Inicio num novo mundo...(se tiver a vossa ajuda)


conrados

Recommended Posts

Olá pessoal,

 

Estou a entrar neste novo hobby, sem nenhum conhecimento, devido ao gosto do meu filho por "peixinhos". Em vez de comprar um aquário redondo e meter um peixe dourado lá para dentro (que não tem piada nenhuma) resolvi fazer algo mais "à séria". Já li algumas coisas no fórum mas isto é um mundo.....por isso gostava de contar com a vossa ajuda. Estava a pensar em comprar um aquário com aproximadamente 60lts. Vi um Aqua led 64lts por 90€. É uma boa compra ou existe algo com melhor relação qualidade/preço? A ideia é um aquário de agua doce quente lowcost/low-tech.

Quanto à fauna, gostaria de ter no aquário espécies de fundo, meia água e de superficie (de modo a ficar com o aquário composto) e 1 ou 2 exemplares que fossem o centro das atenções. Podem dar sugestões?

 

Ainda não pensei na decoração, mas seria algo com pedras de xisto, ramos e plantas - mas isto fica para depois.

 

Agradeço a vossa ajuda.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas conrados.

 

Podes comprar esse aqua por 90€ mas depois daqui a um tempo vais ter de gastar outros 90€ em material melhor.

 

Por isso podes ir pela opção de comprar em separado que ficas muito melhor servido e já dá para todas as vertentes da aquarofilia.

 

Exemplo:

 

Aqua: Pergunta na Ecoarium ou aí na Fishroom em Leiria (ao lado do Lidl) o preço de um 60x30x30 +/-. Deve ser à volta dos 35/40€.

 

Filtro: É sempre melhor externo, por exemplo um JBL401 http://www.ecoarium.com.pt/pt/filtros-externos-filtragem/479-jbl-cristalprofi-e401-greenline-2101040.html / http://www.ecoarium.com.pt/pt/filtros-externos-filtragem/213-eheim-eccopro-130-com-materia-filtrante-eheim-substrat-pro-2100103-10054.html ou um de cascata Eheim http://www.ecoarium.com.pt/pt/filtros-de-cascata-filtragem/206-eheim-liberty-200-com-cassetes-filtrantes-2100101-10052.html

 

Luz: Existe por vezes bons negócios nos classificados ou então podes ir para esta: http://www.casadosdiscus.pt/produtos/1353/chihiros-a-series-led-lighting-system-a601 ou fazeres DIY por enquanto.

 

Termo custa uns 10€ no máximo em qualquer lado.

 

Agora tudo depende do que queres fazer. Só ter peixinhos ou ter umas plantas ou até fazeres um plantado.

 

Tens de decidir, mas de qualquer modo o material que recomendei dá para todas as vertentes. (se fores para plantado acresce um sistema de co2).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um aquael leddy 60 (deve ter sido isso que viste), e valeu apena pelo sistema de tampa fechada que trás, pelo LED incluído e aquecedor. Quanto ao filtro, tive que comprar agora um melhor (Eheim Classic 250) que ficou mais caro que o resto do aquário. Mas pelo material que o kit trás, parece-me que vale apena: se comprares aquário sozinho, tens que comprar na mesma aquecedor (o do kit serve muito bem) e luz (a do kit também serve bem), além de que não têm tampa para fechar e para mim isso é fundamental.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois há quem prefira com tampa. Cá para mim sem tampa nem plásticos sff ;)

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

São opiniões válidas, todas :tongue:

 

Por isso também deixo a minha. Detesto KIT's e atenção que comecei neste mundo com um KIT de 50 litros e depois com outro de 211 litros.

 

A única coisa boa que tiveram foi mesmo permitir que desfrutasse e crescesse e chegar a grande conclusão que KIT nunca mais.

 

Pela minha experiência, mandando fazer o aquário, comprar calha LED, adicionar aquecerdor e filtro externo compensa pois estás logo a comprar algo que não te vai limitar e não vais deitar dinheiro fora como acabamos por fazer com os KIT e os sucessivos upgrades, há sempre qualquer coisa a melhorar ou que não gostamos... Tenho a garagem cheia de upgrades inúteis ;)

 

Há pessoal que se contenta com um aquário KIT sem upgrade de material etc... Mas...

 

Se é por causa da tampa, (eu não gosto) deixo duas alternativas que acho bonitas, mas sou suspeito :tongue:

 

Umas placas de acrílico em volta que impedem no meu caso as flavatras de saltar quando trepam o vidro

 

med_gallery_69905_4764_1430064.jpg

 

E tens como exemplo o HOPE que o Aquariofilia.Net instalou na sala de tratamentos de Quimioterapia do Hospital de Dia de Oncologia de Portimão.

 

Que tem tampas completas em vidro.

 

med_gallery_69905_94_50573.jpg

 

med_gallery_69905_94_125781.jpg

 

 

São ambos de 300 litros com a mesma medida mas este conceito é possivel de fazer em qualquer tamanho ;)

 

Fica a minha dica :rolleyes:

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem tampa faz-me confusão por vários motivos:

- peixes a saltar para fora.

- lixo a entrar para a água.

- gatos a pescar.

- crianças a mexer/atirar objetos.

 

Quais são mais bonitos? O mais minimalista possível... Mas isso é como os telemóveis, sem capa são lindos mas eu cá não uso sem.

Editado por andiesel
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para quem quer iniciar, tomou como primeira atitude e bastante sensata a não comprar o balão aquario.

Como está a iniciar na aquariofilia, o que deve é ganhar experiência, pois de nada serve tentar um plantado nem grandes aventuras.

Estude o ciclo de azoto que é por onde deve começar, e posteriormente com peixes mais "robustos" capazes de maior adaptação, como por exemplo corydoras, guppys, zebras, espadas. Quando sentir-se mais confiante, incremente algo mais exigente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Conrados se quiseres falar na Ecoarium consigo arranjar alguem que te traga o aquário, e atenção, JUNTAS EM SILICONE TRANSPARENTE

Como já disseram e bem o ideal era um tanque um filtro externo e uma calha se possível já de LEDs.

 

Depois depende do espaço que tens nessa divisão e do que queres fazer.

 

A questão das pedras é só dizeres que até posso ir lá contigo .

 

Já pensas.te em substrato ? Plantas ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal obrigado mas......se já tinha duvidas...

 

A ideia é começar com algo low-cost e se o vicio pegar, aí sim íamos para voos mais altos.

 

Gonçalo agradeço as sugestões mas esses filtros não são para o meu bolso.

 

A ideia do aquário em kit foi para controlo de custos. Vi um Marina Led 20G de 75lts por 90€ e traz um filtro em cascata Marina slim20 (não sei se vale alguma coisa).

André vou ver o site que me indicaste.

A flora pretendo algo de baixa manutenção já que não vou por co2 por isso não sei se ponho substrato fértil ou não.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vais reforçar o móvel?

 

Também fazem aquários por medida na loja hora de roes, também é para o porto.

Podes ir à leirizoo ou fishroom em Leiria ou numa de animais que também ha na maceira, só que pelo menos quando andei à procura só faziam com as juntas em preto.

https://www.olx.pt/i2/anuncio/aqurio-70x35x35cm-completo-IDziRt5.html#:19148c4b18

 

https://www.olx.pt/i2/anuncio/aquario-70-x-30-x-30-e-filtro-hydor-crystal-p10-IDA8j9X.html#:3b158d74e3

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado André,

 

Em principio vou optar pelo Marina Led de 75lts. Já tem tampa, calha LED e filtro.

Achas que é preciso reforçar o móvel? Ele com aquela configuração parece-me bastante robusto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal obrigado mas......se já tinha duvidas...

 

A ideia é começar com algo low-cost e se o vicio pegar, aí sim íamos para voos mais altos.

 

Gonçalo agradeço as sugestões mas esses filtros não são para o meu bolso.

 

A ideia do aquário em kit foi para controlo de custos. Vi um Marina Led 20G de 75lts por 90 e traz um filtro em cascata Marina slim20 (não sei se vale alguma coisa).

André vou ver o site que me indicaste.

A flora pretendo algo de baixa manutenção já que não vou por co2 por isso não sei se ponho substrato fértil ou não.

Boas

 

Ninguém esta a querer convencer a comprar isto ou aquilo, apenas alertamos pois prevemos o percurso que muitos de nós percorreu.

 

Tens mais informação agora do que tinhas antes e claro depende também do orçamento.

 

Esse marina pelo que vi parece interessante para o que pretendes, tens led, tampa e um filtro em cascata muito melhor que os internos.

 

Abraço

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Pedro, a ideia é mesmo fazer algo low cost e depois logo se vê...

 

Agora mais uma questão, já que não vou por co2 e pretendo colocar algumas plantas de fácil manutenção, devo utilizar substrato fértil ou não?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quero colocar musgos e algo mais que seja de pouca manutenção. Estive a ver algumas plantas como:

 

Microsorum pteropus Petit Bolbitis heteroclita Difformis

Existe a necessidade de substrato fértil ? Ou, como já li, colocar tipo jbl manado com areão por cima e fertilizar com algo semelhante a isto:

Eheim Plant Care 7 dias - fertilizante de libertação lenta para plantas de aquário

 

Desculpem tanta pergunta mas quero tentar evitar o maior numero de erros possíveis.

O aquário já está decidido, vem o Marina Led 20G 75lts.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Para o efeito acho que o Manado serve perfeitamente, ressalvando que é leve, mas nada que impeça que fazer uma composição bonita.

 

Se adicionares um tronco ou dois podes usar musgos, até mesmo colados em rochas e depois eles propagam, mas podes usar outras plantas para além de musgos e anubias.

 

Adoro o Bolbitis, há referências que é um pouco mais exigente na luz e CO2 mas no HOPE que é um low-tech no que toca a LUZ (50%) e não injectamos CO2 ela está adaptada ;)

 

Pode usar por exemplo:

 

- Ceratopteris thalictroides

- Bacopa 'Compact'

- Bacopa caroliniana

- Ceratophyllum demersum 'Foxtail'

- Cryptocoryne (tens várias)

- Hygrophila 'Siamensis

- e até Limnophila hippuridoides (pode não ganhar tanta cor sem CO2 e luz forte mas é bonita)

 

Tens aqui plantas para vários planos, traseiro, médio e frente e algumas muito versáteis com a tesoura consegue-se dar lindas formas ;)

 

E tens vários fectos para fixar a troncos ou pedras/rochas.

 

Eu não usaria substrato fértil com Manado, alias além de algumas pedras como hardscapre não mistures areão e faria apenas fertilização liquida, podes comprar já feita ou comprar os sais e fazer a mistura adequada para o teu aquário (muito moderada), o pessoal dá uma ajuda nisso ;) e é super barato

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez obrigado Pedro, grande ajuda.

 

Vou optar pelo manado, areão preto por cima e fertilização liquida.

 

Porquê o manado por baixo?

 

Ou só manado ou só areão. O manado é uma camada final, inerte. É como se fosse areia mas é barro cozido.

 

Já agora pondera seriamente uma planta que é bonita e até cresce dentro de garrafões ao sol (experiência própria) que é a Limnophila Sessiflora. Faz uma moita bonita e é muito pouco exigente. Na fishroom costumam lá ter.

 

Sobre os teste basta o PH e de Amónia.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim o Manado é leve e se colocares algo pesado em cima mais acabas por penetrar e misturar tudo

 

O meu conselho se é para usar JBL Manado, usa só esse... Tenho uma montagem de 54litros só com manado e tenho a maioria das plantas que referi sem problemas, em vez que colocares 5cm de substrato colocas um pouco mais...

 

Mas espera por mais opiniões


A limnophila sessiflora é muito bonita, também recomendo. Eu tenho-a na esponja em que vinha na compra e cresce sem fim, precisa um corte por semana.

 

Sim e a Ceratopteris thalictroides é identica, são excelente para consumir nutrientes ;)

 

 

Os testes serão necessários para controlar pelo menos no inicio com o tempo e depois de tudo estabilizado, habituas-te a ter determinada massa vegetal com nitratos produzidos pelo processamento dos dejectos dos peixes assim como comida, complementando com fertilização e removendo os excessos com TPA, mas nos primeiros tempos aconselho até para perceber quando o ciclo do azoto está concluído e tudo está estável pronto para os peixes.

 

Por falar nisso, já leste alguma coisa sobre isso? Ciclo do Azoto (leitura obrigatória) e convém ler os restantes tópicos em OS PRIMEIROS PASSOS NA AQUARIOFILIA DE ÁGUA DOCE

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.