Ajuda? Como alterar calha 2x30w t8 aquatlantis para 2x54w t5?


Paulo S. Castro

Recommended Posts

Bom dia.

 

Tenho um aquário de 120 cm da aquatlantis que trás uma calha com duas lâmpadas, uma de cada lado, de 30w t8 que pretendo substituir por lâmpadas 54w t5, pois pretendo montar um plantado e preciso de ter mais eficiência de iluminação.

 

Eu não sei como fazer mas precisava de ajuda pois não queria substituir a calha para não alterar o aspecto da tampa.

 

Para quem não conhece o modelo eu passo a explicar:

 

A calha tem 120 cm e é ladeada de duas lâmpadas t8 30w, na calha tem dois encaixes para colocar uma tampa de cada lado que tapam o aquário e funcionam para fazer a manutenção do mesmo.

 

Como o aquário tem um rebordo a toda a volta não acho que fique bem adaptar uma iluminãria suspensa por cima do mesmo, até porque na parte de trás ele tem duas aberturas para encaixar os tubos do filtro, que não fica bonito. Também gosto de ver o aquário tapado e conforme a fauna que lá coloque-mos, dá jeito que fique tapado.

 

Será que me podem ajudar e exemplificar como se faz?

 

Obrigado e abraços para todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

Bom dia.

 

Tenho um aquário de 120 cm da aquatlantis que trás uma calha com duas lâmpadas, uma de cada lado, de 30w t8 que pretendo substituir por lâmpadas 54w t5, pois pretendo montar um plantado e preciso de ter mais eficiência de iluminação.

 

Eu não sei como fazer mas precisava de ajuda pois não queria substituir a calha para não alterar o aspecto da tampa.

 

Para quem não conhece o modelo eu passo a explicar:

 

A calha tem 120 cm e é ladeada de duas lâmpadas t8 30w, na calha tem dois encaixes para colocar uma tampa de cada lado que tapam o aquário e funcionam para fazer a manutenção do mesmo.

 

Como o aquário tem um rebordo a toda a volta não acho que fique bem adaptar uma iluminãria suspensa por cima do mesmo, até porque na parte de trás ele tem duas aberturas para encaixar os tubos do filtro, que não fica bonito. Também gosto de ver o aquário tapado e conforme a fauna que lá coloque-mos, dá jeito que fique tapado.

 

Será que me podem ajudar e exemplificar como se faz?

 

Obrigado e abraços para todos.

Boas,

 

Tenho exatamente a mesma questão, conseguiste arranjar uma solução?

 

Cumps

Editado por Simon Wiederkehr
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Já ultrapassei esse problema da seguinte forma:http://www.peixefauna.com/t15631-duvida-sobre-iluminacao-para-plantado

 

Peço desculpa aos administradores deste fórum por estar a colocar um link de outro fórum mas, de facto, o trabalho que realizei foi publicado naquele fórum pelo que não o repeti neste por preguiça.

 

Se eventualmente acharem que não querem partilhar coisas de outros fóruns aqui por favor enviem-me um email que eu terei todo o gosto em partilhar a minha experiencia com os colegas do fórum para que o meu trabalho sirva de guia para que todos os interessados possam levar a cabo os seus projetos.

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Já ultrapassei esse problema da seguinte forma:http://www.peixefauna.com/t15631-duvida-sobre-iluminacao-para-plantado

 

Peço desculpa aos administradores deste fórum por estar a colocar um link de outro fórum mas, de facto, o trabalho que realizei foi publicado naquele fórum pelo que não o repeti neste por preguiça.

 

Se eventualmente acharem que não querem partilhar coisas de outros fóruns aqui por favor enviem-me um email que eu terei todo o gosto em partilhar a minha experiencia com os colegas do fórum para que o meu trabalho sirva de guia para que todos os interessados possam levar a cabo os seus projetos.

 

Obrigado.

Boas Paulo,

 

Estive a ver e esse projecto ficou excelente, é exactamente como eu quero fazer!! Ideia de génio essa ;)

 

Será que me podes esclarecer apenas o material que tiveste que comprar e como fizeste com os balastros?

Sou uma beca nabo no bricolage, mas vou aprendendo e pelo que percebi é necessário um balastro diferente para as T5 e as T8. Cabem ambas dentro da calha?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Os equipamentos são:

 

- Um balastro eletrónico de 54w com duas saídas (duas lâmpadas).

- Quatro casquilhos (suportes) para lâmpadas t5 estanques.

- Fio condutor de 1,5 mm de cor preta ou azul (n~~ao é importante).

 

Tudo coisas que são baratas e compras em qualquer casa de material elétrico.

 

No que respeita ao meu projeto em particular, como sabes, aproveitei uma calha velha de um outro aquário e cortei em cubos de 4 cm cada e depois aproveitei para cortar 8 chapas da mesma calha para os lados. Depois aproveitei que as calhas têm por dentro umas pequenas calhas para furar as tampas nos mesmos pontos para aparafusar as mesmas aos cubos e assim ficar hermeticamente fechado, claro que comprei silicone próprio para aquários para que tudo fosse bem impermeabilizado.

 

Depois é só montar tudo.

 

No balastro já traz o esquema de montagem dos fios para uma ou duas lâmpadas, é só seguir as instruções.

 

O balastro das t5 acabou por ficar fora da calha para que não tivesse de retirar todo o interior da mesma, o que daria imenso trabalho, assim eu comprei uma calha suficientemente grande para que ele coubesse dentro e aparafusei-a dentro do armário do aquário e para isso só tive de deixar o cabo mais comprido, claro.

 

Nota: o cabe deve ser revestido para melhor segurança e estética.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais