar .

eu já vi muita coisa e não sei o que colocar.

 

cumprimentos

 

Boas

 

A meu ver acho que os 28w chegam na perfeição.

Eu na minha bateria tenho calhas com lâmpadas de 21w em cada prateleira e as plantas (musgos) crescem bem.

 

Se quiseres dá uma vista de olhos na primeira ou segunda página do meu tópico,só para teres uma ideia.

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais