Folhas cheias de buracos


Miguel Neto

Recommended Posts

Boas pessoal... Desde á um tempo para cá que uma das plantas do meu aquario aparece sempre da noite para o dia cheia de buracos.

 

Faço fertilizaçao Ei.

 

Será que sao as japonicas a dar conta dela?!

Deixo uma foto

 

image_zps7hu929ge.jpeg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel,

 

Isso parece-me mesmo que estão a ser comidas, apenas tens as caridinas japónicas ou por acaso tens aí uns caracóis a passear?

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Creio que não sejam as neritinas que façam esse trabalho, elas apenas se alimentam de restos de plantas e/ou de algas.

 

As caridinas japónicas está fora de questão......só restam 2 hipóteses, ou tens aí caracóis pequenos (e não os vês por estarem escondidos no substrato e atacam de noite) ou então poderá ser mesmo falta de nutrientes, mas antes de te dizer qualquer coisa em relação ao nutrientes terás de nos informar todo o setup do aquário e qual a receita EI que estás a dar.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Miguel my friend.. desculpa despontar-te amigo mas a "Nimphoydes Taywan" é literalmente comida pelas Japónicas.

 

Adoram a folha da "Nimphoydes". Aquilo é "alface" para elas. Vão comer isso tudo.

 

Esse é o motivo de eu não ter Caridinas Japónicas no meu aquario.

 

Nota: Essa "Nimphoydes" não está 100%. podes melhorar isso. Ela fica com um verde brilhante (fluorescente lindo mesmo) a realçar as nervuras brancas.

Se fizer muito caule e abrir cá em cima há aí um déficit de luz. Fertilização está ok. Essa planta até só com potássio (k) se orienta.

 

Abraço aos dois.

  • Votar + 1

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo,

 

Estamos sempre a aprender, desconhecia totalmente esse dilema........agora que falas nisso será que pode acontecer o mesmo à alternanthera reinekii mini?

 

Pergunto porque até hoje não encontrei motivo para tal me ter acontecido....

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel,

 

Nunca tive qualquer problema com a Althernathera versus Vivos.

 

Nem mesmo outro problema qualquer. Essa é daquelas plantas que para mim é mesmo "EASY". Luz / Co2 e K e vai para frente.

;)

 

Nota: A unica coisa que até hoje notei nela é que dispara um vermelho vivo se exposta a 4000 / 4200 K.

 

Ando á procura de Osram 3000 K para testar o comportamento dela. Fica para a próxima montagem.

 

Abraço

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Bem que desconfiei que as japónicas de noite andavam a tomar conta dela.

Até á umas semanas atras não tinha grandes problemas apesar de já ter algumas folhas ratadas, mas depois de fazer uma poda, as japónicas atacaram com força.

 

Esta tem algum caule, mesmo estando a usar 3*24w, estas três lâmpadas fazem um seguimento na calha que perfaz 80cms dos aquário. Mas notei melhorias nela apos ter passado da calha odysseia 2*24, na planta e no aquário em si.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais