Inicio de um novo plantado.


jmrocha

Recommended Posts

Sim exactamente isso e ver se a cor muda, ou seja é tentar adequar o difusor no melhor local de forma a aproveitar a circulação existente

 

Não resultaria por baixo do outflow?

 

Eu não consigo dar-lhe mais CO2, se o fizer começa a ficar amarelado por isso está no ponto, nota-se mais claro quando colocado junto a uma parede branca.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho usado por debaixo do out e tem resultado bem. As poucas bolhas que chegam lá acima são espalhadas pelo filtro e acabam por se dissolver. Mas do lado oposto ao out também funciona bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é muito costume usar assim, mas... :) Mas se está no verde claro (+/- 30 ppm) então está ótimo, mas nada melhor do que observar o comportamento das plantas ;)

 

Abraço

 

 

Dannigs10, ontem quando fui fazer a manutenção do aquário as plantas estava a fazer fotossíntese "a todo gás" , coloquei um pequeno vídeo após a manutenção do aquário, as plantas tem estado a crescer apenas tenho algumas a melar mas é o processo de adaptação :)

 

Eu tenho usado por debaixo do out e tem resultado bem. As poucas bolhas que chegam lá acima são espalhadas pelo filtro e acabam por se dissolver. Mas do lado oposto ao out também funciona bem.

 

 

Gonçalo84, eu tenho o difusor a uns cm do inflow, já pensei colocar até mais perto para o CO2 ser aspirado para o filtro e ser dissolvido durante o processo de filtragem :) , tenho um difusor da TMC que o que faz é misturar o CO2 com a agua já filtrada, este aqui em baixo:

 

cloud-image?img=images%2FTMC%2Faquagro-d

Editado por jmrocha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No passado não tinha difusor, apenas reator :)

 

OK. Mas para quê o difusor? Tens reactor não precisas do difusor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

OK. Mas para quê o difusor? Tens reactor não precisas do difusor.

Não quero usar o reator nesta montagem, acho que fica uma montagem mais simples sem tantos cortes na mangueira e de manutenção mais simples, assim quando limpo o filtro não tenho que parar o CO2 e tirar a ligação do CO2 ao reator, coloquei o difusor junto ao Inflow assim parte do CO2 é aspirado para o filtro misturando o CO2 com a água para dar o mesmo efeito, vamos ver como funciona :)

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não quero usar o reator nesta montagem, acho que fica uma montagem mais simples sem tantos cortes na mangueira e de manutenção mais simples, assim quando limpo o filtro não tenho que parar o CO2 e tirar a ligação do CO2 ao reator, coloquei o difusor junto ao Inflow assim parte do CO2 é aspirado para o filtro misturando o CO2 com a água para dar o mesmo efeito, vamos ver como funciona :)

 

 

OK. Desculpa mas não estava a perceber.

Também pensei em colocar junto do Inflow, mas fiquei na dúvida se iria funcionar.

Já alguém experimentou ou sabe se vai funcionar bem? Não era uma má ideia no meu aquário, dado o meu sistema de filtragem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Parabens pela montagem, e votos de muitas alegrias ao seu redor. E realização pessoal também claro está.

 

Estive a ler o tópico desde inicio e vou deixar alguns reparos ou notas ao vosso cuidado. Para já referir que tens uma montagem cujas plantas são exigentes. Muito exigentes mesmo.

 

Boas escolhas de equipamento sobretudo o filtro que penso ser o Experience 250T que está bem ajustado para a litragem. Finalmente alguém que não poupa no essêncial do aquário.. O coração.

 

A calha que tens da MAS WAS tem 2300 lumens (Máximo admissivel) o que para a altura do aquario foi bem escolhido mas toda ela composta por leds de 8000 K que por um lado favorece as plantas de tom avermelhado e vai puchar bem por elas, mas excede em parte os 6500 K essenciais para as verdes. Poderás ter que rever o tempo de fotoperiodo e encontrar o equilíbrio.

Penso que se colocares grão (substrato) por cima das pedras ao acaso, para encher um bocadinho os espaços entre elas atenuará o efeito de composição humana forçada e dará um efeito de pedra "enraizada" na natureza.

 

A escolha das plantas é delicada.. e a sua colocação vai ser um desafio. Monte Carlo com Marsilea lado a lado é igual a dois pugilistas num ringue. Uma delas sairá fora mais tarde. Com o tempo vais perceber isso. Vai tomando atenção e podando caso contrário terás um emaranhado. E tens a Amannia Bonsai que não é pêra doce..

 

A Hotonia Palustris tens que a podar com frequência. Isto é.. assim que cresce até à altura de uns 10 a 15 cm tens que lhe dar tesoura porque senão apodrece o caule e não é recuperavel. Raspar o caule de folhas e enterrar de novo.

 

As restantes Rotalas e Rosanervigs etc vamos ver como corre. Só o tempo dirá até porque há parametros que não abordas-te e são eles:

 

Em termos de fertilização o que te aconselharam?

Em termos de mudas parciais de água o que te aconselharam?

Tempo de fotoperiodo?

Que densidade de luz no primeiro mês?

A solução reagente que tens no Drop Checker foi feita na loja?

 

Abração.

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Parabens pela montagem, e votos de muitas alegrias ao seu redor. E realização pessoal também claro está.

 

 

Muito obrigado PAFS :)

 

 

Estive a ler o tópico desde inicio e vou deixar alguns reparos ou notas ao vosso cuidado. Para já referir que tens uma montagem cujas plantas são exigentes. Muito exigentes mesmo.

 

 

Se reparares na foto todas as plantas que tenho são de dificuldade média/fácil mas só o tempo dirá como se vão comportar nesta montagem :)

 

07812f75623472433a81c10ff99bb688.jpg

 

 

Boas escolhas de equipamento sobretudo o filtro que penso ser o Experience 250T que está bem ajustado para a litragem. Finalmente alguém que não poupa no essêncial do aquário.. O coração.

 

 

O filtro escolhido foi um Eheim Professional 250T e não o experience, apesar de ter um Classic 250 depois de ponderar acabei por escolher este, tem uma boa filtragem, termoestato embutido que foi uma das coisas que me levou a trocar e com uns Lily Pipes quem nem te sei dizer a marca, a ADA não tinha nada que se adaptasse ao filtro :(

 

A calha que tens da MAS WAS tem 2300 lumens (Máximo admissivel) o que para a altura do aquario foi bem escolhido mas toda ela composta por leds de 8000 K que por um lado favorece as plantas de tom avermelhado e vai puchar bem por elas, mas excede em parte os 6500 K essenciais para as verdes. Poderás ter que rever o tempo de fotoperiodo e encontrar o equilíbrio.

 

Penso que se colocares grão (substrato) por cima das pedras ao acaso, para encher um bocadinho os espaços entre elas atenuará o efeito de composição humana forçada e dará um efeito de pedra "enraizada" na natureza.

 

A escolha das plantas é delicada.. e a sua colocação vai ser um desafio. Monte Carlo com Marsilea lado a lado é igual a dois pugilistas num ringue. Uma delas sairá fora mais tarde. Com o tempo vais perceber isso. Vai tomando atenção e podando caso contrário terás um emaranhado. E tens a Amannia Bonsai que não é pêra doce..

 

 

Obrigado pelas dicas, certamente há coisas que vou querer rever mas queria que as plantas desenvolvessem um bocadinho mais :)

 

Depois de na montagem passada ter usado dois focus da TMC AquaRay MiniLED 500HD e o resultado não ter sido nada bom optei por está calha, vi bastantes aquários com bons resultados e com cerca de 1 ano, mas só o tempo dirá, cada montagem é diferente.

 

A Hotonia Palustris tens que a podar com frequência. Isto é.. assim que cresce até à altura de uns 10 a 15 cm tens que lhe dar tesoura porque senão apodrece o caule e não é recuperavel. Raspar o caule de folhas e enterrar de novo.

 

 

Obrigado pela dica, o objetivo era ter uma planta ao lado da Rotla Rotundifolia mas que fosse mais pequena, o objetivo é ter plantas médias dos lado e plantas mais altas ao centro como também tenho a Rotala Green do outro lado e ao lado da Rotala Bonsai que está impecável, está a fortalecer de dia para dia, apenas a Bucephalandra melou um bocado mas nem todos os pés plantados.

 

As restantes Rotalas e Rosanervigs etc vamos ver como corre. Só o tempo dirá até porque há parametros que não abordas-te e são eles:

 

Em termos de fertilização o que te aconselharam?

Em termos de mudas parciais de água o que te aconselharam?

Tempo de fotoperiodo?

Que densidade de luz no primeiro mês?

A solução reagente que tens no Drop Checker foi feita na loja?

 

Abração.

A fertilização que estou a fazer é ADA, Bright K e step 1, num dia faço 3 pushs de um é no outro dia 3 pushs do outro, ao fim dos 3 meses começo a fazer o Step 2.

 

A luz está programada para 8h por dia.

 

O reagente vem incluído com o Drop Checker:

 

9bf7c8a5c4c0945514174be655aca762.jpg

 

Neste momento tenho 6 habitantes no aquário, ou pelo menos penso eu :) são camarões Red Cherry, as plantas ainda estão a fortalecer a raiz para poder por mais camarões e uns Ottocinclus :) não sei se arrisco no próximo fim de semana a colocar mais uns habitantes :)

 

A única coisa que me tem estado a preocupar é um "ranho" branco que o tronco está a ganhar é que tenho vindo a aspirar.

 

Outra coisa que tenho tido alguma curiosidade é o twinstar para prevenir das algas mas acho que os peixes e camarões dão conta do recado e é mais natural :)

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Editado por jmrocha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

OK. Desculpa mas não estava a perceber.

Também pensei em colocar junto do Inflow, mas fiquei na dúvida se iria funcionar.

Já alguém experimentou ou sabe se vai funcionar bem? Não era uma má ideia no meu aquário, dado o meu sistema de filtragem.

 

 

Não quero usar o reator nesta montagem, acho que fica uma montagem mais simples sem tantos cortes na mangueira e de manutenção mais simples, assim quando limpo o filtro não tenho que parar o CO2 e tirar a ligação do CO2 ao reator, coloquei o difusor junto ao Inflow assim parte do CO2 é aspirado para o filtro misturando o CO2 com a água para dar o mesmo efeito, vamos ver como funciona :)

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Boas jmrocha

 

Antes de mais parabéns pela montagem está muito boa... :thumbup3::thumbup3:

 

Em relação a colocar o co2 directamente para o filtro não é muito recomendável.

Primeiro porque ao saturar o filtro com co2 não vai haver oxigénio suficiente para as bactérias que acabam por morrer, o outro efeito é poder danificar o filtro devido ao excesso de gás que se vai acumular podendo fazer o filtro desferrar e ficar o rotor a trabalhar em seco.

 

Cumprimentos

  • Votar + 2

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Boas jmrocha

 

Antes de mais parabéns pela montagem está muito boa... :thumbup3::thumbup3:

 

Em relação a colocar o co2 directamente para o filtro não é muito recomendável.

Primeiro porque ao saturar o filtro com co2 não vai haver oxigénio suficiente para as bactérias que acabam por morrer, o outro efeito é poder danificar o filtro devido ao excesso de gás que se vai acumular podendo fazer o filtro desferrar e ficar o rotor a trabalhar em seco.

 

Cumprimentos

Olá Filipe Sampaio, obrigado pela explicação, vou então retirar o difusor para outro lado :)

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns pela evolução!!!

Isso agora com calma vais apanhando o jeito todo.

Até agora tudo bem pensado, com material de qualidade e com paciência e calma.

 

Desfruta e vai deixando noticias por cá!

 

Forca nisso!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação a colocar o co2 directamente para o filtro não é muito recomendável.

Primeiro porque ao saturar o filtro com co2 não vai haver oxigénio suficiente para as bactérias que acabam por morrer, o outro efeito é poder danificar o filtro devido ao excesso de gás que se vai acumular podendo fazer o filtro desferrar e ficar o rotor a trabalhar em seco.

 

 

Excelente Filipe! Isso mesmo. ;) Sem pôr nem tirar. Inventa-se muito neste ramo.. ;) Grande nota de atenção.

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Em relação a colocar o co2 directamente para o filtro não é muito recomendável.

Primeiro porque ao saturar o filtro com co2 não vai haver oxigénio suficiente para as bactérias que acabam por morrer, o outro efeito é poder danificar o filtro devido ao excesso de gás que se vai acumular podendo fazer o filtro desferrar e ficar o rotor a trabalhar em seco.

 

 

 

Muito obrigado Filipe. Sinceramente também não me parecia muito boa ideia. nada como perguntar aqui no fórum, realmente não nos falta quem já tenho experimentado ou que saiba o que fazer...

Aquariofilia.net RULES biggrin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah e já agora caro Rocha compra lá o reagente da JBL e mete- no frasco puro tal como vem. :)

 

Mete 2 ML que será o equivalente a 35 gotas.

 

Esquece isso que tens aí ..

 

Abração.

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah e já agora caro Rocha compra lá o reagente da JBL e mete- no frasco puro tal como vem. :)

 

Mete 2 ML que será o equivalente a 35 gotas.

 

Esquece isso que tens aí ..

 

Abração.

Comprei este na aquaeden, penso que não deva ser mau...

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse é igual ao que eu uso já a quase 3 anos, também comprado na aquaeden. Tem funcionado muito bem tendo em conta que tenho tido excelentes resultados. Acho que não vale a pena gastares noutro reagente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Acabei por comprar uma mala da JBL:

3f6775b7cdbce202b47ac59fbd747e68.jpg

 

Os nitritos tem andado bastante elevados mesmo com bastantes trocas de água :(

 

ea05dc85f598af238c1cf48d74371713.jpg

 

A dureza anda bastante mole, apenas com 1 gota de reagente ficou amarelada a água, não dá sequer para ver a mudança do azul para amarelo, fazendo o teste à água da rede a mudança dá-se as 3 gotas de reagente.

 

Estado atual do aquário:

 

3078551fb11f9d8e299ab985519eed08.jpg

 

As plantas estão a aguentar-se bem, apenas a staurogyne rapens está a melar numa determinada zona.

 

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Antes de mais parabéns pelo aquario está muito bonito...

 

Os testes acho que fizeste uma boa escolha a jbl é uma boa marca.

 

Quanto aos nitritos nada de anormal antes pelo contrário é o ciclo do azoto em curso...

Vai controlando a amónia que julgo que esse substrato liberta alguma se for o caso vai fazendo tpas...

 

Cumprimentos

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.