O que posso eu fazer mais para as minhas plantas crescerem


whity

Recommended Posts

Boas pessoal.

Eu já esperimentei o CO2 e não tive grande sucesso. Gostaria de saber o que posso fazer para que as minhas plantas possam crescer muito e depressa.

Tipo as minhas plantas tão bonitas, muito verdes e vicossas, mas o meu problema é mesmo o crescimento, elas ficam eternamente bonitas, mas não crescem.

O que posso fazer para elas crescerem.

Espero muitas opiniões.

Obrigado

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquario tem 60 cm e tenho a lampada normal que ele trazia, um daqueles kits da aquapor.

No entanto tou a fazer agora uma calha com 3 lampadas, que já agora são: uma para as plantas, uma daylight para ter muita claridade e uma luz negra pra realçar as belas cores dos peixes.

Estarei a fazer alguma coisa de errado ao montar esta calha?

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Em minha opinião avança, mas não utilizes a luz negra, se é para realçar as cores dos peixes utiliza antes uma power glow, é cara mas compensa, esta é pelo menos a minha opinião, mas espera por mais.

 

Abraços.

Abraços

 

MiguelCamarinhas|Barreiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luz, Co2 e... um fertilizante também ajuda um bocado...(power glo é uma boa aposta....mas segundo consta a aqua-glo tambem realça a cor dos peixes)...

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Precisas de Luz, mas não só não te esqueças de fertilizar com oligoelementos e dependendo do tipo de plantas tb com suplemento de ferro.

 

Isto tem que ser um equilibrio de tudo, basta qualquer coisa falhar e as algas ficam em vantagem, nunca as vais evitar totalmente, mas tens de dar as maiores hipoteses à plantas.

 

Abraço

João

Aqui é preciso Guelras pra respirar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algas eu penso que não tenho no aquario, pois as minhas plantas estão muito verdes e vicossas, tão mesmo muito bonitas, o problema é mesmo o crescimento, pois elas estão em fase estancionaria de crescimento.

:cry:

Espero que com as novas lampadas elas crecam melhor.

já agora qua lampadas aconselham?

A power-glow é mesmo melhor que a luz negra em relaçao ao realce dos peixes?

Uma lampada daylight vai realçar a claridade geral do aquario espero eu, ou nem por isso?

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algas não tens mas vais ter... acredita.

Luz negra :( lol é pró tuning? não fica bem, acredita e ajuda ao boom de algas. Nem uma actínica fica bem, quanto mais uma UVA.

A powerglo é melhor aposta (e é aproveitada para a fotossíntese) como convém.

 

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para o crescimento saudável das plantas, o melhor mesmo são as lampadas HQI. Além de terem um espctro luminoso mais parecido com a luz solar, cada lampada dura em média 3 anos ao invés das fluorescentes que duram poucos meses. Essas Flora-glow, Power-glow, etcs.. além de custarem uma fortuna não têm a qualidade fotosintética das HQI.

Uma HQI faz o trabalho de 5 glows diferentes..

 

 

Hugo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para o crescimento saudável das plantas, o melhor mesmo são as lampadas HQI. Além de terem um espctro luminoso mais parecido com a luz solar, cada lampada dura em média 3 anos ao invés das fluorescentes que duram poucos meses. Essas Flora-glow, Power-glow, etcs.. além de custarem uma fortuna não têm a qualidade fotosintética das HQI.

Uma HQI faz o trabalho de 5 glows diferentes..

 

 

Hugo

Falta mencionares o custo em electricidade...

De qualquer modo as flora glo caso não tenhas experimentado funcionam muito bem hugo :puppydogeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois por vezes os custo de electricidade tambem são muito importantes.

Pelo que tenho visto com este topico, acho que irei apenas colocar uma calha com duas lampadas uma glow para fortalecer cores dos peixes e uma flora para as minhas plantinhas crescerem o mais rapido possivel para eu poder começar a ter plantas suficientes para fazer talvez um plantado muito grande.

:puppydogeyes::puppydogeyes::puppydogeyes:

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas novamente.

Aqui estou eu de novo com as minhas plantinhas.

Já alterei alguns dos parametros do meu aquario em função das tais plantinha e mais outras novas que não cresciam no meu aquario.

Já tenho uma calha alterada neste momento com 2*15W, uma osram flora e uma sylvania aquastar, fiz novamente o CO2, mas desta vez com uma outra alteração.

Fiz tambem o teste dos nitratos o que deu entre 80-160 PPM, um pouco alto para o meu aquario, mas vamos a ver se este se altera daqui a uns dois dias.

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para o crescimento saudável das plantas, o melhor mesmo são as lampadas HQI. Além de terem um espctro luminoso mais parecido com a luz solar, cada lampada dura em média 3 anos ao invés das fluorescentes que duram poucos meses. Essas Flora-glow, Power-glow, etcs.. além de custarem uma fortuna não têm a qualidade fotosintética das HQI.  

Uma HQI faz o trabalho de 5 glows diferentes..  

 

as lampadas HQI como podes ver aqui:

http://www.squ1.com/index.php?http://www.s...ting/lamps.html

://http://www.squ1.com/index.php?http:...mps.html

 

teem um espectro que não é assim tão bom em termos fotossinteticos!

Se reparares no fim desse link tens o espectro delas...e acho que um pico no amarelo ou um pico no verde não pode ser definitivamente considerado a melhor coisa para a fotosintese.

 

Tanto as fluorescentes compactas como as HQI teem indice de reprodução de cor nível A, por isso nao digas que as HQI teem cor mais parecida com o sol...e alias as HQI sao uma modificação das de vapor de mercurio simples, introduzindo metais para ter um espctro mais continuo, assim à medida que os metais vao depositando, vais perdendo qualidade de espectro.

 

Quanto às fluorescentes durarem uns meses....nao deves estar bem informado!

As T8, as mais comuns duram 2 anos em média, mas no aquario devem ser substituidas ao fim de 1 ano, porque vao perdendo lumens (cerca de 20%) no final de vida.

as T5 apresentam um tempo de vida do dobro, 4 anos, mais do que as HQI e como no fim de vida perdem em média apenas 10% dos lumens podem ser realmente mantida no aquario até essa altura!

 

Para finalizar as boas fluorescentes compactas teem uma vida média de 6 anos!

 

Se somarmos a isto tudo que uma HQI tem menor relação lumens/watt, aquece muito mais e degrada com o tempo, sendo dificil de escolher quando a substituir, pois a verdade é que vai perdendo caracteristicas de espectro ao mesmo tempo que perde lumens, ficamos com a seguinte noticia:

 

Go fluorescent!

 

a única razão que existe mesmo para ir para o HQI é por ocuparem muito pouco espaço e com uma unica lampada poderes ter lá para cima de 250W. (atenção que nao sao equivalentes a 250W de fluorescente em termos de lumens.)

 

Já agora, os casquilhos, reflectores, o facto das fluorescentes compactas terem "balastro" incluido na lampada, faz com que compensem ainda mais em termos economicos.

 

 

E nesta altura de verão, gosto mais de uma fluorescente compacta que nao me aqueça o aquario, se quiser fazer café meto água ao lume, nao preciso de HQI! :wink:

 

Espero que tenha ajudado!

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente.

Hoje remodelei por completo a decoração do meu aquario, e resolvi recolocar as minhas plantas de outra dispossiçao.

Pois dutrante muito tempo as plantas continuavam na mesma, sem crescimento.

Neste momento o aquario é o mesmo com 60Cm neles vivem +-10 peixes pequenos.

Lá tenho estas plantas:

- miriophylum tuberculatum

- ludwigia repens

- alternanthera roseafolia

- hygrophila polysperma rosanervis

- hygrophila disformis

- limnophila sessiliflora

- glossostigma

- ricia

- anubias

Tenho mais quatro qualidades de plantas que não sei o nome.

Tenho neste momento uma garrafa de CO2 caseiro a funcionar no aquario, mas apenas com pedra difusora, pois ainda n encontrei a venda o difusor (continuo a procura), já mudei a iluminação para duas lampadas uma Sylvania Aquastar e uma Osram Flora.

Os nitratos estavam por volta dos 40-80 PPM agora e o PH rondava os 7.5.

Tou a pensar neste momento em fazer uma muda de agua todos os dias de 5 litros diarios, para ver se consigo melhores resultados.

Acham que deverei fazer mais alguma alteração para que começe a notar o crescimento das minhas plantas, assim como ver se consigo ver as plantas a largar o belo do O2.

:roll::roll::roll::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol:

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais