Escolha de (mais) plantas


QuiMaster

Recommended Posts

Boas a todos,

 

Instalei o meu aquário de 38L neste fim de semana (detalhes na minha assinatura) e o objectivo será, assim que o ciclo do azoto estiver a funcionar correctamente, arranjar uns 6 Corydoras pigmeus, 1 Betta e talvez mais uns peixes e/ou invert. para me ajudar na limpeza/manutenção do aquário...

 

Já tenho 3 plantas lá instaladas: uma Anubias barteri var. nana, uma Hygrophila siamensis (na verdade uma planta e um rebento extra) e uma Limnophila sesssiliflora... e estava a pensar acrescentar ainda um Feto de Java lá para o fundo e, se possível, uma Hygrophila polysperma rosanervig. A minha questão é, será muita planta para um aquário só? Sempre ouvi dizer que quer bettas quer corydoras adoram tanques bem plantados... mas tenho receio que sejam demais...

 

Um abraço

Quim ;)

Editado por QuiMaster

Novo Retiro (Tópico e Galeria)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não existe essa coisa de plantas a mais ;) Desde que haja espaço para os peixes poderem nadar podes meter o máximo de plantas que quiseres!

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok obrigado (adorei a resposta biggrin.png' alt=':biggn:'> )

 

Já agora duas dúvidas:

 

1º - É possível ter uma Hygrophila polysperma rosanervig no meu aquário (sem substrato fértil)? É só para quebrar a monotonia dos verdes...

 

2º - Amarrei a Anubias ao tronco esburacado (ver imagem abaixo) e queria saber quanto tempo deverei esperar até poder cortar o fio... e em relação aos Fetos de Java, demoram o mesmo tempo a fixar-se? Estava a pensar em arranjar um e prendê-lo a uma rocha de forma semelhante ...

 

Anubianana_zpsk9zpkwv3.jpg

Novo Retiro (Tópico e Galeria)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok obrigado (adorei a resposta biggrin.png' alt=':biggn:'> )

 

Já agora duas dúvidas:

 

1º - É possível ter uma Hygrophila polysperma rosanervig no meu aquário (sem substrato fértil)? É só para quebrar a monotonia dos verdes...

 

2º - Amarrei a Anubias ao tronco esburacado (ver imagem abaixo) e queria saber quanto tempo deverei esperar até poder cortar o fio... e em relação aos Fetos de Java, demoram o mesmo tempo a fixar-se? Estava a pensar em arranjar um e prendê-lo a uma rocha de forma semelhante ...

 

Anubianana_zpsk9zpkwv3.jpg

 

1º Podes sem dúvida nenhuma. É das plantas mais fáceis que há.

 

2º Bastante tempo. As anúbias são muito lentas...

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Polisperma é uma planta bastante fácil. Vai é demorar mais tempo a rebentar sem substrato fértil. Esses troncos que tens aí são Cholla e vão acabar por se desfazer. Claro que vai demorar bastante tempo, pelo menos os meus demoraram cerca de 1 ano, mas também eram mais pequenos.

Quanto a plantas, o mais que pode acontecer é ajudarem a manter a qualidade da água.

Fetos e musgos são sempre boa ideia, mas convêm agarrá-los a troncos.

E uma foto geral?

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esses troncos que tens aí são Cholla e vão acabar por se desfazer. Claro que vai demorar bastante tempo, pelo menos os meus demoraram cerca de 1 ano, mas também eram mais pequenos.

 

Na verdade o tronco é artificial, um que é usado para decorar terrários para répteis (mas comprei-o com um outro objectivo em mente e só agora é que o usei...).

 

Quanto à foto geral pedida, eis uma de hoje (3 dias após a montagem):

 

20161121_175231_zpsigectwrv.jpg

Novo Retiro (Tópico e Galeria)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto bastante da ideia/layout, ponderas-te colocar a Limnophila sesssiliflora por trás do "guerreiro" como que a dar um trono?

 

simples e agradavel...

A seguir...

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas devilspeed999r,

 

Tinha pensado nessa hipótese, ou até por lá um Feto de Java, mas aquela zona é onde entra a água assim que ela passa pelo filtro em efeito cascata, pelo que iria entortar as plantas completamente...

 

Fun fact: Eu não sabia mas a Limnophila é bastante "fotossensível"... de manhã, antes da luz do aquário ser ligada, ela tem sempre as folhas recolhidas e ao longo do dia, na presença da luz, ela fica como está na foto :tongue:

Novo Retiro (Tópico e Galeria)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais