ajuda a descobrir se é 1casal


luisvirgilio

Recommended Posts

Pelas fotos que demonstra parecem ser dois machos.

As fêmeas têm uma banda rosada na barriga, mais visível na altura da desova.

Á quanto tempo tem os peixes? Pois o segundo ramirezi não parece estar ambientado ao aquário ainda.

Cumprimentos,

Rodrigo Guimarães

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O primeiro é um macho quase de certeza.

 

O segundo é difícil de dizer... o peixe está stressado, não dá para ver as cores correctas e está com as barbatanas recolhidas... já para não dizer que está desfocado! :D

 

Vês se arranjas uma foto melhor.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu acho que ambas as fotos estás desfocadas, ao contrário do que diz o micro-chip não me parece um macho embora não dê para ter a certeza pelo desfocamento da foto, mas explico o que eu vejo, vejo que na 1ª foto o RAM tem o primeiro raio da barbatana pélvica preta e isso é caracteristico das fêmeas , parece-me também que não tem na barbatana dorsal o 2º e 3º raio mais desenvoldido como os machos tem, o que eu tenho duvida e só o nosso amigo é que pode verificar ou tirar fotos mais claras é que naquela mancha preta no corpo logo a seguir ao amarelo se tem manchas iridiscentes ou não é que as fêmeas tem e nesta foto não dá para ver mas pelas caracteristicas diria que é uma bonita fêmea.

a 2ª foto o bicho ainda não se adaptou ao aqua e não se percebe se não tem o 1º raio da barbatana pélvica preta ou se estando stressado não se manifesta e na barbatana dorsal como está recolhida nos 1ºs raios não dá para perceber bem.

~espermos que haja confirmação do dono se as caracteristicas que referi existem e assim determinar quais os sexos ou sexo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

A primeira foto é um macho sem duvida.

A segunda foto devido ao peixe estar stressado não consigo dizer com certeza mas aponto também para um macho e podes ver pelos comportamentos deles tal como tu relatas. Tens um macho com cores vibrantes (1ª foto) que é o "dominante" e o outro que é o "dominado". Isso que tu relatas corresponde a guerras territoriais.

Não sei de que tamanho é o aquário mas se eu fosse a ti trocava esse suposto segundo macho por uma fêmea.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuo com a mesma opinião.

 

O primeiro é um macho quase de certeza.

 

Quanto ao segundo ainda tenho dúvidas... pode ser um macho juvenil ou uma fêmea. Está demasiado stressado para dar para perceber. As femeas costumam ter a barriga mais redondinha e rosada... mas mais uma vez, pode ser juvenil e nas lojas a comida não costuma abundar.

 

O facto de um andar a correr com o outro, tanto pode ser porque são dois machos ou porque é macho e fêmea, mas ela não está a gostar dos avanços dele. Dá-lhe tempo e, principalmente, arranja-lhe sitios onde se possa esconder e não esteja sempre a ser incomodado. Zonas de plantas densas ou outros esconderijos. Os ramirezis podem ser um bocado tímidos quando não se sentem seguros. Se confirmares que efectivamente é um macho, não deve haver problemas com a loja em o trocar.

 

Quanto a dois casais em 80cm eu não aconselho. Tenho 2 casais em 120cm plantado e mesmo assim quando há posturas é um stress.

 

Cumps.

Editado por Micro-Chip

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo post micro-chip.

Vou esperar mais 1s dias para ver o comportamento deles. Ja os vi algumas vezes juntos sem andarem a luta.

Hoje tive numa loja de que vende peixes e aconselhou me por 2 fêmeas para 1 macho.

Devo comprar ou deixo so os 2?

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luis se tem o 2o e 3o raio mais saliente não há que hesitar é mesmo macho e já vi melhor as imagens em casa e concordo plenamente com o Diogo Paulo, são os 2machos e o Rami1 é o dominante, por isso vais à loja e diz que se enganou e vendeu dois machos, já te Indiquei as características da femea por isso depois ves lá com cuidado e fazes a troca por ele enganou te

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pela ajuda.

 

já fui trocar agora sim parece mesmo 1 fémea. hoje ainda anda escondida mas amanha já tiro 1 foto para colocar aqui. como não havia fêmeas do mesmo tamanho trouxe bocado mais pequena.

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje tive numa loja de que vende peixes e aconselhou me por 2 fêmeas para 1 macho.

Devo comprar ou deixo so os 2?

Cumps

 

Os ramirezis são peixes de casal... não ponhas 3 num aquário que a coisa não vai correr bem, vão andar sempre à bulha!

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

nem mais todas ascaracteristicas de femea e além disso não há que enganar a barriguita vermelha, as ecamas iridiscentes na mancha preta, o 1º raio da barbatana pélvica preto, e embora a barbatana dorsal esteja recolhida, não parece que o 2º e 3º raio sejam maiores , e bem linda que é fazem os dois um belo casal, parabéns agora é só proporcionar um bom ambiente para eles, para daqui a uns tempitos teres uma bela familia dentro de água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa noite.

 

a minha fémea apareceu lhe umas coisas brancas tipo fungos junto ao olho e no corpo.

parece que perdeu cor e a vontade de comer.

o que acham que devo fazer?

vou tentar tira lhe uma foto mas e difícil porque anda muito escondida

 

Cumps

Editado por luisvirgilio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, parecem fungos. Normalmente aparecem se o peixe tiver alguma ferida (normalmente por ter andado à porrada ou magoar-se em alguma rocha).

 

Pela 2ª foto, parece ter as escamas ligeiramente levantadas... é só da foto ou tem mesmo?

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais